É praticamente impossível passar pela Rua Schiller, no Alto da XV, em Curitiba, sem olhar para o alto e contemplar as quatro torres revestidas de telhas de aço coloridas do Conjunto Residencial Cosmos. Em um bairro dominado por prédios baixinhos, a construção, ao mesmo tempo simpática e imponente, atrai os olhos. Mais grandioso do que a criatura é seu criador.
Arquiteto e engenheiro, um modernista visionário, Jaime Wasserman nasceu em Montevidéu, no Uruguai, mas se mudou para Curitiba quando não tinha nem meia década de vida. Os pais eram judeus do Leste Europeu que, antes mesmo dos horrores do nazismo, vieram para a América do Sul no fim da década de 1910, em busca de melhores oportunidades. Além da capital uruguaia, passaram pelos 40°C do Rio de Janeiro, mas foi na cidade das araucárias que replantaram suas raízes.
A vida, assim como a de milhares de imigrantes ao desbravar o desconhecido, não foi fácil de início. Houve limitações, é claro, mas foi boa a infância de Jaime e dos irmãos. Dividia os dias entre a Escola Israelita e o escotismo. A atividade, inclusive, o acompanhou até o fim da vida. Sempre alerta, foi homenageado, em 2015, pela Assembleia Legislativa do Paraná como o escoteiro mais longevo do estado.
De uma geração em que ter um diploma de curso superior era privilégio de poucos, Jaime teve dois. Com 17 anos ingressou no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e logo foi trabalhar em um escritório para custear os estudos. Anos depois, integrou a primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da mesma universidade.
Com uma vida dedicada à arte de criar e construir, foi o maior empreendedor de conjuntos habitacionais do estado. Além do Cosmos, esteve à frente do projeto do Conjunto Independência, na Avenida Senador Souza Naves.
Nos anos 60, conseguiu uma bolsa de estudos do governo francês e passou quase um ano estudando em Paris, na companhia da esposa Elsa, já falecida, que conhecera no Centro Israelita do Paraná. Os quatro filhos que o casal já tinha precisaram ficar no Brasil. Numa época em que a comunicação era remota, o ato foi de uma coragem enorme.
Aproveitou o período na capital francesa – que conheceu com nível de detalhes similar ao que tinha de Curitiba – de um modo sem igual. Lá, teve a oportunidade de conviver com engenheiros de diversas partes do mundo e conheceu métodos e sistemas de construção que sequer eram utilizados no Brasil. No retorno ao lar, consagrou-se como um dos principais nomes da arquitetura modernista no Paraná, com obras que se estenderam por Santa Catarina e São Paulo.
A herança do lado oriental da Europa lhe fez uma pessoa séria, mas foi pai e avô muito presente. Preocupava-se com o futuro de todos. Não faltava incentivo do vô Jaime para que todos lessem, aprendessem novos idiomas e aproveitassem oportunidades de viajar. Apreciava a companhia da família e se revezava para poder almoçar, ainda que uma vez na semana, com os filhos e netos.
Muito culto, adorava ler – tinha predileção por livros e revistas em inglês – e viajar. Gostava dos passeios tradicionais, como à Europa ou aos Estados Unidos, mas tinha encanto por roteiros mais inusitados. Adorou conhecer Fiji e a Nova Zelândia, assim como o Japão, a China e a Índia.
Mas a paixão maior foi mesmo pela profissão. Até o último dia falou sobre ideias de novos prédios e hospitais, que ansiava construir. Mesmo com a mão trêmula em função do Parkinson, rabiscava plantas arquitetônicas em qualquer pedaço de papel de cruzasse seu caminho.
Como legado, ficam as inovadoras obras e uma família que teve o privilégio de conviver com Jaime por tantos anos. Deixa quatro filhos, dez netos, sete bisnetos e a companheira.
Dia 25 de setembro, em Curitiba, aos 92 anos, de causas naturais.
Colaborou: Mariana Balan.
-
Lista de falecimentos
Adélia Novicki Pereira, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maximiliano Novicki e Angélica Novicki. Sepultamento ontem.
Alcides Ferreira Vargas, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Venâncio e Antônia Maria Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Vaticano - Jade.
Alexandre Abel Gonçalves Ferreira, 40 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Osni Gonçalves Ferreira e Nara de Fátima Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Ana Rosa Silvestre da Costa, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Romildo Silvestre e Ana Rosa Silvestre. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Mortuária Monteiro Lobato, no bairro Tatuquara.
Anderson Nogueira da Rosa, 32 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Lauro Lima da Rosa e Dirce Nogueira dos Santos Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Morretes, saindo da capela mortuária do local.
Antônio Rodrigues de Lima, 82 anos. Filiação: Virginio Rodrigues de Lima e Dolores Maria de Jesus. Sepultamento no dia 10 de outubro (segunda-feira), no cemitério municipal da cidade de origem, saindo do Paraguai.
Antônio Straube, 71 anos. Profissão: motorista. Filiação: Arlindo Straube e Emília Gunha Straube. Sepultamento ontem.
Artaxerxes Ferreira de Quevedo, 64 anos. Profissão: motorista. Filiação: Abel Ferreira de Quevedo e Maria Clara de Quevedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Natalina Berti, em São José dos Pinhais.
Célio Martins de Oliveira, 47 anos. Profissão: motorista. Filiação: Luiz Martins de Oliveira e Maria José de Oliveira. Sepultamento ontem.
Cintia Aline Yoshikava, 36 anos. Profissão: designer. Filiação: Takashi Yoshikava e Mitiko Kinoshita Yoshikava. Sepultamento ontem.
Claudiomiro Aifelder, 47 anos. Profissão: motorista. Filiação: Mário Aifelder e Lídia Luiz Aifelder. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campo Magro, saindo da Capela Mortuária de Tranqueira, em Almirante Tamandaré.
Dirce Joly Torres, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilherme Joly e Eugenia Joly. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Edene Caldeira Nunes, 84 anos. Profissão: autônoma. Filiação: Clemente de Souza Caldeira e Olindina de Carvalho Caldeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 02.
Gabriel Iglikoski de Oliveira, 20 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Moisés Vicente de Oliveira e Helena Iglikoski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do local.
Hamilton Luiz Dallegrave Bonfim, 65 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Amilton Alves Bonfim e Erminia Dallegrave Bonfim. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Jandira Oliveira Castilho, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Serviriano Palhano de Oliveira e Marcolina Marques dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Água Verde.
Jean Henrique Ramos, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Jeferson Luiz Ramos e Lúcia Iglikoski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do local.
Ketllyn Veloso de Oliveira, 14 anos. Profissão: estudante. Filiação: Laelson Aparecido de Oliveira e Rosângela V. dos Santos. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo de local a ser designado.
Laura Maria da Silva, 82 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Perjentino Sotero da Silva e Maria das Dores Santos. Sepultamento ontem.
Leônidas Boutin, 91 anos. Profissão: professor. Filiação: Arthur Boutin e Arminda Soares Boutin. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélico Luterano, saindo do mesmo local.
Leonir Brun Rodrigues, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Brun e Helena Brun. Sepultamento ontem.
Lourival de Lima, 76 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Augusto de Lima e Ermogenia de Barros. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.
Lúcia Costa Barbosa, 56 anos. Profissão: funcionária pública federal. Filiação: Reni Costa Barbosa e Maria de Oliveira Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 03.
Luiz Bresan, 73 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: André Bresan e Crestina Giassi Bresan. Sepultamento ontem.
Luiz de Luccas, 88 anos. Filiação: Frederico de Luccas e Cecília de Luccas. Sepultamento ontem.
Maria Alves Teixeira, 89 anos. Profissão: balconista. Filiação: Antônio Alves Teixeira e Anna Alves Teixeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.
Maria de Lourdes Scarante, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Clemente Scarante e Leticia Scarante. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 01.
Marlene Alves de Oliveira, 56 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Antônio Alves Vitório e Geraldina Camila Vitória. Sepultamento ontem.
Maurílio Augustiniak Júnior, 21 anos. Profissão: repositor. Filiação: Maurílio Augustiniak e Sandra de Fátima Pamplona Augustiniak. Sepultamento ontem.
Neusa Regina Kochinski, 59 anos. Profissão: desenhista. Filiação: André Kochinski e Joana Kochinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do local.
Nilse Sbaraini, 85 anos. Filiação: Paulo Sbaraini e Eliza Bertol. Sepultamento ontem.
Normando Nelson Zitta, 69 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Max Ervino Werner Zitta e Laura Gomes Zitta. Sepultamento ontem.
Oliva Mottin Ceccon, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Humberto Ceccon e Vitória Mottin Ceccon. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo, saindo da capela mortuária do local.
Onofre Menino de Souza, 90 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Menino de Souza e Filomena de Souza Pinto. Sepultamento ontem.
Oswaldo Formighieri, 85 anos. Profissão: empresário. Filiação: Raimundo Formighieri e Catarina Zocooli Formighieri. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.
Renan dos Santos Silva, 30 anos. Profissão: pizzaiolo. Filiação: Milton Batista da Silva e Maria dos Santos Silva. Sepultamento ontem.
Rizia Leilaine Lemes Fernandes, 18 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Paulo Roberto Fernandes Bezerra e Rosângela Maria Lemes. Sepultamento ontem.
Rubens Rauth, 94 anos. Profissão: militar. Filiação: Adão Rauth e Adelaide Bortoleto Rauth. Cerimônia hoje, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo, saindo do Cemitério Vertical de Curitiba.
Tereza dos Santos, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Marcelino dos Santos e Maria Eloísa Muniz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Mortuária de Contenda.
Terezinha da Rocha Cândido, 71 anos. Filiação: Dorico Santiago da Rocha e Lourença Camargo de Franca. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Salão Paroquial da Igreja Matriz de Adrianópolis.
Valdevino Inácio de Nunes, 59 anos. Profissão: motorista. Filiação: Juraci Inácio de Nunes e Jacira Gamba de Nunes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.
Zenila Terezinha Mattei, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Tranquilo Farneda e Maria Balestrin Farneda. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.
Zilda Luiz de Miranda Souza, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedicto Luís de Souza e Anna Rita. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Paz, em Curitiba.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião