A história de Antonio chegou a virar um livro. O trabalho de faculdade da filha Karla transformou-se em uma publicação, ilustrada pelo neto, baseado na música que mais Antonio gostava: "Asa Branca", porque lhe lembrava da terra natal.
O menino, que chamavam de Calino, nasceu no Rio Grande do Norte, em 1929. Na pequena cidade de Luis Gomes, a família de Antonio - Calino vivia do cultivo da terra. Quando chovia, da terra brotava mandioca, milho e flor de algodão.
Em 1938, quando Calino tinha nove anos, a visita do rei do cangaço Lampião causou uma confusão na pequena localidade. Foi o dia do silêncio. As portas das casas se fecharam e os meninos foram escondidos, com medo de que o grupo levasse as crianças. A terra rachou e muita família fez as malas e foi embora. A de Antonio foi uma delas. Com 22 anos, o rapaz desceu o nordeste de pau-de-arara. Foi até Salvador. O destino era São Paulo, mas no caminho conheceu caminhoneiros do Paraná que lhe deram carona.
Na pensão onde ficou em Curitiba, conheceu Iole. E com ela ficou casado por 55 anos. De sapateiro, lavrador, Antonio virou barbeiro. Tinha um salão dentro do antigo banco Bamerindus por onde ficou diversos anos. Um dia o Mal de Alzheimer surgiu, porém Antonio não perdeu o bom humor. Era prestativo com os amigos, carismático com as amizades, e um bom proseador. Era comum vê-lo cantando as músicas de sua terra e as marchinhas antigas de carnaval. Deixa a viúva Iole, seis filhos e oito netos.
Dia 25 de junho, 81 anos, de complicações recorrentes de AVC.
* * * * * * *
CURITIBA
Adolfo Burger, 80 anos, marceneiro, filho de Vera Burger. Sep. ontem.
Adriana Sirineu dos Santos, 30 anos, costureira, filha de José Sirineu dos Santos e Antônia Ribeiro dos Santos. Sep. ontem.
Amélia Rodrigues Vieira da Silva, 89 anos, do lar, filha de Afonso Rodrigues Furtado e Tereza Furtado de Jesus. Sep. ontem.
Antônio Komavczewski, 75 anos, funcionário público federal, filho de Paulo Komavczewski e Isabel Schimanhski Komavczewski. Sep. ontem.
Augusto Baptista Grossi, 74 anos, advogado, filho de Oreste Grossi e Maria Fioca Grossi. Sep. ontem.
Carlos Alexandre de Almeida, 20 anos, caixa, filho de Joanilde de Almeida e Noely de Jesus Viana Pereira de Almeida. Sep. ontem.
Cleonice de Sousa, 64 anos, do lar, filha de João de Sousa e Regina de Sousa. Sep. ontem.
Crislaine Dana, 29 anos, gerente de vendas, filha de Roberto Dana e Leoni Maria Neidert. Sep. ontem.
Delmira Theodora, 87 anos, do lar, filha de Pedro José Teixeira e Maria Theodora. Sep. ontem.
Francisco Marcelino de Souza, 58 anos, pedreiro, filho de José Marcelino de Souza e Dalvina Maria de Alcântara. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).
Geraldo Bento dos Santos, 96 anos, lavrador, filho de Bento Correia dos Santos e Luciana Maria de Jesus. Sep. ontem.
Glória Antunes Pedrozo, 72 anos, zeladora, filha de Lourenço Antunes Pedrozo e Maria Pedrozo. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).
Heinz Mertens, 82 anos, comerciante, filho de Bruno Mertens e Clara Mertens. Sep. ontem.
Jacob Hofman Bill, 72 anos, mestre de obras, filho de José Schefer Bill e Filomena Hofman Bill. Sep. ontem.
Jayme José Semczyk, 45 anos, funcionário público estadual, filho de Bernardo Semczyk e Terezinha Litza Semczyk. Sep. ontem.
Joanilde de Almeida Júnior, 22 anos, conferente, filha de Joanilde de Almeida e Noely de Jesus Viana Pereira de Almeida. Sep. ontem.
José Verbes Alves, 57 anos, carpinteiro, filho de João Verbes Alves e Maria Moraes Alves. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado.
Luciano Bacagine Gonçalves, 32 anos, gerente de compras, filho de Teresinha Bacagine Gonçalves. Sep. ontem.
Maria Isabete Olivo, 53 anos, enfermeira, filha de Ivo Olivo e Jurema Brina Olivo. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Tibagi.
Natália Ceccon Tosin, 84 anos, do lar, filha de Cézar Ceccon e Vitória Mocelin Ceccon. Sep. ontem.
Nélson dos Santos Medeiros, 57 anos, lavrador, filho de Miguel Gonçalves de Medeiros e Cecília dos Santos Gonçalves. Sep. ontem.
Ricardo de Quadros Cravo, 67 anos, empresário, filho de Djalma da Silva Cravo e Clotilde Quadros Cravo. Sep. ontem.
MARINGÁ
Ana Maciel Mendes, 91 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
Júlia Machado da Silva Pinto, 73 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
Luiz de Andrade Lima, 85 anos. Sep. às 8h30, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela da Prever de Arapongas, Rua Rolinhas, 1643 Centro.
Maria Helena Mendes, 54 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2.
Maria Rigoni Barroso, 14 anos. Sep. ontem em Maringá.
Pascoal Molina, 83 anos. Sep. ontem em Mandaguari.
FOZ DO IGUAÇU
Jante de Souza, 32 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Parque Iguaçu, saindo da Rua Florinda Veloso dos Santos, 1426 Coiguaçu.
Johnny André de Matos Glasser, 18 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Parque Iguaçu, saindo da capela do Morumbi II.
José Verbes Alves, 57 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Parque Iguaçu, saindo da Rua Angaratuba, 180 Vila Guarani, em Foz do Iguaçu.
* * * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast