• Carregando...
 | Débora Mariotto Alves/Gazeta do Povo
| Foto: Débora Mariotto Alves/Gazeta do Povo

Ao chegar a Paranaguá, no Litoral do Paraná, em 2006, dom João Alves dos Santos chamou a atenção por duas coisas: a voz imponente e a simplicidade. Tornou-se tão próximo das pessoas que os fieis concluíram: “só podia ser brasileiro”. Nomeado bispo pelo papa emérito Bento XVI, ele chegou à diocese com uma difícil missão: substituir o carismático dom Alfredo Novak, com mais de 25 anos de episcopado. Dom João foi o terceiro bispo da diocese, que completou 50 anos em 2012.

A padre Carlimar Holanda conta que a sua ordenação estava marcada para outubro e havia dois bispos que poderiam ministrar o sacramento. “Perguntei a dom Alfredo quem faria minha ordenação e ele disse para eu pedir a dom João. Seria a primeira ordenação dele. Quando perguntei, ele disse: ‘vai ser uma alegria!’”, lembra-se o padre. Em nove anos de episcopado, ordenou nove padres para a diocese.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Aos poucos foi revelando outros talentos: era um grande cozinheiro. “No Natal e na Páscoa, ele sempre fazia questão de cozinhar para todos os padres. Perdemos um bispo e um cozinheiro”, conta Thiago Trigo, o último padre ordenado.

Grande educador, as lições do bispo sempre pendiam para a simplicidade franciscana. Exemplo disso foi a escolha do lema do episcopado: “Como aquele que serve”. Servindo, ensinou e repreendeu. O “filho mais velho”, padre Carlimar, que o diga. Em frente à casa do bispo havia muitos moradores de rua e após um funcionário da Mitra ter o vidro do carro quebrado, todos ficaram receosos. “Na noite de Natal eles pediram comida e eu disse não. Dom João não falou nada. Entrou em casa, fez os pratos, encheu garrafas com suco e levou para eles. Quando voltou, olhou nos meus olhos e disse: ‘é Natal para todo mundo’. Chorei por causa disso”.

O amor ao próximo refletia-se especialmente em duas pastorais: Afro-brasileira e Carcerária. Na primeira, era referência em todo o país. Na segunda, era líder na Regional Sul 2 da CNBB. Por isso viajava muito. Fazia questão de acompanhar os trabalhos de perto.

Para o Jubileu de Ouro da diocese, em 2012, acompanhou desde a preparação estrutural até a entrega dos convites. Da mesma forma que recebia autoridades em sua casa, aceitava a visita de qualquer pessoa. Esse comportamento deixou o seminarista Felipe Assis assustado. “Eu vim de São Paulo e, ao chegar em Paranaguá, disseram-me que eu ficaria hospedado na casa do bispo. Perguntei se eles estavam loucos. Quando chegamos à casa de dom João, ele estava fritando ovo para comer com pão e perguntou se eu queria também. ‘Gema mole ou dura?’, perguntou o bispo, e nós jantamos com ele”. Um tempo depois, Felipe fez o pedido formal, por meio de carta, para ingressar no seminário diocesano e foi aceito. Em dez meses, Felipe se tornou mais um dos “filhos” de João.

Menina dos olhos da diocese, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio teve um grande incentivador. As procissões que acontecem em novembro e recebem aproximadamente cem mil pessoas sempre contaram com a presença e as palavras de fé do bispo, que ia andando com o povo em boa parte do trecho. Depois, subia no carro de som para abençoar a multidão.

A relação familiar sempre foi evidente. A postura de pai aparecia até na hora de mimar os filhos: “ele descobria facilmente do que você gostava e se esforçava para te oferecer aquilo. Caqui, abacaxi, frutas que nós gostamos, não faltavam na casa dele”, relata o padre Carlimar. O líder da diocese de Paranaguá era considerado membro de três famílias: a dele, que era pequena, a dos capuchinhos e a da diocese que liderava.

Já internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, ele pediu ao padre Carlimar que dissesse ao povo: “estou com saudades”. “Dom João se deixou amar pelo povo”, resume Thiago. Quando recebeu a notícia da internação, Carlimar estava de férias. “Cancelei e vim embora pra cuidar dele. Ele ensinou a cuidar das pessoas”, destaca.

O bispo foi para o hospital para tratar de um quadro de infecção nos rins, mas, desde 3 de abril, o caso se agravou e os médicos optaram por induzi-lo ao coma. Apesar dos esforços dos profissionais, a infecção não pôde ser contida e evoluiu para falência múltipla dos órgãos. Na madrugada de quinta-feira (9), dom João deixou milhares de órfãos na diocese de Paranaguá, além de dois irmãos e sobrinhos.

Dia 09 de abril, aos 58 anos, de falência múltipla dos órgãos, em São Paulo.

Lista de Falecimentos - 10/04/2015

Adolfo Blank, 92 anos. Profissão: economista. Filiação: Ervino Blank e Elza Blank. Sepultamento segunda-feira, 11 de maio de 2015 às 15hh, Comuna Evangélica Luterana, saindo de Protestante.

Aldivino Telles, 80 anos. Filiação: Sebastião Telles e Elisa Barbosa. Sepultamento ontem.

Brunilda Gorski Sztoltz, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Gorski e Carlota Gorski. Sepultamento ontem.

Carlos Roberto Zanello de Aguiar, 66 anos. Profissão: repórter. Filiação: Celso Cardona de Aguiar e Argene Zanelo de Aguiar. Sepultamento ontem.

Carlos Soares Cordeiro Júnior, 44 anos. Filiação: Carlos Soares Cordeiro e Tereza Miranda. Sepultamento ontem.

Claudete Camilo, 44 anos. Profissão: químico(a). Filiação: Nicolau Custodio Camilo e Antônia João Caetano. Sepultamento ontem.

Daniel Ferreira, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Clementino Ferreira e Deomila Pereira Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de Assoc.de Moradores Rua Benedito Siqueira Branco 470- Alto Boqueirão CuritibaPR.

Denilson Pinheiro do Carmo, 50 anos. Profissão: soldador. Filiação: Nelito Pinheiro do Carmo e Ivone Mello Pinheiro do Carmo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela 02 CemitérioMunicipal São Francisco de Paula.

Emma Gabardo Olstan, 91 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Antônio Gabardo e Rachel Gabardo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela Nº 01 do Cemitério Municipal Água Verde Curitiba PR.

Eufrozina Derenivecz, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanislau Buracoski e Vitória Buracoski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Estrada Campestre S/n LagoinhasPR - Tijucas do SulPR.

Eva de Fátima Farias, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Soares Fragoso e Sebastiana de Lourdes Linhares. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Irati.

Fanny Carlota Ângela Bortolin Klas, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Thomaz João Bortolin e Arlinda Zaniolo. Sepultamento ontem.

Geraldo Brazilino Ribeiro de Carvalho, 68 anos. Profissão: farmacêutico(a). Filiação: Geraldo Ribeiro de Carvalho e Geny Ribeiro de Carvalho. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Câmara de Matinhos PR.

Hercilia Paulino de Souza, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: José de Souza Ferreira e Aparecida Margarida Ferreira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal da Cidade de JarezinhoPR.

Jean César Batista de Oliveira, 21 anos. Profissão: padeiro(a). Filiação: Rosilda Batista de Oliveira. Sepultamento ontem.

João Luiz Remowicz, 53 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Leonor Remowicz. Sepultamento ontem.

João Vitor Ivanoski da Roza, 1 dias. Filiação: Ronaldo da Roza Ivanoski e Raysla Caroline Ivanoski da Roza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Joelio Antônio de Faria, 36 anos. Profissão: motorista. Filiação: Lupercio Antônio de Faria e Neusa Albergoni de Faria. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

José Aparecido Oliveira, 64 anos. Profissão: artes plásticas. Filiação: José Paulo de Oliveira e Aparecida Maria de Oliveira. Sepultamento ontem.

José Costa Vale, 67 anos. Profissão: motorista. Filiação: Martinho da Costa Vale e Júlia Rodrigues de Lima. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo de Igreja Assembleia de Deus R dos Pioneiros 788 Sitio Cercado.

José Dirceu Barbosa, 59 anos. Profissão: encanador(a). Filiação: Deocliano Barbosa e Maria Madalena Messias. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de Primeira Igreja Batista Cachoeira Alm. Tamandaré PR.

José Viana Quintanilha, 63 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Quintanilha e Zelina Viana Quintanilha. Sepultamento ontem.

Juarez Monteiro, 69 anos. Filiação: José Monteiro e Alzira B Monteiro. Sepultamento ontem.

Judite Estevão de Oliveira, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Dias de Souza e Izaura Estevão de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo de Igreja Evangélica Quadrangular Vila Mariana Piraquara PR.

Lauro Ferreira, 76 anos. Profissão: gerente manutenção. Filiação: Joaquim Ferreira de Lima e Virgínia dos Santos Ferreira. Sepultamento ontem.

Lucas Filipe Honorato Ribeiro, 9 dias. Filiação: Orlando Cláudio Rodrigues Ribeiro e Michele Honorato dos Santos Ribeiro. Sepultamento ontem.

Luís Rogério de Almeida, 3 anos. Filiação: Iginorado e Adriana da Luz de Almeida. Sepultamento ontem.

Luiz Fernando Rodrigues, 76 anos. Profissão: médico(a). Filiação: Francisco Rodrigues Cortes e Carmen Avi Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela Nº 01 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula Curitiba PR.

Luiz Gonçalves, 46 anos. Profissão: entregador(a). Filiação: Maurílio Gonçalves e Maria Francisca Gonçalves. Sepultamento ontem.

Margarida Kasdorf Froese, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jacob Peter Kasdorf e Margarida Kasdorf. Sepultamento ontem.

Maria Terezinha de Lima Mello, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jacob Muller Neto e Adélia Bernardi Muller. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdesde Ramos, 81 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Sebastião Ferreira e Maria do Rosário Fernandes. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo de residência.

Olivia Baptista Schinadoski, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Olegário Baptistafernandes e Emília Maria Baptista. Sepultamento segunda-feira, 11 de maio de 2015, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Olivia Passos Marcos, 94 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Abelardo Passos e Higina Neves Passos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Osmar Paes Landin, 53 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Pedro Ribeiro Paes Landin e Geralda Manoela Felício Landin. Sepultamento ontem.

Osvaldir Beirao Raffs Júnior, 49 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Osvaldir Beirao Raffs e Lourdes Pereira Raffs. Sepultamento ontem.

Otávio Filipiak, 76 anos. Filiação: João Filipiak e Helena Filipiak. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de Associação de Bairros do Capão Raso.

Pedro Lauri Cordeiro Leal, 59 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Atilio Cordeiro Leal e Irene Tizott Leal. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Rafael Szklar, 78 anos. Profissão: servente. Filiação: Alexandre Szklar e Maria Szklar. Sepultamento ontem.

Reni Lourdes Walter, 72 anos. Profissão: enfermeiro(a). Filiação: Francisco Walter e Elvira Neider Walter. Sepultamento ontem.

Renilda Winther Jacomitte, 65 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Paulo Winther e Maria Winther. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Therezinha Amarlih Gasparin, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jacob Breda e Assunta Golin Breda. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela 02 CemitérioParque Iguacu.

Valdevino Moreira, 61 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Manoel Moreira dos Santos e Geralda Bessa dos Santos. Sepultamento domingo, 12 de abril de 2015 às 17hh, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Itaquirai-Ms.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]