O mineiro José Patrício Filho nasceu no interior de Muriaé, se criou em Presidente Prudente (SP) e veio morar no Norte Pioneiro do Paraná aos 27 anos. Mantinha a simplicidade, a quietude e a hospitalidade em seu jeito de ser. Jogar truco, tomar cachaça e fumar palheiro na soleira da porta de casa eram suas preferências para o descanso de todo o dia.
Sempre lidou com a terra. Por anos e anos foi o rezador do terço em sua comunidade. Entre um ditado e outro, Zé era convidado para apadrinhar uma criança, fazer uma novena ou “rezar o morto”. Era bem quisto e um exemplo nas localidades em que viveu com a esposa, Maria.
A trajetória foi longa até chegar finalmente a Arapongas, em 1977. Antes disso, as terras férteis do Paraná lhe foram apresentadas em Bentópolis, distrito de Guaraci, no Norte do estado. Nesse época, José Carlos, o segundo de seis filhos, tinha apenas três meses. José Patrício deixou o trabalho em uma serraria em São Paulo para se aventura nas plantações de café. “Veio com a gana de ganhar dinheiro e construir algo para a família”, conta o o filho.
Mas enfrentaram poucos e boas. Só não passaram fome porque a família comia serralha – uma espécie de planta que nasce embaixo do pé de café – somada ao prato de polenta. Para diversificar a alimentação, havia o abacate com açúcar. O leite dos meninos vinha de uma cabrita que conseguiu em troca do rádio a pilha – único meio de comunicação com o mundo.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
De Bentópolis passaram por Munhoz de Mello e Marilândia do Sul. E o trabalho na lavoura do café continuava dando o sustento à família. Mas veio a Geada Negra, em 1975, que matou os cafezais e causou uma grande crise. O pequeno agricultor teve de aprender a dirigir um trator. Foi para a zona rural de Arapongas, em 1977, e trocou o café pela lavoura branca. Roçava e colhia milho, soja e mamona com a máquina.
Vinte anos depois, em 1997, a família resolveu se mudar para a área urbana do município. Zé fez concurso e conseguiu o cargo de motorista de máquinas da prefeitura. Abriu e fechou buraco, alargou rua, entre outras coisas, até 2006.
As tarefas deram lugares às conversas fiadas e ao hábito de fumar – largou mão do palheiro e aceitou o “comum” por não ser tão forte – beber a cachacinha e jogar truco. Deixa a viúva, seis filhos, 13 netos e dois bisnetos.
Lista de falecimentos - 18/08/2015
Adair José dos Santos, 63 anos. Profissão: empresário. Filiação: Ortencio Marino dos Santos e Maria Rosa dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da Capela Municipal Santa Cândida - Capela 01 do Santa Cândida.
Adriane Matiassi Troni, 36 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Lúcia Teodoro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária - Alto Paraíso / Ro.
Ana Maria dos Santos Gama, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ovídio Subtil dos Santos e Maria da Conceição Ferreora de Oliveira. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.
Anderson César Coradin, 38 anos. Profissão: serigrafia. Filiação: Roseli de Fátima Coradin. Sepultamento ontem.
Arlindo Mendes de Souza, 81 anos. Profissão: advogado(a). Filiação: José Cesário de Souza e Maria Emília Mendes de Souza. Sepultamento ontem.
Cecília Correa de Carvalho, 96 anos. Profissão: costureiro(a). Filiação: Antônio Sallustiano Correa e Maria da Cruz Malaquias. Sepultamento ontem.
Célia Marlene Rodrigues dos Santos, 56 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Pedro Rodrigues dos Santos e Debitina Rosa dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo de Associação dos Moradores Novo Mundo /ctba (PR).
Dalton Luiz de Lima Santos, 65 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Avanyr Amadeu dos Santos e Maria Izabel de Lima Santos. Sepultamento ontem.
Divina Cordeiro da Silva, 88 anos. Profissão: doméstica. Filiação: João Cordeiro da Silva Filho e Ernestina Costa Cordeiro da Silva. Sepultamento ontem.
Divina Ladislau da Luz, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: José da Luz e Alcidia Ladislau da Luz. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.
Edno Manoel Lourenço, 64 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Manoel José Lourenço e Maria Helena Guedes Lourenço. Sepultamento ontem.
Elionai Wesley Opiechon, 24 anos. Filiação: Paulo Roberto Opiechon e Sandra Opiechon. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de Santa Felicidade.
Elisete Mariz Medeiros Wolff, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Silvadavio de Almeida Medeiros e Maria da Luz de Paula Medeiros. Sepultamento ontem.
Fernando Orthmann, 38 anos. Profissão: técnico enfermagem. Filiação: Roberto Orthmann e Márcia Ivone Orthmann. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária São Bento do Sul / Sc.
Frederico de Oliveira Leopold, 68 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Hans Leopold e Norma de Oliveira Leopold. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.
Geraldo Alves Nascimento, 65 anos. Profissão: motorista. Filiação: Lauro Alves Nascimento e Maria Siqueira Nascimento. Sepultamento ontem.
Henrique Fabrício Nunes Gorski, 20 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Ivo Izaias Gorski e Beatriz Nunes Teixeira. Sepultamento hoje, Santo Ângelo (Campo Largo), saindo da Capela Municipal de Campo LargoPR..
Jayme Imianoski, 70 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Ignácio Imianoski e Laura Muller. Sepultamento ontem.
Júlia Rodrigues Cavalheiro, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jaime R Matozo e Maria Matozo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 03- Cemitério Municipal Água Verde.
Kazuo Shikasho, 90 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Iwao Shikasho e Turuyo Shikasho. Sepultamento ontem.
Márcio Dominoni, 48 anos. Profissão: bancário(a). Filiação: Arlindo Dominoni e Martha Olga Dominoni. Sepultamento ontem.
Márcio Henrique Soares de Souza, 15 anos. Profissão: repositor(a). Filiação: Vitor Márcio de Souza e Sílvia de Moura Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo de Santa Felicidade.
Marcos Venizio Muller, 44 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Paulo Anacleto Muller e Darcy Silva Muller. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em ColomboPR.
Maria Elisa Simões, 84 anos. Filiação: Joaquim Simões e Maria Joana Santos Simões. Sepultamento ontem.
Miguel Kaplum, 4 mes(es). Filiação: Douglas Kaplum e Daiane Dall Agnol do Santo Kaplum. Sepultamento ontem.
Nelson Luiz Pirola, 67 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Itor Pirola e Delicia Gardi. Sepultamento ontem.
Silvana Rosa da Silva, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Polcina da Silva. Sepultamento ontem.
Tayllor Felipe Baggio de Oliveira, 3 dias. Filiação: Jeferson Fontes de Oliveira e Michele Baggio de Oliveira. Sepultamento ontem.
Terezinha Maria Ferreti, 76 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Norberto Ferreti e Zaida Soligo Ferreti. Sepultamento ontem.
Ulisses Maleski, 25 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Carlos Maleski e Elizabete Pires de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela Mortuária em Almirante Tamandaré -PR.
Walfrida Lima, 71 anos. Profissão: cabeleireiro(a). Filiação: Lucindo dos Santos Lima e Eudocia Lima. Sepultamento ontem.
Condolências
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião