Nascido em Curitiba e criado no mundo. O geólogo João José Bigarella, de essência exploradora, não se contentou em ser um estudioso de biblioteca. Ao longo da vida conheceu e estudou em dezenas de países, sempre seduzido pelos mistérios da natureza.
A existência itinerante não o impediu de conquistar as mais altas notoriedades profissionais do ambientalismo. Muito pelo contrário. Viajando por toda a costa africana e brasileira, pôde provar a Teoria de Wiggert; perseguindo o arenito paranaense, chegou até o Uruguai; visitando tantos museus quanto podia – 400 por todo o planeta – se tornou especialista em acervos.
O traço reservado de sua personalidade direcionava a maior expressão de interesses do “professor”, como gostava de ser chamado, para o fascínio pelas coisas que o homem não criou.
A paixão pela exploração lhe rendeu mais pesquisas científicas do que anos de vida: em quase 92, trouxe ao mundo mais de 200 estudos realizados por todos os continentes.
Com tamanha expressividade no âmbito profissional, poderia ser natural que outros interesses fossem suprimidos, mas Bigarella conseguiu encontrar espaço para outro tipo de conhecimento. Fruto de uma mistura entre origens alemãs, por parte da mãe, e italianas, por parte do pai, possuía extenso interesse na pesquisa genealógica. Descobriu e se aproximou de diversos parentes mais distantes e manteve ligações com os países de descendência, desenvolvendo estudos sobre a família diretamente da Itália e da Alemanha.
Leia: Ícone da geologia e do ambientalismo, João José Bigarella morre aos 92 anos
O grande tempo que despendia às pesquisas tornava especiais os momentos ao lado de seus próprios descendentes. Por meio de apresentações de slides, que preparava ao voltar de viagem, Bigarella inspirava os filhos e netos.
A família reunida observava atenta as fotos das paisagens, e os mais novos se inspiravam a um dia também explorarem o planeta.
Outro momento familiar marcante eram as idas ao Litoral do Paraná. Bigarella adorava passar os meses de verão na casa de praia em Caiobá, cenário de tantas histórias partilhadas com os entes queridos, que costumavam se juntar em caminhadas pela região.
Nesse mesmo litoral, aliás, foi onde algumas décadas antes o jovem João José encontrou a sua companheira. O amor que sentiu por Íris, que conheceu em um encontro na praia de Matinhos, foi forte o suficiente para fugir à regra das paixões de verão, que não duram. O relacionamento dos dois “subiu a serra”, como diziam brincando, e se manteve em um casamento que durou 67 anos.
Ao partir para sua viagem eterna, descansou de uma vida de plenitude, e deixou a saudade da esposa, dos três filhos, cinco netos e netos bisnetos.
Alice Veres Wrobel, 83 anos. Filiação: Demétrio Veres e Tecla Veres. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do local.
Ana Rosa de Deus Barbosa, 61 anos. Profissão: lavradora. Filiação: Amantino Gonçalves de Deus e Joana Concia da Paz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Cerro Azul.
Antônio Alves, 66 anos. Profissão: técnico. Filiação: João Luiz Alves e Maria Pedrozo Machado Alves. Sepultamento ontem.
Antônio Fraga de Oliveira, 95 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: José Fraga de Oliveira e Maria Inácia de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 02.
Aparecida Januária de Lima, 78 anos. Filiação: João Vergílio de Lima e Maria Madalena Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.
Ataide Cruqui, 79 anos. Profissão: encanador. Filiação: Dionízio Cruqui e Clara Bonfim Cruqui. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Almirante Tamandaré.
Carlos Neri Estevão de Souza, 71 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Sebastião Dias de Souza e Izaura Estevão de Souza. Sepultamento ontem.
Celso Renato Rabello, 59 anos. Profissão: estoquista. Filiação: Agenor Rabello e Adair Amaral Rabello. Sepultamento ontem.
David Pereira da Silva, 75 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Abel Pereira da Silva e Maria Pereira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Igreja Metodista do bairro Pinheirinho.
Diego Henrique da Silva de Jesus, 30 anos. Profissão: pintor. Filiação: Nei Oliveira de Jesus e Josiane Cristina da Silva de Jesus. Sepultamento ontem.
Durvalino Modesto de Oliveira, 92 anos. Profissão: motorista. Filiação: Evaristo de Oliveira e Lydia de Oliveira. Sepultamento ontem.
Edson Luiz Gonçalves, 51 anos. Profissão: pintor. Filiação: Izaura Gonçalves. Sepultamento ontem.
Elsa Maria Dias Machado, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Dias e Elvira Maria da Conceição. Sepultamento ontem.
Elvira Roza de Limas, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Cardozo da Chagas e Maria Rosa de Limas. Sepultamento ontem.
Ely Aparecida Conrado, 71 anos. Filiação: João Pereira de Andrade e Marcília Pereira dos Santos. Sepultamento ontem.
Filipe Antunes dos Santos, 33 anos. Profissão: operador. Filiação: Célio Antunes dos Santos e Rosália Antunes dos Santos. Sepultamento ontem.
Francisco Pires de Abreu, 67 anos. Filiação: Eduardo Pires de Abreu e Setembrina Antunes de Oliveira. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal de Arapoti.
Glaucos Cirus do Amaral Júnior, 61 anos. Profissão: advogado. Filiação: Glaucos Cirus do Amaral e Nevahyr Maria Piovesan do Amaral. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 02.
Hélio Sebastião dos Santos, 35 anos. Profissão: chefe de produção. Filiação: José Sebastião dos Santos e Raimunda Pereira dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Municipal de Guairaçá.
Ibsen Guadalupe de Lima Romulo, 45 anos. Profissão: cozinheiro. Filiação: Zelio Canabarro Romulo e Marilene de Lima Romulo. Sepultamento ontem.
Irineu Sokoloski, 72 anos. Filiação: Lauro Sokoloski e Maria Dogoski Sokoloski. Sepultamento hoje, no Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo da Capela da Barreirinha, em Curitiba.
Jefferson Cristiano Oliveira, 38 anos. Filiação: Maria de Lourdes Oliveira. Sepultamento ontem.
Joana Volski de Lima, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aleixo Volski e Leonora Volski. Sepultamento ontem.
Joares Távora dos Santos, 82 anos. Filiação: Sebastião Maciel dos Santos e Anizia Alves Teixeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo do mesmo local.
José Adir de Souza, 70 anos. Profissão: servente. Filiação: João Baltazar de Souza e Rosa Pinto de Souza. Sepultamento ontem.
José Maria Melo Oliveira, 70 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Assis dos Santos Oliveira e Emília Melo Oliveira. Sepultamento ontem.
José da Silva, 63 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Francisco Raimundo da Silva e Domiciana Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Água Verde.
Leônidas Trindade Coelho, 65 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Augusto José Coelho e Donatina Trindade Coelho. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da capela mortuária do local.
Leopoldo Cavasin, 81 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Albino Cavasin e Ângela Cavasin. Sepultamento ontem.
Luiz Teodoro, 70 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Jorge Sebastião Teodoro e Ana Luiz Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da residência.
Manoel Saraiva Pereira, 82 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Miguel Luiz Pereira e Raquel Saraiva Pereira. Sepultamento ontem.
Maria Aparecida Ferreira Pinto, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria Ferreira Pinto e Dometila dos Santos Lara Pinto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Lapa, saindo do Cemitério Parque São Pedro.
Maria Helena Rodrigues, 44 anos. Profissão: do lar. Filiação: Calixto Rodrigues e Rosa Júlia da Silva Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.
Maria Vitória Ferreira, 11 horas. Filiação: Gildo Gritten Ferreira e Aline Silva de Lima. Sepultamento ontem.
Maria de Deus Oliveira da Silva, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Raimundo de Oliveira e Helena Gomes dos Passos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária Ômega, na mesma cidade.
Marli Rodrigues Peixoto, 79 anos. Profissão: professora. Filiação: Graciliano Rodrigues e Fausta Vicente da Silva. Sepultamento ontem.
Nadyr Neumann Gonçalves, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilherme Neumann e Amália Neumann. Sepultamento ontem.
Nel Prudência Cavalcanti, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Barros Cavalcanti e Helena Lopes Campos Cavalcanti. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Telêmaco Borba.
Osvaldo Herley Pereira, 64 anos. Filiação: Aldo L. Pereira e Helena Otto. Sepultamento ontem.
Paulo Sérgio de Sena, 55 anos. Profissão: técnico em eletrônica. Filiação: José Raimundo de Sena e Maria Nunes de Senna. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.
Sebastião Abdias de Sousa, 93 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Abdias Patriota de Sousa e Raimunda Maria da Conceição. Sepultamento ontem.
Siva Ortiz, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joanna Cardozo. Sepultamento ontem.
Sueli Aparecida de Oliveira Lima, 48 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aparecido de Oliveira e Edna Margarida de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da residência.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”