Era como se não existissem dias cinzas para Giselleda. Mesmo quem não a conhecia há muito tempo notava que a alegria era a marca registrada da jovem. Quem a encontrasse, fosse pela primeira ou milésima vez, certamente seria recebido com um sorriso largo. A simpatia lhe rendeu grandes e incontáveis amizades. Para manter contato com todos, Giselleda tinha a ajuda da tecnologia . Era “viciada” nas redes sociais. O celular estava sempre nas mãos pronto para responder a quem precisasse. As boas conversas, porém, não ficavam só no mundo virtual, amava também receber os amigos e fazer visitas.
Além das amizades, outro item que entrava na seção de “incontáveis” na vida de Gisellada eram os sapatos. Tinha vários e adorava comprar mais. Quando ia ao shopping — um dos programas favoritos no tempo livre — os calçados eram os itens que mantinham o olhar preso nas vitrines. Para quem não quisesse fazer feio em datas especiais, um bom par de sapatos eram o presente certo.
Nos shoppings também adorava ir ao cinema. As escolhas dependiam principalmente da companhia: os filmes de romance ou ação assistia com o marido, Esequias, e os desenhos com o filho, João Augusto. Dos filmes que viu, tinha um carinho especial pelo A culpa é das estrelas. “Era o favorito. Sempre que tinha chances era o filme que ela via. Em pouco tempo, assistiu ao romance várias vezes”, conta o marido.
Quem via a cumplicidade entre Giselleda e Esequias poderia pensar que se tratava de um caso de amor à primeira vista. Ledo engano. Logo que se conheceram na igreja em que frequentavam não se deram bem. Demoraram a engatar uma boa conversa, mas quando ela fluiu foi o que bastou para iniciar o primeiro dia dos 12 anos de união — 9 deles oficialmente casados.
Na cozinha arriscava um pouco de tudo. Mostrava toda a criatividade na hora de preparar as muitas sobremesas que fazia. Os doces, como a torta Banoffi, eram a especialidade de Giselleda. Os pratos favoritos, porém, vinham “diretamente” do outro lado do mundo, já que a culinárias japonesa era a escolha certa quando saía para comer. Nessas horas, também não recusava uma boa pizza.
Ia à praia com certa frequência. Se tivessem um tempo livre lá ia ela, marido e filho para o litoral — quase sempre o de Santa Catarina. Aproveitava para se distrair e comer frutos do mar. Tinha também um coleção de conchinhas guardadas em casa e sempre que voltava ao litoral trazia novas para colocar no potinho de vidro em local de destaque na estante da sala.
Quando estava alegre — ou seja, quase sempre — cantava. Desde pequena soltava a voz em casa para cantarolar os hinos da igreja. Mais tarde começou oficialmente a cantar durante os cultos. Era a primeira voz e o marido, Esequias, a acompanhava. Tinham a dupla gospel Canção e Louvor como inspiração. Ouvia música em boa parte do dia, era também uma das formas de se manter sempre alegre.
Os números a acompanhavam quase o tempo todo. Era bancária durante o dia e estudante de Ciências Econômicas. Giselleda já estava no último ano do curso superior e gostava de lidar com finanças durante várias horas do dia. “Quebrava” um pouco da rotina cheia de cálculos com leitura. Não tinha um assunto preferido, lia mesmo um pouco de cada coisa, de revistas a grandes livros.
Nascida em Pinhais, a jovem cresceu sempre na Região Metropolitana de Curitiba. Morou também em Araucária e Campo Largo e passou um período na capital paranaense. A pinhaiense sofreu complicações de uma cirurgia de hérnia de hiato e não resistiu. Giselleda deixa o marido, Esequias, o filho, João Augusto, os pais e um irmão.
Lista de falecimentos - 05/11/2015
André Cardoso, 42 anos. Filiação: Zeny Coelho Cardoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 02 Municipal do Boqueirão.
Angelina Pereira Batista, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Pereira Batista e Sebastiana Domingues da Silva. Sepultamento ontem.
Antônio Parizzi, 61 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Ângelo Parizzi e Carmem do Nascimento Parizzi. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Capela Mortuária Fazenda Rio Grande /PR.
Antônio Rodrigues Lessa Filho, 84 anos. Profissão: bancário(a). Filiação: Antônio Rodrigues Lessa e Ida Petters Lessa. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.
Carmen Hofmeister, 68 anos. Filiação: Jacob Schulmester e Elizabeth Perle Schulmester. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 01 Municipal do Água Verde.
Claudinei Leal de Souza, 22 anos. Filiação: Jurandir de Paula Souza e Vanilda Leal. Sepultamento ontem.
Cristiane Gama Rocha, 31 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Manoel Ilario da Rocha e Maria José da Silva. Sepultamento ontem.
Daniel Apolinário Gomes, 59 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Pedro Apolinário e Regina Vieira Apolinária. Sepultamento ontem.
Dercio Caetano, 82 anos. Filiação: Pedro Caetano e Lucinda Petersin Caetano. Sepultamento ontem.
Dirceu Zelio Ribeiro, 79 anos. Profissão: gerente. Filiação: Dorival Ribeiro e Donatilha Ribeiro. Sepultamento ontem.
Elizabete Costa, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juvenal da Costa Pinto e Odete da Costa Pinto. Sepultamento ontem.
Escolástica Coelho Ceolin, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: José de Oliveira Coelho e Otacília Ferreira Coelho. Sepultamento ontem.
Fábio Aparecido Galvão, 26 anos. Profissão: tecelão(ã). Filiação: Sebastião Aparecido Galvão e Luzia Oliveira Galvão. Sepultamento ontem.
Feliciano Kurek, 76 anos. Profissão: montador(a). Filiação: Francisco Kurek e Genovefa Kurek. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 04 Água Verde.
Félix Antônio da Silva Brito, 72 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Manoel João Correia de Brito e Benedita da Silva Brito. Sepultamento ontem.
Inês Bertolin Precoma, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jocob Bertolin e Joana Gasparin Bertolin. Sepultamento ontem.
Ivone de Franca, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Orides de Franca e Alexandrina de Franca. Sepultamento ontem.
João Adir de Siqueira, 52 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Pedro Gonçalves de Siqueira e Maria da Luz Siqueira. Sepultamento ontem.
José Antônio Silveira Moura, 78 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Artur Euclides de Moura e Carmela Silveira Moura. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Cap. 02 São Francisco.
José Armando Coppola, 65 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Armando Coppola e Elza Ribas D Avila Copola. Sepultamento ontem.
José de Lima Souza, 77 anos. Filiação: Antônio Fernandes de Souza e Targina das Dores de Lima. Sepultamento ontem.
Leonice de Fátima Rodrigues, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito Honório Pereira e Maria Rosa da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da Capela Osasco - Colombo /PR.
Lourdes Pinto de Ataide, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vicente Silvério Pinto e Maria Aparecida Rosa. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Sitio Bom Jardim - Zona Rural - TomazinaPR.
Manuel Antônio Maia, 93 anos. Filiação: Ricardo Maia e Deolinda Seixas. Sepultamento ontem.
Mônica Moreira Rodrigues, 26 anos. Profissão: promotor(a) vendas. Filiação: Paulo Roberto Moreira e Simone Cristina En. Sepultamento ontem.
Nagibi Salomão Teixeira, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Salomão e Valentina Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela São José dos Pinhais (PR).
Nahim Correia de Castilho, 85 anos. Filiação: Félix Correia de Castilho e Alaide Correia de Castilho. Sepultamento ontem.
Natalino Gasparoto, 85 anos. Profissão: lavrador. Filiação: João Gasparoto e Luíza Jordão. Sepultamento ontem.
Odair Pinto Xavier, 60 anos. Profissão: empresário. Filiação: Joaquim Pinto Xavier e Manoela da Conceição Xavier. Sepultamento ontem.
Paulo Ferreira de Souza, 30 anos. Profissão: padeiro(a). Filiação: Paulo de Souza Santos e Valdereza Ferreira de Souza. Sepultamento ontem.
Rosa do Rosário, 75 anos. Profissão: zelador(a). Filiação: Afonso Alves de Lima e Maria Gregório do Rozario. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela 03 - Sfp.
Rosicleia Aparecida Gomes, 44 anos. Profissão: supervisor(a) vendas. Filiação: Alcides Gomes e Maria Zenilda Gomes. Sepultamento ontem.
Sidney Roberto Rodrigues da Silva, 57 anos. Profissão: militar. Filiação: Martinho Rodrigues da Silva e Ciranda Ferreira da Silva. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Avm- Rebouças.
Wilson Santos de Oliveira, 19 horas. Filiação: Ana Cláudia Santos de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião