Enquanto as outras irmãs continuavam as brincadeiras na frente da casa da família em Ponta Grossa (Campos Gerais), a pequena Inez subia no muro e admirava demoradamente tudo o que os olhos podiam alcançar. "Nesses momentos, ela ficava encantada com o mundo lá fora e expressava pelo olhar uma vontade de entender tudo aquilo que ela via. Essa curiosidade pelo diferente a acompanhou pela vida inteira", lembra a irmã Henriqueta. Se Inez ficava concentrada olhando o horizonte, a história não foi bem essa quando ela tentou aprender ainda menina a tocar violino. "Ela começou as aulas, mas desistiu pouco tempo depois porque ela simplesmente não conseguia ficar paradinha. Tinha de estar sempre se mexendo", conta a irmã, sorrindo.
Apesar do jeito inquieto, Inez gostava muito de planejar todo novo passo que dava. Nascida em Ponta Grossa, em 1949, numa família cheia de professores, ela acabou escolhendo o magistério como sua maior missão. Em 1967, a filha de Henrique e Ana Kubiak se formou professora pelo Curso Normal do Colégio Sagrada Família. Também fez o curso técnico de Contabilidade da antiga Academia Pontagrossense de Comércio e se graduou em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Entre outras instituições onde trabalhou, Inez teve passagens marcantes pelo Colégio Marista Pio XII e pelo Colégio Estadual Sirley Jagas, no qual inclusive exerceu a função de diretora. "Os alunos todos gostavam muito dela. Nunca ouvi ninguém dizer que a Inez tenha ministrado aulas chatas, pelo contrário. Sempre que possível, ela organizava passeios com os estudantes para mostrar a eles que a História também estava fora da sala de aula", comenta Henriqueta. Antes de se aposentar no Colégio Sirley Jagas, no Parque Santa Luzia (Zona Norte de Ponta Grossa), Inez trabalhou como professora no município de Manoel Ribas (Centro do PR) e exerceu funções administrativas por aproximadamente cinco anos na década de 1970 na Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.
Ela se aposentou, mas não conseguiu se desligar da História, sua paixão. "A Inez viajava bastante e todos os lugares que visitava carregavam algum significado histórico importante para ela. De cada viagem ela trazia sempre uma lembrancinha", conta Henriqueta. Segundo ela, a irmã também gostava muito de mudar a decoração da casa onde morava, sempre com um toque muito pessoal, e de cuidar do jardim. "Ela inclusive conversava com as plantinhas. Algo muito bonito." Solteira, Inez não teve filhos, mas ofereceu muito do seu amor aos sobrinhos, que a adoravam. "A maior lembrança que ela deixa é a de uma pessoa feliz, brincalhona. Sempre foi assim. Desde o tempo em que a gente brincava de ser princesa", arremata Henriqueta. Deixa quatro irmãos.
Dia 7 de dezembro, aos 64 anos, de câncer, em Ponta Grossa
* * * * *
Agostinho Epaminondas Rodrigues da Silva, 74 anos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária em Guarapuava/PR.
Ana Maria de Oliveira Almeida, 72 anos. Sepultada ontem.
Bortolo Constante Escorsim, 65 anos. Sepultado ontem.
Clarice Gaspar Bedene, 80 anos. Sepultada ontem.
Cláudio Adriano de Jesus, 35 anos. Sepultado ontem.
Denise Yara Vaz, 41 anos. Sepultada ontem.
Donizete Gonçalves da Silva, 43 anos. Sepultado ontem.
Edite Kern, 80 anos. Sepultada ontem.
Edson Marcos Venâncio, 54 anos. Sepultado ontem.
Francisco Dama, 44 anos. Sepultado ontem.
Francisco Lemes dos Santos, 72 anos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.
Gisele Lucenski Gomes de Oliveira, 41 anos. Sepultada ontem.
Herbert Knelsen, 68 anos. Sepultado ontem.
Iracema Razzolini Frangullys, 79 anos. Sepultada ontem.
João Ferreira da Cruz, 67 anos. Sepultado ontem.
Joaquim Santos Picanço, 82 anos. Sepultado ontem.
José Gobi Sobrinho, 60 anos. Sepultado ontem.
José Gregório Cima, 67 anos. Sepultado ontem.
Juely de Araújo Louredo, 87 anos. Sepultamento realizado ontem.
Leonir Pereira Silva, 71 anos. Sepultamento realizado ontem.
Luiz Fernando Amarante, 56 anos. Sepultado ontem.
Manuela Ribas, 20 anos. Sepultamento segunda-feira, 30 de dezembro de 2013, Parque Iguaçu, saindo de Parque Iguaçu.
Marcos Aurélio Bueno dos Santos, 46 anos. Sepultado ontem.
Maria Carolina Soares, 96 anos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Prever - Maringá.
Maria Joana Gonçalves Ferreira, 45 anos. Sepultada ontem.
Maria Lopes de Almeida Silva, 65 anos. Sepultamento hoje, Parque Senhor do Bonfim (S.J. dos Pinhais), saindo de Associação de Moradores Amop Bairro Pinheirinho.
Michele Abboud, 32 anos. Sepultamento realizado ontem.
Neiva Aparecida Bini Rasera, 57 anos. Sepultamento realizado ontem.
Noêmia Venceslau Araújo, 79 anos. Sepultada ontem.
Osmarina Ferreira do Carmo, 55 anos. Sepultada ontem.
Paulo Roberto Matoso, 41 anos. Sepultado ontem.
Raimundo Severo de Lacerda, 75 anos. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de Igreja Assembleia de Deus // Porto Belo CIC.
Robson Roque, 32 anos. Sepultado ontem.
Sílvio Manfron, 78 anos. Sepultado ontem.
Victor dos Santos, 20 anos. Sepultado ontem.
Wellington Borges Barbosa, 15 anos. Sepultado ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313