O poeta Fernando Pessoa escreveu uma vez que “navegar é preciso”. Jayme Guelmann entendia o adágio como poucos. A bordo de um veleiro, ele e a esposa descobriram as maravilhas espalhadas pelos sete mares. Foi deslizando pelas águas profundas embalado pela força dos ventos que ele conheceu a beleza das ilhas gregas, no Mediterrâneo, o azul inigualável do Caribe, o caminho de Paranaguá a Angra dos Reis. Quando estava em terra, o espírito de navegador se revelava na sede por conhecer novas culturas. Era um homem do mundo, como define a esposa Judite.
Nascido em Curitiba, Jayme entrou para a Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná em 1949 – a federalização da instituição ocorreu em 1950. Ainda estudante, dava aulas no Curso Oswaldo Cruz, pioneiro na área de preparatórios para o vestibular. Tinha facilidade em ensinar. Era paciente e explicava tudo com cuidado. Não foi surpresa para ninguém ter se dividido entre a atuação como cirurgião obstetra e o ensino de Medicina na UFPR.
Muito dedicado ao trabalho, Jayme fazia questão de estar sempre atualizado. Em 1958, ele passou por cursos e estágios em hospitais da Inglaterra, França, Jerusalém e Áustria. Teve vários artigos publicados em revistas científicas, participava de congressos e seminários no Brasil e no exterior. “Ele era um ótimo profissional. Nunca se queixava dos pacientes. Sempre os atendia bem”, destaca Judite. Em reconhecimento à sua carreia, foi eleito acadêmico honorário da Academia Paranaense de Medicina, participando assiduamente das sessões do grupo.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
Nas horas livres, Jayme adorava desfrutar da companhia dos grandes mestres da música clássica. Apreciador da arte, reconhecia aos primeiros acordes os trabalhos de Mahler, Brams, Tchaikovsky e outros compositores de sua predileção. A leitura, em especial de livros de história, era outro de seus passatempos. Fazia de todos os momentos oportunidades para aumentar a bagagem cultural de si mesmo e de seus familiares. Nas viagens, por exemplo, fosse a passeio ou a trabalho, sempre inseria alguma atividade cultural, como uma visita a museus, apresentações de grandes orquestras ou uma peça teatral de destaque. E mesmo nos deslocamentos de táxi, aproveitava para imergir na cultura local ao conversar com os motoristas durante todo o percurso. Detalhe: fazia isso na língua nativa do motorista. Em Londres, conversava em inglês sem sotaque; em Paris, com um francês perfeito. E mesmo sem dominar completamente o alemão, conseguia manter a conversa com os taxistas da Alemanha.
Outra paixão era o jardim. As mesmas mãos habilidosas do cirurgião esbanjavam jeito no trato com as plantas. Gostava de acompanhar as mudanças das estações do ano acontecendo no próprio quintal, com as folhas dos plátanos caindo no outono e as flores cobrindo de cores os canteiros nas primaveras. Fez mudas de rododendro, na época planta rara no país, até para o antigo Banco Banestado. Em outra ocasião, encantado por uma planta na França, fez de tudo para trazer uma mudinha para o Brasil. Escondeu a plantinha na bagagem de mão e de tempos em tempos ia ao banheiro do avião para garantir que receberia água e sobreviveria à longa viagem.
Autodeclarava-se agnóstico, mas ainda assim Jayme costuma pedir orações aos outros e até acompanhava a esposa no curso bíblico que ela frequentava. Sabia respeitar a crença alheia e, acima de tudo, mantinha a mesma gentileza com todos.
Durante anos, à noite, ao perceber que a esposa se levantava, delicadamente acendia a luz para que ela não esbarrasse nos móveis em meio à penumbra. Na noite de 11 de julho, Judite se levantou, mas Jayme não acendeu a luz. Uma parada cardíaca o levou para velejar por outros mares. Deixa a esposa Judite, os filhos Vilson e Salomão, e as netas Alana e Clara.
Lista de falecimentos - 05/08/2015
Adão dos Santos, 75 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Maria Gertrudes. Sepultamento ontem.
Airton Luís Pinto, 56 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Balduino José Pinto e Werna Arnold Pinto. Sepultamento hoje, Crematório Jardim da Saudade (Pinhais(PR)), saindo da Capela Mortuária Jardim Adriana em ColomboPR.
Albany Barbosa Fonseca, 80 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Albary Carneiro da Fonseca e Annita Barbosa Fonseca. Sepultamento ontem.
Anizia Pereira da Silva Alves, 96 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Plácido Pereira da Silva e Adelina Dias Batista. Sepultamento ontem.
Arildo da Aparecida Fragoso, 51 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Aristides Soares Fragoso e Maria da Conceio Nepomuceno. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 02.
Aroldo Agostinho Fontoura de Lara, 60 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Acacio Fontoura de Lara e Ana Cecília Piekarski de Lara. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.
Breno Caprilhone, 82 anos. Filiação: João Batista Caprilhone e Josefina Caprilhone. Sepultamento ontem.
Carlos Alberto Logoboni, 45 anos. Profissão: porteiro(a). Filiação: Mário Logoboni e Anizia de Souza Logoboni. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de Igreja Assembleia de Deus-São Braz-Curitiba(PR).
Carlos Turra, 78 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Rodolfo Turra e Maria Rosa Turra. Sepultamento ontem.
Cassio Miguel Teixeira Devaux de Lara, 1 anos. Filiação: André Luiz Devaux de Lara e Ariane Teixeira de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Jardim em Cuiaba - Mt.
Cerli de Araújo Maia, 54 anos. Filiação: Horácio de Araújo e Verônica Rita de Araújo. Sepultamento ontem.
Cleverton Lucas Lopes de Lima, 19 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Lucas Leite de Lima e Josimara Lopes. Sepultamento ontem.
Clidemir Leandro dos Santos, 85 anos. Filiação: Francisca Maria da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Terceira Igreja Quadrangular Água Verde.
Daniel Choinski de Melo, 1 mes(es). Filiação: Paulo Antônio de Melo e Raquel Choinski de Melo. Sepultamento ontem.
Daniele Cristina Reway, 38 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Sérgio Luís Reway e Marli Flor Reway. Sepultamento ontem.
Dejair Stoco, 64 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Luiz Stoco e Domingas Bianco Stoco. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela São Miguel Vila Fani.
Denivaldo Pereira de Lima, 43 anos. Profissão: pintor(a). Filiação: Ercílio Pereira Lima e Maria Antônia Neves de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da Capela Vila Oficinas - Bairro Cajuru CuritibaPR.
Edenan Martinez Bastos, 82 anos. Profissão: advogado(a). Filiação: Arnaldo Martinez da Cunha e Benedicta Bastos Martinez. Sepultamento ontem.
Edeviro Cezario Feitosa Costa, 78 anos. Profissão: técnico. Filiação: Júlio Costa Filho e Júlia Alves Feitosa. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo de Vertical.
Enrique Alexandre Cardoso do Rosário, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Antônio Moreira do Rosário e Débora Lea Cardoso. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo de residência.
Erus Marcos Portes, 40 anos. Profissão: pintor(a). Filiação: Dorival Cavalheiro Portes e Clemilda Rodrigues dos Santos. Sepultamento ontem.
Eugênio de Almeida, 93 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Maria de Almeida. Sepultamento ontem.
Gustavo Luiz Lorenzetti Souza, 37 anos. Filiação: Dorival de Souza Góes e Célia Lorenzetti Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Cemitério Municipal de Paranavai -PR.
Helenton Luís Morretes, 31 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Valdomiro Morretes e Maria Aparecida de Jesus dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária do Sitio Cercado Curitiba.
Heloise Maria Santana, 57 anos. Profissão: cozinheiro(a). Filiação: Nodier José Bonat e Doroty Bonat. Sepultamento ontem.
Inácio Lesnioski, 62 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Miguel Lesnioski e Joana Lesnioski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Municipal de Campo LargoPR.
Jaime Rodrigues Franca, 54 anos. Profissão: motorista. Filiação: Luiz de Franca Júnior e Sirlhei Rodrigues de Franca. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará, saindo de Paroquial Umbará.
João Aparecido Camargo, 51 anos. Profissão: estoquista. Filiação: Sebastião de Paula Camargo e Luzinete Maria da Silva. Sepultamento ontem.
João Irio Schimingoski, 55 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Carlos Schimingoski e Verônica Schimingoski. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 01.
João Vitor Ruth Botelho, 3 dias. Filiação: Leandro Cândido Botelho e Diny Johanna Ruth de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Ávila - Centro - Castro -PR.
José Felipe da Costa Rosa Protica, 23 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Teddy Rosa Protica e Cristiane da Costa Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela da Paz Boqueirão CuritibaPR.
Josoel Alves da Motta, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: José Laertes Apolinário da Motta e Clarice Alves. Sepultamento ontem.
Júlio Max, 84 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Adolfo Max e Helena Marcheski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Municipal Santa Cândida - Capela 01.
Laércio Herculano, 50 anos. Profissão: servente. Filiação: João Herculano Filho e Catarina Herculano Citron. Sepultamento ontem.
Leonarda Barwinski, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Trela e Josefa Trela. Sepultamento ontem.
Leonor de Miranda, 89 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Francisco Stank Baptista e Maria Magdalena Stank Baptista. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Levi Samuel Lopes, 69 anos. Filiação: Davis Lopes e Francelina Mathias Lopes. Sepultamento ontem.
Lúcia Martins, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cacilda Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de local a ser designado.
Luciano Nogueira da Silva, 43 anos. Profissão: servente. Filiação: João Nogueira da Silva e Margareth Fátima da Silva. Sepultamento ontem.
Luís Felipe dos Santos, 20 anos. Profissão: estudante. Filiação: Carlos Alberto Alves dos Santos e Rosimery de Freitas Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.
Maria Inês de Carvalho Nakid, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Álvaro de Carvalho e Maria Virgínia Cadaxa de Carvalho. Sepultamento ontem.
Marli do Rocio Túlio Cartaxo, 69 anos. Profissão: professor(a). Filiação: João Túlio e Albina Zonato Túlio. Sepultamento ontem.
Ney Carlos Nardino Filho, 15 anos. Profissão: estudante. Filiação: Ney Carlos Nardino e Maria Rita Ferreira Marques. Sepultamento ontem.
Otacília de Souza Moraes, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Pedroso de Moraes e Messias de Souza Machado. Sepultamento hoje, Tranqueira, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela 01.
Renato Hironori Tanita, 89 anos. Profissão: empresário. Filiação: Saijiro Tanita e Midori Tanita. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.
Rosângela da Silva Lopes, 50 anos. Profissão: recepcionista. Filiação: Adão Damasceno Lopes e Denira Rosa da Silva Lopes. Sepultamento ontem.
Sérgio Augusto Maciel, 50 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Neusa Dias Maciel. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.
Talita Aparecida da Silva, 27 anos. Profissão: auxiliar escritório. Filiação: Hugo Matozo da Silva e Maria Aparecida dos Santos Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Igreja São Francisco, Bairro Novo B - Curitiba (PR)..
Turibio Bueno Prestes, 81 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Belarmino Bueno Prestes e Ervira Maria da Silva. Sepultamento ontem.
Vilson Alves da Silva, 65 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Cláudio Martins da Silva e Maria Alves da Silva. Sepultamento ontem.
Condolências
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião