José Daher, o “Professor Nazir”| Foto: /Arquivo da família

José Daher nasceu em uma cidade rodeada pela natureza. Nos rios, gostava de navegar. Nas matas, encontrava refúgio e recarregava as energias. Nas ruas de paralelepípedos, amizades e amores se eternizaram. Se você chegar em Morretes, no Litoral do Paraná, e perguntar se alguém o conhece pelo nome de batismo, provavelmente receberá um não como resposta. O nome registrado pelo pai na certidão de nascimento permaneceu escondido nas linhas do documento.

CARREGANDO :)

Agora, encontrar alguém que conheceu o “Professor Nazir” é uma tarefa fácil. O apelido foi uma insistência materna somada à escolha em lecionar língua portuguesa. Antes de adentrar no universo da educação, já tinha se formado técnico em contabilidade, exercendo com maestria duas profissões distintas: gostava da exatidão dos números e da subjetividade da escrita.

Nascido em 21 de fevereiro de 1928, o Professor Nazir permaneceu praticamente a vida inteira em Morretes, saindo apenas sete anos para estudar. Na juventude, casou-se com Isaura Alpendre, a primeira esposa, com quem teve dois filhos: Maurício Daher e Marisa Daher. Aos 32 anos, Maurício foi assassinado durante um trabalho que realizava em Moçambique, na África. O engenheiro agrônomo foi atingido por tiros em uma época de guerrilha no país. A notícia abalou fortemente o Professor Nazir, que encontrou forças na religiosidade e nos amigos para superar a dor do luto.

Publicidade
José Daher e a companheira Zelinda de Bona 

O Espiritismo era algo que lhe encantava. Por mais de 50 anos, dedicou-se aos estudos espíritas. Na União Espírita Jesus Maria José, exerceu a função de administrador, orientador e praticante da doutrina por longos anos. Como voluntário, ajudava no Asilo Recanto Fraterno, mantido pela União Espírita. Foi nesse espaço que conheceu Zelinda de Bona, também voluntária no asilo, e com ela compartilhou os últimos anos de vida em um relacionamento de muita amizade e compreensão. Dona Zelinda, coordenadora do Grupo Amigos Solidários na Dor do Luto, nasceu no mesmo dia do Professor Nazir. Como um aviso, a vida já tinha marcado esse encontro que demorou para acontecer, mas que mudou a vida de ambos. Nas longas conversas, eles compartilhavam as experiências de vida. Ela, morando em Curitiba. Ele, em Morretes. Nos fins de semana e feriados, a alegria do reencontro era contagiante.

“O nosso tempo juntos era de muita qualidade de vida. Foi um relacionamento maduro, verdadeiro e de muita amizade. A gente entendia que devemos aceitar as pessoas como elas são. Assim como ele dizia, eu posso afirmar que foram os 10 anos mais felizes da minha vida. Foi um presente de Deus”, diz Zelinda.

Como poucas pessoas, ele cuidava da saúde praticando esportes e se alimentando de frutas e verduras orgânicas, compradas na feira dos produtores locais. Nas águas do Rio Nhundiaquara, passeava com o seu caiaque e não dispensava uma partida de futebol no campo do retiro. Também era praticante de yoga e, como um autêntico morretense, andava de bicicleta.

Informações

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Publicidade

Amante das letras, mantinha o desejo de escrever um livro de memórias. O projeto não se concretizou. Mas, aos 83 anos, decidiu criar o blog “Páginas Escolhidas” para compartilhar as suas lembranças da cidade de Morretes. “Quando percorremos embarcados, os rios do nosso litoral que sofrem a influência das marés, e que têm em suas margens grandes extensões de manguezais, ouvimos, no silêncio daquelas regiões ermas, só quebrado pelo canto dos pássaros, fortes estampidos, muito semelhantes aos que são produzidos pelas espingardas de ar comprimido”, escreveu o Professor Nazir em uma publicação no blog, sintetizando com carinho as belezas de sua cidade.

Uma dor repentina no estômago surgiu em novembro. Foi levado ao hospital e ficou um dia internado. Recebeu alta e voltou para casa. Passou mal mais uma vez no dia seguinte. Novamente foi ao hospital, mas teve oclusão intestinal e então o coração do ilustre professor de Morretes parou de bater. Deixa a companheira Zelinda de Bona, a filha Marisa, netos, familiares e amigos.

Dia 27 de novembro, aos 87 anos, em decorrência de oclusão intestinal seguida de uma parada cardíaca, em Morretes.
Colaborou: Larissa Mayra.

Lista de falecimentos - 26/12/2015

Adelaide Ribeiro de Oliveira, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Alves Ribeiro e Zoraide Schrithe Alves. Sepultamento ontem.

Amália Mazarotto Mann, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hygino Mazarotto e Maria Muraro Mazarotto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 03.

Ambrozina Guimarães Stochero, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Alves Guimarães e Ida Serafini Guimarães. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela da Luz.

Publicidade

Ana Maria Barbosa Rebellato, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nestor de Castro Barbosa e Gilda Sampaio Barbosa. Sepultamento ontem.

Araci Fogaça de Sousa, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Fogaça e Sebastiana Alves Maia. Sepultamento ontem.

Carlos Luiz Sirio, 69 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Antônio Miguel Syrio e Argentina Funchal Syrio. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Rubi.

Cícero Antônio Ferreira da Silva, 57 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Sebastião Ferreira da Silva e Terezinha Tomazia da Silva. Sepultamento ontem.

Claudionor Mário Sieczko, 63 anos. Profissão: artesão. Filiação: Alexandre Sieczko e Anastácia Dittmann Sieczko. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

Publicidade

Creuza Poiatti dos Santos, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jorge Poiatti e Hilda Canevarolli Poiatti. Sepultamento ontem.

Diego Alberto Kais, 26 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Gilberto Camargo Kais e Sirlene Aparecida Kais. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Dinorah de Araújo Comegnio, 85 anos. Filiação: Manoel Vitorino Rello de Araújo e Deolinda Aguelli de Araújo. Sepultamento ontem.

Dora Bety Romanowski, 89 anos. Filiação: Bernardo Martins e Catarina Rujanski Martins. Sepultamento ontem.

Douglas Rogério Cardoso Costa, 24 anos. Profissão: pizzaiolo. Filiação: Edson José Golinski Costa e Clevonice Cardoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da Capela Mortuária da Associação de Moradores do Jardim Paranaense, no Boqueirão.

Publicidade

Dulcineia Coppe Nalin, 59 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Áurea Coppe. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem.

Eder Gonçalves, 22 anos. Profissão: estudante. Filiação: Melquiades Gonçalves Sobrinho e Vera Lúcia Gonçalves. Sepultamento ontem.

Ernestina de Oliveira, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Alves de Oliveira Júnior e Emma Alves de Oliveira. Sepultamento ontem.

Estevan Novitzky, 21 anos. Filiação: Ronaldo Novitzki e Virgínia de Andrade Novitzky. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Fábio Betim Gonçalves, 24 anos. Profissão: motorista. Filiação: Julinho Gonçalves e Noili Terezinha Betim Gonçalves. Sepultamento hoje, em local a definir.

Publicidade

Gilson Tatara, 39 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Gilberto Tatara e Odete Rinaldin Tatara. Sepultamento ontem.

Guilherme Henrique de Siqueira Ferreira, 21 anos. Profissão: administrador. Filiação: Hudson Queiroz Ferreira e Luciane Aparecida Alves de Siqueira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Guilherme Martins, 86 anos. Profissão: pintor. Filiação: Benedicto Martins e Maria Francisca. Sepultamento ontem.

Haroldo Wernek, 57 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Leopoldo Wernek e Lazarina Galhoti Wernek. Sepultamento ontem.

Hilario Gavleta, 58 anos. Profissão: motorista. Filiação: Francisco Gavleta e Francisca Czelusniak. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária.

Publicidade

Irene Cavalli, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Cavalli Filho e Maria Simioni. Sepultamento ontem.

Irene Ribeiro, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Meketink e Sofia Meketink. Sepultamento ontem.

Isolda Belotto, 63 anos. Filiação: Ângelo Belotto Sobrinho e Verônica Bordin Belotto. Sepultamento ontem.

Izoildes dos Santos Castro, 84 anos. Filiação: Antônio José dos Santos e Idalvina Rodrigues dos Santos. Sepultamento ontem.

Jeferson Luiz de Almeida, 51 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Luiz Gonçalves de Almeida e Edina Moraes de Almeida. Sepultamento ontem.

Publicidade

João Gomes da Silva, 79 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Reinaldo F. Gomes e Maria da Glória e Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo de Capela São Benedito, em Taquarituba - SP.

Loiva Maria de Lara, 60 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Alfredo Lucas de Mello e Maria Margarinos de Mello. Sepultamento ontem.

Lourival Alves Marques, 83 anos. Filiação: Enedino Alves Marques e Dulce Alves Marques. Sepultamento ontem.

Luan Almeida Lopes, 28 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Vanderlei Lopes da Silva e Eliete Almeida Lopes. Sepultamento ontem.

Luiz Manoel da Cunha Netto, 83 anos. Profissão: bancário. Filiação: Pedro Paulo da Cunha e Elohe Ramos da Cunha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 02.

Publicidade

Marcelo Fernandes de Anhaia, 22 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Fernandes de Anhaia e Maria Alves D. Bastos Princival. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais).

Maria Luíza Franchi da Silva, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Achilles Franchi e Benedita Vieira. Sepultamento ontem.

Mário Dinis Lopes, 67 anos. Profissão: torneiro mecânico. Filiação: José Lopes e Maria Marques Dinis. Sepultamento ontem.

Nelcio Alves de Lima, 69 anos. Profissão: lavrador. Filiação: João Alves de Lima e Domilia Fernandes. Sepultamento ontem.

Nelson Pereira de Lima, 89 anos. Profissão: escriturário. Filiação: Otávio de Oliveira Lima e Natália Pereira de Lima. Sepultamento ontem.

Publicidade

Osny Fortes da Silva, 69 anos. Profissão: empresário. Filiação: Leomar Rodrigues da Silva e Ana Maria da Silva. Sepultamento ontem.

Richard Carneiro, 19 anos. Profissão: estudante. Filiação: Juraci dos Santos Carneiro e Eliane Aparecida de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Memorial Graciosa, em Quatro Barras, saindo da Capela Adriana, em Colombo.

Robles Aparecido de Lima, 44 anos. Profissão: servente. Filiação: Joraci Natal Ribeiro de Lima e Floriza de Lima. Sepultamento ontem.

Rosi Carvalho Vidal, 68 anos. Filiação: Sílvio Neves de Carvalho e Ilda Miranda de Carvalho. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Paranaguá.

Valdelice Froes dos Santos, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ribeiro de Novaes Filho e Protilia Froes de Novaes. Sepultamento hoje, no Cemitério Evangélico da Cachoeira, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano.

Publicidade

Wilson Senko, 71 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Abílio Senko e Cecília Gomes Senko. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São José, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti.

Zenite Rabelo da Silva, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Rabelo e Tertuliana Nunes Rabelo. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Vila Leão, no Novo Mundo.