Olhe à sua volta e veja quantas coisas e objetos você tem e usa. Você tem sapatos e roupas. Você usa livros, cadernos, lápis e brinquedos. Todas essas coisas foram desenhadas e imaginadas por alguém, lembrava continuamente o professor de Design Gráfico e de Produto Antônio Martiniano Fontoura. Observador e crítico, incitava os alunos a pensar sobre o significado e a importância do designer na vida das pessoas. Antônio intitulava-se "designer por formação e professor por opção" e defendia com unhas e dentes a ideia de ensinar crianças e jovens por meio do design, a fim de melhorar o progresso escolar através da criatividade.
Desse empenho e paixão surgiu o projeto Educação Através do Design (EdaDe), uma linha pedagógica inovadora no Brasil. O EdaDe é resultado de uma tese de doutorado realizada e defendida por Antônio na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), focada na educação infantil. O conteúdo virou o livro Desenhando o Mundo, lançado em 2007. Orgulhava-se por ter sido responsável pela formação de tantos jovens em instituições de ensino como a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Na brincadeira de construir e criar, Antônio tinha uma fascinação única com a forma dos objetos, lembra a filha Juliana. Em casa, o pai guardava coleções de escovas de dentes, aparelhos de barbear, colheres e bolas de diversas partes do mundo. Eram caixas e mais caixas. Assim como os livros. Era um professor pesquisador sempre em busca de novos conhecimentos e atualizações. Na sua biblioteca caseira, guardava obras referenciais do design mundial. Da coleção de objetos, o amigo e professor Renato Bordenowski está empenhado em organizar uma exposição.
Para as filhas Juliana, que é jornalista, e Gabriella, que segue os passos do pai no design , a paixão a que Antônio se dedicava era universal e humanista. "Enxergava o mundo de uma maneira sensível e sempre tinha uma piada na manga para arrancar sorrisos", lembra Juliana. Deixa a viúva Maria Aparecida e as filhas Juliana e Gabriella.
Dia 28 de fevereiro, aos 52 anos, de parada cardíaca.
* * * * *
Aldair da Rocha Alves, 43 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Júlio Archanjo Alves e Irene da Rocha Alves. Sepultamento ontem.
Denair Marcelina de Souza, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Pinto de Oliveira e Olivia Marcelina de Souza. Sepultamento ontem.
Efigenia de Paula Miranda, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Efigenio Fernandes de Paula e Jalira Ferreira de Paula. Sepultamento ontem.
Elisete do Rocio Ferreira, 52 anos. Profissão: auxiliar serviços gerais. Filiação: Valdomiro Ferreira e Maria Nazare Martins Ferreira. Sepultamento ontem.
Everaldo Baginski, 23 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Baginski e Helena Lopatko Baginski. Sepultamento ontem.
Francisco Nadir Piovizan, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: Benjamim Poivizan e Nair Princival Piovizan. Sepultamento ontem.
Gabrielle Alves Dinis, 26 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Valdevino Alves Dinis e Márcia Roberta Sperling Dinis. Sepultamento ontem.
Jooao Procópio, 83 anos. Profissão: advogado(a). Filiação: José Procópio e Estephania Procópio. Sepultamento ontem.
Jorge Luiz Bezerra da Silva, 62 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Antônio Beerra da Silva e Elvira Jeuniker da Silva. Sepultamento ontem.
Jucelia Marcelino Cardoso, 40 anos. Profissão: outros. Filiação: Antônio Vieira Cardoso e Mercede Marcelino Cardoso. Sepultamento ontem.
Juliana da Silva, 30 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jair Silvério da Silva e Maria Isabel da Silva. Sepultamento ontem.
Leda Sartori Musumeci, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Percilio Sartori e Deolinda Zoldan Sartori. Sepultamento ontem.
Lourdes de Oliveira, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: João de Oliveira e Rosa de Oliveira. Sepultamento ontem.
Marcal José de Oliveira, 76 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Nada Consta e Maria Clara de Oliveira. Sepultamento ontem.
Marcionilla Ferreira dos Santos de Jesus, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ferreira dos Santos e Jovina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Maria Christina Lubke, 68 anos. Profissão: cabeleireiro(a). Filiação: Ernst Scholz e Margarete Scholz. Sepultamento ontem.
Maria Tereza de Oliveira Nascimento, 62 anos. Profissão: cabeleireiro(a). Filiação: Paulino de Oliveira Nascimento e Clara Alves Martins. Sepultamento ontem.
Paulo Roberto Ferreira dos Santos, 49 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Roberto Ferreira dos Santos e Irene Odete Granato dos Santos. Sepultamento ontem.
Sandra Mara Iurck Vosgerau, 51 anos. Profissão: empresário. Filiação: Douglas Iurck e Rachel de Freitas Negrão Iurck. Sepultamento ontem.
Sebastião Azevedo, 81 anos. Profissão: policial militar. Filiação: José Azevedo Sobrinho e Zulmira Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Willian Araújo da Silva, 18 anos. Profissão: auxiliar almoxarifado. Filiação: Marcos Aurélio Lopes da Silva e Cirene Correa Araújo. Sepultamento ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião