Paulo Cougo (foto)
A busca pela imagem começou cedo na vida de Paulo. Com menos de 10 anos, costumava frequentar as matinês no extinto Cine Ópera e, quando possível, entrava na sala de projeção só para ouvir o barulho do encaixe do filme de rolo. Porém, as dificuldades da vida que levava com a mãe, viúva, e mais um irmão, o levaram a cursar o técnico em contabilidade e deixar, por alguns anos, o seu desejo de lado. Quando conheceu Lilian, foi trabalhar como contador na fábrica de brinquedos, do sogro, no bairro Água Verde. A falência da empresa, no entanto, serviu de impulso para que viesse a trabalhar um fotógrafo conhecido da época, especialista em fotos da sociedade curitibana na década de 1960. Com a morte deste profissional, alguns anos depois, Paulo acabou assumindo os seus clientes. Costumava dizer que o cheiro característico dos químicos que ajudavam a revelar fotos preto e branco era um perfume. Mesmo assim, quando a Colorama inaugurou a primeira loja, em 1966, Paulo foi um de seus primeiros clientes. Em sua trajetória, vários prêmios recebidos ilustram as paredes do estúdio. Registrou várias imagens, e uma delas ganhou o concurso de melhor imagem no Passeio Público, depois da sua reinauguração.Em 1981, lançou o vídeo de casamento em Curitiba. Mas, nunca se valeu dos prêmios para ter prestígio. Segundo o filho, Paulo não percebia a profissão de fotógrafo como um meio de ganhar dinheiro, mas sim como parte de uma missão. Atualmente, o estúdio, inaugurado em 1968, é administrado pelo filho Marcos. Esse ano, a parceria entre pai e filho completaria 22 anos. Paulo só parou de fotografar por volta de 2005, quando as máquinas digitais começaram a entrar no mercado. Só gostava de filme de rolo. Figura emblemática, Paulo andava de terno e gravata o que chegava a confundi-lo com os convidados nos trabalhos que realizava. Cristão fervoroso, costumava dar conselhos e falar de Jesus para quem quisesse ouvir. Também era emotivo, porque toda a vez que assistia ao filme Cinema Paradiso chorava. Contava que a figura do protagonista, o menino Totó, era a personificação de sua história. Em seu quarto, mantinha uma coleção considerável de bonecos, pôsteres e filmes de Charles Chaplin. A música Smile costumava também fazê-lo chorar. Como homenagem, foi a música escolhida para tocar no seu funeral. Deixa a viúva, cinco filhos e sete netos.
Dia 11, aos 73 anos, de câncer.
* * * * * *
Adair Almeida dos Santos, 22 anos, carregador, filho de Morel José Batista dos Santos e Nardina Francisca de Almeida dos Santos. Sep. ontem.
Alda Lúcia Bigaton, 72 anos, professora, filha de Pedro Antônio Bigaton e Helena Cola Bigaton. Sep. ontem.
Altamiro Sérgio Ferreira, 56 anos, pedreiro, filho de Palminondas Sérgio Ferreira e Dejanira Maria de Jesus. Deixa viúva Lira Pereira Ferreira. Sep. ontem no municipal da Fazenda Rio Grande, PR.
Angélica de Oliveira Miranda, 69 anos, zeladora, filha de José Procópio de Oliveira e Paulina da Luz. Deixa viúvo Pedro Miranda. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Berti São José dos Pinhais, PR.
Antônio David Pavan, 63 anos, mecânico, filho de Alcides Pavan e Maria Martins. Sep. ontem.
Antônio Jorge Tramujas, 76 anos, funcionário público federal, filho de Antônio Jorge Tramujas e Natalina Maffei Tramujas. Deixa viúva Rose Mary Mandu Kuiaski Tramujas. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Antônio Rebeca, 80 anos, lavrador, filho de Sílvio Rebeca e Maria Egyois. Viúvo de Maria de Lourdes Rebeca. Sep. ontem.
Carlos Cardoso, 76 anos, comerciante, filho de José Cardoso e Ana Ferreira. Deixa viúva Maria Augusta Tavares Lopes. Sep. ontem.
Carmella de Conto Bettega, 89 anos, do lar, filha de José de Conto Júnior e Carolina Zanon. Deixa viúvo Cornélio Bettega. Sep. ontem.
Claudemir Lopes Abrão, 32 anos, servente, filho de Luiz Lopes Abrão e Ana de Souza Abrão. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da Associação de Moradores do Jardim Natal Pinheirinho.
Cleunice Corrêa Penteado, 38 anos, cozinheira, filha de Prachedes Corrêa Penteado e Maria Luiza Penteado. Deixa viúvo Sidnei Colpani. Sep. ontem.
Danilo Carneiro Mexko, 18 anos, servente, filho de Teodozio Mexko e Sueli Terezinha Carneiro. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.
Devair das Graças da Silva, 61 anos, do lar, filha de Antônio Ribeiro da Silva e Roberta Pereira Vidal da Silva. Deixa viúvo Francisco Amâncio da Silva. Sep. ontem.
Dirce Euzébia da Silva, 57 anos, costureira, filha de Maria Euzébia. Deixa viúvo João Eugênio da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias CIC.
Edmilson Santos da Silva, 30 anos, servente, filho de Gonçalo Josino da Silva e Maria Rosa dos Santos Leal. Sep. ontem.
Edson Luiz Simioni, 56 anos, garçom, filho de Joaquim Simioni e Margarida Giacomitti Simioni. Sep. ontem no Cemitério Colônia Faria (Colombo), PR.
Eduíno Gaspar dos Santos, 73 anos, operador de máquinas, filho de Rosa dos Santos. Viúvo de Rosina Adam dos Santos. Sep. ontem.
Elisério Rocha, 79 anos, filho de Francisco Antônio da Rocha e Avelina Maria de Jesus. Viúvo de Francisca dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Rio Guaíba, 171 Bairro Alto.
Emerson Pereira da Cruz, 25 anos, pedreiro, filho de Nativo Pereira da Cruz e Maria José Ferreira da Cruz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Paroquial de Santa Quitéria.
Ferdinando da Silva Lopes, 23 anos, porteiro, filho de Urias Lopes e Mirisalva Paulino da Silva Lopes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Nossa senhora do Carmo Paranaguá, PR.
Geraldo Luiz dos Santos, 53 anos, motorista, filho de Francisco Luiz dos Santos e Alice Maria de Jesus. Sep. ontem.
Glaciele Silva da Luz, 29 anos, operadora de caixa, filha de Nilton Silva da Luz e Maria Aparecida Santana. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.
Heloísa Barthelmess, 80 anos, geógrafa, filha de Elias Ferreira Coelho e Laura Pães Coelho. Deixa viúvo Verner Artur Conrado Barthelmess. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.
Jesus Bigogno, 67 anos, comerciante, filho de Heitor Bigogno e Venuta Burato. Deixa viúva Sônia Maria Henriques Bigogno. Sep. em horário e cemitério a serem desigandos, em Astolfo Dutra Minas Gerais, MG.
Joacir Antônio da Silva Ribeiro, 46 anos, caldeireiro, filho de Deonósio Ribeiro e Nilce da Silva Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no municipal de Rio Branco do Sul, saindo da Rua Pernambuco, 104 Santo Antônio Rio Branco do Sul, PR.
João Kroin, 65 anos, carpinteiro, filho de Pedro Kroin e Helena Dzirkowski Kroin. Deixa viúva Oraci da Luz Kroin. Sep. ontem no Cemitério Ecológicio Jardim da Colina (Colombo), PR.
João Marcelo Nunes de Albuquerque, 4 anos, filho de Luiz Alberto Nunes de Albuquerque e Priscila Ribeiro Menezes. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.
João Maschio Netto, 96 anos, empresário, filho de João Maschio Filho e Ângela Busato. Deixa viúva Apolônia Strapasson Neto. Sep. ontem no municipal N. Sra. do Rosário (Colombo), PR.
Jonas Cordeiro Alves, 76 anos, dentista, filho de Euzébio Alves e Maria Benedicta Cordeiro Alves. Deixa viúva Maria Bogo Alves. Sep. ontem.
José Aclaceu Ramos, 57 anos, técnico em telecomunicações, filho de José Assendino Ramos e Irvalda Zierhut Ramos. Viúvo de Maria Eunice Ramos. Sep. ontem.
José Alves Pereira, 81 anos, lavrador, filho de José Alvino Pereira e Belisa Alves Pereira. Deixa viúva Raimunda Maria de Jesus. Sep. ontem.
José Francisco de Oliveira, 61 anos, pedreiro, filho de Jacob Gregório de Oliveira e Maria de Lurdes Santos. Deixa viúva Genovefa Terezinha Rigon Oliveira. Sep. às 14 h, no Cemitério Central de Araucária, saindo da Rua Bico de Lacre, 1.03 Jardim Califórnia Araucária, PR.
Karine Gonçalves, 6 anos, filha de João César Gonçalves e Rosilda Muszarski Gonçalves. Sep. às 10 h, no Paroquial do Abranches, saindo da capela da Ressurreição Jardim Graziela Almirante Tamandaré, PR.
Lucas Kauã Anacleto dos Santos, 21 anos, empresário, filho de José Luiz dos Santos e Maria Helena Anacleto. Sep. ontem.
Maria Aparecida Martini Doetzer, 63 anos, administradora, filha de João Martini e Zaira Andersen Martini. Deixa viuvo João Guilherme de Oliveira Doetzer. Sep. ontem.
Maria de Lourdes Arruda, 95 anos, professora, filha de Olegário Ayres de Arruda e Silvina Gonçalves de Arruda. Sep. ontem.
Maria Madalena de Jesus, 79 anos, do lar, filha de Ventuosa de Jesus. Deixa viúvo Pedro Rodrigues de Camargo. Sep. ontem no municipal da Fazenda Rio Grande, PR.
Maria Orlanda Iachinski, 62 anos, do lar, filha de Estanislau Iachinski e Ana Iachinski. Viúva de Antônio Alves Das Neves. Sep. ontem no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), PR.
Moacyr do Valle, 74 anos, auxiliar administrativo, filho de Conrado Joslin do Valle e Josefina Túlio do Valle. Deixa viúva Elisabeth Catarina do Valle. Sep. ontem no municipal de Almirante Tamandaré, PR.
Olavo Scherrer, 88 anos, engenheiro, filho de Eduardo Scherrer e Helena Scherrer. Deixa viúva Cirene Izabel Marschesini Scherrer. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Orlando Gomes da Silva, 69 anos, filho de Guilherme Gomes da Silva e Clementina Gomes Gonçalves. Deixa viúva Matilde Zanutto da Silva. Sep. ontem.
Osvaldo Camani, 65 anos, pedreiro, filho de Augusto Camani e Ema Cassoli. Deixa viúva Raquel Maria Camani. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São João Batista (municipal de São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.
Otília Ferreira das Chagas dos Santos, 70 anos, do lar, filha de Ernestina Ferreira das Chagas. Viúva de João Fermino dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Católica Cercadinho Campo Largo, PR.
Palmira Ceccon Kormann, 87 anos, do lar, filha de Victório Ceccon e Domingas Mocellin Ceccon. Deixa viúvo Arno Kormann. Sep. ontem.
Paulo Roberto Dozoretz, 45 anos, impressor, filho de Dorico Dozoretz e Leonor Pereira Dozoretz. Sep. ontem.
Paulo Sérgio de Almeida, 39 anos, motorista, filho de Jorge de Almeida e Isaurina Piloto de Almeida. Deixa viúva Lucimar Brito de Almeida. Sep. ontem no municipal N. Sra. do Rosário (Colombo), PR.
Romão Braz Martins dos Santos, 59 anos, comerciante, filho de Romão dos Santos e Irene Martins. Deixa viúva Selma Arrante dos Santos. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.
Thiago Guilherme Silveira Costa, 21 anos, soldador, filho de Marcos Antônio Santos Costa e Ariclea da Silveira. Deixa viúva Fabiula Engraf. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.
Wagner Bassani de Paula, 31 anos, autônomo, filho de Claudinei de Paula e Nelci Bassani de Paula. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São João Batista (municipal de São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.
Weslei Elivelton Ribeiro Fonseca, 4 meses, filho de Erton Natalino da Silva Fonseca e Andreia de Souza Ribeiro. Sep. ontem.
* * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313. Texto: Aline Peres
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião