Fernanda Soares Possebon| Foto: Arquivo da família

Se tinha uma coisa que Fernanda Soares Possebon sabia, era fazer amizade. Dona de olhos marcantes e de um sorriso largo, espalhou simpatia e autenticidade por onde passou. Foi a sua vontade de levar alegria às pessoas que lhe garantiu centenas de amigos. Gostava mesmo de ajudar e resolveu seguir carreira como psicóloga. A jovem lutava sempre pelo bem de todos ao seu redor, inclusive dos animais.

CARREGANDO :)

Desde pequena, a curitibana Fernanda já mostrava a sua alegria. Era a única menina entre os três irmãos: Bruno, Alfredo e Marcelo. Ela não media esforços para mostrar seu amor pelos seus três meninos. A forte união entre os irmãos era algo que chamava a atenção de todos, desde a infância. A jovem também sempre se mostrou muito estudiosa. Gostava de manter seus cadernos impecáveis. Todos eram enfeitados com flores e corações. Levou o zelo com os materiais por todos seus anos de estudos.

A adolescência foi muito ativa. Ela sempre estava disposta e cheia de energia para sair com os amigos. Além das festas e passeios, estava pronta para fazer algo por quem precisasse. Por muito tempo, participou ativamente da ONG Parceiros do Mar, em homenagem a uma amiga que morreu afogada, em 2012. Desde muito jovem, já traçava planos para seu futuro profissional: queria ser psicóloga e seguir ajudando o próximo.

Publicidade
A psicóloga Fernanda 

Com o passar dos anos, sua personalidade não mudou. Manteve-se estudiosa, cheia de amizades e muito altruísta. Tornou-se psicóloga em 2013; formou-se pela PUCPR. Foi um período de intensa felicidade para ela. Logo que terminou a universidade, passou a se dedicar ao estágio no Hospital de Clínicas. Sonhava em se especializar no auxílio a pessoas com distúrbios alimentares e para isso viajava uma vez por mês para cursar uma pós-graduação em São Paulo. O hábito de leitura estava quase sempre relacionado à profissão, pela qual tinha verdadeiro amor.

Fernanda e seu típico sorriso largo 

Fernanda seguiu sempre firme em suas decisões e convicções. Tinha uma personalidade forte, sempre com opiniões sinceras a respeito dos mais variados assuntos. Apesar do seu posicionamento, estava sempre disposta a ouvir e aberta a novos olhares. Era conhecida entre todos por sua autenticidade e transparência. Ela era muito clara quando dizia se gostava ou não de alguma coisa. A simpatia e a paciência para ouvir as pessoas garantiram centenas de amigos em toda sua vida. “Ela era muito autêntica em suas opiniões, mesmo assim muito sensível e carinhosa, sempre queria entender todo mundo”, lembra a mãe Annamaria.

Os muitos amigos eram seu grande tesouro e ela amava estar reunida com eles. Para Fernanda não importava o lugar, mas sim as suas companhias. “Ia a lugares que tocavam rock, pagode, samba e se divertia em todos. Ela gostava mesmo é de estar com quem amava”, conta a amiga Luciana Sálvaro. Apesar de sempre gostar de sair, também não se importava com os dias em que ficava em casa. Nestes momentos aproveitava para estar junto com a família. Gostava de ver filmes e tomar um bom vinho ao lado dos pais e dos irmãos. Todos destacavam sempre a sua beleza, seus olhos grandes, os cílios compridos e o sorriso largo marcavam a boa aparência.

Publicidade

Os animais ganhavam grande parte de seu amor. Teve muitos companheiros de estimação durante seus 27 anos de vida. Cuidava muito bem de seus bichinhos. Teve muitos gatos e cachorros. Deu muita atenção também aos animais de seus amigos, aos quais estava sempre disposta a oferecer um carinho. Um de seus últimos cachorros, Dionísio, o Dio, lutou contra um câncer na mesma época que a sua dona. O cãozinho faleceu três dias depois de Fernanda, no mesmo horário.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Os últimos meses da vida da psicóloga foram de intensa luta. Após a descoberta de um tumor no cérebro, passou a fazer inúmeros tratamentos para tentar impedir o avanço da doença. Em janeiro de 2015, sofreu uma convulsão, o que prejudicou algumas de suas funções motoras.

Antes de partir, Fernanda recebeu diversas homenagens por sua luta. Cerca de 150 amigos participaram de um vídeo com mensagens de apoio à jovem. Faleceu no dia 1.º de maio. Deixa a mãe, Annamaria, o pai, Alfredo, três irmãos, duas sobrinhas e centenas de amigos.

Dia 1º de maio, aos 27 anos, de câncer, em Curitiba.

Publicidade

Colaborou: Getulio Xavier.

Ahmad Daas Soueid, 82 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Daas Soueid e Amine Soueid. Sepultamento ontem.

Amália da Silva, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Lucotte e Ana Domenico Lucotte. Sepultamento ontem.

Áurea de Farias Gomes, 67 anos. Profissão: professora. Filiação: Manoel Farias Gomes Filho e Sebastiana Alves de Farias. Sepultamento ontem.

Benedito Garcia de Moraes, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: Júlio Garcia de Moraes e Tercilia Augusto. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela 01 do Cemitério Municipal Santa Cândida .

Carmo Bueno da Luz, 48 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Florêncio Bueno da Luz e Rosa Maia de Lima. Sepultamento ontem.

Emílio Yutaka Fukuro, 49 anos. Filiação: Katumi Fukuro e Luzia Takahashi Fukuro. Sepultamento ontem.

Eufrasio Rudek, 78 anos. Profissão: motorista. Filiação: Guilherme Rudek e Leocadia Rudek. Sepultamento ontem.

Evany Terezinha Angulski, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Camargo Júnior e Júlia Camargo. Sepultamento ontem.

Francisco Noel dos Anjos, 66 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Manoel dos Anjos e Amélia dos Anjos. Sepultamento ontem.

Henrique Moreira de Lima, 81 anos. Profissão: motorista. Filiação: Symplicio Moreira de Lima e Maria Albina de Lima. Sepultamento ontem.

Iara Cruz Kamarowski, 73 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Valdemiro Cruz e Dalila da Cruz. Sepultamento ontem.

João Batista da Silva, 36 anos. Profissão: motorista. Filiação: Manoel Mendes da Silva e Helena Elizio da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Moradias Evangélica Tatuquara.

João Celso Negrello, 52 anos. Profissão: pintor. Filiação: Nelson Antônio Negrello e Áurea dos Santos Negrello. Sepultamento ontem.

João Gualberto de Sá Scheffer, 86 anos. Filiação: João Scheffer e Cecília Gomes de Sá Scheffer. Sepultamento ontem.

José Gomes de Oliveira, 95 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Elias Gomes de Oliveira e Faustina do Amaral de Oliveira. Sepultamento ontem.

José Pedro Alves Pereira, 39 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Olivino Alves Pereira e Maria Terezinha Luciano Pereira. Sepultamento ontem.

Laura dos Santos Cardoso, 43 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oscar Pereira de Maceno e Dalziza Feliciano dos Santos. Sepultamento ontem.

Leandro Ribeiro da Silva, 24 anos. Profissão: servente. Filiação: Itacir Ribeiro da Silva e Raquel Domingues da Silva. Sepultamento ontem.

Lineu Fernandes, 60 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antônio Alves Fernandes e Olga de Rocco Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal de Guarapuava.

Luiz Gustavo de Lima Santos, 19 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Luiz Carlos dos Santos e Ladyleia de Lima. Sepultamento ontem.

Luíza Ferreira da Silva, 19 horas. Filiação: Jeison Abner da Silva e Luana Ferreira Tre da Silva. Sepultamento ontem.

Luíza Rodrigues Martins, 83 anos. Profissão: lavradora. Filiação: Antônio Rodrigues e Maria Marconini. Sepultamento ontem.

Manoel Correia da Silva, 60 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Correia da Silva e Olanda Correia da Silva. Sepultamento ontem.

Maria Antonieta Biscaia, 72 anos. Profissão: artista plástica. Filiação: Henrique Richlin e Emília Henriete Richlin. Sepultamento ontem.

Mariema Sudul, 2 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Sudul Neto e Rozalia Estefainski Sudul. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Muncipal de Contenda.

Odalsiro Teliz Carnero, 60 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Agripino Alves Carnero e Juvina Teliz Carnero. Sepultamento ontem.

Rosângela Penha Stuani, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Jorge Stuani e Maria Virgínia Penha Stuani. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 02.

Sandro Ricardo Ribeiro de Souza, 35 anos. Profissão: segurança. Filiação: Pedro Ribeiro de Souza e Rachel Lopes de Souza. Sepultamento ontem.

Teresa de Jesus do Vale, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Chaves de Andrade e Anália de Souza Leal. Sepultamento ontem.

Valdeir Valeriano dos Santos, 46 anos. Profissão: caseiro. Filiação: Arnaldo Valeriano dos Santos e Terezinha Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos