| Foto: Arquivo da família

O catarinense Clotardo Stratmann pode se considerar um gráfico praticamente desde que nasceu. Quando criança já mexia com papéis. Recortava folhas e colava fotos de santos que recolhia na igreja. Ali nasceram seus primeiros livros. Natural de São Bento do Sul, em Santa Catarina, chegou em Curitiba aos 21 anos já casado com Genoveva.

CARREGANDO :)

O rapaz dominava o serviço gráfico. Com 14 anos já desempenhava a função no jornal Correio de Santa Catarina. Na capital paranaense, conseguiu emprego na Gráfica Taquari e mais tarde na Iguaçu. Montou o próprio negócio no final da década de 1980.

Sem nome e feita na sua própria casa, a gráfica de Clotardo ficou conhecida pela tradição. Com métodos de produção antigos, frequentemente recebia trabalhos artesanais. Por conta da experiência e atenção aos detalhes, a pequena gráfica chegava a receber serviços de empresas maiores. Clotardo era conhecido por nunca recursar um trabalho. Produziu até os 80 anos e não parava mesmo quando sentia dores. Era um perfeccionista. A satisfação chegava apenas quando o trabalho ficava do jeito que ele queria.

Publicidade

Junto com a esposa Genoveva teve dois filhos, Bernadete e Gilberto. Segundo a filha, Clotardo era sério, até um pouco bravo, mas sempre ensinando o que considera melhor. Cursou magistério, mas não chegou a ser professor. Era um homem considerado sábio. Trabalhava no meio dos livros e os amava. Lia de tudo: livros, revistas, jornais e até panfletos. Na dúvida, os filhos sempre recorriam ao pai. “Para a gente, era como se ele soubesse de tudo”, lembra Bernadete.

Clotardo era o que pode se chamar de um homem reservado, mas a chegada dos cinco netos e dos dois bisnetos fizeram com que ficasse mais solto. Luiz Felipe, seu primeiro bisneto, e Amanda, com apenas seis meses, conseguiam fazer o “biso” brincar muito.

Gostava de mexer na terra com a esposa. O jardim de casa onde moravam sempre foi um lugar amplo em que plantavam um pouco de tudo. O casal cultivou milho, tomate, alface, cenouras e morangos. Depois das missas, o plantio era um dos programas prediletos. A esposa faleceu em 2001, o que o afastou um pouco do jardim.

O catarinense usou a fé também como uma forma de lembrar de Genoveva. Junto com a filha, frequentava as missas na Paróquia do Santa Quitéria. Nos últimos anos, mantinha o hábito de ouvir as pregações. Mas já o fazia pelo rádio e TV. Gostava também de apreciar os momentos simples. Os encontros com os filhos eram momentos valiosos para ele. Aos sábados, tomava chimarrão com o filho Gilberto. Aos domingos, almoçava com a filha. A preferência era sempre o peixe.

Orgulhava-se por cuidar muito bem de sua saúde. Não faltava às consultas médicas, fazia check-ups completos e tomava todos os remédios no horário. Sofria de diabetes, mas controlava muito bem os índices de açúcar no sangue. Em maio de 2015, descobriu um câncer no pâncreas. Em julho foi internado para tratar da doença, mas não resistiu as complicações que ela causou. Deixa dois filhos, genro, nora, cinco netos e dois bisnetos.

Publicidade
Dia 30 de julho, aos 80 anos, de complicações de um câncer, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 16/09/2015

Agostinho Pinto dos Santos, 77 anos. Filiação: Joaquim Pinto dos Santos e Gasparina Moreira Pinto. Sepultamento ontem.

Altair Berton, 85 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Querino Berton e Elisa Berton. Sepultamento ontem.

Alzira Veiga, 79 anos. Profissão: copeira. Filiação: José Bandeira dos Santos e Leonora Bandeira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Alzira dos Santos, 94 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Ignácio Antônio dos Santos e Maria Pedrosa. Sepultamento ontem.

Ana Maciel, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Lesniovies e Paulina Lesniovies. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

André Flanaus, 75 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Flanaus e Junina Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

André Wergenski, 86 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Pedro Wergenski e Ludovina Wergenski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Quitandinha, saindo de residência.

Antenor Rodrigues da Luz, 83 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Idalino Rodrigues da Luz e Nardina Matoza dos Santos. Sepultamento ontem.

Antônio Bonato, 90 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Jacob Bonato e Rosa Strapasson Bonato. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Antônio Castro do S Santos, 65 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Evaristo dos Santos e Maria Madalena de Castro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Lapa.

Argemiro Prestes dos Santos, 78 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Gabriel Prestes dos Santos e Maria Veiga do Prado. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano, em Fazenda Rio Grande.

Avelino Ferreira da Silva, 79 anos. Profissão: garçom. Filiação: João Ferreira da Silva e Antônia Jardim da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Belmiro Schmidt, 59 anos. Profissão: motorista. Filiação: Celso Schmidt e Laura Schmidt. Sepultamento ontem.

Buridan Maciel, 37 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Muridan Maciel e Dirce Gonçalves da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir.

Carla Fernanda Correia de Oliveira, 30 anos. Profissão: bancária. Filiação: Valdir Tagliamento de Oliveira e Neusa Correia de Oliveira. Sepultamento ontem.

Carlos Ernesto da Silva, 72 anos. Profissão: jogador de futebol. Filiação: Pedro Ermogenes da Silva e Elvira Gonçalves da Silva. Sepultamento ontem.

Celina da Silva Pinto Gavlak, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito da Silva Pinto e Celina Cordeiro da Silva. Sepultamento ontem.

Dalva Inêz Dambros, 73 anos. Profissão: professora. Filiação: Benjamin Dambros e Amabile Joana Dambros. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Delia Gasparin Kalluf, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Gasparin e Angelina Graciatto Gasparin. Sepultamento ontem.

Derisvan Pereira, 46 anos. Profissão: empresário. Filiação: Alonco Pereira e Eurizina Conrado dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Diair Ferreira da Silva, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bento Ferreira da Silva e Ezolina Ferreira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.

Eduardo Pelaquini Dollenga, 36 anos. Profissão: corretor. Filiação: Sidney Amaral Dollenga e Alzira do Pilar Pelaquini Dollenga. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Erica Inocêncio, 72 anos. Profissão: religiosa. Filiação: Manoel Galdino Inocêncio e Rosa Borges Inocêncio. Sepultamento hoje, no Cemitério São Roque, em Piraquara.

Francisca do Prado Batista, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Dias do Prado e Rita Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Helena Ribeiro, 41 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Tereza Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Helena Teixeira de Camargo, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Olavio Teixeira de Paula e Maria Catarina da Rocha. Sepultamento ontem.

Hu Zhaojing, 81 anos. Profissão: empresário. Filiação: Hu Chongju e Zhou Dingnu. Sepultamento ontem.

Jhyeimison Ruan da Silva, 24 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Márcia Cristina da Silva. Sepultamento ontem.

João Batista dos Santos, 76 anos. Filiação: Manoel Vaz dos Santos e Aurora Sampaio dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

João Maria dos Santos, 63 anos. Profissão: motorista. Filiação: Juvenal dos Santos e Iracema Falcão dos Santos. Sepultamento ontem.

João Pereira Mota, 71 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Pereira Mota e Emília Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Joaquina Soares Rosa, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Rosa e Ana de Lima Soares. Sepultamento ontem.

Joel Aparecido de Paula Souza, 5 anos. Filiação: João Carlos de Souza e Roseli de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo de residência.

José Carmo da Silva, 79 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Benedito Carmo da Silva e Lúcia Carmo da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches.

José Pedro de Andrade, 65 anos. Profissão: zelador. Filiação: Valdomiro de Andrade e Eulália Pacheco de Andrade. Sepultamento ontem.

Julieta Maria da Conceição Silva, 86 anos. Filiação: João Virotino da Silva e Luzia Vitorina da Conceição. Sepultamento ontem.

Jurandy de Lemos, 92 anos. Profissão: vigilante. Filiação: José Vieira de Lemos e Aurelice de Oliveira Lemos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Lúcia Helena Dutra Pereira, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Norberto Pereira e Nair Dutra Pereira. Sepultamento ontem.

Mafalda Senegaglia Gaertner, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Senegaglia e Alzira Galvão Senegaglia. Sepultamento ontem.

Maria Bortotti Lange, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paschoal Bortotti e Joana Mazzeti. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Maria Inês Alves, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Fermino de Brito e Ana Aguiar de Brito. Sepultamento ontem.

Maria Palazzo Moreira da Costa, 99 anos. Profissão: do lar. Filiação: Santo Palazzo e Antonieta Buonavita. Sepultamento ontem.

Marilda Loiola de Cristo, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jandira de Paula. Sepultamento ontem.

Miguel Kmiecik, 73 anos. Profissão: empresário. Filiação: Alberto Kmiecik e Helena Kmiecik. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Quitandinha.

Nicolau Loik, 64 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Haragem Loik e Madalena Loik. Sepultamento ontem.

Ozeas Farion, 81 anos. Profissão: alfaiate. Filiação: Basílio Farion e Júlia Farion. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Pietro Henrique David Aires, 2 meses. Filiação: Edna David Aires. Sepultamento ontem.

Renato de Lima Lisophesk, 69 anos. Profissão: pintor. Filiação: Francisco de Assis Lisophesk e Maria da Luz de Lima Lisophesk. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Roberto Diniz Duarte, 56 anos. Profissão: representante. Filiação: Manoel Duarte e Maria Célia Diniz Duarte. Sepultamento hoje, em local a definir.

Rosa Skora Wosch, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Skora e Maria Skora. Sepultamento ontem.

Rosalina Maganhotti Dias, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cezar Maganhotti e Rosalina Maganhotti. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Ruth Kraetz, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adolfo Schlup e Lili Schlup. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Sebastião Cordeiro, 79 anos. Profissão: militar. Filiação: Izaias Cordeiro e Deolinda Maria. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais.

Sebastião Sant’ Ana Banhos, 71 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Valdemiro Banhos e Amélia Sant’ Ana Banhos. Sepultamento ontem.

Sophia Bay, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Simão Iaski e Miquilina Iaski. Sepultamento ontem.

Valcir Luiz dos Santos, 44 anos. Profissão: servente. Filiação: Amazor Luiz dos Santos e Débora de Jesus Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de local a ser designado.