O agrônomo Vito Draghi foi um dos responsáveis pelo incentivo ao cultivo das primeiras lavouras de café em Siqueira Campos (Norte pioneiro) quando trocou a Itália pelo Brasil. Nascido em Pennabili, província de Pesaro, na Itália, formou-se em Ciências Agrárias. Por conta da Segunda Guerra Mundial precisou interromper o doutorado. Nesse período, combateu como tenente do 51.º Regimento de Infantaria, na região dos Bálcãs. Em 1950, veio ao Brasil como correspondente esportivo do jornal Corriere dello Sport para fazer a cobertura da Copa. Apaixonado pelo Brasil, não voltou depois do fim do evento. E o convite de um amigo para gerenciar uma fazenda em Siqueira Campos, no interior do Paraná, lhe rendeu a permanência no país. No município, conheceu Evanir e, em 1952, o casamento foi realizado. Adotou Siqueira Campos com sua cidade do coração. E seu empenho rendeu frutos. Batalhou pela construção do Santuário do Bom Jesus da Cana Verde; incentivou a fundação da Cooperativa Agrícola, do Banco do Brasil e do Clube de Campo Arco-Íris. Foi também presidente da Associação Atlética Pindorama por três gestões. E durante muitos anos, Vito foi adido consular no norte do Paraná o que lhe rendeu uma homenagem, em 2002, na Câmara de Deputados do Paraná. Nos últimos anos, Vito encontrava-se debilitado e sem poder andar, mas segundo os amigos, mantinha-se com a "vivacidade de uma criança" e uma memória privilegiada. Costumava contar de quando cantou para o Papa Pio XI, na Capela Sistina, aos 10 anos de idade. Quando conhecia uma pessoa já dizia tratar-se de mais um amigo. Foi um leitor assíduo leitor e um homem religioso. Deixa esposa, cinco filhos, dez netos e uma bisneta.
Dia 17, aos 93 anos, de falência múltipla de órgãos, em Curitiba.
* * * * *
Curitiba
Adão de Souza, 53 anos, metalúrgico, filho de Olívia de Souza. Sep. Em horário a ser designado, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela Bom Pastor Tarumã/Pinhais.
Adilson Vieira, 46 anos, pedreiro, filho de Valdeci Antunes Vieira e Maria Ramos Vieira. Sep. ontem.
Alcides Ferreira dos Santos, 68 anos, segurança, filho de José Ferreira dos Santos e Maria José Pereira. Sep. ontem.
Alexandro Cardoso, 15 anos, estudante, filho de Juraci de Fátima Cardoso. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela da Comunidade, Rua Benedito Siqueira Branco, 470 Alto Boqueirão.
Ana Carolina Anhaia Campos, 6 anos, filha de Celso da Rocha Campos e Joaquina do Carmo Alves de Anhaia. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Evangélica Novo Mundo.
Antônio Cichini, 45 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Alcides Cichini e Madalena Martins Cichini. Sep. ontem.
Antônio Durival Benatto, 79 anos, motorista, filho de Luiz Benatto e Tereza Muraro Benatto. Sep. ontem.
Apparecida de Lourdes Faria Rigobelli, 74 anos, do lar, filha de João Telles de Faria e Escolástica Telles de Faria. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).
Arayde Tortatto Albini, 80 anos, do lar, filha de Francisco Tortatto e Catharina Tortatto. Sep. Às 14 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo
Clécio Streit, 25 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Benedito Jair Streit e Maria de Lourdes Domingues Streit. Sep. ontem.
Daize Maria Fortes de Oliveira, 84 anos, professora, filha de Salviano Berthier Fortes e Maria da Conceição de Alcântara Fortes. Sep. ontem.
Danielle dos Santos de Oliveira, 36 anos, engenheira, filha de Pedro de Oliveira e Sueli Floripa dos Santos de Oliveira. Sep. ontem.
Dercílio Ieski, 68 anos, vendedor, filho de João Ieski e Balbina Pires Ieski. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela Vaticano Rubi.
Diego da Cruz Maximino, 19 anos, carregador, filho de Albino da Silva Maximino e Maria Aparecida Viana da Cruz. Sep. ontem.
Dilcéa Matos Ferreira, 51 anos, do lar, filha de Dário Domingos Ferreira e Divair de Matos Ferreira. Sep. Em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela em Almirante Tamandaré.
Eduardo Barboza, 80 anos, vigilante, filho de Pedro Francisco Barboza e Paula Smocovisk. Sep. ontem.
Edviges Lissa, 59 anos, do lar, filha de Antônio Vrubleski e Anna Vrubleski. Sep. ontem.
Evanira Aparecida Ferraz, 40 anos, zeladora, filha de José da Luz Ferraz e Jandira Pereira Ferraz. Sep. ontem.
Fernando José de Oliveira Filho, 80 anos, técnico em contabilidade, filho de Fernando José de Oliveira e Ruth Rocha de Oliveira. Viúvo de Rutt Cornélia Muzolon de Oliveira. Sep. ontem.
Frederico Martins de Araújo, 88 anos, representante, filho de Otacílio Martins de Araújo e Clarilde Branco Martins. Sep. ontem.
Henrique de Almeida Cavalcanti, 23 anos, cobrador de ônibus, filho de Ademir Leite Cavalcanti e Ângela Maria de Almeida. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.
Ione Maria Maurer Vieira, 55 anos, doméstica, filho de João Maurer e Maria Luiza Nunes. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 1 do cemitério municipal do Água Verde.
João Fernandes Ribeiro, 65 anos, marceneiro, filho de Silvio Ribeiro e Gilda Borgo Ribeiro. Sep. ontem.
João Sequinel, 77 anos, advogado, filho de Ângelo Sequinel e Ana Sequinel. Sep. ontem.
José Marinho, 69 anos, pedreiro, filho de Antônio Marinho e Benedita Alves. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do cemitério municipal do Boqueirão.
Laudicéia Ferreira, 54 anos, do lar, filha de Benjamim Ferreira e Tereza Rodrigues. Sep. ontem.
Leozir da Silva, 67 anos, filho de Flávia Francisca da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara) , saindo da capela da Igreja Bom Pastor (Pinhais).
Liberatriz Lipovieski, 76 anos, do lar, filha de Antônio Ribeiro de Almeida e Ercília Gonçalves de Almeida. Viúva de Juraci Lipovieski. Sep. às 15h30, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela do Cemitério Santa Mônica Jardim Paulista, Campina Grande do Sul.
Lino Renato Fernandes, 53 anos, açougueiro, filho de Euclides Fernandes e Alfrida Miranda Fernandes. Sep. ontem.
Luís Carlos Horning, 39 anos, eletricista, filho de Lauro Horning e Tereza de Siqueira Horning. Sep. em horário e cemitério a serem designados, na Lapa.
Maurício Pereira da Silva, 61 anos, professor, filho de Virgílio Pereira da Silva e Tomásia Maria de Jesus. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Vaticano Esmeralda.
Neuza Borba Franqui, 56 anos, copeira, filha de José Borba e Rosa Augusta. Sep. ontem.
Odilon José Vidal do Prado, 64 anos, alfaiate, filho de Leriano do Prado e Carolina Vidal. Sep. Em horário e cemitério a serem designados, em Passo Fundo, RS.
Ortência Santana dos Santos, 78 anos, do lar, filha de Alfredo Santana de Oliveira e Ana Maria de Oliveira. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Paroquial Colônia Orleans.
Rinaldo Santana Basan, 40 anos, auxiliar logística, filho de Natal Basan e Alexandrina Santana Basan. Sep. ontem.
Robson Rosa da Paz, 19 anos, pedreiro, filho de Alcides da Paz e Carmelita Rosa. Sep. ontem.
Romildo de Lima, 32 anos, servente, filho de Izaltino de Lima e Maria Adelaide de Lima. Sep. ontem.
Rosa Gomes Valente, 85 anos, do lar, filha de José Gomes Valente e Amélia Ramos. Sep. Às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo Portão.
Rosângela das Graças Pires, 42 anos, doméstica, filha de Olívio Manoel Pires. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus Caiuá.
Valdomiro Romanin, 56 anos, representante comercial, filho de Augusto Romanin e Santa Fantin. Sep. ontem.
Zacarias Bueno, 55 anos, pedreiro, filho de Argemiro Bueno e Erondina Pinheiro. Sep. às 11 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Maringá
Agenor Gomes Barbosa, 78 anos. Sep. às 17h30, no cemitério municipal de Astorga, saindo do centro da cidade de Içara.
Bruno Alberto Rossi Galvão, 24 anos. Sep. ontem em Maringá.
Clarinha Wencel Casimiro, 52 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
Durvalina Maria da Silva, 80 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Ivatuba, saindo da capela do salão comunitário Centro Ivatuba.
Gilberto Brito da Silva, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2 Maringá.
Iracema Parolin Ambrósio, 85 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2 Maringá.
Isabel Medeiro Canejo Orlando, 73 anos. Sep. às 17h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2 Maringá.
Juraci Rodrigues de Lima, 48 anos. Sep. ontem em Maringá.
Lourdes Aparecida Martins, 74 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Santo Inácio.
Neusa Cardoso da Silva, 69 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 Centro Arapongas.
Sebastião Simões da Silva, 73 anos. Sep. ontem em Marialva.
Foz do Iguaçu
Ademar João Leithardt, 52 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Fernando Ângelo Zibetti, 92 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Francisco Gonçalves dos Santos Filho, 79 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da cidade de São Miguel do Iguaçu.
Lourenço Torchetto, 75 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da cidade de São Miguel do Iguaçu.
Rudinei Pires, 26 anos. Sep. ontem em Medianeira.
Sebastião de Melo, 55 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Maria Madalena Rodrigues Sampaio, 343 Foz do Iguaçu.
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião