A curitibana Edith Pizzatto era descendente de alemães por parte da mãe e de dinamarqueses pelo lado do pai. Quando era menina, tinha o típico rosto de “alemãzinha”.
Nasceu em 24 de agosto de 1918 e passou boa parte da infância entre as aulas de ginástica, corrida e tênis. As poucas horas vagas restantes eram preenchias com lições de piano. O instrumento foi uma de suas grandes paixões e o responsável pela predileção da moça por música clássica – em especial Chopin.
Anos mais tarde, conheceu Antero Sadi Pizzatto e eles começaram a namorar. Eram da mesma turma de amigos e frequentavam os bailes do Clube Concórdia. Casaram em 11 de fevereiro de 1940.
Edith se apaixonou por Sadi, como era conhecido, e pela profissão dele. Médico, ele trabalhou com Erasto Gaertner e foi um dos idealizadores do hospital homônimo.
A curitibana participou, em 1953, da criação da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Paraná. Inicialmente era um meio de levantar fundos para a construção do Hospital Erasto Gaertner. Ainda na fase do projeto, a instituição precisava de investimentos e diziam que “ninguém melhor do que as mulheres para conseguir doações”.
Assim, ao lado de Anita Gaertner, esposa de Erasto, começou a criar meios de conseguir capital – o que fazia com êxito, principalmente por ser bem relacionada com diversas personalidades da época.
O envolvimento do casal com a causa era tamanho que os dois acabaram se mudando, de mala e cuia, para o Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná. Dessa forma não teriam gastos com aluguel e poderiam destinar todos os recursos à empreitada.
Com a inauguração e posterior crescimento do hospital, a Rede Feminina também cresceu. Em meados da década de 80, Edith se tornou presidente da entidade e passou a gerenciar 400 voluntárias em 16 cidades.
Tinha um carinho especial pela ala pediátrica do Erasto, de onde muitas vezes saía chorando, emocionada com a felicidade e, por vezes, resignação das crianças com câncer. Com extrema sensibilidade, influenciou os dois filhos a seguiram a profissão do pai e a darem atenção à pediatria.
Apesar do cuidado em situações com essas, era muito “durona” e centrada para assuntos corriqueiros, principalmente com os filhos. A personalidade dela ficava completa com o a do marido, que era mais tranquilo.
Com a intensa dedicação de Edith ao voluntariado, os filhos acabaram sentindo a sua falta. Mas a ausência era compensada nos fins de semana na chácara em Colombo. Lá, cozinhava e os pratos são sempre lembradas pela família, que adorava, em especial, o cuque de uva ou banana que preparava.
Também tinha um apreço por flores. Não saía da chácara sem ao menos colher um buquê. Em casa, desenvolveu uma coleção de orquídeas, com pelo menos 30 exemplares.
Em meados de 2000, parou de ir ao hospital fisicamente, mas nunca deixava de pensar em seus momentos no local. Passou a dedicar seu tempo aos netos, mas sempre dizia: “que saudade das minhas crianças do hospital!”.
Edith deixou dois filhos, quatro netos e quatro bisnetos. Todos estão com o coração tranquilo, pois sabem que ela viveu intensamente e cumpriu a sua missão.
Dia 13 de abril, aos 97 anos, de complicações de uma traquiobronquite, em Curitiba.
Colaborou: Cecília Tümler.
Lista de falecimentos
Adair Lima de Paula, 72 anos. Profissão: auxiliar de enfermagem. Filiação: Sebastião Franco de Lima e Cecília Moreira de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 02.
Airton Ribeiro do Bonfim, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Eduardo Ribeiro do Bonfim e Maria Ferreira do Bonfim. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela do Uberaba, em Curitiba.
Amélia Brittes, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ezequiel Nogueira Claro e Estefania Gonçalves Claro. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Rubi.
Ângela Alves Marchesini, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Raul Alves e Maria Joselita Borges Alves. Sepultamento ontem.
Antônio Valter de Andrade, 58 anos. Profissão: motorista. Filiação: Raul Soares de Andrade e Maria Rosa de Andrade. Sepultamento ontem.
Apparecido Donadelli, 87 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Luiz Donadelli e Rita Maria de Jesus Donadelli. Sepultamento ontem.
Armando Seguis Tavares, 92 anos. Filiação: Pedro Seguis Tavares e Maria da Costa Tavares. Sepultamento ontem.
Benedita Pereira dos Santos, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardino Pereira e Benedita Alves. Sepultamento ontem.
Benedita Zeferino do Amaral, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Zeferino dos Reis e Laura Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Mortuária Paroquial Abranches.
Brandina Lopes Pereira, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Osório Lopes e Bernardina de Mello. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Castro.
Conceição Maria do Nascimento, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Rosa da Silva e Ana Maria de Almeida. Sepultamento ontem.
Darcy Ribeiro Batista, 90 anos. Filiação: José Ribeiro Batista e Domingas Ribeiro Batista. Sepultamento ontem.
Débora Priscila de Camargo, 29 anos. Filiação: José Airton de Camargo e Iara Zekl de Camargo. Sepultamento ontem.
Divanir Santana Buhrer, 76 anos. Filiação: Pedro Santana Buhrer e Maria Helena Peroza. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Igreja Evangélica do Guatupê, em São José dos Pinhais.
Dorival Wenceslau, 66 anos. Profissão: técnico em eletrônica. Filiação: Cândido Wenceslau e Elzira Landi. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem.
Ecequiel Basso, 94 anos. Filiação: Frederico Basso e Regina Basso. Sepultamento ontem.
Eduvaldo Gusmão dos Anjos, 73 anos. Profissão: auditor. Filiação: Eduardo Gusmão dos Anjos e Margarida Macedo Gusmão dos Anjos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Elizabete Kunycki Gonçalves, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Kunycki e Ana Miranda Kunycki. Sepultamento ontem.
Elmira Hilcko, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanislau Hilcko e Margarida Diana Fioravante. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Emília Adelaide Arzua, 95 anos. Profissão: médica. Filiação: Emílio Arzua e Lúcia Graichen Arzua. Sepultamento ontem.
Ermelino Palhano dos Santos, 79 anos. Filiação: Geraldo Palhano dos Santos e Faustina Valente dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 03.
Euflazio de Paula, 76 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Thomaz Francisco de Paula e Rozaria Rita de Jesus. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Piraju (SP).
Evaristo Nunes Pereira, 59 anos. Profissão: pintor. Filiação: Joaquim Nunes Pereira e Alsira da Silva Pereira. Sepultamento ontem.
Gustavo Marcelo de Lima Silva, 18 anos. Profissão: operador de caixa. Filiação: Marcelino Silva e Márcia Faria de Lima. Sepultamento ontem.
Irene Nadolny Otto, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Andréa Nadolny e Martha Nadolny. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela número 02.
Irma Mazzarino Berte, 102 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Mazzarino e Santina Rotta. Sepultamento ontem.
Isaura Lodetti Nazario, 87 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Ângelo Lodetti e Santina Piazzoli. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.
Ivai do Valle, 68 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Solano do Valle e Clotilde Martelli do Valle. Sepultamento ontem.
João Manoel Alves Lemes, 84 anos. Filiação: Ervino Manoel Lemes e Benedita Alves Lemes. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Mortuária Municipal de Fazenda Rio Grande.
Johnny Marcelo Araújo dos Santos, 50 anos. Profissão: professor. Filiação: José Araújo dos Santos Filho e Margarida Alves Araújo dos Santos. Sepultamento ontem.
José Francisco dos Santos, 86 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: José Claudino dos Santos e Maria Orbela. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja de Jesus Cristo, no bairro Fazendinha, em Curitiba.
José Lourenço Lustoza Fagundes, 61 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Dario Fagundes e Francisca Lustoza Fagundes. Sepultamento ontem.
José Pedro da Silva, 87 anos. Profissão: mecânico. Filiação: José Pedro da Silva e Pastora Venancia. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Josefa Leal de Lima, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Lourenço Vieira e Paulina Nepamoceno Leal. Sepultamento ontem.
Leonilda da Cruz, 58 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Jacob da Cruz e Júlia Cláudio da Cruz. Sepultamento ontem.
Leonny Guzzoni Doria, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ferdinando Guzzoni e Maria Schwab Guzzoni. Sepultamento ontem.
Luís Odone da Silva Martins, 47 anos. Profissão: segurança. Filiação: Clóvis Dante Fortes Martins e Corina da Silva Martins. Sepultamento ontem.
Luiz Alberto Pucci, 69 anos. Filiação: Paschoal Pucci e Maria Angélica Pacheco Pucci. Sepultamento ontem.
Luiz Carlos Bay de Bairo, 34 anos. Filiação: Vitor Rodrigues de Bairo e Catarina Nestor Bay. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 01.
Manuel Lourenço de Souza Neto, 68 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Miguel Lourenço de Souza e Irinea Rodrigues de Menezes. Sepultamento ontem.
Margarida da Silva, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Ricardo da Silva e Luíza Garcia da Silva. Sepultamento ontem.
Maria de Lourdes Massier Ângelo, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito Massier e Conceição Silvério. Sepultamento ontem.
Miriam Boeira de Vargas, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Boeira de Vargas e Maria Ignez Boeira. Sepultamento ontem.
Nicole Meireles Teixeira, 5 anos. Filiação: André dos Santos Teixeira e Neili Aparecida Meireles. Sepultamento ontem.
Orlice Orlandi Leone, 83 anos. Filiação: Cícero T. Orlandi e Alice Senson Orlandi. Sepultamento ontem.
Paulina Szychta, 80 anos. Profissão: diarista. Filiação: Thomaz Mlenek e Josepha Mlenek. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo do mesmo local.
Pedro Alves dos Santos, 81 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Manoel Alves dos Santos e Maria Pereira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Boqueirão.
Pedro Grabarski, 74 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: Nicodemo Romão Grabarski e Helena Mazur Grabarski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Palmital.
Rafael Oliveira dos Santos, 24 anos. Profissão: servente. Filiação: Adiel Correa do Santos e Márcia Nunes de Oliveira. Sepultamento ontem.
Ramarina Fonseca dos Santos, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Alfredo da Fonseca e Hortência Alves da Fonseca. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Reinaldo Muller, 45 anos. Profissão: motorista. Filiação: Benedito Pereira Muller e Rosina Guibe Muller. Cerimônia hoje, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo, saindo da capela número 04 do Cemitério Municipal Água Verde.
Rosa Cheki Colaço, 74 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Paulo Cheki e Ana Cheki. Sepultamento hoje, Cemitério Municipal de Contenda, saindo da Igreja Missão de Apoio, no bairro Pinheirinho, em Curitiba.
Rubens Pareschi, 81 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: Ricardo Pareschi e Joana Pareschi. Sepultamento ontem.
Sidinez Aparecido Borges, 65 anos. Filiação: Antônio Borges e Anizia Rodrigues Borges. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.
Silvério Protzek, 80 anos. Filiação: André Protzek e Melania Protzek. Sepultamento ontem.
Sônia Regina Schneider, 58 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Rosa da Silva. Sepultamento ontem.
Thiago Martins Falcão, 29 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Ananias Soares Falcão e Leci Terezinha Martins Falcão. Sepultamento ontem.
Valdemiro Costenaro, 60 anos. Profissão: motorista. Filiação: Etelvino Luiz Costenaro e Lydia Costenaro. Sepultamento ontem.
Valdir Marchioro, 76 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Jorge Marchioro e Carmela Berno Marchioro. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Vilson Necreto, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: Belmiro Necreto e Conceição Elisa Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Welington dos Santos Beira, 22 anos. Profissão: estudante. Filiação: Wanderley Santiago Beira e Sirlene dos Santos Beira. Sepultamento ontem.