• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Duas coisas estavam sempre presentes na vida de Felipe Vanini Bruning: a cultura e a aventura. Difícil é dizer qual entrou primeiro na história do curitibano, mas é certo que quando chegaram vieram para ficar. Aos 8 anos ele já andava de skate e começou a se aventurar no surfe. Também ainda criança Felipe já mostrava o talento que tinha para a escrita. Sempre dividido entre esportes e cultura, tentava unir as duas coisas.

Ficava atento a tudo o que acontecia no âmbito cultural. Teatro, música e exposições eram frequentes na rotina. Nos cinco anos em que esteve morando em São Paulo, aproveitou para ir a peças, cinemas, shows e museus.

A literatura tinha um lugar especial no coração de Felipe. Mal terminava um livro e já estava com outro nas mãos. Passava horas em livrarias e bibliotecas. Comprava e emprestava diversos títulos. Por vezes conseguia conciliar dois ou três livros ao mesmo tempo. Quando as edições eram volumosas justificava dizendo: “não importa o tamanho do livro, se o assunto for bom ele deve ser lido”, lembra Vera, mãe de Felipe. Quando gostava muito de uma história tentava convencer todos a lerem também.

Arquivo da família

A cultura também fazia parte do roteiro durante as viagens. Quando visitou a Europa fez questão de ir ao teatro e museus pelos países em que passou. As viagens também eram frequentes na vida de Felipe. Trabalhava, juntava dinheiro e logo partia para conhecer um novo lugar. Era como se sempre estivesse planejando o próximo destino. Com os irmãos, Juliana e Bruno, queria conhecer a Irlanda. Quando estavam juntos falavam sempre sobre a possível viagem.

Felipe se formou em Jornalismo em 2008 e durante toda a faculdade já começou a mostrar a o que veio. Sempre teve opiniões fortes, que ficaram ainda mais intensas com a leitura. O curitibano encontrou nos livros os melhores argumentos que tinha. Não era um homem de assuntos pequenos. Gostava dos grandes tópicos, daqueles densos e complexos. Os grandes assuntos eram refletidos no trabalho. Guiou a carreira como jornalista econômico. Trabalhou nos jornais O Estado de São Paulo, Folha, Gazeta do Povo, El País e na revista Exame. Nos últimos tempos, dedicava-se ao portal Nova Cana.

Uniu o esporte com as responsabilidades no caminho para o trabalho. Ia de bicicleta todos os dias. Não se importava com a distância. Se precisasse, atravessava toda a cidade de bike. Não tinha desejo de ter carro ou moto. Gostava mesmo é de pedalar. Além do surfe -- que seguiu firme desde criança -- e da bike, a escalada era um dos esportes da vida de Felipe. Começou também ainda pequeno, subindo muros baixos. Logo pegou gosto pela coisa e passou a se aventurar em grandes paredões. Também praticava o esporte em trilhas naturais e montanhas. Estava sempre em busca de adrenalina. “Não tinha medo de se arriscar”, conta a irmã, Juliana.

Felipe era muito próximo dos familiares. A família estava sempre reunida para almoços e jantares. Participava de todos os encontros. Era um menino mais introspectivo, mas ao mesmo tempo não negava uma boa conversa. O jornalista também era conhecido por seu senso de humor um pouco diferente. “Ele era um pouco mais irônico nas piadas”, contam a mãe e a irmã. “Ele tinha ótimas sacadas ao falar com as pessoas”, completa Juliana.

No dia 19 de setembro Felipe sofreu uma queda da sacada do apartamento em que morava, em Curitiba. Deixa a mãe, o pai, os dois irmãos e dois sobrinhos.

Dia 19 de setembro, aos 30 anos, em decorrência de uma queda, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 15/10/2015

Adilson Luciano da Silva Lima, 48 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Sebastião de Lima e Candinha da Silva Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Alice Teixeira Saldanha, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Cardozo Saldanha e Francisca Bischof Teixeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 01 do Àgua Verde.

Andressa Souza do Amaral, 35 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Joel Souza do Amaral e Ana Rosa Souza do Amaral. Sepultamento ontem.

Brenda Franco de Oliveira, 21 anos. Profissão: empresário. Filiação: Walter José Franco de Oliveira e Cláudia Valente Ferreira de Oliveira. Sepultamento ontem.

Cicera Martimiano da Silva, 65 anos. Profissão: servente. Filiação: João Martimiano e Luíza Diniz Martimiano. Sepultamento ontem.

Eneisita Fernanda Vidal Vaz, 44 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pery Pedro da Silva Vaz e Vilma Vidal Vaz. Sepultamento ontem.

Gilmar Valdecir Pereira, 52 anos. Profissão: eletricista. Filiação: João Pereira e Anair Andrade Pereira. Sepultamento ontem.

Gustavo Henrique de Jesus, 1 anos. Filiação: Iracema de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Santa Fé Fazendinha.

Ivan Francisco Bodnar, 55 anos. Profissão: taxista. Filiação: Valdomiro Bodnar e Ivanilde Toti Bodnar. Sepultamento ontem.

Ivony Silva Cribari, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Constantino Martins Ferreira e Silva e Maria Schepil da Silva. Sepultamento ontem.

Janet Maia de Brito Castelli, 77 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Nahir Maia e Lavínia Maia. Sepultamento ontem.

Jayme Nicolau, 68 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Joaquim Nicolau e Angelina Cezarina. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Capela do Cemitério Municipal na Fazenda Rio Grande -PR.

João Ribeiro da Rosa, 79 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Adelar Ribeiro da Rosa e Crecencia Maria Padilha da Rosa. Sepultamento ontem.

José Amantino dos Santos, 82 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Sebastião Amâncio dos Santos e Robertina Amancia dos Santos. Sepultamento ontem.

José Domingos Lopes, 69 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Francisco Domingos Lopes e Maria Rosa Domingos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo de residência.

José dos Santos Ferreira, 73 anos. Profissão: empresário. Filiação: Luiz Setembrino Ferreira e Maria dos Santos Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária em Campo Largo - PR.

Laura Carolina Callado, 75 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Petrarcha Gabardo Callado e Julieta Gabardo Callado. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 03 Água Verde.

Lauro Good, 84 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Frederico Good e Luíza Good. Sepultamento ontem.

Lindoria Gai, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: André Raksa Sobrinho e Anna Raksa. Sepultamento ontem.

Lucilia Maria Nasser Dutra, 76 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Foad Kalil Nasser e India Mansur Nasser. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Luís Felipe Miranda de Mello, 42 anos. Profissão: engenheiro(a) agrônomo. Filiação: Alberto Primo de Mello e Regiane Aparecida S M de Mello. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Galdino, 93 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: José Galdino da Silva e Maria Antônia de Jesus. Sepultamento ontem.

Maria da Conceição Biscaia Pereira, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leôncio Biscaia da Rosa e Carlota Correia da Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Marlene Naconecny, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ignácio Schapanski e Innes Schapanski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Luz Curitiba PR.

Marli Benvennuti, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Danta Benvenuti e Nezia Benvenuti. Sepultamento ontem.

Melchiedes de Matos, 95 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Pedro Claudino de Matoa e Constantina Maria de Matos. Sepultamento hoje, Crematório Berti (São José dos PinhaisPR), saindo de Assembleia de Deus Caximba.

Oscalina Costa Sampaio, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Izaltino Pinto da Costa e Belmira O de Jesus. Sepultamento ontem.

Pedro Ferreira, 54 anos. Profissão: servente. Filiação: Sebastião Luiz Ferreira e Antônia Rafael Ferreira. Sepultamento ontem.

Ramira Lima da Costa, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Colaca Soares de Lima. Sepultamento ontem.

Zalvira Bello Muller, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Bello Filho e Hermenegilda Mattana Bello. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]