| Foto: Arquivo da família

João Oscar Pilarski tinha duas paixões: jogar futebol e exercer a profissão de representante de vendas. O ponta-grossense ficou registrado na história do futebol da região dos Campos Gerais. Atuou como zagueiro nos times Servacol e Alvoradão, ambos de Irati; no Clube Esportivo Guaragi e no América, de Ponta Grossa. Também exerceu o cargo de presidente do Clube Esportivo Guaragi entre 2001 e 2007.

CARREGANDO :)

Um dos apelidos que ganhou na época em que jogava profissionalmente foi Figueroa – em alusão a um grande craque do Internacional dos anos de 1970. Nascido em Ponta Grossa, no bairro da Ronda, em 28 de fevereiro de 1952, Oscarzão, como era conhecido, ainda praticava o esporte em um time de veteranos.

Das conquistas no futebol, estão guardadas as faixas de campeão pelo Clube Esportivo Guaragi na Copa Arizona de Ponta Grossa, em 1979; de campeão varzeano de 1981, 1982 e em 1984, e também recortes de jornais com todas as lembranças sobre os times pelos quais passou. Está tudo no acervo da família. Na casa de Oscar também é possível encontrar as ferramentas e as peças que utilizava em seu primeiro emprego, na relojoaria Ávila, também de Ponta Grossa.

Publicidade

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

O esporte mais popular entre os brasileiros também ajudou o ponta-grossense a conhecer a esposa, Sônia. Quando adolescente, ela costumava assistir aos jogos do Guaragi e lá nasceu o namoro. Depois veio o casamento. Foram 37 anos de união e dois herdeiros, Leandro e Marcelo. “Ele soube repassar para os filhos e para a família todas as virtudes”, conta a esposa. Para os filhos, os ensinamentos mais memoráveis foram o incentivo ao estudo, o respeito ao próximo e às amizades. “Era paciencioso, amoroso. Um homem íntegro e honesto”, diz Sônia. O casal viveu aproximadamente 15 anos em Irati, nas décadas de 1980 e 1990, quando Oscar atuou nos clubes da região.

Um dos momentos de alegria mais lembrados pela família aconteceu durante uma das festas de aniversário dele. Ainda sem saber o sexo do bebê que a nora esperava, Oscar foi surpreendido durante o almoço de família. O filho Leandro anunciou para todos que ele seria avô de uma menina. A surpresa rendeu até choro. Onde quer que fosse, costumava mostrar fotos da netinha para os conhecidos.

A disposição de Oscar era inesgotável. Realizou um sonho aos 42 anos: concluiu o curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Irati. Aos 63 anos, ainda praticava esportes. “Se parasse de jogar futebol, acho que ficaria doente”, diz o filho Leandro. Planejava continuar trabalhando mesmo depois da aposentadoria. Os clientes e os colegas comentam que ele era o melhor vendedor de caminhões da região. Fez muitos amigos na profissão.

Oscar conseguiu transmitir um pouco da paixão pelos esportes para os filhos. Desde pequeno Leandro acompanhou o pai em algumas partidas e joga até hoje. Já Marcelo se encantou pelo vôlei na adolescência e assumiu, em 2013, o cargo de presidente do Clube Esportivo Guaragi – com o pai como vice – para dar continuidade ao trabalho de Oscar.

Publicidade

Na tarde de 9 de abril, o carro que Oscar conduzia colidiu de frente com um caminhão que transportava madeira, na BR-373, no distrito de Uvaia, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O caminhão chegou a tombar na rodovia. O motorista do veículo teve ferimentos leves; O ponta-grossense faleceu no local.

Com o objetivo de manter viva a memória do pai, os filhos agora seguem o sonho de reconstruir a sede social do Guaragi, que foi destruída por um incêndio anos atrás. “Fica o compromisso de a gente tentar dar sequência ao que ele queria fazer”, diz Leandro. Eles também pretendem reunir antigos jogadores dos times onde “Oscarzão” atuou para uma partida em sua homenagem. Deixa esposa, dois filhos, uma neta e quatro irmãos.

Dia 9 de abril, aos 63 anos, em um acidente de carro na BR-373, em Ponta Grossa.

Lista de falecimentos - 12/05/2015

Amadeu Marcondes Coelho, 82 anos. Filiação: Manoel Teixeira Coelho e Julieta Marcondes Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.

Aparecido Pedro Sarzi, 63 anos. Profissão: contador. Filiação: Santo Hermenegildo Sarzi e Carolina Amália Jorgete. Sepultamento ontem.

Ary dos Santos, 95 anos. Profissão: militar. Filiação: João Florêncio dos Santos e Olivia Umbelina da Conceição. Sepultamento ontem.

Carmen Olinda Maria Christensen Bendlin, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Albino Christensen e Maria Christensen. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Casemiro Bigaiski, 86 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Adão Bigaiski e Angelina Bigaiski. Sepultamento ontem.

Delordes Ribeiro Vianti, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ramiro Alves Ribeiro e Lavina Alves da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Donizete Bandeira dos Santos, 45 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Moisés Bandeira dos Santos e Geni Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Elsa Geranoski, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Geranoski e Adelaide Geranoski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Fermina Lopes, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Franca de Lima e Maria José Correa. Sepultamento ontem.

Fernando Antônio de Moura, 59 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Manoel Aparecido de Moura e Wanda Superpi de Moura. Sepultamento ontem.

Francisco Luiz Filho, 64 anos. Profissão: conferente. Filiação: Francisco Luiz dos Santos e Alice Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Geraldo da Silva Cardoso, 60 anos. Profissão: segurança. Filiação: João da Silva Cardoso e Maria Teixeira Batista. Sepultamento ontem.

Helena Ruppel, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Stelle Primo e Ana Elisabeth Stelle. Sepultamento ontem.

Heraclito de Oliveira Cruz, 60 anos. Profissão: operador. Filiação: Astor Mattos da Cruz e Maria de Oliveira Cruz. Sepultamento ontem.

Hertha Kindler Kellermann, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Kindler e Erna Rauch. Sepultamento ontem.

Inácio Kleina Polak, 66 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Florentino Polak e Antônia Kleina Polak. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Irene da Piedade dos Passos Lima Martins, 56 anos. Profissão: auxiliar de limpeza. Filiação: Josino de Souza Lima e Maria dos Passos Lima. Sepultamento ontem.

Ivonete da Silva, 44 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Joaquim da Silva e Zilda Zwaleziony. Sepultamento ontem.

Jadwiga Hernacki Ferreira da Silva, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vicente Hernacki e Feliza Saidowicz. Sepultamento ontem.

João Amaro de Souza, 79 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Amaro Marcelino Filho e Andreza Luíza de Souza. Sepultamento ontem.

Jocimar Romualdo Rodrigues, 50 anos. Profissão: bancário. Filiação: José Romualdo Rodrigues e Maria Aparecida Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

José Geraldo da Silva, 74 anos. Filiação: Simião Geraldo da Silva e Maria Pureza Geraldo. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Unilutus.

José Maria Ferreira, 48 anos. Profissão: corretor. Filiação: Ataide Ferreira da Silva e Idalina Rosa dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campo Largo, saindo da Capela de Campo Magro.

José Pedro de Oliveira, 85 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Antônio de Oliveira e Marcolina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Julita Bezerra da Silva, 74 anos. Profissão: telefonista. Filiação: Alfredo Kirchner e Judith Kirchner. Sepultamento ontem.

Lea Viana Franco de Oliveira, 74 anos. Profissão: nutricionista. Filiação: Rui Souza Viana e Noêmia Lopes Viana. Sepultamento ontem.

Lúcia Gielinski, 68 anos. Profissão: enfermeiro. Filiação: Floriano Gielinski e Izabel Blaginski. Sepultamento ontem.

Luciane Harps, 21 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antenor Harps e Luzia Olivia Rocher Harps. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Cerro Azul.

Luiz Henrique Maia Weiber, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Lauro Osmar Weiber e Silmara dos Santos Maia. Sepultamento ontem.

Luiz Sebastião Ribas, 73 anos. Profissão: motorista. Filiação: Custodio Ribas e Maria Eugenia Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Marcelo Marcondes da Cunha, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Márcio Soares da Cunha e Kati Marcondes Soares da Cunha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Maria Aparecida do Espírito Santo, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio de Almeida Franco e Augusta Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Maria Nezilda Piva de Oliveira, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Piva e Hermínia Zerbini. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Maria dos Anjos Batista Ribeiro, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Batista e Maria José Batista. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.

Mário Sérgio Maravieski, 59 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Pedro Maravieski e Maria Aparecida Maravieski. Sepultamento ontem.

Marluce Kuntze, 42 anos. Profissão: arquiteta. Filiação: Dalmo Kuntze e Dalva Pacheco Kuntze. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Mauri Querino do Nascimento, 37 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Adão Querino do Nascimento e Rosalina Teixeira do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Osmar Meireles de Souza, 79 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Moisés da Rocha Meireles e Marina Meireles de Souza. Sepultamento ontem.

Otalina Fogaça de Oliveira, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Fogaça e Olinda Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Pierina Genoefa Feronatto Lago, 101 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ferdinando Feronatto e Virgínia Lanzarin. Sepultamento ontem.

Rodrigo Manoel Marchesini Freitas, 74 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Waldemar Rodrigo de Freitas e Anna Maria Marchesini Freitas. Sepultamento ontem.

Rogério Mariano da Costa, 33 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Mariano da Costa e Salete Maria da Conceição da Costa. Sepultamento ontem.

Samuel Mayer, 3 dias. Filiação: Christiano Augusto Mayer e Liliane Boiarski Figueiredo Mayer. Sepultamento ontem.

Schirley Mendonça Denozet, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cezar Bortolo Mendonça e Elvira Ennes Mendonça. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Sérgio Ortiz Peixoto, 79 anos. Profissão: advogado. Filiação: Alberto Peixoto e Júlia Ortiz Peixoto. Sepultamento ontem.

Valdemar de Andrade, 63 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: João Francisco de Andrade e Erondina de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária, em Fazenda Rio Grande.

Valdinei Vieira Martins, 37 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Argemiro Vieira Martins e Idilia Vieira Martins. Sepultamento ontem.

Valdomiro Alves da Silva, 74 anos. Profissão: bancário. Filiação: Lindolfo Alves da Silva e Maria Mandela Vieira da Silva. Sepultamento ontem.

Wanderley Ribeiro, 48 anos. Filiação: Maria Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Igreja Evangélica Presbiteriana, na Vila Nori.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos