Quando tinha pouco mais de 20 anos, Genoveva Paczkowski Antunes Pinto resolveu colocar à prova toda a capacidade de empreender e fez nascer, em 1954, a Academia Universal “Arte e Profissão”, uma das mais antigas e tradicionais escolas de ofícios de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Em parceria com as irmãs Suzana e Melânia, ela transformou uma sala na Rua do Rosário, no Centro, num espaço em que as pessoas podiam aprender corte e costura, pintura em tela e datilografia, entre outras atividades.
Mas a vontade de ter um negócio próprio e de poder se sustentar surgiu ainda mais cedo em Genoveva, quando ainda morava em Itaiópolis (SC), sua cidade natal. “Com 12 anos, ela já não se conformava por não ter um meio de ajudar a família. Então resolveu pedir que nosso pai lhe desse uma máquina de costura, mas ele fez a vontade dela”, conta Suzana. Genoveva não desistiu e resolveu procurar trabalho. “Ela era uma criança e, mesmo assim, conseguiu emprego numa fábrica de cordas. O salário permitiu que comprasse a dita máquina de costura, mas o sonho custou ‘caro’. Ela perdeu metade de um dos dedos da mão ao lidar com a lâmina que cortava a palha na fábrica”, relata a irmã.
Em meados de 1940, o pai de Genoveva, Pedro, que exportava erva-mate para a Argentina, sofreu com a queda nas compras feitas pelo país vizinho durante a Segunda Guerra Mundial. A situação ruim fez com que a família toda se mudasse para Rio Negro, no Sul do Paraná. Ele resolveu abrir um hotel. “Mas não deu certo. A gente terminou de perder o que tinha, inclusive a máquina de costura da minha irmã”, conta.
Foi em Arapongas, no Norte do Paraná, que as coisas começaram a melhorar para a família. Ainda adolescente, Genoveva já ministrava aulas de costura e decoração do lar para pessoas da elite. Apesar do sucesso, o excesso de pó no ar da região causava tantos problemas respiratórios que a jovem acabou se mudando sozinha para Curitiba. Já na capital, ela resolveu realizar um sonho: visitar a escola profissionalizante da companhia Singer. “O pessoal gostou dela ‘de cara’ e, logo em seguida, veio o convite para ser professora”.
Pouco tempo depois, no fim da década de 40, ela foi transferida para a escola da Singer de Ponta Grossa, cidade onde se fixou. Decidida a ter sua própria empresa, ela precisou ser corajosa para recusar um convite tentador: “a Singer queria que ela se aperfeiçoasse nos Estados Unidos e que seguisse carreira na escola da empresa”, lembra-se Suzana. Apesar da insegurança inicial, a Academia Universal logo se mostrou um sucesso. Com apenas dois anos de experiência como diretora da própria instituição, Genoveva produziu um desfile de moda histórico no Cine-Teatro Ópera. “Foi um evento diferente: as modelos eram as nossas próprias alunas e trajavam roupas confeccionadas por elas mesmas, independentemente do tipo de corpo que tinham. Agradou muito”. Ao longo de 60 anos, a Academia formou milhares de alunas e alunos. Mais de 12 mil pessoas foram beneficiadas com bolsas de estudo nesse período. Além da sede da Rua do Rosário, a escola funcionou em outros dois locais do Centro: nas ruas Dr. Colares e Santos Dumont.
Com pouco mais de 30 anos, Genoveva se casou com o também artista plástico Roberto Antunes Pinto. Apesar de sempre se darem muito bem e terem vários gostos em comum, Roberto não era tão acostumado com festas quanto a esposa. “Ela adorava produzir e participar de eventos sociais”, pontua Suzana. Desta união, nasceu seu único filho, Homar. Ele era professor de Direito, escritor e cineasta. Foi assassinado, aos 34 anos em 2004. Em meio à tristeza, ela encontrou forças para tocar a vida e continuar formando artistas até seus 86 anos. Viúva há dois anos, deixa duas irmãs.
Lista de falecimentos - 09/09/2015
Adelina Carmen Fleck Bridi, 93 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Fleck e Maria Paulina Fleck. Sepultamento ontem.
Ana Ramiro dos Santos, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Ramiro e Laurinda Cordeiro dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Bocaiuva do Sul.
Angelin Pissoli, 64 anos. Filiação: Eugênio Pissoli e Eliza Pissoli. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo de Vertical.
Antônia Baran, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Polak e Izabel Purkot. Sepultamento ontem.
Augusta Ferreira Lobachinski, 90 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Adolfo Cipriano Ferreira e Ana Maria Luíza. Sepultamento ontem.
Dejair Mazarin, 61 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Guilherme Mazarin e Angelina Bezuoli Mazarin. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela da Igreja Visão Missionária, no bairro Santa Rita.
Diolete Martins Kintopp, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ferreira Martins e Frida Urbanetz Martins. Sepultamento ontem.
Dirce Wastner, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dulcidio Bittencourt e Donatila Cordeiro Bittencourt. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Estefania Cardoso Burda, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eduardo Cardoso e Eva Cardoso. Sepultamento ontem.
Geoza Barboza dos Santos, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Abílio José Barboza e Benedita Rosa da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da capela 01 do Cemitério Municipal Boqueirão.
Giomara Amália Batista da Silva, 45 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sivaldo Teodoro Batista e Waldemira Amália Batista. Sepultamento ontem.
Ilda da Silva Magalhoes, 106 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leonor da Silva Tubilha. Sepultamento ontem.
Ilmar Agenor da Costa, 56 anos. Profissão: funileiro. Filiação: Agenor Gomes da Costa e Maria Thereza Linhares Agenor da Costa. Sepultamento ontem.
Irineu Ferreira da Silva, 57 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Cristiano Ferreira da Silva e Francisca Ferreira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Ivo Marques da Cruz, 59 anos. Profissão: motorista. Filiação: Sebastião Bueno da Cruz e Zulmira Marques da Cruz. Sepultamento hoje, saindo da Capela Mortuária de General Carneiro (PR).
Joaquim Rosa dos Santos, 83 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Maximiano dos Santos e Rosa Maria dos Anjos. Sepultamento ontem.
Jonathan Ferreira de Souza, 26 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Rosália Ferreira de Souza. Sepultamento hoje, saindo da Capela da Paz, no Boqueirão.
José Carvalho, 67 anos. Profissão: militar. Filiação: Pedro Carvalho e Ozoria Dias Carvalho. Sepultamento ontem.
José de Oliveira, 79 anos. Profissão: motorista. Filiação: Gabriel Verissimo de Oliveira e Rita Missias de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Lores Abib Neves, 89 anos. Profissão: farmacêutica. Filiação: Salomão Abib e Nazira Abib. Sepultamento ontem.
Luciano Gonçalves Pereira de Lara, 36 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Pereira de Lara e Sodrelina Pereira de Lara. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 02.
Márcia Cardoso, 54 anos. Sepultamento ontem.
Margarida Ens Tows, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Abrão Ens e Maria Ens. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da 1ª Igreja Menonitas.
Maria Clara do Nascimento, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria da Conceição do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela 02.
Maria da Luz Barbosa, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Antônio Rosa e Adélia Lina Rosa. Sepultamento ontem.
Maria de Fátima Schilipack Silva, 56 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Adauto Silva e Diva Schilipack. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.
Maria de Lourdes Lisboa, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hercilio José da Costa e Isabel da Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela 02 do Cemitério Municipal Boqueirão.
Mário Alberto Silva Júnior, 33 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Mário Alberto da Silva e Cristina de Camargo Silva. Sepultamento ontem.
Mário Soares da Silva, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Izabel José Sobral e Ursulina Portes da Cunha. Sepultamento ontem.
Natália Bil Cochinski, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jaco Bil e Ana Bil. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela 02.
Nedson Ribas Bastos, 83 anos. Profissão: representante. Filiação: Neoraldo Loures Bastos e Nair Ribas Bastos. Sepultamento ontem.
Neide dos Santos Silva, 67 anos. Profissão: artesã. Filiação: Joaquim Ribeiro da Silva e Altina dos Santos. Sepultamento ontem.
Nilton Antônio Zanlorenzi, 80 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Romano Zanlorenzi Filho e Elvira Mosselin Zanlorenzi. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campo Largo.
Pedro Ângelo da Silva Filho, 87 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Pedro Ângelo da Silva e Edvirgem Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Saturnino da Silva, 78 anos. Profissão: garçom. Filiação: Joaquim Sabino da Silva e Belarmina da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.
Sebastiana Munhoz Cunha, 91 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Manoel de Lima Munhoz e Filomena de Lima Munhoz. Sepultamento ontem.
Sebastião de Oliveira, 50 anos. Profissão: zelador. Filiação: João Henrique de Oliveira e Rosa Cândida de Oliveira. Sepultamento ontem.
Terezinha Soares Barbosa, 23 anos. Profissão: do lar. Filiação: Avelino Soares Barbosa e Cecília Soares Barbosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Vila Angelica, em Araucária, saindo da Capela São Leopoldo, no CIC.
Thereza Bornancin Ribeiro, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Giovani Gaspar Bornancin e Maria Bornancin. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Vaticano - Jade.
Vanildo Cerizza, 69 anos. Profissão: motorista. Filiação: Santo Cerizza e Clélia Prerezin. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela 01.
Vilmar Iwasenko Silva, 50 anos. Profissão: representante vendas. Filiação: Eduardo do Prado e Silva e Daria Iwasenko. Sepultamento ontem.
Welington Silveira Faustino, 20 anos. Profissão: servente. Filiação: Hélio Faustino e Rosângela de Fátima Silveira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de Igreja dos Mórmons, na Rua Jardim Olinda, 274, no Osternack.
Zacarias José Garcia, 70 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Valério Garcia e Elvira Martins Garcia. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária no Bairro Sítio Cercado.
Condolências
Deixe uma homenagem a um dos falecidos
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião