| Foto: Arquivo da família

Como uma das primeiras moradoras do bairro Capão Raso, em Curitiba, Helena também foi pioneira nos serviços da comunidade paroquial que estava iniciando junto com a região, onde hoje está o Santuário São José. Ela contava que, no dia da celebração da primeira missa, pediu a um dos filhos para buscar a imagem de São José na própria casa para ornamentar o altar. Desde então, a figura virou relíquia. Foi a primeira zeladora de Capelinhas; conduziu orações e celebrações nas casas dos párocos e ajudou na iniciação cristã de vários jovens. O trabalho nas festas e celebrações e os cuidados com os paramentos litúrgicos ocuparam boa parte do seu tempo. Seu último trabalho pastoral, aos 93 anos, ocorreu na Jornada Mundial da Juventude do ano passado, como intérprete para peregrinos poloneses que estiveram em visita na paróquia.

CARREGANDO :)

Até chegar ao Capão Raso, no entanto, foi uma longa história. Deixou a Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais, na região metropolitana, para casar com José Kuzma, em 1939. Em Contenda (RMC), o marido tinha uma ferraria na Estrada Velha de Joinville e consertava carroças que iam e vinham de Santa Catarina para São Paulo, e vice-versa. Helena ajudava José e ainda cozinhava para os viajantes e atendia os mais necessitados e doentes, em uma pequena enfermaria montada na própria casa. Com o advento do caminhão, as possibilidades de trabalho cessaram e José deixou de ser ferreiro. Vieram para Curitiba.

Se antes não era fácil, o bairro do Capão Raso que surgia também não era dos melhores lugares para se morar. O neto César conta que a avó chorava muito porque não havia estradas na região. Só campo. Tudo era longe, e a igreja mais próxima se localizava no bairro do Portão. Mas fazer o quê? Com o incentivo da esposa, José abriu seu próprio negócio na capital e fundou a Fábrica de Molas São José, no bairro vizinho. Entre as tarefas de dona de casa, Helena encontrava tempo para ir à fábrica para cuidar dos uniformes e da alimentação do marido e dos filhos.

Publicidade

Helena nunca estudou, mas tinha uma sabedoria invejável. Coisas da vida, coisas de avó... Com carinho, guardava datas especiais dos filhos e netos, parentes e amigos com uma memória sem igual. Dedicava horas e horas de oração. Pela manhã, rezava por todos os membros da família, mas cada um recebia uma oração diferente. Além do português, sabia ler e escrever em polonês e ucraniano. E também cultivava os costumes trazidos por seus pais, vindos da Europa.

Em nota, a família agradece: "Vó Helena! Não teremos mais o seu sorriso, mas estaremos sempre com a sua lembrança! Não teremos mais o seu olhar, mas sentiremos ainda a sua proteção! Não beijaremos mais a sua mão, mas levaremos sempre a sua bênção! Não sentiremos mais a sua presença, mas viveremos naquilo que semeou em cada canto, em cada gesto e em cada um de nós". Deixa seis filhos, 23 netos, 20 bisnetos e uma tataraneta.

Dia 31 de dezembro de 2013, aos 93 anos, de problemas cardíacos.

* * * * *

Aymee Correia Rickli, 91 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Anibal Marcelino Correia e Aydee Silva Correia. Sepultamento ontem.

Publicidade

Danilo Martins de Oliveira, 28 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Goncalo Alves de Oliveira e Tania Mara de Morais Martins. Sepultamento ontem.

Eduardo Sniecikoski, 92 anos. Profissão: militar. Filiação: Felix Sniecikoski e Maria Sniecikoski. Sepultamento ontem.

Elizeu Alves Gonçalves, 51 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Djalma Gonçalves e Maria Cirila Alves. Sepultamento ontem.

Helia Xavier Borba, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ulisses Xavier da Silva e Leony Fonseca Xavier. Sepultamento ontem.

Jaime Alves Mann Neto, 68 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Altino Alves Mann e Mirail de Andrade Mann. Sepultamento ontem.

Publicidade

Jefferson Luiz Zanao, 39 anos. Profissão: motorista. Filiação: Gilberto Zanao e Vera Maria Zanao. Sepultamento ontem.

João Calixto Pereira, 73 anos. Filiação: Basilio Olivio Pereira e Maria Xavier Pereira. Sepultamento ontem.

José Luiz da Silva Filho, 55 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: José Luiz da Silva e Benedita Ferreira da Silva. Sepultamento às 10 h, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de residência.

Kauan Felipe Benacio, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Samuel Benacio e Sirlei Schiessl. Sepultamento ontem.

Maria Antonia Favoretto, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Favoretto e Catharina Manfron Favoretto. Sepultamento ontem.

Publicidade

Maria Rosa Manoel, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Antônio Bueno e Sebastiana Paulina de Jesus. Sepultamento ontem.

Ney Bettega Júnior, 29 anos. Profissão: engenheiro(a) químico. Filiação: Ney Bettega e Juraci Bettega. Sepultamento ontem.

Otavio Resvaldo dos Santos, 61 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Miguel Resvaldo dos Santos e Ana Maria dos Santos. Sepultamento às 10 h, Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 02 - Municipal Boqueirão.

Paulo Joel Zambilo, 50 anos. Profissão: montador(a). Filiação: Antônio Olivo Zambilo e Irma Zambilo. Sepultamento ontem.

Pedro Francisco de Lima, 83 anos. Profissão: funcionario publico federal. Filiação: Miguel Francisco de Lima e Floriza de Paula Lima. Sepultamento às 11 h, Paroquial de Umbará, saindo de Paroquial Umbará.

Publicidade

Rogerio Maciel Rodrigues, 46 anos. Profissão: gerente. Filiação: Alceu Rodrigues e Juvita Maciel de Ponte. Sepultamento às 09:30 h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Sebastiana Gonçalves da Silva, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ribeiro da Silva e Benedita Gonçalves da Silva. Sepultamento ontem.

Sofia Cruz Mangolin, 2 dias. Profissão: menor. Filiação: Marcio Andrei Mangolin e Marcia Graciele da Cruz. Sepultamento segunda-feira, 20 de janeiro de 2014 às 10 h, em local a definir, saindo da Cap Mort Mun de Colider/Mt.

Thiago Rodrigo de Souza Vallis, 26 anos. Profissão: operador(a). Filiação: Romilton Anselmo Vallis e Roseli de Souza Vallis. Sepultamento às 11 h, Municipal do Água Verde, saindo de residência.

Valdecir Belmiro da Silva, 51 anos. Profissão: operador(a). Filiação: Antônio Belmiro da Silva e Delina Augusta da Silva. Sepultamento ontem.

Publicidade

Valdinei Breme, 19 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Geni Maria Breme. Sepultamento ontem.

Verginia Alduin Pezani, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Albino Alduin e Maria Menagon. Sepultamento ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313