Dizem que desde criança ela cativou pais, avós, tios e primos. O dia 2 de abril de 1991, quando ela nasceu, virou sinônimo de alegria para a família, que recebeu uma menina de espírito amoroso e caridoso. A jovem Heloísa de Araújo Sommer tinha a missão de ser médica e salvar vidas. Alegre e extrovertida, mostrou desde o começo da faculdade que a missão de servir era a sua praia. Um acidente de trânsito a levou precocemente, mas o que mostrou em 23 anos de vida marcou quem a conheceu.
Heloísa nasceu em Curitiba e morou na capital até concluir o Ensino Médio. Estudou no Colégio Elias Abdo Bittar e depois passou pelo Colégio Martinus. Também foi aluna do Colégio Estadual do Paraná.
Na escola, sempre foi aluna aplicada. “Certa vez convidou o opa [“vô” em alemão] para fazer uma palestra para sua turma com o tema: Proteção ao Meio Ambiente e a Apicultura. Ao final fez questão de ressaltar: ‘esse é o meu opa!’”, conta Carlos Sommer, um dos tios de Heloísa. A história sempre lembrada pela família, teve um desfecho feliz. Uns dias depois, ela comunicou a todos que o trabalho lhe rendeu uma nota 10.
Depois de concluir os estudos, prestou vestibular para Medicina. Foi aprovada no processo seletivo da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), na cidade de Lages. “Durante os seis anos do curso, sempre fez mais do que a sua obrigação. Dobrou plantões, envolveu-se em inúmeras cirurgias, salvou muitas vidas. Certa vez, relatou o atendimento a um homem que dera entrada no hospital com diversos tiros no abdome, e o quanto batalhou para salvar aquela vida”, conta o tio.
A família conta que não havia matéria difícil para ela. A dificuldade não estava no conteúdo, mas em quanto Heloísa viveu com intensidade os dias de aprendizado. “Ela se envolvia demais com os pacientes, comprava remédios e comida para os mais carentes. Seus professores estavam preocupados com isso”, relata o tio. Enquanto esteve na faculdade, vinha constantemente a Curitiba e visitava pais e parentes.
Com a abnegação para com os pacientes que encontrou durante a faculdade, Heloísa cumpriu o protocolo e se formou em dezembro de 2014. Na ocasião, toda a família – orgulhosa da nova médica – viajou para prestigiar os festejos. Depois da festa, foram apenas dois dias para que ela recebesse o número do seu CRM – cadastro no Conselho Regional de Medicina. Logo em seguida, começou a trabalhar no Hospital de Videira, também em Santa Catarina. Com o primeiro salário que recebeu, tratou de ajudar pacientes necessitados.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
No último feriado de carnaval, Heloísa estava a caminho de Videira, voltando de Curitiba, quando sofreu um acidente de trânsito. Ela perdeu o controle do veículo e colidiu com uma árvore. “Nossa jovem médica foi conhecer pessoalmente o Médico dos Médicos. Foi jovem, mas viveu intensamente. Ajudou as pessoas, amou, se doou e conquistou o que muitos não conseguem durante uma vida”, conclui o tio Carlos.
No seu sepultamento, havia um banner com uma frase: “a dor é suportável, não quando fingimos que ela não existe, mas quando sabemos que ela vai terminar”. A família aguarda os dias mais tranquilos. Deixa pais, avós, tios, primos e demais familiares.
Lista de falecimentos - 08/03/2015
Adão Rodrigues de Sousa, 65 anos. Profissão: soldador. Filiação: Vivente Luiz de Sousa e Maria Rodrigues Pecanha. Sepultamento ontem.
Amélia Veiga Zellner, 76 anos. Profissão: zeladora. Filiação: José Veiga e Juvina Veiga. Sepultamento ontem.
Augusto Gomes Filho, 72 anos. Profissão: advogado. Filiação: Augusto Gomes e Anita Couto Gomes. Sepultamento ontem.
Belmiro Domingues da Paz, 100 anos. Filiação: Francisco Domingos da Paz e Florentina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Cecília Pagel, 85 anos. Filiação: Ricardo Pagel e Anna Pagel. Sepultamento ontem.
Edipo Gonçalves, 26 anos. Profissão: pintor. Filiação: Luiz Carlos Ferreira Gonçalves e Urculina Paula Ribeiro. Sepultamento ontem.
Felipe Pateki, 21 anos. Profissão: servente. Filiação: Antônio Pateki e Salete Aparecida de Oliveira Pateki. Sepultamento ontem.
Iracema Lopes de Farias Carvalho, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Florampelio Francisco Lopes e Maria Lopes de Farias. Sepultamento ontem.
Isaura Amorim Soares, 81 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Antônio Guilherme de Amorim e Balbina Clara de Amorim. Sepultamento ontem.
Jannaina de Oliveira Loreno, 30 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria Souza Loreno e Maria Zilne de Oliveira Loreno. Sepultamento ontem.
Janoel Luiz da Silva, 63 anos. Profissão: técnico de enfermagem. Filiação: Manoel L. da Silva e Janete G. da Silva. Sepultamento ontem.
José Sebastião dos Santos, 63 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Francisco Jobel dos Santos e Nair Faria dos Santos. Sepultamento 7 de maio de 2015, em local a definir, saindo de residência.
Jussara Teresinha de Oliveira Schuindt, 64 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Olívio de Oliveira e Lourdes Lorita de Oliveira. Sepultamento ontem.
Marco Aurélio dos Santos, 21 anos. Profissão: repositor. Filiação: Ana Cláudia dos Santos. Sepultamento ontem.
Maria Luíza Gonçalves de Figueiredo, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Antônio Gonçalves e Prazeres Rodrigues Gonçalves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Jade.
Maria Sena Ribeiro, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardino Sena Ribeiro e Marciana Botelho Cordeiro. Sepultamento ontem.
Pedro Henrique Victor, 8 meses. Filiação: Fabiana Victor. Sepultamento ontem.
Renato José Lambach, 77 anos. Profissão: estofador. Filiação: Marcos Lambach e Cecília Maito Lambach. Sepultamento às 9h, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 3.
Rogério Chaves de Oliveira, 76 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Tibúrcio Leite de Oliveira e Anna Maria Chaves de Oliveira. Sepultamento ontem.
Sebastiana Rosa da Silva, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito Rosa Leite e Ana Liberalina de Jesus. Sepultamento ontem.
Ubiratan Oliveira, 54 anos. Profissão: conferente. Filiação: Osvaldo Oliveira e Aline Oliveira. Sepultamento ontem.
Wali Cordova Armstrong, 83 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Carlos Geiser da Cordova e Gabriela Geiser. Sepultamento ontem.
Condolências
Deixe uma homenagem a um dos falecidos
Deixe sua opinião