Foi na pequena vila de Agnone, na província de Sorrento, que um amigo brasileiro vaticinou: Alfonso Tarallo precisava conhecer o Brasil, iria adorar. O italiano, que já havia visitado vários países da Europa e da África, teve uma ajudinha dos amigos para realizar a viagem. Eles fizeram uma vaquinha e bancaram a passagem de avião. Um belo presente de aniversário, merecido. Alfonso sempre foi generoso, não só com os seus, mas com todos que encontrou na sua jornada.
Foi esse traço do caráter que o levou a conhecer Priscila, sua companheira de vida por 13 anos. Em 2000, quando ela acampava na Ilha do Mel com uma amiga, a qual estava chorando por um amor desfeito, foram abordadas por Alfonso, disposto a ajudar e a consolar. O italiano já era famoso no lugar. No Toca do Abutre, na época apenas um boteco do qual era sócio, surpreendia o público quando decidia preparar uma massa à putanesca para servir ao pessoal.
Passados alguns meses, Priscila e Alfonso ficaram juntos. Em Curitiba, ele abriu o Spahetteria Mediterraneo, no Jardim das Américas. A experiência durou um ano. Não se adaptou ao clima, à cidade grande. Preferia estar perto do mar, ter uma vida mais simples. Tinha isso na Itália, mas se dizia cansado do país natal – que considerava decadente economicamente e moralmente. Mesmo assim, manteve fortes os laços com suas raízes e sua família. Quase todos os anos viajava para Agnone e Nápoles, na temporada de verão.
Perto da praia conseguia seus ingredientes preferidos: frutos do mar. O segredo que ele ensinou, conta Priscila, era cozinhá-los lentamente, sempre em fogo baixo. Essa e outras de suas especialidades ainda são preparadas no restaurante Spaghetto, em Ubatuba, no litoral de São Paulo, no qual o casal montou em sociedade com um amigo no fim de 2002.
Foi uma época de muito trabalho, mas também de aventuras. Saíam conhecer as cidades próximas. Gostavam bastante de Paraty, no Rio de Janeiro, com seu ar bucólico. Ali, um empresário precisava se desfazer do seu restaurante. Decidiram comprar o ponto e abriram uma filial, em 2007. Cada um ficou responsável por tocar um estabelecimento. O desgaste foi grande, e, em 2011, se desfizeram do negócio.
Alfonso já não cozinhava no restaurante há anos. Sua função principal era o entretenimento: recebia e conversava com os clientes, especialmente as crianças. As que voltam agora ao restaurante, já adultas, se lembram com carinho “do tio do bigode”, do italiano que as ensinou a comer espaguete com a colher.
Sem as responsabilidades da cozinha, voltou a se interessar por um tema da adolescência: a política. Se filiou ao PCdoB, trabalhou na eleição municipal de 2012. Foi coerente e persistente até o fim, defendendo a prevalência do voto direto para resolver os problemas do Brasil. Quando jovem, havia se envolvido na luta pelos direitos dos trabalhadores durante os anos 70 e 80. Sua atuação em defesa da democracia suscitou homenagens na Itália após sua morte.
Mesmo com o ativismo percorrendo sua pele, levou a vida com leveza. Adotou o branco como indumentária, mas sem motivo especial, pois não era afeito a regras. Tinha uma, usada especialmente quando era anfitrião: ao abrir um vinho, é preciso tomar tudo. Então, quando a conversa se prolongava e alguém abria outra garrafa, não havia o que fazer senão conversar mais, beber e rir, ao lado da ótima companhia de Alfonso Tarallo. Deixa quatro irmãos e seis sobrinhos.
Dia 17 de abril, aos 67 anos, em decorrência de câncer de pulmão, em Ubatuba (SP).
-
Lista de falecimentos
Adonizio Baggio, 76 anos. Filiação: João Baggio e Ada Penitente. Sepultamento ontem.
Adriano Pereira da Silva, 32 anos. Profissão: estoquista. Filiação: Roque Pereira da Silva e Eloirda Aparecida da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 01.
Affonso Correa de Araújo, 80 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Affonso Fernandes de Araújo e Arlete Correa de Araújo. Sepultamento ontem.
Alexandre Schierpinski, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Júlio Schierpinski e Vitória Schierpinski. Sepultamento ontem.
Alice Ribeiro da Silva, 74 anos. Profissão: costureira. Filiação: Lázaro da Silva Ribeiro e Antônia Jamaithe Ribeiro. Sepultamento ontem.
Antônio Aparecido Rodrigues, 56 anos. Profissão: mecânico. Filiação: José Rodrigues e Anna Maria Rodrigues. Sepultamento ontem.
Antônio Luiz Fernandes, 64 anos. Profissão: administrador. Filiação: Antônio Fernandes e Cacilda Fernandes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Congonhas, em São Paulo (SP).
Antônio de Pádua Morotti, 56 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Joaquim Morotti e Albertina Braz Morotti. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.
Argemiro Soares da Silva, 75 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Ozório Soares da Silva e Davina Torquato Fonseca. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Arnoldo Hadlich, 67 anos. Profissão: analista de sistemas. Filiação: Arnold Hadlich e Ida Hadlich. Sepultamento ontem.
Cacilda Alexandrina Vollani, 93 anos. Profissão: supervisora. Filiação: Alexandrina Maria Casas. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério São José, em Blumenau (SC).
Clair Nabosne, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Afonso Zelinski e Manoelina Zelinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo da capela mortuária do local.
Cleusa Sônia Skaf, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Batista dos Santos e Verônica Preribisesesky. Sepultamento ontem.
Darimont Pereira da Paixão, 81 anos. Filiação: João Ignácio da Paixão e Antonieta P. da Paixão. Sepultamento ontem.
Devonsir Ferreira dos Santos, 73 anos. Profissão: militar. Filiação: André Ferreira dos Santos e Palmira Ferreira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela da Associação da Vila Militar (AVM).
Edima Pena Ferreira, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Anestor Penna e Francisca Arruda Pena. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela mortuária do local.
Edina Horst, 42 anos. Profissão: agricultora. Filiação: Henrique Horst Neto e Iolanda de Oliveira Horst. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Igreja Presbiteriana do Turvo (PR).
Edson César Monteiro, 74 anos. Filiação: Aminada César Monteiro e Alaide Portugal Monterio. Cerimônia domingo (25), no Crematório Vaticano, saindo da Capela Berti, em São José dos Pinhais.
Florisvaldo Pedro de Oliveira, 73 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Pedro de Oliveira e Presilina Rosa de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Campo Mourão, no Alto Boqueirão.
Gabriella Zicarelli Rodrigues Mendes, 43 anos. Profissão: advogada. Filiação: Amilton Rodrigues e Dulcinea Zicarelli Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Hei Suk Yang, 61 anos. Profissão: empresário(a). Filiação: Jae Yun Yang e Sun Hi Yang Choi. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano.
Isaías Ferreira Martins, 50 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: João Ferreira Martins e Alzira Machado Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal Boqueirão.
Isaías Rodrigues, 36 anos. Filiação: João Rodrigues e Eurides Luzia Rodrigues. Sepultamento na próxima segunda-feira (26), no Cemitério Municipal Zona Sul.
Ismael Soares de Deus, 56 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Jacobino Soares de Deus e Tereza Dório de Deus. Sepultamento ontem.
Ivo Lemos, 69 anos. Profissão: técnico em telecomunicações. Filiação: Ernesto Lemos e Joaquina de Lima Lemos. Sepultamento ontem.
José Aparecido Firmiano, 77 anos. Filiação: Sebastiana de Moraes. Sepultamento na próxima segunda-feira (26), no Cemitério Municipal Zona Sul.
José Moschioni, 81 anos. Profissão: bancário. Filiação: Alberto Moschioni e Josina Simaro Moschioni. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Cornélio Procópio.
Katia Rossana Kerusauskas Rayel, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Kerusauskas e Rosina Kerusauskas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 01.
Luiz Cláudio dos Santos Almeida, 54 anos. Filiação: Sílvio Ventura de Almeida e Sila dos Santos Almeida. Sepultamento na próxima segunda-feira (26), no Cemitério Municipal Zona Sul.
Luíza Maria Padilha Szalow, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Izidoro Gonçalves Padilha e Maria Leal Padilha. Sepultamento ontem.
Manoel Galdino dos Santos, 96 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Manoel Galdino dos Santos e Maria Luíza de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.
Manoel Teixeira, 73 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Joaquim Teixeira e Otacília Floriano de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da residência.
Maria Antônia de Sousa, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Seolarte Lopes de Menezes e Antônia Batista Nogueira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Paz, no Boqueirão.
Maria Brugnolo Campos, 102 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luís Brugnolo e Rafaela Meseti. Sepultamento ontem.
Maria Terezinha Scariot, 59 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Jovino Marcelino e Maria da Silva Marcelino. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Esmeralda, em Almirante Tamandaré.
Matilde Vieira Sippel, 81 anos. Profissão: costureira. Filiação: Juvenal José Vieira e Matilde Lieder Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela da Paz, no mesmo bairro.
Paulo Brugeff, 67 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Aleixo João Brugeff e Maria Volcov Brugeff. Sepultamento ontem.
Roni Ferreira dos Santos, 43 anos. Profissão: administrador. Filiação: Roque Ferreira dos Santos e Maria da Conceição dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da igreja Salão do Reino, em Almirante Tamandaré.
Rosnei Ronilson de Araújo, 63 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio de Araújo e Melita Meyer de Araújo. Sepultamento ontem.
Sandra Regina da Silva, 38 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Antônio José da Silva e Elsa Soares da Silva. Sepultamento ontem.
Sebastião Pereira dos Santos, 72 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Maria Marcos dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério da Sede, saindo da Capela Anjo da Guarda, em Almirante Tamandaré.
Valter Rodrigues de Oliveira, 54 anos. Profissão: alfaiate. Filiação: Parahilio Alcange de Oliveira e Maria Rodrigues de Oliveira. Sepultamento ontem.
William Fernandes Silva, 32 anos. Filiação: Edivaldo Silva e Aurelina Fernandes Silva. Sepultamento na próxima segunda-feira (26), no Cemitério Municipal Zona Sul.
Wilson Antônio Ribas, 70 anos. Profissão: impressor. Filiação: Adenival Ribas e Maria da Conceição Ribas. Sepultamento ontem.
Deixe sua opinião