Se tinha uma coisa que Fernanda Soares Possebon sabia, era fazer amizade. Dona de olhos marcantes e de um sorriso largo, espalhou simpatia e autenticidade por onde passou. Foi a sua vontade de levar alegria às pessoas que lhe garantiu centenas de amigos. Gostava mesmo de ajudar e resolveu seguir carreira como psicóloga. A jovem lutava sempre pelo bem de todos ao seu redor, inclusive dos animais.
Desde pequena, a curitibana Fernanda já mostrava a sua alegria. Era a única menina entre os três irmãos: Bruno, Alfredo e Marcelo. Ela não media esforços para mostrar seu amor pelos seus três meninos. A forte união entre os irmãos era algo que chamava a atenção de todos, desde a infância. A jovem também sempre se mostrou muito estudiosa. Gostava de manter seus cadernos impecáveis. Todos eram enfeitados com flores e corações. Levou o zelo com os materiais por todos seus anos de estudos.
A adolescência foi muito ativa. Ela sempre estava disposta e cheia de energia para sair com os amigos. Além das festas e passeios, estava pronta para fazer algo por quem precisasse. Por muito tempo, participou ativamente da ONG Parceiros do Mar, em homenagem a uma amiga que morreu afogada, em 2012. Desde muito jovem, já traçava planos para seu futuro profissional: queria ser psicóloga e seguir ajudando o próximo.
Com o passar dos anos, sua personalidade não mudou. Manteve-se estudiosa, cheia de amizades e muito altruísta. Tornou-se psicóloga em 2013; formou-se pela PUCPR. Foi um período de intensa felicidade para ela. Logo que terminou a universidade, passou a se dedicar ao estágio no Hospital de Clínicas. Sonhava em se especializar no auxílio a pessoas com distúrbios alimentares e para isso viajava uma vez por mês para cursar uma pós-graduação em São Paulo. O hábito de leitura estava quase sempre relacionado à profissão, pela qual tinha verdadeiro amor.
Fernanda seguiu sempre firme em suas decisões e convicções. Tinha uma personalidade forte, sempre com opiniões sinceras a respeito dos mais variados assuntos. Apesar do seu posicionamento, estava sempre disposta a ouvir e aberta a novos olhares. Era conhecida entre todos por sua autenticidade e transparência. Ela era muito clara quando dizia se gostava ou não de alguma coisa. A simpatia e a paciência para ouvir as pessoas garantiram centenas de amigos em toda sua vida. “Ela era muito autêntica em suas opiniões, mesmo assim muito sensível e carinhosa, sempre queria entender todo mundo”, lembra a mãe Annamaria.
Os muitos amigos eram seu grande tesouro e ela amava estar reunida com eles. Para Fernanda não importava o lugar, mas sim as suas companhias. “Ia a lugares que tocavam rock, pagode, samba e se divertia em todos. Ela gostava mesmo é de estar com quem amava”, conta a amiga Luciana Sálvaro. Apesar de sempre gostar de sair, também não se importava com os dias em que ficava em casa. Nestes momentos aproveitava para estar junto com a família. Gostava de ver filmes e tomar um bom vinho ao lado dos pais e dos irmãos. Todos destacavam sempre a sua beleza, seus olhos grandes, os cílios compridos e o sorriso largo marcavam a boa aparência.
Os animais ganhavam grande parte de seu amor. Teve muitos companheiros de estimação durante seus 27 anos de vida. Cuidava muito bem de seus bichinhos. Teve muitos gatos e cachorros. Deu muita atenção também aos animais de seus amigos, aos quais estava sempre disposta a oferecer um carinho. Um de seus últimos cachorros, Dionísio, o Dio, lutou contra um câncer na mesma época que a sua dona. O cãozinho faleceu três dias depois de Fernanda, no mesmo horário.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
Os últimos meses da vida da psicóloga foram de intensa luta. Após a descoberta de um tumor no cérebro, passou a fazer inúmeros tratamentos para tentar impedir o avanço da doença. Em janeiro de 2015, sofreu uma convulsão, o que prejudicou algumas de suas funções motoras.
Antes de partir, Fernanda recebeu diversas homenagens por sua luta. Cerca de 150 amigos participaram de um vídeo com mensagens de apoio à jovem. Faleceu no dia 1.º de maio. Deixa a mãe, Annamaria, o pai, Alfredo, três irmãos, duas sobrinhas e centenas de amigos.
Dia 1º de maio, aos 27 anos, de câncer, em Curitiba.
Ahmad Daas Soueid, 82 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Daas Soueid e Amine Soueid. Sepultamento ontem.
Amália da Silva, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Lucotte e Ana Domenico Lucotte. Sepultamento ontem.
Áurea de Farias Gomes, 67 anos. Profissão: professora. Filiação: Manoel Farias Gomes Filho e Sebastiana Alves de Farias. Sepultamento ontem.
Benedito Garcia de Moraes, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: Júlio Garcia de Moraes e Tercilia Augusto. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela 01 do Cemitério Municipal Santa Cândida .
Carmo Bueno da Luz, 48 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Florêncio Bueno da Luz e Rosa Maia de Lima. Sepultamento ontem.
Emílio Yutaka Fukuro, 49 anos. Filiação: Katumi Fukuro e Luzia Takahashi Fukuro. Sepultamento ontem.
Eufrasio Rudek, 78 anos. Profissão: motorista. Filiação: Guilherme Rudek e Leocadia Rudek. Sepultamento ontem.
Evany Terezinha Angulski, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Camargo Júnior e Júlia Camargo. Sepultamento ontem.
Francisco Noel dos Anjos, 66 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Manoel dos Anjos e Amélia dos Anjos. Sepultamento ontem.
Henrique Moreira de Lima, 81 anos. Profissão: motorista. Filiação: Symplicio Moreira de Lima e Maria Albina de Lima. Sepultamento ontem.
Iara Cruz Kamarowski, 73 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Valdemiro Cruz e Dalila da Cruz. Sepultamento ontem.
João Batista da Silva, 36 anos. Profissão: motorista. Filiação: Manoel Mendes da Silva e Helena Elizio da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Moradias Evangélica Tatuquara.
João Celso Negrello, 52 anos. Profissão: pintor. Filiação: Nelson Antônio Negrello e Áurea dos Santos Negrello. Sepultamento ontem.
João Gualberto de Sá Scheffer, 86 anos. Filiação: João Scheffer e Cecília Gomes de Sá Scheffer. Sepultamento ontem.
José Gomes de Oliveira, 95 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Elias Gomes de Oliveira e Faustina do Amaral de Oliveira. Sepultamento ontem.
José Pedro Alves Pereira, 39 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Olivino Alves Pereira e Maria Terezinha Luciano Pereira. Sepultamento ontem.
Laura dos Santos Cardoso, 43 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oscar Pereira de Maceno e Dalziza Feliciano dos Santos. Sepultamento ontem.
Leandro Ribeiro da Silva, 24 anos. Profissão: servente. Filiação: Itacir Ribeiro da Silva e Raquel Domingues da Silva. Sepultamento ontem.
Lineu Fernandes, 60 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antônio Alves Fernandes e Olga de Rocco Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal de Guarapuava.
Luiz Gustavo de Lima Santos, 19 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Luiz Carlos dos Santos e Ladyleia de Lima. Sepultamento ontem.
Luíza Ferreira da Silva, 19 horas. Filiação: Jeison Abner da Silva e Luana Ferreira Tre da Silva. Sepultamento ontem.
Luíza Rodrigues Martins, 83 anos. Profissão: lavradora. Filiação: Antônio Rodrigues e Maria Marconini. Sepultamento ontem.
Manoel Correia da Silva, 60 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Correia da Silva e Olanda Correia da Silva. Sepultamento ontem.
Maria Antonieta Biscaia, 72 anos. Profissão: artista plástica. Filiação: Henrique Richlin e Emília Henriete Richlin. Sepultamento ontem.
Mariema Sudul, 2 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Sudul Neto e Rozalia Estefainski Sudul. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Muncipal de Contenda.
Odalsiro Teliz Carnero, 60 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Agripino Alves Carnero e Juvina Teliz Carnero. Sepultamento ontem.
Rosângela Penha Stuani, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Jorge Stuani e Maria Virgínia Penha Stuani. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 02.
Sandro Ricardo Ribeiro de Souza, 35 anos. Profissão: segurança. Filiação: Pedro Ribeiro de Souza e Rachel Lopes de Souza. Sepultamento ontem.
Teresa de Jesus do Vale, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Chaves de Andrade e Anália de Souza Leal. Sepultamento ontem.
Valdeir Valeriano dos Santos, 46 anos. Profissão: caseiro. Filiação: Arnaldo Valeriano dos Santos e Terezinha Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Condolências
Deixe uma homenagem a um dos falecidos
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião