| Foto: Arquivo da família

A filha caçula de Humberto Nocera e Hermínia Cunico era a única menina entre seis irmãos. Cresceu entre resquícios da antiga Colônia Dantas, onde se instalaram seus avós italianos. A infância e a adolescência foram passadas entre os afazeres domésticos, a escola e a companhia das primas-irmãs Lizette e Loriette.

CARREGANDO :)

Niva estudou no então recém-inaugurado Colégio Pedro II e no Instituto de Educação do Paraná, na Rua Emiliano Perneta. Nos anos 40, mudou-se com a família para o São Francisco, no alto da Rua Inácio Lustosa. No baile da Independência de Sete de Setembro de 1949, no Clube Círculo Militar, conheceu seu futuro marido, Leonidas Boguszewski. Em 28 de maio de 1952, casaram-se na catedral e iniciaram uma união que durou mais de 60 anos (Leônidas faleceu em outubro do ano passado).

Niva foi uma mulher com poucas vaidades; gostava de seus cabelos sem tintura, não usava maquiagem. Cuidava-se com a simplicidade e a sensatez que caracterizou seus pensamentos e suas ações durante a vida. Até os últimos dias, manteve a primeira boneca que ganhou quando ainda era uma menina. Era do tempo em que se trocavam cartas entre amigos e familiares e fez questão de conservá-las por toda a vida. Também guardou os cadernos, os brinquedos e até os álbuns de figurinhas de seus filhos. Fez tudo isso com o cuidado de quem organiza um museu e sabe a importância de preservar sua história. Tinha em mente a data de aniversário de cada pessoa querida e não se esquecia de presenteá-las com ao menos um telefonema.

Publicidade

Mas, entre todas as coisas, o que gostava mesmo era de reunir a família, manter sua casa sempre arrumada, cuidar do seu jardim, de suas plantas e de seus vasos. Dominava a arte do crochê e sua casa era seu ateliê e sua sala de exposições. Em festas como a Páscoa e o Natal, decorava cada canto da casa, transformando-a numa caixa de presentes para todos. Dizia aos filhos que procurassem sempre serem os melhores naquilo que faziam. Seguiu seu próprio ensinamento e nenhum de seus filhos tem dúvida de que ela foi a melhor mãe do mundo. Deixa seis filhos, 13 netos e um bisneto.

Dia 22 de maio, aos 83 anos, de complicações pós-operatórias.

* * * *

CURITIBA

Albino Knopik, 74 anos, comerciante, filho de Francisco Knopik e Antônia Knopik. Sep. ontem.

Publicidade

Alliete Bittencourt Belleza, 87 anos, professora, filha de Antônio Thomaz Bittencourt e Sylmira Riippel Bittencourt. Sep. ontem.

Brasilio Padilha, 88 anos, funcionário público estadual, filho de Eraclito Padilha e Luiza Padilha. Sep. ontem.

Catarina Gomes de Lara, 72 anos, do lar, filha de Sizinando Carlos Carneiro e Clara Carvalho Gomes. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Dulcidio da Luz, 59 anos, pedreiro, filho de José da Luz e Roza Godoi da Luz. Sep. ontem.

Elfrida Stark, 86 anos, massagista, filha de Wilhelm Friedrich Stark e Anna Stark Fischer. Sep. ontem.

Publicidade

Iracema Anna de Freitas, 82 anos, do lar, filha de José Farias e Seraphina Zanoncini Farias. Sep. ontem.

Joilson de Faria Frestes, 18 anos, autônomo, filho de Jadir Rodrigues Frestes e Ilda de Faria. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul.

Jorge Ribeiro Bacil, 71 anos, lavrador, filho de Inácio Bacil e Emilia Cecilia Ribeiro. Sep. ontem.

Laerte Tizzot, 74 anos, empresário, filho de Acir Álvaro Tizzot e Iolanda Tavares Tizzot. Sep. ontem.

Maria Elena Zageski Brandt, 70 anos, do lar, filha de Teofilo Zageski e Carolina Branco Zageski. Sep. ontem.

Publicidade

Marlete Reis, 68 anos, do lar, filha de José Francisco Reis e Aurelina Rosa de Jesus. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo de Porto Seguro, BA.

Mauricio Xavier de Barros, 46 anos, mecânico, filho de Salvador Xavier de Barros e Maria Gazzi de Barros. Sep. ontem.

Pedro Henricke Alves Teodoro, 5 meses, filho de Josuel Teodoro e Josiana Alves da Silva. Sep. ontem.

Sibila Seideler, 88 anos, bancário, filho de Miguel José de Souza e Ana Altmann de Souza. Sep. ontem.

FOZ DO IGUAÇU

Publicidade

Graciolina Borges, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Urupês, 2.100 – Foz do Iguaçu.

Janete João Bernardo, 42 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, saindo da capela da Rua Florentino Ferreira - 460 - Lagoa Dourada.

Maria da Conceição Gomes Quintana, 47 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Tatiana Pereira Ferreira, 19 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Congregação Cristã no Brasil – Morumbi I, em Foz do Iguaçu.

Teresa Locatelli, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Medianeira, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Victoria Maria Benitez Cano, 10 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Cidade de Leste – Paraguai.

LONDRINA

Maria Jose Marques . Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ouro, em Rolândia.

Mario Toshimitu Hotta, 57 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Publicidade

Antônia Damacena Rodrigues, 92 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ivaté, saindo da capela do Salão Comunitário, Rua Serra dos Dourados, s/n – Centro, em Ivaté.

Felicíssimo Teago dos Reis, 83 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu (Campo Mourão), saindo da capela 1 da Prever de Campo Mourão.

Laerte Alves da Silva, 66 anos. Sep. ontem em Maringá.

Maria Barbosa da Silva, 55 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Nova Londrina, saindo da capela do mesmo, Rua Antônio Ormeneze, 1.278 – Centro, em Nova Londrina.

* * * * *

Publicidade

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.