No Facebook, em blogs, em e-mails, amigos compartilhavam nos últimos dias a notícia triste da partida de Rosirene. Ela era uma pessoa das palavras, das letras, e muito se escreveu sobre ela. Neste fim de outubro, inspirou alguns a procurar as melhores frases para lembrá-la. A filha do professor Camil Gemael e de Olga Cordeiro Gemael fez magistério no Instituto de Educação do Paraná e se formou em Jornalismo na UFPR em 1972. Trabalhou nos jornais Folha de Londrina, Diário da Tarde e Correio de Notícias, nas revistas Quem e Panorama, nas tevês Educativa e Canal 12 (atual RPC TV). Algumas gerações de paranaenses foram informadas do que acontecia no teatro, na música e na literatura através dos textos de Rosirene. Tinha uma preocupação especial em dar o devido valor à produção cultural local e os artistas locais sonhavam em ser entrevistados por ela, em se virem descritos por seu texto primoroso. Nas horas vagas, Rosirene lia mais, ouvia mais música, ia novamente ao teatro. Ela amava tudo isso, assim como amava as plantas com as quais cercou sua casa, no Bigorrilho. Há seis anos, diagnosticada com enfisema pulmonar, teve de afastar um pouco o verde por indicação médica. Dinah Ribas Pinheiro, que fazia parte de um grupo de amigas que se encontrava com frequência, descreve assim Rosirene: "Era desprendida, disposta a ajudar. Era contida, alegre sem ser extrovertida". Rosirene deixa duas obras que ainda chegarão ao público. Ela pesquisou e escreveu um boletim da Fundação Cultural de Curitiba sobre a atriz Lala Schneider e estava concluindo outro trabalho sobre a atriz Odelair Rodrigues. Deixa o filho Marco Libretti.
Dia 25, aos 61 anos, de pneumonia.
* * * * *
CURITIBA
Alan Galvão da Silva, 28 anos, lavrador, filho de Ivanir Antunes da Silva e Olinda Galvão da Silva. Sep. ontem.
Carlos Wilian dos Santos Andreassa, 17 anos, estudante, filho de Marino Carlos Andreassa e Luzia Maurício dos Santos. Sep. ontem.
Divairde Zem Cruz, 77 anos, professora, filha de André Zem Neto e Joaquina da Rocha Zem. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, em Tijucas do Sul.
Eloir Antônio dos Santos, 68 anos, filho de Janoario dos Santos e Adelayde Flor dos Santos. Sep. ontem.
Eva Pampuch Laurindo, 69 anos, cabeleireira, filha de Carlos Pampuch e Lúcia Filla Pampuch. Viúva de Lauro Laurindo. Sep. ontem.
João Maria Vidal Gonçalves, 51 anos, servente, filho de Deolindo Vidal Gonçalves e Cecília Costa Rosa Gonçalves. Sep. ontem.
Juvenal Máximo da Fonseca, 70 anos, vigilante, filho de João Máximo da Fonseca e Benedita Pereira dos Santos. Sep. ontem.
Letícia Maria de Cristo, 25 dias, filha de Leandro Vagner Godói de Cristo e Suelen Isabel Lazarotto de Cristo. Sep. ontem.
Luiza Borges Pereira, 81 anos, do lar, filha de Raimunda Borges de Jesus. Sep. ontem.
Maria Aparecida de Lima, 73 anos, auxiliar de laboratório, filha de Batista de Lima e Maria Cândida de Jesus. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Maria de Lourdes Leal Barbarine, 84 anos, do lar, filha de Francisco Pereira Leal e Ana Maria de Jesus. Sep. ontem.
Osvaldo Rodrigues dos Santos, 58 anos, lavrador, filho de João Costa Rosa e Orácia Rodrigues dos Santos. Sep. ontem.
Pedro Mucharski, 71 anos, pedreiro, filho de Albino Mucharski e Maria Krefta Mucharski. Viúvo de Izabel Mucharski. Sep. ontem.
MARINGÁ
Agileu Costa, 76 anos. Sep. ontem em Apucarana.
Eduardo Gabriel Ribeiro Rodrigues. Sep. ontem em Nova Esperança.
Giovani Maroci, 87 anos. Sep. ontem em Maringá.
Jorge de Proença, 52 anos. Sep. ontem em Marilândia do Sul.
José Vicente, 74 anos. Sep. ontem em Maringá.
Maria Tereza Pires, 78 anos. Sep. ontem.
Santa Nogaroto de Pedro, 89 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2 Maringá.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast