Aos 28 anos, Bruno Schweitzer de Miranda decidiu prestar vestibular para Medicina. Filho de pais médicos, conviveu com o tema e com a prática, mas preferiu seguir outros rumos antes de, finalmente, ceder à vocação. Para Miriam, oftalmologista, o filho tinha o perfil certo: gostava de gente, era sensível, dedicado aos estudos e, principalmente, imbuído de um desejo constante de salvar vidas.
Bruno seguia os passos dos pais. Quando criança, ele repetia: “quero o do pai, que nem o do pai” quando lhe perguntavam alguma coisa. Mas não se esquecia da mãe, “tenho o olho como o da mãe”. Seu único sonho era ser médico e poder ajudar as pessoas. Depois de algumas tentativas no vestibular, em 2009, Bruno arrumou as malas e os livros e mudou-se para Lages (SC) para cursar Medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Em agosto de 2014, pediu transferência para a Universidade do Extremo-Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma (SC). Estava no oitavo período e iria começar o chamado “internato”, quando passaria os próximos dois anos na prática hospitalar.
Ainda não tinha decidido qual era a especialidade que iria seguir, mas a mãe acredita que, pelo perfil de Bruno, a tendência dele era a Medicina Familiar. Miriam lembra-se de que “puxava a sardinha” para o lado da sua especialidade, oftalmologia; tanto é que durante as férias, Bruno muitas vezes esteve presente, como observador, durante as cirurgias. “Era um profissional ciente de suas responsabilidades e do que queria. Era firme”. O universitário também teve a oportunidade de conhecer outras áreas de amigos dos pais.
Antes de cursar Medicina, Bruno se formou em Administração. Ele nunca escondeu a preocupação com as pessoas e a fascinação em estar perto delas. Era do estilo disponível 24 horas para qualquer chamado de amigos, principalmente, quando o assunto era a saúde. Quando já cursava Medicina, era comum alguém lhe mostrar exames ou pedir uma dica. “Dava o diagnóstico e orientava a pessoa a procurar um especialista”.
Nasceu e cresceu no bairro Jardim Social, em Curitiba. Fez muitos amigos com seu jeito brincalhão. Quase uma criança, ele se transformava na presença dos três sobrinhos. “Faziam a farra juntos”, conta a mãe. A bagunça era tanta que ela até precisava dar um “pito” nos quatro. Adorava crianças e animais. Os quatro cachorros que moram na casa dos pais recebiam seus cuidados todas as vezes que ele vinha para Curitiba.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
Miriam destaca que o filho era muito carinhoso. Abraçava, beijava e falava besteira só para conseguir muitas risadas. Gostava de pessoas alegres ao seu lado. Quem conviveu com ele, guarda a lembrança do companheirismo. “Era um gentleman”, observa Miriam, daquele tipo de homem que abria a porta do carro, puxava a cadeira, e não se importava se alguém fizesse brincadeira com sua postura. O importante era ser feliz.
Há pouco mais de um ano, mãe e filho viajaram para a Argentina e para o Uruguai. Foi o momento de recordar e de conviver mais tempo juntos, já que ele estava estudando fora.
Na madrugada de 18 de junho, Bruno foi encontrado morto, depois de uma queda no edifício em que morava na cidade de Criciúma. Durante o enterro, a mãe ouviu de um amigo do jovem sobre o aprendizado de vida que Bruno tinha lhe proporcionado. Disse que não foi somente em relação aos estudos, mas também sobre valores. Deixa os pais, Miriam e Marcos, os irmãos, Alexandre e Gabriela, e três sobrinhos.
Lista de falecimentos - 05/07/2015
Adauto Lemos, 82 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Idalina Singer Lemos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Cemitério Tabatinga, em Tijucas do Sul (PR).
Alexandre de Lima Júnior, 19 anos. Profissão: estudante. Filiação: Alexandre de Lima e Mirian Marques de Lima. Sepultamento ontem.
Alice de Souza dos Santos, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dario Castro de Souza e Terezinha Silva de Souza. Sepultamento ontem.
Anderson Elias Telles Carneiro, 29 anos. Profissão: motorista. Filiação: Mauro Telles Carneiro e Cleusa Tortora Carneiro. Sepultamento ontem.
Aurora dalla Costa Spanhol, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Victório dalla Costa e Joana Miotto. Sepultamento ontem.
Benito Beanchini, 84 anos. Profissão: professor. Filiação: Américo Beanchini e Elizabeth Jordan Beanchini. Sepultamento ontem.
Branca Slompo Zampieri, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Slompo e Catarina Stocchero Slompo. Sepultamento ontem.
Carlos Franzini, 83 anos. Filiação: Jacondo Franzini e Maria Manhezi. Sepultamento ontem.
Daniel Leite Costa, 32 anos. Filiação: Jesus Leite e Dorvina Leite. Sepultamento ontem.
Elvina Bueno Ferreira, 67 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: João Ferreira Bueno e Eugenia Maria de Jesus Bueno. Sepultamento hoje, saindo da Capela Frei Miguel, no CIC.
Esmeralda de Fátima Vidal, 60 anos. Profissão: camareira. Filiação: Anastácio Kulike e Anna Maria Xavier Kulike. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.
Fernando Dandoro Castilho Ferreira, 37 anos. Profissão: professor. Filiação: Antônio Carlos Castilho Ferreira e Rosemari Dandoro Castilho Ferreira. Sepultamento ontem.
Florinda Pasini Nunes, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Pasini e Carmen Marcola. Sepultamento ontem.
Francisco Honório da Costa, 90 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Azarias Honório da Costa e Júlia Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Gedail de Morais Seixas, 49 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Carlos de Morais Seixas e Maria Lúcia Dalila Seixas. Sepultamento ontem.
Gerd Fritz Lenartowcz, 86 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Frederico Leonardo Lenartwcz e Helena Margarida Hoffmann. Sepultamento ontem.
Ginez Villar Carrasco, 86 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Francisco Villar e Carmen Carrasco. Sepultamento ontem.
Henrique Peigas, 84 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Cid Peigas e Anna Pinto Magalhães. Sepultamento ontem.
Jeremias Borges Barbosa, 38 anos. Profissão: estudante. Filiação: Santo Rui Barbosa e Maria Daluz Borges. Sepultamento ontem.
João Batista Ferraz de Castilho, 49 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Otávio Correa de Castilho e Geraldina Ferraz de Castilho. Sepultamento ontem.
Jorge Matias da Silva, 85 anos. Filiação: Joaquim Cipriano da Silva e Silviana Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.
José Bazan Filho, 57 anos. Profissão: vendedor. Filiação: José Bazan e Helena Magaine Bazan. Sepultamento ontem.
Lucas Schreiner, 76 anos. Filiação: Pedro Schreiner e Tereza Wottroba. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.
Lucas Vinícius da Silva, 19 anos. Profissão: estudante. Filiação: Ausli da Silva e Maria Aparecida Siqueira da Silva. Sepultamento ontem.
Lucineia Roeher, 48 anos. Profissão: do lar. Filiação: Felisberto Eloy Roeher e Terezinha Cordeiro Roeher. Sepultamento ontem.
Maria Geralda Clara de Souza, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Teodoro Pereira dos Santos e Geralda Amorin dos Santos. Sepultamento ontem.
Maria Krauzer Franco, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Krauzer e Júlia Krauzer. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.
Maria Soares, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Soares de Carvalho e Sofia Sebastiana de Jesus. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Paz.
Maria de Lourdes dos Santos, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Fernandes Magalhães e Maria José de Jesus. Sepultamento ontem.
Merenice Roberto da Silva, 47 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Abidias Severino da Silva e Maria Roberto da Silva. Sepultamento ontem.
Natalicio Dias Romão, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: Judite Dias Vieira. Sepultamento ontem.
Pedro Doris, 85 anos. Profissão: mecânico. Filiação: José Doris e Clara Doris. Sepultamento ontem.
Sílvio dos Passos Ricardo, 54 anos. Filiação: Armando Ricardo e Jandira dos Passos Ricardo. Sepultamento ontem.
Vera Maria von Linsingen, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Afonso Henrique von Linsingen e Laurilvina Valente von Linsingen. Sepultamento ontem.
Victor José Sobania, 79 anos. Profissão: contador. Filiação: Francisco Sobania e Adelaide Sobania. Sepultamento ontem.
Wanda Eugenia Heyse, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Heyse e Francisca Heyse. Sepultamento ontem.
Condolências
Deixe uma homenagem a um dos falecidos
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião