Quando o soldado Geraldino Werner e seus colegas chegaram à Itália, foram recebidos como heróis. Durante os anos que sucederam a 2.º Guerra Mundial, o expedicionário contava o episódio como se tivesse acontecido no dia anterior. O pracinha dedicou o restante da sua vida em recontar a história da participação brasileira naquela guerra. Catarinense de Itajaí, Werner, com quatro anos de idade, se mudou para Paranaguá, com a mãe e três irmãos. Durante o período em que morou no litoral, completou o primário e acompanhou o padrasto, que na época trabalhava no porto. Aos 14 anos, em busca de trabalho, Werner abraçou a oportunidade de se mudar para o Rio de Janeiro, onde atuou como estivador até completar 18 anos. Nesta época Werner embarcou naquela que seria a maior aventura de sua vida. Alistou-se no Exército e foi voluntário para atuar na Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial. Integrante da 2ª Companhia do 1º Regimento de Infantaria (conhecido como "Regimento Sampaio") chegou à Itália em outubro de 1944 e, depois de um mês de treinamento, que incluía combate com arma branca, a unidade de Werner participou de um ataque ao Monte Castello. Ao voltar para Paranaguá, em 1945, Werner se casou. Sem emprego, prestou alguns serviços no porto da cidade até ser contratado pela Capitania dos Portos, onde trabalhou durante quase 30 anos. Como tantos outros ex-combatentes, passou pela experiência do desprezo com que foram tratados os veteranos. Nos últimos anos de sua vida, Werner dedicou-se a promover a história do Brasil na 2.ª Guerra Mundial. Em Curitiba, para onde se mudou em 1975, trabalhou no Museu do Expedicionário, até chegar ao cargo de diretor. Foi homenageado pelo governo brasileiro e viajou para a Itália para as comemorações de 50 anos da tomada de Monte Castello. Werner deixa esposa e três filhos.
Dia 10 de dezembro, aos 89 anos, de falência múltipla dos órgãos.
* * * * *
CURITIBA
Adelson Sabará, 48 anos, filho de Jair Sabará e Terezinha Pires Sabará. Sep. ontem.
Adnilson Ivanski da Silva, 33 anos, pintor, filho de Agenor Vicente da Silva Filho e Matilde Ivanski da Costa. Sep. ontem.
Adriana Jaqueline Kretschmann, 25 anos, auxiliar de produção, filha de Vilso José Kretschmann e Maria Wolf Kretschmann. Sep. ontem.
Alberto Michelin, 87 anos, empresário, filho de Domingos Michelin e Vergínia Delazari Michelin. Sep. ontem.
Amaciel de Melo, 66 anos, funcionário público municipal, filho de Aristides de Melo e Donaria Maria Vieira de Melo. Sep. ontem.
Antônio Alves dos Santos, 81 anos, policial militar, filho de Arcelino Alves Rodrigues e Clementina Alves dos Santos. Sep. ontem.
Arthur Poncio Chemigz, 20 dias, filho de Dirceu Poncio da Silva e Fabíula Corradi Chemigz. Sep. ontem.
Daniele Aparecida Dias Martins, 24 anos, filha de Atair Lirman Martins e Jurema Dias Martins. Sep. ontem.
Eunice Maito Perini, 66 anos, do lar, filha de Renato Maito e Alice Maito. Sep. ontem.
Helena Waromby Brusch, 89 anos, do lar, filha de José Waromby e Clara Waromby. Viúva de Paulo Brusch. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Vaticano Diamante.
Jardilino da Rocha, 78 anos, carpinteiro, filho de José Gonçalves da Rocha e Onorina Inácia dos Santos. Sep. ontem.
Julinda Taborda Ferreira, 83 anos, doméstica, filha de Paulina da Silva Moreira. Viúva de Odoro Taborda Ferreira. Sep. ontem.
Leonardo Kretschmann, 3 meses, filho de Vilso José Kretschmann e Maria Wolf Kretschmann. Sep. ontem.
Loreci Conceição Antunes Rosa, 46 anos, doméstica, filha de Arnaldo Rosa e Dorcina Antunes Rosa. Sep. às 17 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Lucas Irik, 15 anos, filho de Leni Irik. Sep. ontem.
Manuella Eduarda Garcia de Oliveira, 2 meses, filha de Wanderlei de Oliveira e Rosa Maria Garcia. Sep. ontem.
Maria de Oliveira Faria, 63 anos, do lar, filha de Oscar Braz de Oliveira e Maria de Almeida de Oliveira. Sep. ontem.
Maria Domingues de Oliveira Silva, 45 anos, do lar, filha de Pedro Domingues de Oliveira e Maria Benvinda de Oliveira. Sep. ontem.
Matilde Gonçalves de Lima, 76 anos, do lar, filha de Paulino Gonçalves de Lima e Eulina de Souza Lima. Viúva de Alexandre Kocowski. Sep. ontem.
Mônica Hernacki Safanelli, 81 anos, do lar, filha de Waclaw Hernacki e Anna Hernacki. Sep. ontem.
Neusa de Carvalho Fermino, 54 anos, doméstica, filha de Valdomiro de Carvalho e Alzira Betamelo. Sep. ontem.
Rafael Lucas Bueno, 22 anos, repositor, filho de Sérgio Luiz Bueno e Sônia Arlete Szkudlarek Bueno. Sep. ontem.
Rosa da Rocha de Lima, 76 anos, do lar, filha de Martim da Rocha e Maria Trindade. Sep. ontem.
Sérgio Marques, 82 anos, agricultor, filho de Elvídio Marques e Deolinda da Silva Marques. Viúvo de Zeni de Souza Marques. Sep. ontem.
Sueli de Fátima dos Santos Reis, 48 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de José Golfredo dos Santos e Maria Augusta dos Santos. Sep. às 17 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).
Verônica Karach Kukla, 69 anos, do lar, filha de Vicente Karach e Helena Karach. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária).
Vitória Brasília Lopes, 86 anos, do lar, filha de Jorge Cordeiro da Anunciação e Maria da Piedade. Viúva de Patrício Antunes Lopes. Sep. ontem.
FOZ DO IGUAÇU
Áurea Marcelino Scarabelot, 75 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Ercília Barros, 44 anos. Sep. ontem em San Miguel, PY.
Juan Carlos Delgado, 57 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Maria Joana dos Santos de Souza, 94 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.
Osvaldo Tupã Nhembou Yreta Miri Rocha, 76 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp