Raphael Munhoz da Rocha (foto)
Não havia como não gostar de política. O pai Caetano Munhoz da Rocha foi governador, assim como o irmão Bento. Mas Raphael Munhoz da Rocha gostava mesmo dos bastidores. Eram eles que serviam de assunto para animar as conversas com os irmãos os 24 dos três casamentos do pai reunidos em torno de uma mesa farta posta sempre com capricho pela mãe, Sylvia. E os goles de café eram servidos em meio às notas políticas, às lembranças de infância e de seus palpites com os cavalos. Estes, aliás, eram uma paixão de Raphael. A primeira vez que foi a um hipódromo, tinha apenas 15 anos. Era no Guabirotuba. E por mais de 60 anos frequentou vários deles no Brasil inteiro quase que diariamente: conversava com treinadores, olhava os cavalos, cronometrava os tempos e só então cravava o palpite certeiro. Por essas e outras se tornou o cronista mais antigo e mais importante de turfe dessas bandas. A carreira jornalística iniciou-se com a Gazetinha Turfista, uma publicação semanal da Gazeta do Povo nos idos dos anos 1940. Depois passou a colaborar com o Estado do Paraná e a Tribuna do Paraná. Há apenas dois anos encerrou a carreira. Parte do seu acervo fotos, troféus e a inseparável máquina de escrever (substituída só nos últimos anos pelo computador) integrará o museu do Jockey Club do Paraná. Segundo o irmão Paulo Munhoz da Rocha, Raphael era o 14.º dos 24 irmãos e viveu com a mãe Sylvia até a morte dela. Como era solteiro, mantinha uma dedicação singular à família e à profissão. Quando não estava no Jockey, nos hipódromos e haras, gostava de ficar em casa, assistia às missas rezadas na capela da família e, até os últimos dias, acompanhava o turfe internacional pela tevê. Dizia que era assim que gostaria de morrer. E no dia 18, aconchegou-se à sobrinha Sylvia e faleceu assistindo televisão pouco antes das 22 horas.
Dia 18 de junho, aos 83 anos. De câncer.
* * * * * *
Adão de Jesus Barbosa, 33 anos, pedreiro, filho de Maria Luz Barbosa. Sep. ontem.
Antônio Elias Lages Lima, 61 anos, funcionário público federal, filho de Cláudio Pereira Lima e Dimpina Lages Lima. Sep. ontem.
Cleiton de Carvalho, 28 anos, pintor, filho de Florisvaldo de Carvalho e Rute dos Santos Carvalho. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Congregação Cristã do Brasil Santa Helena.
Clóvis Luiz Machado da Silva, 66 anos, professor, filho de João Machado da Silva e Afife Nassif da Silva. Deixa viúva Heloísa Couto Machado da Silva. Sep. às 11h30, no Crematório Vaticano, saindo da capela Esmeralda do mesmo.
Eloí Volpe, 78 anos, corretor, filho de Lourenço Volpe e Ema Volpe. Sep. ontem.
Francisco Nascimento dos Santos, 76 anos, lavrador, filho de Pedro Nascimento dos Santos e Alcídia Nascimento. Deixa viúva Tereza Garcia dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, na Lapa, PR.
Georgeos Soubhi Salloum, 72 anos, comerciante, filho de Soubhi Salloum e Yasmin Salloum. Deixa viúva Sônia Inês Zaleskim Salloum. Sep. ontem.
Gil Felicidade Dias, 74 anos, comerciante, filho de Joaquim Luiz Dias e Maria Felicidade. Deixa viúva Maria Alice de Nazaré da Silva. Sep. ontem.
José Barbosa de Oliveira, 58 anos, impressor, filho de Ugel de Oliveira e Inês da Silva Oliveira. Deixa viúva Cheila Alves de Oliveira. Sep. ontem.
Laura Félix Costa, 75 anos, do lar, filha de João Félix e Josefa Purcina de Jesus. Deixa viúvo José Germano Costa. Sep. ontem.
Leonilde Chicora, 82 anos, do lar, filha de João Boscardim e Assumpta Benato Boscardim. Viúva de Francisco Chicora. Sep. ontem.
Leony Pacievitch, 72 anos, professora, filha de Waldomiro Pacievitch e Amália Pacievitch. Viúva de Antônio Damas de Oliveira. Sep. ontem.
Luiz Ferreira da Silva, 60 anos, segurança, filho de José Ferreira da Silva e Angelina Cecília. Deixa viúva Maria Ferreira da Silva. Sep. ontem.
Magnum Monteiro de Farias, 20 anos, repositor, filho de Mário Monteiro de Farias e Jocimara Aparecida de Farias. Sep. ontem.
Maria Helly Martins de Carvalho, 70 anos, do lar, filha de Mário Martins e Helly Ribas Martins. Deixa viúvo Sebastião Orlando Leão de Carvalho. Sep. ontem.
Mauro Martins Ceschin, 55 anos, engenheiro civil, filho de Haroldo José Ceschin e Neli Martins Ceschin. Deixa viúva Rosemarie Mueller Andreoli Ceschin. Sep. ontem.
Olíbio Santos de Lima, 81 anos, militar, filho de Benedito Pereira de Lima e Maria da Luz Santos. Viúvo de Isabel Maria de Lima. Sep. ontem.
Osmar Pereira Gomes, 40 anos, borracheiro, filho de Juraci Pereira Gomes. Sep. ontem .
Rafaelli Machado, 18 anos, caixa, filha de Rosicler Machado. Sep. ontem.
Roalda de Mesquita, 40 anos, balconista, filha de Sebastião Pedro de Mesquita e Rosa Ventura de Mesquita. Deixa viúvo Aparecido Manoel da Silva. Sep. ontem.
Rosália Domingues de Moraes, 94 anos, do lar, filha de Odílio Domingues e Felícia Lousada. Deixa viúvo Estocel de Moraes. Sep. ontem.
Sandra Mara Rodrigues Cruz, 56 anos, corretora, filha de Oscar Rodrigues Cruz e Polônia Rodrigues Cruz. Sep. ontem.
Sandra Sueli Soares Casanova, 47 anos, do lar, filha de Osvaldo Soares e Maria Estelita Soares. Deixa viúvo Luís Carlos Casanova. Sep. ontem em Cajati, SP.
Thiago Viana Corassari de Lima, 5 meses, filho de Thiago Corassari de Lima e Ariadne Fernandes Viana. Sep. ontem.
Valberte Kovalski, 73 anos, funcionária pública estadual, filha de Paulo Ricardo e Catarina Sais Ricardo. Viúva de Casemiro Kowalski. Sep. ontem no Parque Metropolitano (Fazenda Rio Grande), PR.
Wilson Ruy Pitta, 75 anos, comerciante, filho de Adélio Pitta e Julieta Broglia Pitta. Deixa viúva Neusa Silva Pitta. Sep. ontem.
Wladerez Elias, 60 anos, professora, filha de Vicente Cantídio Elias e Maria Baptista Elias. Deixa viúvo Francisco Carlos Saem Amaral. Sep. ontem.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião