• Carregando...
 | Arquivo da  família
| Foto: Arquivo da família

Quando o jornal O Progresso anunciou o nascimento da menina Carlota, ocorrido em 18 de fevereiro de 1911, a cidade de Ponta Grossa (Campos Gerais) nem supunha que acabara de ganhar uma verdadeira agitadora cultural dedicada à música, ao teatro, à dança, à literatura, à pintura e à escultura. Ela era a caçula na pequena multidão de 14 filhos de Manoel Cyrillo – advogado e músico ponta-grossense – e de D. Maria de Jesus. Aluna de piano do pai na juventude, não demorou a mostrar seu virtuosismo para a música. O mergulho profundo no mundo das artes fez com que a menina Carlota se transformasse numa mulher altiva e independente de nome Carol Ferreira, assinatura artística que a acompanhou pela vida inteira. A mulher forte também tinha emoções fortes, e muitas foram transformadas em som de piano por meio de composições expressionistas, pelas quais Carol tinha especial apreço. As mãos ávidas pelas teclas também escreveram diversos poemas. A historiadora ponta-grossense Isolde Maria Waldmann, amiga e biógrafa de Carol, estima que ela ultrapassou a marca de 600 poesias. "Ela fazia parte da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) e ocupava a cadeira de número 31, cujo patrono é o pai dela. Aprendi muito com ela. É uma pessoa por quem tenho muita admiração", salienta Isolde. Além da carreira artística, Carol também se dedicou ao magistério. Lecionou Língua Portuguesa no Colégio Estadual Regente Feijó, onde se aposentou, e Línguas Estrangeiras na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Desde jovem, sempre com o apoio da família, fez diversos cursos no Rio de Janeiro – destacando-se o mestrado em Música – e em São Paulo onde estudou Ballet (no Theatro Municipal) e Nutrição. Segundo a filha única, Aline, Carol poderia muito bem ter escolhido viver em alguma grande metrópole, mas preferiu ficar ao lado da mãe que – bastante doente – demandava muito os cuidados da filha caçula. "Eu acredito que ela nasceu com um dom para a arte. A família inteira era muito talentosa. Eu acho que também nasci com esse dom. Lembro que quando eu era bem pequena, mesmo sem ter tomado uma aula sequer, sentei ao piano dela e comecei a tocar o que sabia de ouvido. Ela dizia que os meus dedos ‘voavam’ sobre as teclas", recorda. Carol, como soprano, também se dedicou ao canto e emocionou os frequentadores da antiga sede da Catedral Sant’Ana – no Centro de Ponta Grossa – com sua interpretação da "Ave Maria" de Schubert. Entre as realizações no campo das artes, ela foi fundadora de um conservatório musical onde lecionou piano por quase 60 anos, do curso de Ballet do antigo Clube Guaíra (em 1947) e da Galeria de Artes Professora Carol Ferreira (em 1965), um dos principais espaços para as exposições dos artistas plásticos locais. "Ela tinha uma força de vontade capaz de mudar o mundo, desde que fosse do jeito dela", comenta Aline. Deixa uma filha, três netos e um bisneto.

Dia 16 de dezembro, aos 103 anos, de insuficiência renal, em Ponta Grossa.

* * * * *

Adalgisa Lima de Souza, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Euclinio Pereira Lima e Izaltina Alves Lima. Sepultamento ontem.

Alexssander da Silva, 31 anos. Profissão: chapeiro. Filiação: Antônio José da Silva e Mariza Aparecida das Ilva. Sepultamento ontem.

Antônio Albari da Silva, 60 anos. Profissão: administrador(a) empresas. Filiação: Nao Informado e Francelina Maria da Silva. Sepultamento ontem.

Antônio Carlos Lopes, 65 anos. Profissão: empresario. Filiação: Antônio de Padua Lopes e Afra Scalco Lopes. Sepultamento terça-feira, 14 de janeiro de 2014, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Aristides Gonçalves de Freitas, 59 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Eurides Gonçalves de Freitas e Albina Gonçalves de Oliveira. Sepultamento ontem.

Bruno Fischer, 78 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Augusto Fischer e Julia Gomes Fischer. Sepultamento ontem.

Edilson José de Oliveira, 46 anos. Profissão: funcionario publico municipal. Filiação: Goncalo José de Oliveira e Zenira da Costa de Oliveira. Sepultamento ontem.

Emalo Rengel, 82 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Paulo Rengel e Frida Rengel. Sepultamento ontem.

Francisca Ramos Pedroso, 80 anos. Profissão: auxiliar cozinha. Filiação: Pedro Eduardo de Ramos e Enedina Ribeiro dos Santos. Sepultamento ontem.

Francisco Marcal de Carvalho, 81 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: João Marcal de Carvalho e Cicera Romana Batista. Sepultamento ontem.

Hilda de Jesus Soares Correia, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Soares de Lima e Eloina Soares de Souza. Sepultamento ontem.

Jackson Arnaldo de Freitas Barreira, 13 anos. Filiação: Ilberto Arnaldo Barreira e Rosemary Aparecida de Freitas. Sepultamento às 10 h, Parque Senhor do Bonfim (S.J.Dos Pinhais), saindo da Cap do Jd Paranaense - Curitiba PR.

Jorge Takemoto, 49 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Zimzai Takemoto e Mieko Takemoto. Sepultamento às 17 h, em local a definir, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela 01.

Josimar Rodrigues dos Santos Rosa, 19 anos. Profissão: servente. Filiação: Gentil Rosa e Lidia Rodrigues dos Santos Rosa. Sepultamento ontem.

Julia de Matos, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Henrique Ribeiro de Lima e Floripa Fernandes de Lima. Sepultamento ontem.

Leonor Pinheiro, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Esio Rosa e Rachel Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Lourival Pereira Costa, 77 anos. Profissão: ascensorista. Filiação: Antônio Pereira do Nascimento e Maria Pereira Costa. Sepultamento ontem.

Luiz João de Andrade, 84 anos. Profissão: funcionario publico federal. Filiação: João Emiliano de Andrade e Mercedes Virginia de Andrade. Sepultamento ontem.

Manoel Americo Farias, 93 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Americo Farias e Maria Lenos. Sepultamento ontem.

Manoel Gonçalves, 74 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Paulistina Gonçalves. Sepultamento hoje, Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Maria Dias da Rosa, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Dias da Rosa e Maria Natalia de Oliveira Rosa. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de residência.

Maria da Conceicao dos Reis, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Ribeiro de Siqueira e Graculina Alves da Cruz. Sepultamento ontem.

Ranufri Costa, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Edgard Alvaro Costa e Ladi Costa. Sepultamento ontem.

Rosa do Rocio Cardoso de Carvalho, 62 anos. Profissão: funcionario publico estadual. Filiação: Domingos Alvelino de Carvalho e Noemia Cardoso de Carvalho. Sepultamento ontem.

Sandoval Ignacio Pereira da Silva, 56 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Arlindo Pereira da Silva e Maria José Rodrigues da Silva. Sepultamento ontem.

Sebastião Rodrigues da Silva, 79 anos. Profissão: encanador(a). Filiação: João da Cruz e Ana Rodrigues da Cruz. Sepultamento às 9 h, em local a definir, saindo da Capela Municipal de FaxinalPR;.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]