• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Não eram as nove décadas de vida que faziam Dymphnus ter muitas e muitas histórias para contar. Foram os caminhos pelos quais a vida o levou que fariam da sua biografia um dos livros mais espessos de uma biblioteca. Dim, como carinhosamente era chamado pelos filhos, morou os últimos meses no Jardim das Américas. Mas seus dias começaram bem longe dali, na cidade de Banjoewangi, em Java, na Indonésia. Filho do casal de holandeses Roeland Arnold Marie Vermeulen e Johanna Christina Van Boextel, seus primeiros 12 anos foram vividos em Sumatra e Java, e Dymphnus estudou em Nijmegen, na Holanda. Em 1938, com 16 anos, veio com os pais e irmãos para Carambeí, nos Campos Gerais.

Viveu ali até que chegou a Segunda Guerra Mundial; ele foi mandado para o Canadá e depois para a Inglaterra, onde aprendeu a ser canhoneiro. Foi, então, enviado para os Estados Unidos e colocado em um navio mercante, que naufragou após ser atingido na costa da Colômbia. Dim conseguiu encontrar um submarino alemão e salvou-se junto com seu companheiro de canhão. Ainda durante a guerra foi mandado para a Austrália para receber treinamento como piloto. Trazia para este país mulheres e crianças holandesas resgatados dos campos de concentração japoneses na Indonésia.

Foi na Austrália que conheceu Vita, com quem se casou em 1945; retornou para Carambeí dois anos depois. Ali tiveram seis filhos, mas dois morreram. Dim trabalhou em fazendas de café e gado em São Paulo e então voltou para Carambeí, onde dedicou-se à Batavo, da qual foi diretor durante muitos anos. Era o tipo de gestor que trazia soluções e tecnologias de outros países, principalmente da Holanda. Recebeu duas condecorações do governo holandês por serviços prestados por seus cidadãos em países estrangeiros. Deixou inúmeras lições para seus familiares, que amava tanto, apesar de preferir viver sozinho em sua chácara, onde cuidava muito do pomar e do jardim. Preservava a natureza e sempre mostrava para os filhos as espécies de árvores que iriam ser extintas no futuro – o que acabou realmente acontecendo com algumas. Deixa viúva, quatro filhos, 12 netos e três bisnetas.

Dia 30 de dezembro, aos 90 anos, de complicações respiratórias.

* * * * *

MARINGÁ

Adelino Medeiros Silva, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Peabiru, saindo da capela do mesmo.

Izabel Ferreira Mariano, 78 anos. Sep. ontem em Marialva.

Jovita Santana Lima, 87 anos. Sep. ontem em Maringá.

Neide Soares da Silva Severiano, 2 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque (Maringá), saindo da capela 1 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2.

Osler Colombari, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 7 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2.

Valdeci Santi Minguetti, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever de Arapongas, Rua Rolinhas, 1.643 – Centro.

FOZ DO IGUAÇU

Sebastião Chagas Lopes, 70 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Zahr Melhem Choway, 77 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

CURITIBA

Adairton Ferreira dos Santos, 37 anos, filho de Alinor Ferreira dos Santos e Maria de Lourdes dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal da Fazenda Rio Grande.

Antonina Labiak Stremel, 89 anos, do lar, filha de João Labiak e Maria Labiak. Sep. ontem.

Arai de Paula Bueno, 67 anos, do lar, filha de Benjamin Diniz de Paula e Fermina Moreira de Paula. Sep. ontem.

Arlinda Cury Silva, 88 anos, do lar, filha de Miguel Cury e Rufina Cury. Sep. ontem.

Claudine Fulan, 66 anos, motorista, filho de Júlio Epifanio Fulan e Cecilia Capelli Fulan. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela de Cambará.

Cleber Aramis Soares, 65 anos, militar, filho de Hercílio Soares e Terezinha Soares. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Clotilde Correia de Souza, 70 anos, zeladora, filha de Juvino Correia e Catharina Dujana Correia. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado.

Eram Mendes da Cruz, 77 anos, policial militar, filho de João Maria da Cruz e Georgina Mendes da Cruz. Sep. ontem.

Filonemo Pastuch, 59 anos, filho de Alexandre Pastuch e Liduina Futra Pastuch. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Prudentópolis.

Floraci das Graças Muller, 53 anos, do lar, filha de Amilton de Souza e Maria Borges de Souza. Sep. ontem.

Gabriel Ricardo Muniz, filho de Andre Carvalho Muniz Filho e Lilian Carla Ricardo Muniz. Sep. ontem.

Gecy Thereza de Lazari Mota, 78 anos, professora, filha de Anacleto de Lazari e Rosa Luvizzoto. Sep. ontem.

Hipólito Setinaresky, 53 anos, lavrador, filho de Gregório Setinaresky e Monica Mickos Setinaresky. Sep. ontem.

Iberaldo Costa Neto, 70 anos, Comerciante, filho de Osmar Costa e Adelina Schyschoff Costa. Sep. ontem.

Irany Rodrigues Silva, 90 anos, do lar, filha de Domingos Manoel Rodrigues e Carmelina Leite Rodrigues. Sep. ontem.

Ivo Spitzner, 67 anos, alfaiate, filho de Leopoldo Spitzner e Apolônia Spitzner. Sep. às 9 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Izidoro Jubanski, 81 anos, pedreiro, filho de Pedro Jubanski e Tecla Jubanski. Sep. ontem.

José Bacila Sade, 83 anos, empresário, filho de Teófilo Bacila Sade e Maria da Luz Sade. Sep. ontem.

José Felippe Cardoso, 65 anos, mecânico, filho de Pedro Felippe Cardoso e Gloria Pinheiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

José Martinho Bednarchuk, 51 anos, funcionário público municipal, filho de Paulo Bednarchuk e Maria Paluch Bednarchuk. Sep. às 8 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Salão da Terceira Idade – Rebouças.

Josefina Pietro, 73 anos, do lar, filha de João Kepka e Paulina Rupp Kepka. Sep. às 9 h, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.

Leonardo Martins Ribeiro dos Santos, 16 anos, filho de Osmar Ribeiro dos Santos e Lidia Martins. Sep. ontem.

Luiz Pereira de Camargo, 55 anos, pedreiro, filho de Laurindo Pereira de Camargo e Jacira de Oliveira Camargo. Sep. às 13 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Maria Iracema Przedziecki, 58 anos, porteira, filha de Ernesto Francisco e Amazilia do Amaral. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Boqueirão.

Maria Jucimara dos Santos, 31 anos, do lar, filha de José Albino dos Santos e Maria Ilda Martins de Oliveira Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Natalina Berti, em São José dos Pinhais.

Maria Massenham Carlesso, 88 anos, do lar, filha de Ângelo Massenham e Lúcia Mazon. Sep. ontem.

Marlene Tromini Bianchini, 78 anos, professora, filha de Waldemara Rogerio Trombini e Mafal­da Malucelli Tronbini. Sep. ontem.

Marquiano Svidnicki, 77 anos, comerciante, filho de Paulo Svidnicki e Genoveva Svidnicki. Sep. ontem.

Murilo Henrique Araujo, 16 anos, filho de Jaqueline Pergentino Araujo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Metropolitano (Fazenda Rio Grande).

Osvaldo Ferri, 67 anos, empresário, filho de Vitorio Ferri e Elvira Menega Ferri. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Simone Lisboa, 39 anos, do lar, filha de Vidal Lisboa e Neuza Ribeiro Lisboa. Sep. às 11 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela do mesmo.

Sofia Polidoro, 73 anos, do lar, filha de Teolindo Bueno Polidoro e Madalena de Baura. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial São Marcos.

Solange de Paula, 32 anos, zeladora, filha de Iracema Fabrício de Paula. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da moradias Cajuru.

Sueli Teresinha Vieira da Silva Jorge, 51 anos, do lar, filha de Jovino Vieira da Silva e Emilia de Paula Silva. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Nossa Senhora de Lourdes – Fazendo Rio Grande.

Suely Lanzoni Bonato, 60 anos, professora, filha de Agapio Lanzoni e Mafalda Parolin Lanzoni. Sep. ontem.

Theilor Lopes dos Santos, 20 anos, motorista, filho de Aridon Lopes dos Santos e Adriana da Silva Ferreira. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Valdeci Martins Braga, 66 anos, do lar, filha de Celestino Martins e Amélia da Silva Martins. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Centro Cívico.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]