O futebol chegou ao Brasil na bagagem de Charles Miller, nos idos de 1894, e de lá para cá foi a brincadeira, o principal esporte ou até a atividade econômica de um sem número de brasileiros. Entre eles, o de um jovem de sobrenome parecido como o do pioneiro do futebol, pelo menos na pronúncia, José Müller. Encantado pelo futebol, José, torcedor do Coritiba, não achava que seu dom estava nos pés e decidiu fazer o que poucos se dispõem: ser o dono do apito. Há 50 anos, ele fez um curso de arbitragem e passou a ser árbitro ou bandeira nos jogos da Suburbana e do Juvenil. Pendurou o apito só depois de 10 anos de arbitragem.
Ele ia de bicicleta para as partidas, algumas realizadas em campos existentes na Praça da Espanha, Ouvidor Pardinho e tantos outros espaços que hoje nem de longe lembram campos para peladas de fim de semana. Em várias oportunidades, levava o filho Paulo junto, que ainda recorda da vez em que tiveram de sair do campo dentro de um camburão por causa das ameaças da torcida e de dirigentes dos clubes. Mas os ânimos exaltados ficavam restritos aos jogos; fora do campo era querido por esses mesmos dirigentes.
Devoto fervoroso de São José, de quem herdou o nome, ganhava a vida com uma profissão parecida com a do santo: era marceneiro, ofício que desenvolveu graças ao pai carpinteiro, o alemão Roberto Müller. Trabalhou por mais de 20 anos na extinta Móveis Cimo, onde se aposentou. Um de seus feitos foi ter montado um cinema na cidade de Londrina. Levou dias para chegar à cidade porque o transporte era feito de trem.
Teve um único amor em sua vida, Nair. Ela trabalhava em uma casa de família e toda vez que José passava em frente da casa, admirava a moça. Entre as idas e vindas por aquela mesma rua, o destino fez com que namorassem e, depois de um ano e meio, se casassem em 1949. Moraram num imóvel alugado no Alto da XV, até que José construísse a casa onde o casal e os três filhos morariam definitivamente, no Bairro Alto.
Ficou viúvo com 70 anos, e nunca quis ter outra companhia porque Nair era o amor da sua vida. Deixou até de assistir à novela porque não tinha mais com quem discutir os capítulos e só acompanhava os esportes na tevê. Em 2001 perdeu um filho e em 2006 outro, mas não se deixou abater. "Nunca vi meu pai chorar", diz Paulo. Bastante religioso, foi ministro da eucaristia por mais de 20 anos e responsável por abrir as portas da Paróquia Santa Madalena Sofia antes das missas. Deixa um filho, oito netos, seis bisnetos e uma irmã.
Dia 04, aos 88 anos, de infarto do miocárdio.
* * * * *CURITIBA
Acir Landal, 77 anos, comerciante, filho de Theodoro Landal e Elmira Landal. Sep. ontem.
Adayr Prestes Gomes, 85 anos, professor, filho de João Vicente Prestes e Francisca Fernandes Prestes. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela Santa Rita Tatuquara.
Ahafia Fediuk, 90 anos, costureira, filha de Miketa Kinhicki e Ana Konhicki. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela Vaticano Jade.
Alcides José, 84 anos, operador de máquinas, filho de Francisco José e Madalena Ilina. Sep. ontem.
Alcides Lourenço Sobrinho, 63 anos, motorista, filho de Pedro Lourenço dos Santos e Ceecília Lima dos Santos. Sep. ontem.
Amilton Ferreira da Silva, 59 anos, eletricista, filho de João Ferreira da Silva e Laura Eskibinski da Silva. Sep. ontem.
Anide de Souza, 74 anos, filha de Antônio de Souza e Anna Pereira de Souza. Sep. ontem.
Antônio Petel, 26 anos, serralheiro, filho de Brasilio Petel e Teofilia Marinhak Petel. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.
Araci de Oliveira Ribas, 67 anos, comerciante, filha de Daltiva de Oliveira Pereles. Sep. às 10h30, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.
Arlindo Bezerra, 44 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Luiz Francisco Bezerra e Josefa Maria Bezerra. Sep. ontem.
Arnoldo Fernandes de Carvalho, 80 anos, funcionário público estadual, filho de Moisés Fernandes de Carvalho e Sebastiana Martins Fernandes. Sep. ontem.
Avilanet Marques, 85 anos, funcionário público municipal, filho de Olímpio de Oliveira Marques e Inez Marques. Sep. ontem.
Carlos Roberto de Souza, 43 anos, filho de Adão Vicente de Souza e Maria Antônio Pereira Souza. Sep. ontem em Campo do Meio, MG.
Carmelina Pilatti Gasparin, 84 anos, do lar, filha de Leandro Pilatti e Ida Pilatti. Sep. às 17 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela Vaticano Diamante.
Cícero José da Silva, 76 anos, carpinteiro, filho de Pedro José da Silva e Maria Emillia de Jesus. Viúvo de Maria das Virgens da Silva. Sep. ontem.
Cloracildes Dal Agnol, 49 anos, pedagoga, filha de Graciolino Dal Agnol e Avali Ignes Dal Agnol. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Pavilhão Comunidade São Francisco Dois Vizinhos.
Dalila de Melo Kuchnir, 84 anos, professora, filha de Francisco Ferreira Melo e Maria Joana Melo. Sep. às 9h30, no Cemitério parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.
David Gabriel dos Santos, 1 mês, filho de Vilma Ribeiro dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.
Dealtina Quintino dos Santos, 87 anos, do lar, filha de Henrique Quintino dos Santos e Ambrozina da Rosa dos Santos. Sep. ontem.
Edson da Silva, 32 anos, pintor, filho de Raimunda Creusa da Silva Soares. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação Comunitária da Vila Vitória. Rua Agudos do Sul, 119 Sítio Cercado.
Eloá de Castro da Silva, 6 dias, filha de Marcos Antônio da Silva e Ester de Castro. Sep. ontem.
Elsa Miglioli Hoffmann, 82 anos, do lar, filha de Agostinho Miglioli e Maria Tais. Sep. ontem.
Elvira Longo Batista, 68 anos, do lar, filha de Antônio Longo e Luiza Grudeli. Sep. ontem.
Estefano Kredns, 75 anos, filho de Theodoro Kredns e Ana Parassom. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Associação de Moradores Santa Luzia Tatuquara.
Fabiano Oliveira Kazeker Pacheco, 28 anos, autônomo, filho de Alceu Kazeker Pacheco e Rosely do Rocio dos Santos Oliveira. Sep. ontem.
Georgina Taborda, 85 anos, do lar, filha de João Alves de Siqueira e Ema Gonçalves Portela. Sep. ontem.
Hilda Hoffman de Góes, 82 anos, cabeleireira, filha de Paulo Hoffmann e Elfrida Stainer Hoffmann. Viúva de Victorio Xavier de Góes. Sep. ontem.
Inês Netzko Kaczorowski, 50 anos, do lar, filha de Manoel Floriano Netzko e Joana Netzko. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal do Tatuquara.
Iraci Olga dos Santos, 73 anos, do lar, filha de Augusto Nack Filho e Frida Nack. Sep. ás 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Vila Formosa Almirante Tamandaré.
Irini George Rovere, 87 anos, do lar, filha de George Elias Guaracus e Maria George Elias. Viúva de Mário Rovere. Sep. ontem.
Jacir Rogério Sepanhaki, 37 anos, autônomo, filho de Mário Sepanhaki e Maria Rodrigues Sepanhaki. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do mesmo.
Joana Monteiro Alves, 69 anos, do lar, filha de Jovencio Monteiro Cabral e Barbina Nunes de Oliveira. Viúva de Monda Ferreira Alves. Sep. às 10h30, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus. Rua Desembargador Cid Campelo, 4.971 CIC.
João Maria dos Santos Filho, 53 anos, vigilante, filho de João Maria dos Santos e Eva Braga dos Santos. Sep. ontem.
José Augusto Wunder, 60 anos, autônomo, filho de José Oscar Wunder e Zélia Wunder. Sep. ontem.
José Reni Peres, 55 anos, apresentador, filho de Luiz Gonzaga Peres e Clara Vieira Charao. Sep. ontem.
Josiane Pereira Machado, 38 anos, recepcionista, filha de José Machado e Zelita Pereira Machado. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela São Miguel Novo Mundo.
Jucimara Aparecida de Moura Guimarães, 51 anos, zeladora, filha de Juarez José de Moura e Joana Faustina de Moura. Sep. ontem.
Leonor Maria Rosa Sydor, 90 anos, do lar, filha de Justino João Rosa e Maria Umbelina Rosa. Sep. ontem.
Lourdes Martins Tayuni, 70 anos, do lar, filha de Antônio Teodoro Martins e Maria Teodoro Martins. Viúva de Nassar Viera Tayuni. Sep. ontem.
Luísa Sona Ferreira, 86 anos, do lar, filha de Alberto Sona e Luísa Martines. Sep. ontem.
Luiz Alberto Lemes, 31 anos, vigilante, filho de José Paulo Lemes e Dionice Cardozo Moreira. Sep. às 17 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Pentecostal Pinhais.
Luiz Genésio da Silva, 79 anos, filho de Antônia Tavares de Oliveira. Sep. ontem.
Márcio Nunes de Oliveira, 46 anos, filho de Adelino Nunes de Oliveira e Nilce Nunes de Oliveira. Sep. ontem.
Maria Aparecida Custódio, 66 anos, do lar, filha de Joaquim Manoel Custódio e Maria Rita Rafael. Sep. ontem.
Maria das Dores Rosa, 69 anos, doméstica, filha de João Rosa e Inez Custódia Rosa. Sep. ás 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Marllon de Oliveira, 26 anos, pedreiro, filho de Hugo Martins de Oliveira e Vera Lúcia da Cunha. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela do mesmo.
Maurílio Bernardes de Lima, 37 anos, vendedor, filho de Joaquim Bernardes de Lima e Nadir Salvi de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Merza dos Santos Lourenço, 69 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Ozório Ernestino dos Santos e Escolástica França dos Santos. Sep. ontem.
Odin dAlbuquerque Lima, 84 anos, bancário, filho de Jerônimo dAlbuquerque Lima e Beatriz de Carvalho Lima. Sep. ontem.
Regina Aparecida Silva, 70 anos, do lar, filha de Nazário Silva e Maria Silva. Sep. ontem.
Rosemary Domingues Prestes, 64 anos, do lar, filha de Bermiro Domingues e Idazira Trindade da Silva. Sep. ontem.
LONDRINA
Adilson Santana Gonçalves, 33 anos. Sep. ontem em Londrina.
David Dionísio de Oliveira, 87 anos. Sep. ontem em Londrina.
Fumiko Kiy, 82 anos. Sep. às 17 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela da Igreja Evangélica Hiliness. Rua Terezina, 81 Londrina.
Izumira Barbosa Sanches, 91 anos. Sep. ontem em Londrina.
João Teodoro dos Santos, 51 anos. Sep. ontem em Santa Cecília do Pavão.
José Custódio, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.
Otaviano Batista da Rosa, 96 anos. Sep. às 8h30, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela da Igreja Católica Conjunto Mister Thomas. Rua José Tetuo Saito Londrina.
FOZ DO IGUAÇU
Andreia Cândido de Oliveira, 28 anos. Sep. ontem em Medianeira.
Anna de Mattos Pelegrini, 94 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Hugo Marciano Sanchez, 58 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Ciudad Del Este Paraguai, PY.
MARINGÁ
Aparecida Berse Soler, 90 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 zona 2 Maringá.
Benedita Mendonça Machado, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá/Alvorada. Av. Pedro taques, 3.397 Jardim Alvorada Maringá.
Elza Rodrigues Pereira, 78 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Formosa do Oeste, saindo da Rua Principal, s/n Centro Formosa do Oeste.
Helberte Miranda Reis, 81 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Cianorte, saindo da capela do cemitério municipal de Maringá.
João Gomes da Silva, 66 anos. Sep. às 15h30, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 Centro Arapongas.
João Vona, 85 anos. Sep. ontem em Maringá.
Juarez Eno Regla, 82 anos. Sep. ás 16 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 zona 2 Maringá.
Luiz Alexandre, 63 anos. Sep. ontem em Mandaguari.
* * * * *As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313