Se visitássemos a vizinhança de Cirlene Aparecida Gomes, na Rua das Carmelitas, no bairro Boqueirão, não seria difícil encontrar – descansando sobre as geladeiras –galinhas coloridas de madeira e porta guardanapos confeccionados por ela e pelo marido, o marceneiro Joaquim Gomes. Foi num momento de dificuldade que resolveram começar a empreitada: Joaquim estava desempregado e a necessidade de fazer dinheiro era grande. Durante 15 anos, ajudaram a decorar parte das residências do bairro. À Cirlene, além da pintura e do alinhamento minucioso, cabia sair para vender os objetos às pessoas da família e aos vizinhos.
O dom de Cirlene às coisas que exigiam mãos atentas e delicadas estendeu-se ao crochê. Quando ia bater perna pelo Centro, gostava de olhar as vitrines dos armarinhos. Se uma roupa lhe agradasse ou chamasse a atenção, guardava o desenho da peça na memória e tentava reproduzir o bordado. Não usava revista como apoio nem nada. “Era assim, no olho mesmo”, lembra o filho Maicon.
Demonstrava-se não menos compenetrada na religião. Extremamente devota, visitava a Igreja Assembleia de Deus – Areal ao menos três vezes na semana. Membro do coral do Círculo de Oração Filhas de Sião, Cirlene participava de trabalhos voluntários e da Escola Bíblica de Férias (EBL), onde deu aulas de educação religiosa para crianças e realizou outros labores por 11 anos. Suas preferências musicais também foram guiadas pela fé. As preferidas de seus ouvidos eram as cantoras Aline Barros e Cassiane, além de hinos antigos; de vez em quando, alguns hits dos anos 1970 e 1980 desenrolavam-se no rádio da mulher de sorriso marcante e olhos verdes saltados.
Se não estava em casa ou na igreja, era certo que se encontrava na casa da filha Michele para visitar as netas Emanuelle e Sara. Vó dedicada e muito presente, contava também com o carinho e admiração do genro Sérgio – a quem via como filho.
Cirlene deixou Curitiba somente uma vez. E por um período curto. Em abril de 2005, seu irmão Reinaldo – era a segunda mais nova de seis – convidou Joaquim para montar uma empresa de soldagem. Por dois meses e meio, a família fixou-se em Mirassol, município do interior de São Paulo. O negócio acabou não dando certo, mas ela conseguiu mudar, significativamente, a vida de um casal residente da cidade. A partir das preces e das conversas com Cirlene, o marido de Terezinha – Carlinhos – parou de beber e de fumar. Seu discurso persuasivo constituiu uma amizade que perdura até hoje entre as famílias.
Pode-se constatar que Reinaldo foi um dos protagonistas da vida da irmã. O início da relação entre Joaquim e Cirlene ocorreu muito por causa dele. Reinaldo era namorado da irmã de Joaquim e, assim, meio enciumado, Joaquim começou a paquerar Cirlene. Logo no início do namoro, fugiram – o casamento era quase que uma exigência incontornável à época – para a casa da mãe de Joaquim. E, a partir dali, as coisas foram acontecendo.
Deixa o marido, Joaquim; os filhos, Maicon, Lucas e Michele; as netas, Emanuelle e Sara; e o genro, Sérgio.
Lista de falecimentos - 25/11/2015
Adenilson Domingos Alves da Silva, 38 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Antônio Alves da Silva e Izolina Santos da Silva. Sepultamento ontem.
Ana Mendes, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bendeito Domingues Mendes e Francisca Honorato dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da residência.
André Lucas da Silva, 21 anos. Profissão: encanador. Filiação: Vilmar Pessoa da Silva e Adriane Zenaide Laska. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Tijucas do Sul, saindo da Capela Tatuquara, em Curitiba.
Anna Ferreira Machado de Oliveira, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Ferreira Machado e Maria do Espírito Santo. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Antônia da Conceição Barboza, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Reginaldo Marques e Izaura Muniz Marques. Sepultamento ontem.
Antônio José Silva, 74 anos. Filiação: José da Silva e Madalena Wasch Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo capela número 2.
Antônio Vilmar dos Santos, 52 anos. Profissão: almoxarife. Filiação: Olímpio Santana dos Santos e Antônia de Lima dos Santos. Sepultamento ontem.
Benedita Vieira dos Santos, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Vieira dos Santos e Antônia Vieira de Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Morretes.
Benedito Antônio de Lima, 92 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.
Celso Narestki, 54 anos. Profissão: encanador. Filiação: João Narestki e Irene Freitas Narestki. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.
Derlei Tavares de Souza, 40 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Nadir de Souza e Ana Pereira Tavares de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.
Diego da Silva Juvêncio, 25 anos. Profissão: lubrificador. Filiação: Moacir Pedro Juvêncio e Ângela Maria da Silva Juvêncio. Sepultamento ontem.
Dionizio Afonso Cassitas Ferreira, 41 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Odilon Ferreira e Elza Cassitas Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 3.
Dirce Mattana, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Mattana e Roza Mattana. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água, saindo da capela número 4.
Edson Luiz Rocha, 59 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Luiz Silva da Rocha e Maria Shirley da Rocha. Sepultamento ontem.
Elenice Nedel, 42 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Lino Francisco Nedel e Elza Nogueira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Paz, em Curitiba.
Elione Cao Pontes, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Cao André e Josepha Cao. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da capela número 1 do Cemitério Municipal Boqueirão
Elyezer da Silva, 26 anos. Profissão: pintor. Filiação: José Aparecido da Silva e Salete da Rosa da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais
Ercília Alves de Souza, 90 anos. Profissão: professora. Filiação: Ercílio Alves de Souza e Miquelina Fabienski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Unilutus.
Etelvina da Silva Oliveira, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Barboza da Silva e Luíza Borges da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Helga Ruth Rottmann, 80 anos. Filiação: João Rottmann e Emma Rottmann. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Iva Maria Stinglin, 81 anos. Profissão: costureira. Filiação: Elvira Domingues. Sepultamento ontem.
João Gonçalves dos Reis Neto, 33 anos. Profissão: administrador. Filiação: Celso Naves da Silva e Daisy Yare Gonçalves Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem.
João Maria Rodrigues, 82 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Cristiano Rodrigues e Faraides Martins da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 1 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
João Milani, 80 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Milani e Rosa Meneguelo Milani. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela do Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande.
José Rodrigues Pinto, 60 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Adriano Pereira da Silva e Celina Rodrigues Pinto. Sepultamento ontem.
Judith Xavier de Moraes, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Vicente Xavier e Rita Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal de Sarandi.
Julieta Cichon Piazzetta, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Roberto Chichon e Barbara Natália Benato Chichon. Sepultamento ontem.
Kauan Gabriel Souza de Oliveira, 12 dias. Filiação: Eliabe Vidal de Oliveira e Caroline de Souza. Sepultamento ontem.
Lorenzo Matheo Xavier Pinto, 5 dias. Filiação: Tiago Rodrigo Xavier Pinto e Danielle Vanessa Pinto. Sepultamento ontem.
Maria Aparecida Bequer, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Francisco Borges e Dorvalina de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Maria Dolores Sposito Vieira, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Sposito e Carlota Sanches. Sepultamento ontem.
Maria Guiomar da Luz, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jaco Domingos de Araújo e Santina de Oliveira. Sepultamento ontem.
Maria Irene Furman, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Afonso Baumel e Rozalia Baumel. Sepultamento ontem.
Maria Lang, 89 anos. Filiação: Estanislau Blaskovsky e Anastácia Blaskovsky. Sepultamento ontem.
Maria da Silva Santos, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Felipe dos Santos e Joaquina Antônia da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo da Associação de Moradores da Vila Oficinas.
Odenir José Lass, 52 anos. Profissão: lavador de carros. Filiação: Affonso Lass e Adelaide Lass. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.
Paulo Celso Polak, 74 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Romeu Polak e Antônia Bisianeli Polak. Sepultamento ontem.
Raul Estefano Cavalli, 80 anos. Profissão: latoeiro. Filiação: Jeronimo Cavalli e Helena Cavalli. Sepultamento ontem.
Rosana Amaral da Silva, 28 anos. Profissão: do lar. Filiação: Avelino Amaral da Silva e Maria José da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches.
Rosimeri Padilha Nunes, 38 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Nunes e Célia Marina Nunes. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária.
Samuel Thiago Ramalho, 89 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio José Ramalho e Anna do Amaral Ramalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Esmeralda.
Taline Vitória da Silva, 23 horas. Filiação: José Tarcisio da Silva e Lucimara Machado. Sepultamento ontem.
Velocino Bruck Fernandes, 81 anos. Profissão: professor. Filiação: Josué Fernandes e Ana Cândida Fernandes. Sepultamento ontem.
Vicente de Oliveira Guimarães, 82 anos. Filiação: Eugênio Euzebio Guimarães e Emília de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da residência.
Welinton Crisanto, 32 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Odeteo Crisanto e Zalita dos Passos Crisanto. Sepultamento ontem.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião