O mineiro José Patrício Filho nasceu no interior de Muriaé, se criou em Presidente Prudente (SP) e veio morar no Norte Pioneiro do Paraná aos 27 anos. Mantinha a simplicidade, a quietude e a hospitalidade em seu jeito de ser. Jogar truco, tomar cachaça e fumar palheiro na soleira da porta de casa eram suas preferências para o descanso de todo o dia.
Sempre lidou com a terra. Por anos e anos foi o rezador do terço em sua comunidade. Entre um ditado e outro, Zé era convidado para apadrinhar uma criança, fazer uma novena ou “rezar o morto”. Era bem quisto e um exemplo nas localidades em que viveu com a esposa, Maria.
A trajetória foi longa até chegar finalmente a Arapongas, em 1977. Antes disso, as terras férteis do Paraná lhe foram apresentadas em Bentópolis, distrito de Guaraci, no Norte do estado. Nesse época, José Carlos, o segundo de seis filhos, tinha apenas três meses. José Patrício deixou o trabalho em uma serraria em São Paulo para se aventura nas plantações de café. “Veio com a gana de ganhar dinheiro e construir algo para a família”, conta o o filho.
Mas enfrentaram poucos e boas. Só não passaram fome porque a família comia serralha – uma espécie de planta que nasce embaixo do pé de café – somada ao prato de polenta. Para diversificar a alimentação, havia o abacate com açúcar. O leite dos meninos vinha de uma cabrita que conseguiu em troca do rádio a pilha – único meio de comunicação com o mundo.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
De Bentópolis passaram por Munhoz de Mello e Marilândia do Sul. E o trabalho na lavoura do café continuava dando o sustento à família. Mas veio a Geada Negra, em 1975, que matou os cafezais e causou uma grande crise. O pequeno agricultor teve de aprender a dirigir um trator. Foi para a zona rural de Arapongas, em 1977, e trocou o café pela lavoura branca. Roçava e colhia milho, soja e mamona com a máquina.
Vinte anos depois, em 1997, a família resolveu se mudar para a área urbana do município. Zé fez concurso e conseguiu o cargo de motorista de máquinas da prefeitura. Abriu e fechou buraco, alargou rua, entre outras coisas, até 2006.
As tarefas deram lugares às conversas fiadas e ao hábito de fumar – largou mão do palheiro e aceitou o “comum” por não ser tão forte – beber a cachacinha e jogar truco. Deixa a viúva, seis filhos, 13 netos e dois bisnetos.
Lista de falecimentos - 18/08/2015
Adair José dos Santos, 63 anos. Profissão: empresário. Filiação: Ortencio Marino dos Santos e Maria Rosa dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da Capela Municipal Santa Cândida - Capela 01 do Santa Cândida.
Adriane Matiassi Troni, 36 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Lúcia Teodoro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária - Alto Paraíso / Ro.
Ana Maria dos Santos Gama, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ovídio Subtil dos Santos e Maria da Conceição Ferreora de Oliveira. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.
Anderson César Coradin, 38 anos. Profissão: serigrafia. Filiação: Roseli de Fátima Coradin. Sepultamento ontem.
Arlindo Mendes de Souza, 81 anos. Profissão: advogado(a). Filiação: José Cesário de Souza e Maria Emília Mendes de Souza. Sepultamento ontem.
Cecília Correa de Carvalho, 96 anos. Profissão: costureiro(a). Filiação: Antônio Sallustiano Correa e Maria da Cruz Malaquias. Sepultamento ontem.
Célia Marlene Rodrigues dos Santos, 56 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Pedro Rodrigues dos Santos e Debitina Rosa dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo de Associação dos Moradores Novo Mundo /ctba (PR).
Dalton Luiz de Lima Santos, 65 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Avanyr Amadeu dos Santos e Maria Izabel de Lima Santos. Sepultamento ontem.
Divina Cordeiro da Silva, 88 anos. Profissão: doméstica. Filiação: João Cordeiro da Silva Filho e Ernestina Costa Cordeiro da Silva. Sepultamento ontem.
Divina Ladislau da Luz, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: José da Luz e Alcidia Ladislau da Luz. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.
Edno Manoel Lourenço, 64 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Manoel José Lourenço e Maria Helena Guedes Lourenço. Sepultamento ontem.
Elionai Wesley Opiechon, 24 anos. Filiação: Paulo Roberto Opiechon e Sandra Opiechon. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de Santa Felicidade.
Elisete Mariz Medeiros Wolff, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Silvadavio de Almeida Medeiros e Maria da Luz de Paula Medeiros. Sepultamento ontem.
Fernando Orthmann, 38 anos. Profissão: técnico enfermagem. Filiação: Roberto Orthmann e Márcia Ivone Orthmann. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária São Bento do Sul / Sc.
Frederico de Oliveira Leopold, 68 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Hans Leopold e Norma de Oliveira Leopold. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.
Geraldo Alves Nascimento, 65 anos. Profissão: motorista. Filiação: Lauro Alves Nascimento e Maria Siqueira Nascimento. Sepultamento ontem.
Henrique Fabrício Nunes Gorski, 20 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Ivo Izaias Gorski e Beatriz Nunes Teixeira. Sepultamento hoje, Santo Ângelo (Campo Largo), saindo da Capela Municipal de Campo LargoPR..
Jayme Imianoski, 70 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Ignácio Imianoski e Laura Muller. Sepultamento ontem.
Júlia Rodrigues Cavalheiro, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jaime R Matozo e Maria Matozo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 03- Cemitério Municipal Água Verde.
Kazuo Shikasho, 90 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Iwao Shikasho e Turuyo Shikasho. Sepultamento ontem.
Márcio Dominoni, 48 anos. Profissão: bancário(a). Filiação: Arlindo Dominoni e Martha Olga Dominoni. Sepultamento ontem.
Márcio Henrique Soares de Souza, 15 anos. Profissão: repositor(a). Filiação: Vitor Márcio de Souza e Sílvia de Moura Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo de Santa Felicidade.
Marcos Venizio Muller, 44 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Paulo Anacleto Muller e Darcy Silva Muller. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em ColomboPR.
Maria Elisa Simões, 84 anos. Filiação: Joaquim Simões e Maria Joana Santos Simões. Sepultamento ontem.
Miguel Kaplum, 4 mes(es). Filiação: Douglas Kaplum e Daiane Dall Agnol do Santo Kaplum. Sepultamento ontem.
Nelson Luiz Pirola, 67 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Itor Pirola e Delicia Gardi. Sepultamento ontem.
Silvana Rosa da Silva, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Polcina da Silva. Sepultamento ontem.
Tayllor Felipe Baggio de Oliveira, 3 dias. Filiação: Jeferson Fontes de Oliveira e Michele Baggio de Oliveira. Sepultamento ontem.
Terezinha Maria Ferreti, 76 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Norberto Ferreti e Zaida Soligo Ferreti. Sepultamento ontem.
Ulisses Maleski, 25 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Carlos Maleski e Elizabete Pires de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela Mortuária em Almirante Tamandaré -PR.
Walfrida Lima, 71 anos. Profissão: cabeleireiro(a). Filiação: Lucindo dos Santos Lima e Eudocia Lima. Sepultamento ontem.
Condolências
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast