Edmée Pinto dos Santos teve vida longa. Tão longa que era difícil quem não se impressionasse ao saber de seu rosário de aniversários: 107 anos completados em maio, um recorde entre os aproximados 23 mil brasileiros centenários. Ela nasceu em 1904. E até os últimos meses de 2010 participava da rotina da casa, desafiando o IBGE e a medicina. É verdade que chegou a se dizer cansada. Mas tinha motivos para resistir o casarão onde viveu desde a juventude, na Rua Gonçalves Dias, a poucas quadras da Pracinha do Batel estava sempre cheio de parentes, em especial nas tardes de sábado, quando ali eram servidos fartos cafés à curitibana. Pode-se dizer que Edmée viu o século passar entre bules e fornadas de cuque. Sua história daria um conto de Orígenes Lessa tem parágrafos de poesia e de tragédia. Moça bem nascida da antiga Rua Ratcliffe, hoje Westphalen, era bela e adorava enfeitar os próprios chapéus. Mas aos poucos, demonstrou ser uma guria diferente. Em vez de cursar a escola normal, escolheu ser contabilista. E ao se casar com Rômulo, abriu mão das vaidades, adotando o cabelo à la garçonne, tosados no barbeiro. As provações lhe vieram ainda jovem. Nos anos 30, morreram seus dois filhos pequenos, José e Benedito, no intervalo de pouco mais de um mês. Restou-lhe a caçula Maria de Lourdes. A experiência aproximou o casal do espiritismo, fazendo com que se tornasse uma referência entre os adeptos da doutrina de Allan Kardec em Curitiba. Edmée e Rômulo tinham a marca da caridade. Apesar dos afazeres no Armarinhos Monroe, cujo balcão dividiram por meio século, na Rua Riachuelo, 258, fizeram do portão da casa, no Batel, um centro de atendimento aos desvalidos. Ali, por décadas, formaram-se filas de pessoas em busca de um prato de comida. Com a morte do pai e a velhice da mãe, a tarefa passou para Lurdinha, 77 anos. Não só. Como Edmée parou de falar e ouvia mal, a filha se comunicava com ela escrevendo frases em letra graúda num caderno escolar. Ao ler "linda" ou "está bem?", a velha senhora respondia com sorrisos. O casarão estava cheio no dia da partida de Edmée. Foi-se em silêncio enquanto Lurdinha atendia as visitas. Deixa uma filha, dois netos, seis bisnetos e quatro trinetos.
Dia 18 de agosto, aos 107 anos, de causas naturais.
CURITIBA
Isadora Luísa Salgado, 3 dias, filha de Ítalo Rodrigo Salgado e Elisandra dos Santos. Sep. ontem.
Claudete da Costa, 36 anos, do lar, filha de João da Costa e Nadir da Costa. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Palmital.
Sebastiana Pires da Rosa, 67 anos, do lar, filha de Alípio Pires de Paula e Carlota de Paula Ribas. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Adriana Colombo.
Ari Ângelo Frazon, 62 anos, motorista, filho de Paulino Frazon e Joana Nodari. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Paroquial Nossa Senhora do Rosário Colombo.
Luiza Lopes Esteves, 3 meses, filha de Everton Luis Esteves e Luciana Lopes Esteves. Sep. ontem.
Nelson Lanconi, 91 anos, funcionário público estadual, filho de Francisco Lanconi e Rosa Lanconi. Sep. ontem.
Cesário Ribeiro Filho, 58 anos, pintor, filho de Cesário Ribeiro e Joviliana Alves Ribeiro. Sep. ontem.
Atamir de Oliveira Godói, 71 anos, motorista, filho de Antônio de Oliveira Godói e Joaquina Costa de Almeida. Sep. ontem.
Maurílio Beghetto, 71 anos, funcionário público estadual, filho de João Beghetto e Eleondina Beghetto. Sep. ontem.
Elaine Darly da Silva, 20 anos, auxiliar de produção, filha de Ilda Domingos da Silva. Sep. ontem.
Nelson Schroeder, 65 anos, supervisor, filho de Adolfo Schroeder e Maria Schroeder. Sep. ontem.
Walkiria Dihlmann, 75 anos, funcionária pública estadual, filha de Paulo Eduardo Dihkmann e Maria Bonifacio Dihlmann. Sep. ontem.
Antônio Miler, 59 anos, pedreiro, filho de Gomercindo Miler e Alaide Miler. Sep. ontem.
Maria Miquilina Fernandes Barreiros, 65 anos, do lar, filha de Maria Fernandes Marcelina. Viúva de Manoel Costa Barreiros. Sep. ontem.
Felipe Constantino Dolinski, 7 dias, filho de José Antônio Dolinski e Fernanda Constantino. Sep. ontem.
Luiz Alves de Godoy, 74 anos, eletricista, filho de Candido Alves de Godoy e Maria Flora de Oliveira. Viúvo de Pasqua Santinelli de Godoy. Sep. ontem.
LONDRINA
Alexandre Ferreira da Rocha, 35 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade (Cambé), saindo da capela do mesmo.
Maria da Luz de Lima, 63 anos. Sep. ontem em Arapongas.
Maria de Sylvio, 76 anos. Sep. ontem em Londrina.
Maurílio Tamboreli, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.
Nilsa Maria Bergamin Ferreira, 72 anos. Sep. dia 29 às 9h15, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.
Tereza Fazoli Ferreira, 74 anos. Sep. ontem em Santo Antônio do Paraíso.
Therezinha de Oliveira Julian, 74 anos. Sep. ontem em Arapongas.
Wilson Mafra, 57 anos. Sep. ontem em Londrina.
Albino Alves Paz, 72 anos. Sep. ontem em Londrina.
Cláudio César de Souza Lima, 48 anos. Sep. ontem em Londrina.
Cristiano Aparecido Dias, 25 anos. Sep. ontem em Londrina.
José de Assis Fernandes, 77 anos. Sep. ontem em Londrina.
José Victorino Fernandes, 96 anos. Sep. ontem em Londrina.
Juarez dos Santos Silva, 53 anos. Sep. ontem em Londrina.
MARINGÁ
Virginia Semensato Falaschi, 99 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela Alvorada 1 da Prever de Maringá, Av. Pedro Taques, 3397 Jardim Alvorada
Everson Willie da Silva, 36 anos. Sep. ontem em Maringá.
Therezinha de Oliveira Julian, 74 anos. Sep. ontem em Arapongas.
Affonso Vagetti, 79 anos. Sep. ontem em Alto Paraná.
Dorival Amaro, 64 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Sarandi, Rua Jacanã, 866 Centro, em Sarandi.
FOZ DO IGUAÇU
Adélcio Irineu Kryssan, 53 Anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu
Irailde Mota Brito Ferreira, 47 anos. Sep. dia 30, em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Belo Horizonte, 1.594 Jardim Estrela, em Foz do Iguaçu.
Deixe sua opinião