Quando menino, na cidade de Totora, em Oruro, na Bolívia, Belisário Ampuero Vasquez ouvia da boca da sua mãe que um dia iria se tornar padre ou farmacêutico. Era o sonho de Francisca, uma professora primária, que cuidava dos quatro filhos sozinha. O marido morreu vítima da malária, contraída durante o combate na Guerra do Paraguai. Para garantir o sustento da família e acumular a poupança para os estudos do único filho homem, Francisca fabricava e comercializava massas.
Belisário, porém, sonhava era ser médico. Em certa ocasião, afixou na porta do quarto uma placa: "Dr. Belisário Ampuero Vasquez - médico cirurgião". A mãe, temia que fosse um desejo difícil de se realizar. Mas a dedicação aos estudos quis que o sonho de Belisário se concretizasse. O ótimo desempenho escolar rendeu ao jovem uma vaga no Convênio Cultural Brasil-Bolívia para cursar Medicina, e uma passagem com destino a São Paulo, saindo de La Paz. Estava cadastrado sob número 01565. Quando chegou ao Rio de Janeiro, os brasileiros festejavam o carnaval de 1960.
Escolheu cursar Medicina em Santa Maria (RS), cidade universitária reconhecida por sua excelência. Quando chegou à cidade, o espanto foi mútuo entre os moços loiros "escandinavos" e o jovem de fisionomia indígena. Registrou o fato em seu diário.
Contou também que dormia de "terno completo" nos dias frios. Da Bolívia só tinha trazido roupas leves, pois o Brasil era um país tropical, afinal. O travesseiro era o livro de anatomia. Referia-se ao país que o acolheu como "um grande pai" e a ele mesmo como um "filho adotivo".
Em 1963, trocou olhares com Aglaé. Enquanto Belisário permanecia na sacada da pensão da Juventude Universitária Católica, observando o movimento gerado pela agitação política da época, Aglaé avistava o jovem da janela do apartamento que morava com os pais, situado na Avenida Rio Branco.
Eram tempos tumultuados. Diferentes na ideologia, Aglaé, estudante de Odontologia, atendeu às convocações do então governador Leonel Brizola. O gaúcho pediu que os estudantes saíssem às ruas. Belisário, porém, preferiu participar do desfile dos calouros por ser mais divertido. Em 1966, as diferenças entre o casal somaram-se à relação de amor e carinho. Casaram-se.
O tempo de permanência em solo riograndense deixou-o com uma forma tradicional de cumprimentar. Dirigia-se aos amigos com "buenas, tchê, ou como te va, tchê?". O assovio avisava aos filhos pequenos que estava chegando em casa.
Tinha como hobby a canastra (jogo de cartas), o xadrez, a leitura e as palavras cruzadas. Na biblioteca que mantinha em casa, os livros tinham um carimbo: "Biblioteca particular do Dr. Belisário", então médico clínico-geral com especialidade em ginecologia e obstetrícia. Os bons momentos eram brindados com o grito de "arriba, abajo, al centro y adentro". Era irreverente e engraçado, diziam os amigos. A turma da canastra relembra as anotações dos codinomes usados entre os jogadores, inventados a cada rodada por ele. "Feios versus bonitos"e os "fracos contra os oprimidos" eram apenas alguns.
O médico orgulhava-se da quantidade de pessoas nascidas pelas suas mãos. O reconhecimento de ex-pacientes e de seus filhos rendiam sorrisos. Em seu consultório, em São Bento do Sul (SC), mantinha três painéis com fotos de crianças e adultos. Ele foi responsável por muitos partos em Videira, Tangará, Campo Alegre e na atual cidade em que morava.
Com casa no norte catarinense,também mantinha um apartamento no bairro Água Verde, em Curitiba, desde a época que os filhos vieram estudar no Paraná. Mantinha vínculo com a capital: as lembranças do desenvolvimento das últimas décadas. Ficava orgulhoso quando mostrava a cidade para os familiares bolivianos. Passou o último Natal aqui. Deixa a esposa Aglaé, os filhos Liliam, Simone, Raquel e Carlos Eduardo, os netos Leonardo, Luiza, Beatriz e Lívia, e as irmãs Adela e Dolly.
Dia 15 de janeiro, aos 76 anos, de mielodisplasia, em Curitiba.
* * * * *
Aguinaldo José Reva, 56 anos. Profissão: programador(a). Filiação: João Reva e Jeronima Reva. Sepultamento às 11h, no Cemitério Parque Iguaçu.
Airton José de Lima, 62 anos. Profissão: porteiro(a). Filiação: Francisca Olinda de Lima. Sepultamento ontem.
Altivo de Moura Blanc, 72 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Raul Blanc e Antônia de Moura Blanc. Sepultamento ontem.
Alvaraci Neves da Cruz, 58 anos. Profissão: cabeleireiro(a). Filiação: Heitor Alves da Cruz e Alvina Neves da Cruz. Sepultamento ontem.
Amadeu Pereira da Silva, 72 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Virgilina Pereira da Silva. Sepultamento ontem.
Amauri de Souza Cruz, 46 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Cruz e Marlene de Souza Cruz. Sepultamento ontem.
Benedicto Giordano, 77 anos. Profissão: torneiro mecânico. Filiação: Caetano Giordano e Joana Simões. Sepultamento às 9h, em local a definir, saindo de residência.
Benjamin Kaleb Porto Araújo, 2 dias. Filiação: Jonny Maikon Araújo e Kely de Souza Porto Araújo. Sepultamento ontem.
Bruno Cruz da Silva, 12 anos. Filiação: José Carlos da Silva e Vanessa Roberta Cruz. Sepultamento ontem.
Carolina Ferreira Monteiro, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jaime Nunes Ferreira e Oscalina do Espírito Santo. Sepultamento ontem.
Cleuza Barbosa Franco, 14 anos. Profissão: estudante. Filiação: Antônio Nelson Franco e Rozi do Rocio Assis Barbosa Franco. Sepultamento ontem.
Cristina Francisca de Abreu, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Moreira Chaves e Biata Francisca. Sepultamento ontem.
Davilina da Silva Norberto, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Policarpo da Silva e Paulina Pereira. Sepultamento ontem.
Edson Luiz Alves, 57 anos. Filiação: Juvenal Alves e Maria do Rosário Alves. Sepultamento ontem.
Edson Luiz Massoqueto, 44 anos. Filiação: Aldir Augusto Massoqueto e Catarina Boscardin Massoqueto. Sepultamento ontem.
Eleutério Lopes de Andrade, 46 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Eleutério de Andrade e Neuza Pereira Lopes. Sepultamento ontem.
Elvira dos Santos Schuster, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Henrique Ferreira dos Santos e Eugenia Maria dos Santos. Sepultamento ontem.
Escolástica Ribeiro, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilhermina Rodrigues da Almeida. Sepultamento ontem.
Euclerio Cavasin, 76 anos. Profissão: administrador(a). Filiação: Guerino Cavasin e Ermelinda Cavasin. Sepultamento ontem.
Ginha Rodakovski, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Emílio Rodakovski e Anna Rodakovski. Sepultamento ontem.
Homero Lopes de Oliveira, 55 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Odilon de Liz Oliveira e Cândida Rosalba Lopes Oliveira. Sepultamento ontem.
Irineu Zanuzzo, 66 anos. Profissão: contador(a). Filiação: Anltonio Ludgero Zanuzzo e Ester Viot. Sepultamento ontem.
Jandira Barduco Ribeiro, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Bardudo e Ana Martire. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.
João Vieira da Silva, 73 anos. Profissão: taxista. Filiação: Sebastião Vieira da Silva e Maria Rita de Jesus. Sepultamento ontem.
João de Araújo, 71 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Benedito de Araújo e Sebastiana Barbosa de Araújo. Sepultamento ontem.
John Fagner da Silva Martins, 32 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Benedito José Martins e Divanir Xavier Silva. Sepultamento ontem.
Jonas Fernandes Holanda, 75 anos. Filiação: Horácio Holanda Cavancante e Francisca Fernandes Holanda. Sepultamento ontem.
José Martins da Silva, 93 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Flausino Martins Gomes e Maria Brigida da Silva. Sepultamento ontem.
José Rodrigues de Alencar, 52 anos. Profissão: torneiro mecânico. Filiação: Antônio Rodrigues de Alencar e Maria da Solidade Oliveira. Sepultamento ontem.
José Sedir Machado, 52 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Adolfo Alves Machado e Francelina Leprevost de Lima. Sepultamento ontem.
José Valmir Sary, 64 anos. Profissão: técnico eletrotécnica. Filiação: Vicente Sary e Elicia Pivovar Sary. Sepultamento ontem.
Juarez de Oliveira, 45 anos. Profissão: padeiro(a). Filiação: Alcides Afonso de Oliveira e Joana Alves das Almas. Sepultamento ontem.
Lineia Joch, 31 anos. Profissão: carteiro. Filiação: Clemente Joch e Terezinha Zuba Joch. Sepultamento ontem.
Lore Ernestina Spieshofer Straub, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Spieshofer e Ana Spieshofer. Sepultamento ontem.
Lúcia Beatriz dos Santos da Silva, 60 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Carlos Teudter dos Santos e Laura Gonçalves dos Santos. Sepultamento ontem.
Luiz Carlos Ferreira, 56 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Marcolino Ferreira e Judith Maria da Conceição. Sepultamento ontem.
Márcio Oliveira dos Santos, 27 anos. Profissão: motorista. Filiação: Miguel Oliveira dos Santos e Terezinha Ferreira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo de residência.
Margarida Maria Leal, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Pereira Goulart e Benedita Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Maria Inês Moreira da Silva, 43 anos. Profissão: professor(a). Filiação: José Moreir da Silva e Maria de Lourdes Lima da Silva. Sepultamento ontem.
Maria Iris de Lima, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Mário Wenceslau dos Santos e Eva Simões dos Santos. Sepultamento às 9h, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Mortuária Campo do Santana.
Maria Lúcia Soares Fragoso, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Soares Fragoso e Vilarina Borges Soares. Sepultamento às 10h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Cap 02 CemitérioMunicipal São Franc.de Paula.
Maria Zineide da Silva Pelissari, 50 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Aníbal Miguel da Silva e Cecília de Souza e Silva. Sepultamento ontem.
Maria do Carmo Carvalho de Brito, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Rodrigues da Silva e Luzia Dias de Carvalho Silva. Sepultamento terça-feira, 17 de fevereiro de 2015, Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo de Igreja Adventista da Promessa no Bairro São Braz em Curitiba -PR.
Maria do Carmo Martins Cordeiro, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Martins e Terezinha Cirino dos Santos Martins. Sepultamento às 10h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.
Maristela Perobelli Rocha, 51 anos. Profissão: do lar. Filiação: Fladimir Pifanio Perobelli e Eni Alves. Sepultamento ontem.
Natalino Alves de Godói Pizi, 71 anos. Profissão: porteiro(a). Filiação: Luiz Fernando Pizi e Benedita Alves de Godói Pizi. Sepultamento às 10h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela Mortuária do Jardim Graziele- Almirante TamandaréPR.
Odilha de Souza Biselli, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Theodorico de Souza e Anna Luíza de Souza. Sepultamento ontem.
Olimar Oscar Severo da Silva, 68 anos. Profissão: corretor(a). Filiação: Ramiro Severo da Silva e Olivia Barbosa S da Silva. Sepultamento ontem.
Paulo César Borcz, 44 anos. Profissão: autônomo(a). Filiação: Millao Borcz e Marina Maria de Jesus Borcz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.
Reinaldo Alfredo Colere, 76 anos. Profissão: contador(a). Filiação: Alfredo Colere e Catarina Colere. Sepultamento ontem.
Reinaldo Batista Gonçalves, 62 anos. Profissão: pintor(a). Filiação: João Gonçalves e Maria Madalena Gonçalves. Sepultamento ontem.
Rogério Marcos Costa, 35 anos. Profissão: operador(a). Filiação: Adão Costa e Maria das Gracas Marasati Costa. Sepultamento ontem.
Rosa Gertrude Seitenstucker Dahmer, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Walter Seitenstucker e Anna Seitenstucker. Sepultamento ontem.
Ruth Luitz, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Albino Ralm e Margarida Vierheller Ralm. Sepultamento ontem.
Tânia Mara Vianna de Paula, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Vianna e Terezinha Maria de Castro Vianna. Sepultamento ontem.
Tarcisio Hilman, 72 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Isidoro Hilman e Adelina Brening Hilman. Sepultamento ontem.
Thalles Henrique Criger Vieira, 1 anos. Filiação: Eliton Roberto Vieira Moraes e Luciana Criger. Sepultamento ontem.
Theophilo Wosniak, 83 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Leopoldo Wosniak e Maria Wosniak. Sepultamento ontem.
Tsikuwi Maida Mizuki, 87 anos. Profissão: costureiro(a). Filiação: Sizio Maida e Teti Maida. Sepultamento ontem.
Verônica Antônio, 81 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: João Suczeck e Júlia Schilinski. Sepultamento ontem.
Waldomiro Konyk, 64 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Hilario Konyk e Ana Konyk. Sepultamento às 9h, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Cruz MachadoPR.
Wilson Ferreira da Cruz, 62 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Justimiano Machado da Cruz e Marina Ferreira da Cruz. Sepultamento ontem.
* * * * *
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
* * * * *
Condolências
Deixe uma homenagem a um dos falecidos