| Foto: Arquivo da família

O empresário Adarcy Moro, ou Darci, como ficou conhecido, era aquele tipo de pessoa para quem trabalhar parece servir como uma poção da juventude, de tão bem que faz. Nascido em Curitiba no fim dos anos 20, foi com o tio Angelin Ronconi que aprendeu o ofício de entalhador, o que fez por vários anos.

CARREGANDO :)

Mas, com o tempo, só construir móveis parecia pouco, e foi então que descobriu seu tino para empresário. Fundou sua própria fábrica nos anos 60, nas proximidades do Estádio Couto Pereira, quando os engarrafamentos ainda não tomavam conta da região. O número de imóveis e suas dimensões cresceram e a necessidade de se buscar um bom guarda-roupa ou uma cômoda de qualidade também. O espaço da Móveis Moro já não comportava a demanda de serviço. Foi então que Darci, com tranquilidade e persistência, saiu à procura de um lugar maior, e o encontrou no Bacacheri. Diversificava nos produtos, mas não abria mão da qualidade e bom atendimento.

Com Arlete, sua fiel companheira, viveu 59 anos de casamento e teve quatro filhos, a quem ensinou que viver é uma graça, mesmo com os percalços e incompreensões que aparecem no caminho. "Seu hobby era o trabalho e uma boa taça de vinho tinto, que degustava diariamente", lembra a filha caçula, Juliane. Também não dispensava uma boa polenta com frango ensopado. Era admirado por sua disposição: com 85 anos, administrava a empresa, ia ao banco, dirigia e tomava importantes decisões, sempre dedicado ao trabalho e à família. Transmitiu a mensagem de que as lágrimas ajudam a irrigar a tolerância e que as perdas servem para polir a paciência, conta Juliane. "Levou a vida com tamanha leveza, pois no seu coração nunca houve espaço para mágoas, rancores e ressentimentos." E foi assim, leve, forte e determinado, que construiu uma família, uma carreira e seu legado. Deixa viúva, quatro filhos, sete netos e um bisneto.

Publicidade

Dia 27 de dezembro, aos 85 anos, de insuficiência respiratória.

* * * * *

FOZ DO IGUAÇU

Carlos Bock, 53 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São João Batista, saindo da Rua Astorga, 103 – Remanso Grande, em Foz do Iguaçu.

LONDRINA

Publicidade

Getúlio Francisco Reverto, 54 anos. Sep. ontem em Jandaia do Sul.

Hosana Madureira Nunes, 88 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Marialva, saindo da capela 1 da Prever de Marialva, Rua Mohamed Kallil, 49 – Centro.

Maria Sartorelo Augusto, 94 anos. Sep. ontem em Maringá.

Mauriceia Siqueira Campos Cobianchi, 62 anos. Sep. ontem em Maringá.

CURITIBA

Publicidade

Alvaci Costa da Silva, 73 anos, do lar, filha de João Antônio Costa e Justina Costa. Viúva de Nilso da Silva. Sep. ontem.

Álvaro Eugênio Bobato, 42 anos, metalúrgico, filho de Altivir Eugenio Bobato e Rosi Clelia Bobato. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Aparecida Westephalen Mello, 27 anos, do lar, filha de Juarez Tadeu de Melo e Neide Rosa Westephalen Mello. Sep. ontem.

Ari Efigênio da Silva, 68 anos, filho de Alberto Efigênio da Silva e Adelaide Nunes da Silva. Sep. ontem.

Cacilda de Souza Barbosa, 57 anos, do lar, filha de Ernesto Lúcio de Souza e Maria Vicentina de Jesus. Sep. ontem.

Publicidade

Cintia Aparecida Gonçalves dos Santos, 17 anos, filha de Luiz Gonçalves dos Santos e Maria Bernadete de Moraes dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal do Boqueirão.

Claudecir Aparecido Tomaz, 37 anos, pedreiro, filho de Domingos dos Santos Tomaz e Nair dos Santos Tomaz. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado.

Cônjuge: Rosa Rudniak da Silva. Sep. às 9h30, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 3 do cemitério municipal do Água Verde.

Daniel Leonel Pires, 84 anos, lavrador, filho de Lindolfo Leonel Pires e Clara Olímpia Alzemam Pires. Sep. às 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela Comunitária do Bairro Novo B.

Darci Domingos Cordeiro, 34 anos, filho de Pedro Cordeiro e Carmelinda de Abreu. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro.

Publicidade

Devair de Carvalho, 34 anos, servente, filho de Francisco Amâncio de Carvalho e Ana Fernandes de Carvalho. Sep. ontem.

Erni Camargo Silva Vieira, 48 anos, filha de Porfírio Vieira e Edilia Silva Vieira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro.

Genesia da Rocha Cruz, 73 anos, do lar, filha de Severiano Francisco da Rocha e Adelina Conceição. Viúva de Jason Antônio Cruz. Sep. ontem.

Helena Ingracio Linhares, 50 anos, do lar, filha de Laurindo dos Santos e Nair Ingracio. Sep. ontem.

Hiroko Muto, 68 anos, auxiliar de cozinha, filho de Massao Muto e Shizue Muto. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Ivo Iani, 69 anos, motorista, filho de Luiz Iani e Maria Cândida da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Jairo Dias Monteiro, 50 anos, motorista, filho de João Dias Monteiro e Ilda Dias Monteiro. Sep. ontem.

João Antônio Pereira da Silva, 57 anos, montador, filho de Sebastião Pereira da Silva e Teodoro Farias

Joaquim Alves, 53 anos, mestre de obras, filho de Juvenal Alves e Luzia Maria de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Leonilda Ferreira Cruz, 67 anos, zeladora, filha de Aristargo Ferreira Ramos e Antonia Ferreira Martins. Sep. às 17 h, no Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Lucas Eduardo de Moraes, 16 anos, autônomo, filho de Livania Romão de Moraes. Sep. ontem.

Luiz Antônio Morais, 59 anos, motorista, filho de José Sant Ana de Moraes e Maria Rosa Correa. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de General Carneiro.

Marcel Batista de Oliveira, 36 anos, vigilante, filho de José Arimateia de Oliveira e Nanci Batista de Oliveira. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Marcos Alfredo Fernandes, 40 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Alfredo Fernandes e Glória de Gouvêa Fernandes. Sep. ontem.

Maria da Luz Almeida Ferreira, 88 anos, funcionária pública estadual, filha de Manoel Alves de Almeida e Maria da Luz Taques de Almeida. Viúva de Sylvio Ferreira. Sep. ontem.

Publicidade

Mario Viana da Cunha, 65 anos, fiscal de obras, filho de Estevo de Souza Cunha e Guiomar Viana da Cunha. Sep. ontem.

Maycon Fernandes, 25 anos, servente, filho de Ivone Fernandes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela da Igreja Frei Miguel – CIC.

Nelson Sidnei Muller, 56 anos, mcânico, filho de Ernesto Muller e Teresinha Prado Muller. Sep. ontem.

Rafael Pacheco dos Santos, 31 anos, professor, filho de Rudinei Jorge Pacheco dos Santos e Jovanete de Souza Santos. Sep. ontem.

Rosangela de Fatima Rocha Nardino, 55 anos, doméstica, filha de João Ribeiro da Rocha e Sebastiana Moura Rocha. Sep. às 17 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Publicidade

Sidnei Ciro da Luz Werner, 73 anos, empresário, filho de Bráulio Wener e Rosa da Luz. Sep. ontem.

Tereza Barbieri, 82 anos, filha de Pio Thiel e Maria Marcondes Thiel. Sep. ontem.

Vilson de Jesus Bestel, 51 anos, motorista, filho de Sebastião Alberto Bestel e Edith Araujo Betel. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Cerro Azul.

Yoran Jheferson Lara, 16 anos, ajudante, filha de Jerves Vergts Lara e Eliane Pavilaki. Sep. ontem.

Yukio Karasawa, 73 anos, agricultor, filho de Bunri Karasawa e Chiyoko Karasawa. Sep. ontem.

Publicidade

Zulmira Broza Schasko, 88 anos, do lar, filha de Simão Broza e Luiza Broza. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313