Duas coisas estavam sempre presentes na vida de Felipe Vanini Bruning: a cultura e a aventura. Difícil é dizer qual entrou primeiro na história do curitibano, mas é certo que quando chegaram vieram para ficar. Aos 8 anos ele já andava de skate e começou a se aventurar no surfe. Também ainda criança Felipe já mostrava o talento que tinha para a escrita. Sempre dividido entre esportes e cultura, tentava unir as duas coisas.
Ficava atento a tudo o que acontecia no âmbito cultural. Teatro, música e exposições eram frequentes na rotina. Nos cinco anos em que esteve morando em São Paulo, aproveitou para ir a peças, cinemas, shows e museus.
A literatura tinha um lugar especial no coração de Felipe. Mal terminava um livro e já estava com outro nas mãos. Passava horas em livrarias e bibliotecas. Comprava e emprestava diversos títulos. Por vezes conseguia conciliar dois ou três livros ao mesmo tempo. Quando as edições eram volumosas justificava dizendo: “não importa o tamanho do livro, se o assunto for bom ele deve ser lido”, lembra Vera, mãe de Felipe. Quando gostava muito de uma história tentava convencer todos a lerem também.
A cultura também fazia parte do roteiro durante as viagens. Quando visitou a Europa fez questão de ir ao teatro e museus pelos países em que passou. As viagens também eram frequentes na vida de Felipe. Trabalhava, juntava dinheiro e logo partia para conhecer um novo lugar. Era como se sempre estivesse planejando o próximo destino. Com os irmãos, Juliana e Bruno, queria conhecer a Irlanda. Quando estavam juntos falavam sempre sobre a possível viagem.
Felipe se formou em Jornalismo em 2008 e durante toda a faculdade já começou a mostrar a o que veio. Sempre teve opiniões fortes, que ficaram ainda mais intensas com a leitura. O curitibano encontrou nos livros os melhores argumentos que tinha. Não era um homem de assuntos pequenos. Gostava dos grandes tópicos, daqueles densos e complexos. Os grandes assuntos eram refletidos no trabalho. Guiou a carreira como jornalista econômico. Trabalhou nos jornais O Estado de São Paulo, Folha, Gazeta do Povo, El País e na revista Exame. Nos últimos tempos, dedicava-se ao portal Nova Cana.
Uniu o esporte com as responsabilidades no caminho para o trabalho. Ia de bicicleta todos os dias. Não se importava com a distância. Se precisasse, atravessava toda a cidade de bike. Não tinha desejo de ter carro ou moto. Gostava mesmo é de pedalar. Além do surfe -- que seguiu firme desde criança -- e da bike, a escalada era um dos esportes da vida de Felipe. Começou também ainda pequeno, subindo muros baixos. Logo pegou gosto pela coisa e passou a se aventurar em grandes paredões. Também praticava o esporte em trilhas naturais e montanhas. Estava sempre em busca de adrenalina. “Não tinha medo de se arriscar”, conta a irmã, Juliana.
Felipe era muito próximo dos familiares. A família estava sempre reunida para almoços e jantares. Participava de todos os encontros. Era um menino mais introspectivo, mas ao mesmo tempo não negava uma boa conversa. O jornalista também era conhecido por seu senso de humor um pouco diferente. “Ele era um pouco mais irônico nas piadas”, contam a mãe e a irmã. “Ele tinha ótimas sacadas ao falar com as pessoas”, completa Juliana.
No dia 19 de setembro Felipe sofreu uma queda da sacada do apartamento em que morava, em Curitiba. Deixa a mãe, o pai, os dois irmãos e dois sobrinhos.
Lista de falecimentos - 15/10/2015
Adilson Luciano da Silva Lima, 48 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Sebastião de Lima e Candinha da Silva Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.
Alice Teixeira Saldanha, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Cardozo Saldanha e Francisca Bischof Teixeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 01 do Àgua Verde.
Andressa Souza do Amaral, 35 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Joel Souza do Amaral e Ana Rosa Souza do Amaral. Sepultamento ontem.
Brenda Franco de Oliveira, 21 anos. Profissão: empresário. Filiação: Walter José Franco de Oliveira e Cláudia Valente Ferreira de Oliveira. Sepultamento ontem.
Cicera Martimiano da Silva, 65 anos. Profissão: servente. Filiação: João Martimiano e Luíza Diniz Martimiano. Sepultamento ontem.
Eneisita Fernanda Vidal Vaz, 44 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pery Pedro da Silva Vaz e Vilma Vidal Vaz. Sepultamento ontem.
Gilmar Valdecir Pereira, 52 anos. Profissão: eletricista. Filiação: João Pereira e Anair Andrade Pereira. Sepultamento ontem.
Gustavo Henrique de Jesus, 1 anos. Filiação: Iracema de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Santa Fé Fazendinha.
Ivan Francisco Bodnar, 55 anos. Profissão: taxista. Filiação: Valdomiro Bodnar e Ivanilde Toti Bodnar. Sepultamento ontem.
Ivony Silva Cribari, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Constantino Martins Ferreira e Silva e Maria Schepil da Silva. Sepultamento ontem.
Janet Maia de Brito Castelli, 77 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Nahir Maia e Lavínia Maia. Sepultamento ontem.
Jayme Nicolau, 68 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Joaquim Nicolau e Angelina Cezarina. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Capela do Cemitério Municipal na Fazenda Rio Grande -PR.
João Ribeiro da Rosa, 79 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Adelar Ribeiro da Rosa e Crecencia Maria Padilha da Rosa. Sepultamento ontem.
José Amantino dos Santos, 82 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Sebastião Amâncio dos Santos e Robertina Amancia dos Santos. Sepultamento ontem.
José Domingos Lopes, 69 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Francisco Domingos Lopes e Maria Rosa Domingos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo de residência.
José dos Santos Ferreira, 73 anos. Profissão: empresário. Filiação: Luiz Setembrino Ferreira e Maria dos Santos Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária em Campo Largo - PR.
Laura Carolina Callado, 75 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Petrarcha Gabardo Callado e Julieta Gabardo Callado. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 03 Água Verde.
Lauro Good, 84 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Frederico Good e Luíza Good. Sepultamento ontem.
Lindoria Gai, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: André Raksa Sobrinho e Anna Raksa. Sepultamento ontem.
Lucilia Maria Nasser Dutra, 76 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Foad Kalil Nasser e India Mansur Nasser. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.
Luís Felipe Miranda de Mello, 42 anos. Profissão: engenheiro(a) agrônomo. Filiação: Alberto Primo de Mello e Regiane Aparecida S M de Mello. Sepultamento ontem.
Maria Aparecida Galdino, 93 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: José Galdino da Silva e Maria Antônia de Jesus. Sepultamento ontem.
Maria da Conceição Biscaia Pereira, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leôncio Biscaia da Rosa e Carlota Correia da Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.
Marlene Naconecny, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ignácio Schapanski e Innes Schapanski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Luz Curitiba PR.
Marli Benvennuti, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Danta Benvenuti e Nezia Benvenuti. Sepultamento ontem.
Melchiedes de Matos, 95 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Pedro Claudino de Matoa e Constantina Maria de Matos. Sepultamento hoje, Crematório Berti (São José dos PinhaisPR), saindo de Assembleia de Deus Caximba.
Oscalina Costa Sampaio, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Izaltino Pinto da Costa e Belmira O de Jesus. Sepultamento ontem.
Pedro Ferreira, 54 anos. Profissão: servente. Filiação: Sebastião Luiz Ferreira e Antônia Rafael Ferreira. Sepultamento ontem.
Ramira Lima da Costa, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Colaca Soares de Lima. Sepultamento ontem.
Zalvira Bello Muller, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Bello Filho e Hermenegilda Mattana Bello. Sepultamento ontem.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião