Foram 60 anos vividos no meio do cafezal. Desde o nascimento numa roça em Maringá até o ano de 2003, quando o café mais produtivo da região deu lugar à pastagem, no sítio onde viveu a maior parte da vida, na Estrada Primavera, em Umuarama. Assim foi a vida de Jacondino Framesche, mais conhecido como “Isaque”, pai do vereador de Umuarama Evamir Antonio Framesche, o Carneiro.
Isaque casou-se no final dos anos 50 co m dona Juraci Santoni e em 1959 mudou-se com a esposa e o primeiro filho (Eder), que acabara de nascer, para ajudar na colonização da região de Umuarama e investir no plantio de café. Ele contava que, quando chegou, era quase tudo mata fechada na região, mas aos poucos as clareiras foram se abrindo e, em pouco tempo, no sítio de Isaque brotavam os primeiros pés de café.
Acostumado a cuidar da plantação desde os tempos dos pais no interior de São Paulo, Isaque cultivava a mesma paixão da família e as terras dele, que chegaram a ter 30 mil pés de café, sempre estiveram entre as mais produtivas e bonitas da região. Isso porque investia em adubação e controle de pragas. Mantinha a roça sempre limpa e reclamava quando algum empregado deixava ainda que apenas um pé de mato (erva daninha) no meio da lavoura.
Na maior parte do tempo, apenas a própria família trabalhou no sítio. Raramente usavam mão de obra externa. A viúva, Juraci, conta que, quando estava grávida do vereador Carneiro, trabalhou na colheita do café até perto da hora do parto. Somente quando o bebê começou a nascer ela foi para casa. Os quatro filhos seguiram na lavoura com o pai, mas depois dos anos 90 o café deixou de ser tão rentável e produtivo. Por isso alguns deles foram trabalhar na cidade. As poucas decepções na vida de Isaque foram as mortes precoces de dois filhos, em acidentes, um de carro e outro de moto.
No ano de 2003, Isaque também resolveu plantar capim e morar na cidade, mas sempre retornava à propriedade, para ver como estava o gado e matar a saudade da comunidade, na qual ele foi um líder comunitário e religioso.
A capela do lugarejo foi construída por ele, no terreno que doou na cabeceira do sítio. Era lá que rezava ou ajudava nas missas e outras celebrações de fim de semana. Ou nas quermesses (festas), que eram comuns nos anos 60, 70 e 80, quando dezenas de famílias residiam na vizinhança. A comemoração sempre foi maior nos dias de Santo Antonio (13 de junho), dia do padroeiro da capela, onde a festa era à moda antiga, com todos os ingredientes das festas juninas.
Os doze anos vividos na cidade foram de tranquilidade para o então ex-cafeicultor. A rotina era conhecida da família. Levantava-se todos os dias antes das 6 horas, preparava o café, mais tarde ia até um bar da esquina para encontrar os amigos, voltava para o almoço às 10 horas, depois dormia um pouco. À tarde voltava ao bar para mais bate-papo e só bebia uma cerveja cedo e outra à tarde. Às 17 horas já estava em casa para jantar e ir dormir. E nos fins de semana gostava de jogar cartas também com os colegas. Não bebia nem cachaça nem outra bebida mais forte. E também não comprava nada fiado. O filho Evamir lembra que ele não tinha dívida, apenas as contas de água e luz que sempre pagava adiantado. Outro lazer preferido era a pescaria em rios da região com os filhos.
Deixa a viúva, Juraci, os filhos Evamir Carneiro e Eder, a neta, Letícia, e o neto, Mateus.
Lista de falecimentos - 09/11/2015
Acacio Cândido de Oliveira Filho, 90 anos. Profissão: escrivão. Filiação: Acacio Cândido de Oliveira e Maria Júlia Franco de Oliveira. Sepultamento ontem.
Adélia de Jesus Monteiro, 79 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Lucindo dos Santos Lima e Eudocia Lima. Sepultamento ontem.
Ademir Macaneiro, 55 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Quintino Alexandre Macaneiro e Benta Maria Geralda. Sepultamento ontem.
Alois Faligurski Lutinski, 56 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Felício Isidoro Lutinski e Leocadia Faligurski Lutinski. Sepultamento ontem.
Ana Aparecida Polycarpo, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paschoal Cavalari e Jandira Onoria Cavalari. Sepultamento ontem.
Antônio Altair Pires, 49 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Ari Pires e Maria Iracema da Silva Pires. Sepultamento ontem.
Antônio Mitinori Tazoe, 74 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Kazuo Tazoe e Shizuco Tazoe. Sepultamento ontem.
Antônio Schrega, 92 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Paulo Schrega e Catarina Schrega. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Antônio Waldemir de Miranda, 73 anos. Profissão: empresário. Filiação: Antônio Romão de Miranda e Octacilia Donadello de Miranda. Sepultamento ontem.
Arisson Felipe Alves Costa, 20 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Arao Alves Costa e Loita Miranda Alves Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Itaperucu, saindo de residência.
Aristides da Silva, 69 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Lúcia da Silva. Sepultamento ontem.
Arlene do Rocio Ferreira Domingues, 45 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Luiz Carlos Ferreira Domingues e Carlene Ferreira Domingues. Sepultamento ontem.
Cacildo Gomes, 82 anos. Profissão: professor. Filiação: Modesto Gomes e Lídia Alves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela 01 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Carlos Alberto Oliveira, 21 anos. Profissão: vendedor. Filiação: José Carlos de Oliveira e Helena Raquel da Conceição. Sepultamento ontem.
Cláudio Albano da Trindade, 70 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: João Batista da Trindade e Ana Albano da Trindade. Sepultamento ontem.
Constante Brum Neto, 65 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Reynaldo Brum e Angelica Brum. Sepultamento ontem.
Dari Bach, 59 anos. Filiação: Alvino Bach e Lili Renilda Bach. Sepultamento ontem.
David dos Santos, 73 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Faustino dos Santos e Francisca Costa dos Santos. Sepultamento ontem.
Domicio Choendler, 69 anos. Profissão: pintor. Filiação: Maria Madalena Choendler. Sepultamento ontem.
Elizabeth Contin de Oliveira, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Contin e Emma Contin. Sepultamento ontem.
Elsa Maria Carlotto, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilherme Varaschim e Adélia Faoro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel.
Emanoel Ernane Raimundo, 25 anos. Profissão: pintor. Filiação: Ademir Raimundo e Jusley Mara Antônia Raimundo. Sepultamento ontem.
Esterlinda Izidoro Cunha, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Sebastião Izidoro e Aparecida Gabriela Izidoro. Sepultamento ontem.
Etelvina Bobsin, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eduardo Bobsin e Vitalina Wihmes Bobsin. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.
Everton Emanoel Iete Cerqueira, 25 anos. Profissão: montador. Filiação: Manoel Moisés Cerqueira e Mafalda Iete. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Araucária.
Flávio Barboza, 39 anos. Profissão: autônomo. Filiação: David Kaliff Barboza e Maria Casturina Barboza. Sepultamento ontem.
Giovani Gomes Ferreira, 78 anos. Profissão: militar. Filiação: Agenor Gomes Ferreira e Benvina Pereira de Brito. Cerimônia hoje, no Crematório Berti, em São José dos Pinhais, saindo da Capela do Cemitério Pedro Fuss.
Gonçalo Rocher da Luz, 40 anos. Profissão: operador. Filiação: Francisco Rocher da Luz e Avelina Emídia da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Rio Branco do Sul.
Helena Correa Coelho, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Patricio Correa e Herimita Weber. Sepultamento ontem.
Helia Machado, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Franscisco Krussewski e Lúcia Carolewski. Sepultamento ontem.
Inês Lucilia Droszczak de Oliveira, 79 anos. Profissão: funcionária pública federal. Filiação: Pedro Droszczak e Helena Droszczak. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida de São José dos Pinhais, saindo da Capela Natalina Berti.
Jayme Cidral de Carvalho, 85 anos. Profissão: pintor. Filiação: João Cidral de Carvalho e Maria Ignacia. Sepultamento hoje, na Colônia Faria, em Colombo, saindo de São Marcos.
Jean Carlos Lima dos Santos, 22 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Gilberto Carlos da Luz dos Santos e Amália Aparecida Lima Santos. Sepultamento ontem.
João Batista da Silva, 60 anos. Filiação: Jordão Amaaro da Silva e Maria Conceição Vargas da Silva. Sepultamento ontem.
José Aparecido de Sousa, 45 anos. Profissão: segurança. Filiação: João Salome de Sousa e Maria Luíza de Sousa. Sepultamento ontem.
José Domingues Vieira, 69 anos. Filiação: Roque Domingues Vieira e Maria Nicacia Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal, saindo da Capela 01 do Cemitério Municipal Água Verde.
José Farias de Lima, 90 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Maria de Lima. Sepultamento ontem.
Juraci Lopes, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leopoldo Lopes e Maria Ribeiro. Sepultamento ontem.
Leandro Sila da Luz, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Serli Aparecida da Luz. Sepultamento ontem.
Magaiver Iaros, 25 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Amadeu Iaros e Rosilda Machado. Sepultamento ontem.
Maria Elia Soares da Silva, 74 anos. Profissão: massagista. Filiação: Sizenando Soares da Silva e Maria de Jesus Lara. Sepultamento ontem.
Maria Joaquim dos Santos, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Braulino José dos Santos e Antônia Rosa dos Santos. Sepultamento ontem.
Mônica Gobetti da Silva, 41 anos. Profissão: recepcionista. Filiação: Edmundo Nunes da Silva e Maria Claudete da Silva. Sepultamento ontem.
Nilda da Luz Freygang, 90 anos. Profissão: bancária. Filiação: José Vicente da Luz e Maria Fiuza da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal, saindo da Capela de Blumenau.
Olga Snak, 59 anos. Profissão: cabeleireira. Filiação: João Snak e Ana Snak. Sepultamento ontem.
Rui de Araújo, 67 anos. Profissão: policial militar. Filiação: José de Araújo e Maria da Conceição Fernandes de Araújo. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária.
Setembrino Granville, 61 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Olímpio Granville e Izabeta Reginato. Sepultamento ontem.
Tereza Leoni Krizizanovski Sanzovo, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Borges Krizizanovski e Antônia Krizizanovski. Sepultamento ontem.
Umbelina da Rocha Picussa, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Honório Rocha Silveira e Benedita Rocha Silveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo de residência.
Valdir José da Silva, 58 anos. Profissão: motorista. Filiação: Amantino José da Silva e Laura Pereira dos Santos. Sepultamento ontem.
Wesley Fernando de Lima, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Ezequiel Fernandes de Lima e Sílvia Meiri dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência da família.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião