A vida da curitibana Iolanda Judith Gabardo Pelanda girava em torno da grande família que formou. Os dez filhos, 18 netos e 14 bisnetos sempre foram criado sob suas asas. Todos a definem como uma “mãezona”. Seus 90 de anos foram vividos no mesmo local: o bairro Umbará. A casa mudou com o passar do tempo, ficou mais moderna, mas o clima de “casa de vó” foi sempre o mesmo.
Conheceu o marido, João Faustino, quando ela tinha 19 anos. Iolanda trabalhava com o pai no armazém da família, também no Umbará, e João era um dos clientes. Entre conversas, eles acabaram se apaixonando e a união foi logo concretizada. Casaram-se em maio de 1944, pouco depois de se conhecerem, na igreja do bairro.
Iolanda sempre foi muito companheira do marido e por isso aprendeu também a gostar de cavalos e corridas. João já era dono de um haras antes de conhecer a esposa. O casal então passou a frequentar o Jockey Club. Por ser muito discreta, ela não se envolveu com as corridas e a criação dos animais, mas apoiava o marido na profissão. Alguns de seus filhos acabaram também trabalhando com os cavalos.
O número de filhos impressionava a todos, era sua “escadinha”, como ela gostava de chamar. Quando chegava na casa de amigos e parentes já brincava na entrada, dizia para não se assustarem com o “batalhão”. O que também chamava a atenção de todos era o cuidado com as roupas dos filhos. Fazia questão de produzir todas, sempre enfeitadas com seus bordados. Era exigente na confecção das peças. Se não gostasse, desmanchava os pontos e voltava ao início da costura. Sua grande alegria era vestir bem os filhos e levá-los para um passeio. Não perdia festas, missas, jantares e casamentos.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
A curitibana também organizava almoços e jantares, sempre com muita comida. Fazia questão de cozinhar os pratos típicos italianos. Um dos que gostava de preparar era macarronada com frango caipira; o cardápio sempre foi elogiado por todos. Os encontros eram cercados de muitas histórias, sempre contadas por ela.
A paixão por música estava no sangue. Iolanda não cantava nem tocava instrumentos, mas tinha um ótimo ouvido para reconhecer boa música, assim como seu pai, Francisco Gabardo. Quando casou, deu ainda mais atenção para o hobby, pois o marido era o tenor do coral da igreja e suas filhas também fazia parte do grupo. Gostava de se sentar e ficar apreciando a cantoria das meninas durante as tardes.
Com a chegada dos netos, a casa de Iolanda virou o ponto de encontro durante as férias da escola. No fim do dia reunia as crianças para apreciar a natureza e ouvir suas histórias. Os causos por vezes eram “assustadores”, pois tratavam das assombrações que ela dizia que tinha visto quando era mais nova. As histórias eram acompanhadas de suas boas comidas. Fazia de tudo para os netos, doces e salgados. Uma das especialidades era a sopa de feijão.
A dedicação à religião também era marcante. Era Filha de Maria e fazia questão de ir a todas as missas. Parou de frequentar a igreja quando a idade já dificultava a locomoção. Mas não deixou de fazer as suas orações, comandava a reza do terço com os filhos em casa, todas as noites. “A oração era um dos pontos mais fortes dela. Quando ia se despedir dos netos, ela perguntava se tinham rezado. Se não tivessem, ela pedia que fizessem ainda naquele dia”, conta o neto Paulo Pelanda.
Durante a vida, Iolanda teve que lidar com várias perdas. Três de seus filhos faleceram; ela ficou viúva em 1995. No fim de 2014, ficou muito abatida com a morte do filho mais novo. Andava triste e com a saúde abalada desde então. Faleceu em junho, aos 90 anos, de falência múltipla dos órgãos. Deixa sete filhos, 18 netos, 14 bisnetos, noras e genros.
Lista de falecimentos - 17/07/2015
Agnaldo Lima de Oliveira, 30 anos. Profissão: pintor. Filiação: Sebastião Cândido de Oliveira e Fátima Correia de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério São Roque, em Piraquara.
Alcione Mendes, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Fides Novak e Erna Novak. Sepultamento ontem.
Álvaro Cabral Pereira Jorge, 81 anos. Profissão: engenheiro químico. Filiação: Eduardo Colgan Pereira Jorge e Maria L C Pereira Jorge. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.
Alzira Garcia, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antenor Thomaz Garcia e Bertolina Borges da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Amilton Alves Bellemer, 40 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Júlio Alves Bellemer e Maria Lourdes Bellemer. Sepultamento ontem.
Carmella Zonatto Cooper, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Zonatto e Rosa Zonatto. Sepultamento ontem.
Clairto Venâncio Ribeiro, 54 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ezilio Venâncio Ribeiro e Nair Floriano Ribeiro. Sepultamento ontem.
Darci Inácia, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jeronimo Alves Pimentel e Ernesta Inácia. Sepultamento ontem.
Dionéa Valente Gonçalves, 83 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: José de Souza Valente e Stella Zanardini Valente. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.
Edwaldo Gomes Machado, 62 anos. Profissão: militar. Filiação: João Gomes Machado e Aparecida de Godoy Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.
Elza Voitkiw, 49 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Pedro Volochen e Antônia Neti Sanduym Volochen. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.
Gerson Luís de Ramos, 49 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Orlando de Ramos e Haide de Paula Ramos. Sepultamento ontem.
Gilberto Sebastião do Amaral, 66 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Salvador Prestes do Amaral e Emília Prestes do Amaral. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Jandyra Paladini Pinheiro, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Paladini e Olímpia Morandi. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo de residência.
Jeferson Roberto da Silva Santos, 22 anos. Profissão: borracheiro. Filiação: Pedro Roberto de Oliveira Santos e Vanda Aparecida da Silva. Sepultamento ontem.
João Francisco de Lara, 71 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Manoel Francisco dos Santos e Leopoldina Ferreira de Lara. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Joel José de Lima, 55 anos. Profissão: servente. Filiação: José Colisario de Lima e Maria de Lourdes de Lima. Sepultamento ontem.
Jorge Christino, 83 anos. Profissão: tesoureiro. Filiação: Antônio Christino e Melinda Christino. Sepultamento ontem.
José Carvalho Machado, 73 anos. Filiação: Marcílio Carvalho Machado e Joaquina Cardoso de Lima. Sepultamento ontem.
José Santana Júnior, 23 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Santana e Lenir de Macedo Santana. Sepultamento ontem.
José da Costa, 78 anos. Profissão: servente. Filiação: Antônia Domingos da Costa. Sepultamento ontem.
Josimar Tomé da Silva, 19 anos. Profissão: pintor. Filiação: Juliana Tomé da Silva. Sepultamento ontem.
Júlia Pens Tremarin, 6 anos. Profissão: estudante. Filiação: Sedenir Domingos Tremarin e Evelyn Marisa Pens. Sepultamento ontem.
Jurandir Sebastião Francio, 67 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Hermenegildo Francio e Irene Francio. Sepultamento ontem.
Leidinalva Pereira, 62 anos. Profissão: auxiliar em enfermagem. Filiação: Agenor Pereira e Valdelicia de Araújo. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Leticia Maria da Silva, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Martinso dos Santos e Olivia Martins dos Santos. Sepultamento ontem.
Luiz Aguinaldo Lopes Mattos, 76 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Lopes Mattos e Elvira Mendes Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo de residência.
Luiz Antônio Borges, 54 anos. Profissão: consultor. Filiação: Gilberto Borges e Ema Teresinha da Silva Borges. Sepultamento ontem.
Luiz Frederico Weber, 79 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Arnaldo Weber e Infancia Pereira. Sepultamento ontem.
Luíza da Costa Oliveira, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Raimundo Oliveira e Ana Pinto da Costa. Sepultamento ontem.
Madalena Gonçalves da Silva, 79 anos. Profissão: diarista. Filiação: João José Gonçalves e Josefa Martins dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.
Manoel Pinto Lacerda, 68 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Felisbino Oliveira Lacerda e Idalina Pinto Lacerda. Sepultamento ontem.
Marcos André Moreira Teixeira de Freitas, 54 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Álvaro Luís Teixeira de Freitas e Mariza Moreira Teixeira de Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Marcos Antônio Staff, 55 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: Clinge Staff e Antônia Cavalheiro Staff. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.
Maria Madalena Bonete da Silva, 67 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Antônio Ribeiro Bonete e Lourdes de Lima Bonete. Sepultamento ontem.
Maria Selmira Lange dos Santos, 71 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Theobaldo Lange e Catarina Lange. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara.
Mário Santos de Lima, 82 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Lufrido Cordeiro dos Santos e Silvana Patricio de Lima. Sepultamento ontem.
Mauro Henrique Fernandes de Deus, 29 anos. Filiação: Maury Fernandes de Deus e Vera Maria Fernandes de Deus. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.
Olindo Rigoni, 91 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Rigoni e Cândida Coltro Rigoni. Sepultamento ontem.
Paulo Hauresco Filho, 68 anos. Filiação: Paulo Hauresco e Paulina Hauresco. Sepultamento ontem.
Renato Benedito Svidnitzki, 55 anos. Filiação: Teodoro Svidnitzki e Maria de Lourdes Svidnitzki. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.
Rosi Gnatta Klug Pereira, 69 anos. Profissão: professora. Filiação: José Antônio Gnatta e Jandira Leite Gnatta. Sepultamento ontem.
Rosi Souza de Paula, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Avelino de Souza e Carolina Zimmermann de Souza. Sepultamento ontem.
Sebastião Martins, 88 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Adolfo Martins da Silva e Generoza da Costa. Sepultamento ontem.
Sebastião de Almeida Santos, 92 anos. Profissão: almoxarife. Filiação: Antônio de Almeida Franco e Augusta Maria dos Santos. Sepultamento ontem.
Sidnyr Alexandre Andretta, 86 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Savino Andretta e Therezinha Andretta. Sepultamento ontem.
Tereza Hass Padilha, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Francisco Hass e Maria Clara Moreira Hass. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.
Waldemiro Matrindale, 81 anos. Profissão: policial militar. Filiação: José Matrindale e Apolônia Matrindale. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.
Wanderley Velasques da Silva, 48 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Agenor Pereira da Silva e Evanilda Velasques. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.
Washington Cunha Bittencourt, 96 anos. Profissão: advogado. Filiação: Manoel Cunha Bittencourt e Anastácia Cunha Bittencourt. Sepultamento ontem.
Condolências
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião