Amiga de muitos e querida por outros tantos, Ana Paula Posselt teve uma vida repleta de amor. Contrariando a fama dos naturais de Curitiba, cidade em que nasceu, era do tipo de pessoa que fazia amizades em todos os lugares que frequentava. Seu grande legado foi a força das relações que construiu, por meio de muito cuidado, preocupação e vontade de ajudar aqueles que gostava.
Foi a vontade de ajudar, inclusive, que a aproximou do homem que viria a ser seu marido, com quem permaneceu por cerca de 11 anos. Ana conheceu Pedro em 2005, na faculdade de Tecnologia de Informação, e foi responsável por ajudá-lo a superar um divórcio traumático. Não apenas incentivou o amigo a procurar tratamento psicológico, como se encarregou de agendar as consultas e levá-lo até elas.
A prática do bom relacionamento se repetiu no ambiente de trabalho no Grupo Uninter. Lá, uma história que ficou marcada ocorreu quando ela ajudou uma colega cuja filha havia nascido prematura. O bebê tinha chegado ao mundo com apenas 850 gramas e a mãe precisou de amparo. Levando e buscando em hospitais e ajudando a cuidar da pequena, Ana se tornou um apoio emocional para a amiga.
Mais tarde, acabou se tornando madrinha da criança, que entrou para um grupo de quase dez afilhados. Eles são de diversas partes do Brasil e até do exterior. Ana não teve filhos, porém, dedicou um amor similar ao materno aos pequenos. Eles recebiam o carinho e os mimos da madrinha em forma de visitas e de presentes.
Ana gostava muito da praia, onde costumava passar longas temporadas – em especial no litoral de Santa Catarina. O ambiente também era ideal para que praticasse a fotografia, um de seus hobbies preferidos. A atividade foi outra maneira de estar próxima das pessoas que gostava. Registrava momentos especiais e realizava, informalmente, ensaios fotográficos das amigas. Um de seus sonhos era se dedicar inteiramente à fotografia.
A casa de Alvaro, um dos irmãos, com muita área verde e vários cantos inusitados, era outro local que rendia boas imagens, muitas das quais foram eternizadas pelas lentes da curitibana. Na casa dele também aconteciam as reuniões em família, momentos de felicidade que reavivavam a união do grupo. A mãe, os três irmãos e seus respectivos filhos e cônjuges costumavam se encontrar para comer pizza e conversar.
Pelo irmão Alvaro, menos de um ano mais velho, sentia uma afinidade especial. Criados praticamente como gêmeos, os dois chegaram a dividir até mesmo o apelido: ela era Tita, ele, Tito.
Ana adoeceu de câncer em 2014 – a mesma enfermidade que levou seu pai, quando ela tinha 8 anos. Extremamente vaidosa, ficou muito abalada emocionalmente quando seus cabelos começaram a cair por causa da quimioterapia. Uma peruca foi feita com seus próprios cabelos para que ela pudesse manter os hábitos de vaidade, que também incluíam um armário repleto de roupas e sapatos.
Mesmo com a condição, que a debilitava em muitos momentos, Ana não deixou a proatividade e a caridade – suas característica mais marcantes – de lado e ingressou no trabalho voluntário. Passou a dedicar grande parte de seus dias à entidade Anjos do Bem, confeccionando anjinhos de tecido para doar às pessoas com câncer. Ingressou no grupo despretensiosamente, mas a atividade acabou se tornando “o tesouro de sua vida”, como definiu o marido.
Internada em um hospital nos últimos dias, em 21 de maio, Ana esperou que todos chegassem para a despedida. Rodeada pelos familiares, que faziam orações em seu leito, partiu em paz. Deixa o marido, a mãe, três irmãos, os afilhados e muitos amigos.
Lista de falecimentos
Accacia Ignez Marchesini Barros, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Marchesini e Thereza Marchesini. Sepultamento ontem.
Adriano José Wiskevoski, 29 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Ezequiel Wiskevoski e Irene de Fátima Borges. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Balsa Nova, saindo da capela mortuária do local.
Amantino de Castro Santos, 74 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Manoel de Castro e Marcília Alves de Castro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.
Amílcar Viana Soares, 84 anos. Profissão: militar. Filiação: Hercílio Luiz Soares Wanderley e Rosa Viana Gomes. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Rubi.
Ana Júlia Maia dos Santos Amora, 6 horas. Filiação: Ederson dos Santos Amora e Sarina Maia. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.
Antônio Barbosa Waltrick, 75 anos. Profissão: motorista. Filiação: Joaquim Carlos Waltrick e Maria Madalena Barbosa Waltrick. Sepultamento ontem.
Antônio Carlos de Moraes, 64 anos. Profissão: militar. Filiação: João Correa de Moraes e Maria Bandique Pasiski Correa. Sepultamento ontem.
Antônio Guerlinger Neto, 61 anos. Profissão: motorista. Filiação: Adolfo Guerlinger e Sílvia Manosso Guerlinger. Sepultamento ontem.
Ary Monteiro, 75 anos. Filiação: Adolpho Caetano Monteiro e Domingas Mercucha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo do Cemitério Vertical de Curitiba.
Cecília Casaril Padilha, 1 ano. Filiação: Luís Ricardo Freitas Padilha e Aline Agda Casaril. Sepultamento ontem.
Cecília Kusdra Prospero, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Kusdra e Carolina Kusdra. Sepultamento ontem.
Cioni Aparecida Barbosa, 43 anos. Profissão: operadora de caixa. Filiação: Sebastião Barbosa Neto e Sibilia Barbosa. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Municipal de Itaiópolis (SC).
Dalnei Santos, 63 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Anizio dos Santos Silva e Maria Benedita da Silva. Sepultamento ontem.
Domingos Teixeira, 80 anos. Filiação: Manoel Teixeira Júnior e Maria de Freitas. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.
Dorothi Fontes Ostroski, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Marvos Evangelista e Rita Maria Fontes. Sepultamento ontem.
Ecilda de Souza Araújo, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Idalina Alves. Sepultamento ontem.
Eliezel Manuel da Silva, 71 anos. Profissão: soldador. Filiação: Manuel Inácio da Silva e Eulália Maria da Silva. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal de Pontal do Paraná.
Eriberto Skura, 69 anos. Profissão: mecânico. Filiação: João Skura e Emmy Skura. Sepultamento ontem.
Esther Pereira, 90 anos. Profissão: funcionária pública federal. Filiação: Sebastião Pereira e Maria da Conceição Pereira. Sepultamento ontem.
Evergista Flora Borges Froes, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gentil Borges Sobrinho e Judite Pinho Borges. Sepultamento ontem.
Felipe Antônio Jacomel, 83 anos. Profissão: supervisor. Filiação: Sílvio Jacomel e Apolônia Brunti. Sepultamento ontem.
Flávio Alberto Melotto, 61 anos. Profissão: contador. Filiação: Claudino Bortolo Melotto e Nely Melotto Gobetti. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Dois Vizinhos.
Geni Lemes Caetano Moreira, 40 anos. Profissão: empresária. Filiação: Luiz Lemes Caetano e Jusserlei Lemes Caetano. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 01.
Geraldo Cavalotti, 83 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Cavalotti e Santa Campagnucci Cavalotti. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.
Hermínio Brunatto Filho, 87 anos. Profissão: empresário. Filiação: Hermínio Brunatto e Ursulina Bunatto. Sepultamento ontem.
Irineu Antônio Martinez, 67 anos. Profissão: motorista. Filiação: Francisco Martinez e Onofra de Campos. Sepultamento ontem.
Isabel Ana de Jesus Rocha, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Francisco de Souza e Jovelina Ana de Jesus. Sepultamento ontem.
Isaura Aparecida Narciso, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Valentim Narciso e Leonarda Morais. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.
Israel di Nizo, 94 anos. Filiação: Giusepe e Angelina Solitto di Nizo. Sepultamento ontem.
Janaína da Silva Cruz, 32 anos. Profissão: técnica em segurança do trabalho. Filiação: Valter Alves da Cruz e Aparecida Justina da Silva Cruz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.
Jandira Maria Mangoni, 65 anos. Profissão: cabeleireira. Filiação: Jair João Mangoni e Ida Bressan. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Xaxim.
José Álvaro Santos Ferreira, 36 anos. Profissão: servente. Filiação: Alexandre Ferreira e Justina de Jeseus Santos Ferreira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela em Teofilândia (BA).
José Vanderlei Biscaia, 45 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro Biscaia e Marize Bertao Biscaia. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo do mesmo local.
Lothar Alberto Mundel, 87 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Pedro Mundel e Helena Mundel. Sepultamento ontem.
Lucy Alves Pereira, 66 anos. Profissão: artesã. Filiação: Ovande Mendes de Oliveira e Regina Mendes de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja do Nazareno no Capão Raso em Curitiba.
Margarida Colaço dos Santos, 46 anos. Filiação: João Maria Alves dos Santos e Ana Colaço dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal da Lapa.
Maria Hilda Kuster, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ana Maria Lima. Sepultamento ontem.
Mário Eloir Ribas, 58 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Artur Ribas e Verônica Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.
Marta Emerick Porto Ferreira, 69 anos. Profissão: costureira. Filiação: Olinto Porto e Ester Emerick Porto. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da residência.
Mel Maria de Almeida, 6 dias. Filiação: Leandro Rodrigo Lopes de Almeida e Ivoni Rosa da Silva. Sepultamento ontem.
Nilda Souza da Silva, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Graciliano José de Souza e Maria Almeida de Souza. Sepultamento ontem.
Pedro Raimundo Gianzanti, 67 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Carlos Gianzanti e Maria do Carmo Gianzanti. Sepultamento ontem.
Rosalina dos Santos, 59 anos. Profissão: auxiliar de cozinha. Filiação: Catarina Joana de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Santa Helena, no bairro Caiuá.
Ruy José Flores, 74 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Pedro Amaro Flores e Clara Heleodoro Flores. Sepultamento ontem.
Sofia Jurevicius Mangueira, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jurevicius Petras e Rosa Ferrante Jurevicius. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo de local a ser designado.
Terezinha Guilhermina de Oliveira, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastiana Guilhermina de Jesus. Sepultamento ontem.
Vera Lúcia Mendes Torres, 48 anos. Profissão: do lar. Filiação: Mário Torres e Maria Mendes Torres. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Itapeva (SP).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”