Kazuichi Otsuka
Otsuka nasceu no Japão. Aos 23 anos, depois de receberem uma proposta de emprego no Brasil, ele e diversos amigos aportaram no Rio Grande do Sul. Por algum tempo, Otsuka trabalhou na lavoura. Mas, não gostou. Decidido a mudar de vida, arrumou as malas e deixou a região Sul para tentar a sorte no Rio de Janeiro. Lá, fez um curso de massagem e esqueceu a vida rural. Ainda com desejo de mudanças, seguiu para Minas Gerais, onde conheceu a esposa Akuico, descendente de japoneses. Em 1986, mais uma vez a motivação de encontrar um lugar para se fixar trouxe o casal para Curitiba. Compraram uma casa no Prado Velho: na parte da frente, Otsuka montou o consultório, e atrás, a residência da família. A especialidade de Otsuka eram os pacientes com problemas de coluna, que iam e viam conforme as dores. Especializou-se em quiropraxia e shiatsu. Tinha paciente que levava até cinco anos para retornar ao mesmo endereço para "recolocar a coluna no lugar", lembra o filho Ari. Segundo ele, o pai era muito tímido, quieto, mas adorava dançar até chegou a fazer curso de dança de salão e de ouvir música popular brasileira. Mas, do país que o acolheu, era só isso que adotou. Sua comida era preparada por ele mesmo e no mais tradicional estilo japonês. Como gostava de ler, recebia mensalmente uma remessa de livros enviados por uma irmã que mora no Japão; junto, vinham especiarias. Até os três anos de idade, os dois filhos só ouviram japonês em casa. Mas, ao entrar na escola, o idioma de Otsuka teve que ceder espaço para o português. Mesmo assim, os meninos conciliaram a escola brasileira com a japonesa. Em duas ocasiões, Otsuka voltou ao Japão para rever os familiares que deixou além mar. Deixa a viúva e dois filhos.
Dia 24, aos 62 anos, de complicações cirúrgicas.
* * * * *
Adelino Dalla Costa, 67 anos, lavrador, filho de Ernesto Dalla Costa e Mercedes Cândida Dalla Costa. Deixa viúva Mercedes Dalla Costa. Sep. ontem.
Adyr Tacla, 78 anos, engenheiro civil, filho de Salim Tacla e Anici Tacla. Deixa viúva Thereza Ivette Tacla. Sep. ontem.
Altair de Cristo, 70 anos, soldador, filho de Abílio de Cristo e Ana Maria do Carmo. Deixa viúva Idemel Maria de Cristo. Sep. em horário a ser designado, no municipal de Rio Branco do Sul, saindo da Rua Nossa Senhora do Amparo, 830 Vila Ricarda Rio Branco do Sul, PR.
Amanda do Valle Chaves, 5 anos, filha de Valdir José Chaves e Neusa do Valle Chaves. Sep. ontem.
Antônio Carlos Nascimento Holak, 35 anos, garçom, filho de Demétrio Holak e Guiomar Ferreira do Nascimento. Sep. ontem.
Antônio Carlos Schiebel, 81 anos, desembargador, filho de Antônio Schiebel e Rosita Manzochi Schiebel. Sep. ontem.
Arnaldo Eduardo da Silva, 45 anos, pedreiro, filho de Sebastião Eduardo da Silva e Enaura Benedita da Silva. Deixa viúva Maria das Neves Pereira da Silva. Sep. às 13 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Monteiro Lobato Tatuquara.
Arno Costa, 59 anos, vendedor, filho de Varaldino da Costa e Rosália da Costa. Deixa viúva Nádia Maria Pacheco dos Santos. Sep. ontem.
Brazília da Silva Machado, 83 anos, do lar, filha de Domingos Machado e Rosa Maria dos Passos. Sep. ontem.
Carlos Alberto Fuchner, 38 anos, funcionário público municipal, filho de Antônio Alberto Fuchner e Sueli Judite Gonçalves Fuchner. Deixa viúva Cláudia Portela Macedo Fuchner. Sep ontem.
Carlos Édison Ferreira, 50 anos, motorista, filho de Miguel Taborda Ferreira e Roseli Ribas Ferreira. Deixa viúva Rita de Cássia Ferreira. Sep. ontem.
Cláudio Roberto Pires, 34 anos, marceneiro, filho de Afonso Pires e Maura Vieira Pires. Sep. ontem.
Cledemir de Paula, 47 anos, jardineiro, filho de Santo de Paula e Erodite Gomes. Sep. ontem.
Dalila Machado de Jesus, 58 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Silvano Machado do Pila e Cândida Costa Machado. Deixa viúvo Benedito de Jesus. Sep. ontem.
Doroti Terezinha Kampf, 61 anos, do lar, filha de Luiz Lunardão e Ângela Trevisan Lunardão. Deixa viúvo Theodoro Francisco Kampf. Sep. ontem.
Edgar Hahnemann, 80 anos, gerente comercial, filho de Otto Hahnemann e Agathe Hahnemann. Deixa viúva Myrna Hahnemann. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Édison Augusto Santana, 38 anos, filho de José Augusto Santana e Antônia Matoso Santana. Sep. ontem.
Edson Lopes Rocha, 57 anos, pedreiro, filho de Francisco Lopes Rocha e Sebastiana Leonora da Rocha. Deixa viúva Maria Antônio Rocha. Sep. ontem.
Edson Reis Silva, 51 anos, pintor, filho de Antônio Alves Paixão e Maria de Jesus Reis da Silva. Sep. ontem.
Elena da Graça, 88 anos, funcionária pública estadual, filha de Silvéria Maria da Luz e Maurílio José da Graça. Sep. ontem.
Frederico da Costa Gago, 91 anos, comerciante, filho de Federico Branco Gago e Marina Costa Gago. Viúvo de Maria de Lourdes Faria Gago. Sep. ontem.
Henrique Gimenes, 79 anos, pedreiro, filho de Thomaz Gimenes Gonçalves e Anna Bellafronte. Deixa viúva Orlanda Mariotto Gimenes. Sep. ontem.
Hércules de Macedo, 54 anos, filho de João Neiva de Macedo e Maria do Carmo de Macedo. Sep. ontem.
Izolina Zonato, 69 anos, do lar, filha de Jovino Jungles e Rosa Jungles. Deixa viúvo Beijamim Pedro Zonato. Sep. às 9 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 4 da Luz.
Jadwiga Cierniak, 76 anos, do lar, filha de Joroslaw Lebiedziejewski e Janina Lebiedziejewski. Deixa viúvo Wiktor Josef Cierniak. Sep. ontem.
Joel Pereira Machado, 51 anos, pedreiro, filho de Horácio Antônio Machado e Eva Pereira Machado. Sep. ontem.
Jonathan Amaral, 19 anos, estudante, filho de Paulo Sérgio Amaral e Vera Lúcia Lessi Dias. Sep. ontem.
Luiz Policarpo da Silva, 80 anos, cabeleireiro, filho de Hercílio Policarpo da Silva e Maria Amado da Fonseca. Deixa viúva Terezinha de Lima. Sep. ontem.
Maria Angélica Queiroz Vasilakis, 58 anos, do lar, filha de Alpheu Mila Queiroz e Maria Aparecida Pimpão Ferreira. Deixa viúvo José Luiz Vasilakis. Sep. ontem.
Martim Golinski, 93 anos, filho de Félix Golinski e Maria Golinski. Sep. ontem.
Nair Rodrigues de Lima, 62 anos, do lar, filha de Marcelino Rodrigues dos Santos e Alvina Rodrigues dos Santos. Deixa viúvo João Rosa de Lima. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela comunitária da Cachimba.
Nisa Ferrante Figueira, 93 anos, professora, filha de Augusto Figueira Júnior e Carmella de Ferrante Figueira. Sep. ontem.
Paulo Roberto Góes, 41 anos, gerente, filho de Florival de Góes e Aurora de Góes. Deixa viúva Carolina Hampe Hecke Góes. Sep. ontem.
Pedro Alvacy Negrelli, 77 anos, agricultor, filho de José Negrelli e Domingas Pellanda Negrelli. Deixa viúva Maria Helena Rocha Negrelli. Sep. às 16 h, no Paroquial de Umbará, saindo da Estrada do Tiete, 392 Fazendinha Araucária, PR.
Rafaela Azambula Fiorim Soares, 11 anos, estudante, filha de Nílton Fiorim Soares e Adriana Molina Azambuja. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Roque Xavier, 71 anos, lavrador, filho de Vicente Xavier da Silva e Maria Júlia da Silva. Deixa viúva Catarina Teodoro Xavier. Sep. ontem.
Rosalina Pereira da Silva, 93 anos, do lar, filha de José Fernandes Cordeiro Filho e Olímpia Soares. Viúva de Venâncio Pereira da Silva. Sep. ontem.
Sebastiana Januário de Almeida, 57 anos, do lar, filha de José Januário Filho e Sebastiana Cândida Januário. Deixa viúvo Tibério José de Almeida Filho. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Professora Otília de Souza Ferrarine, 173 Jardim dos Eucaliptos Colombo, PR.
Uli Natália do Nascimento, 15 anos, estudante, filha de Rogel Silva do Nascimento e Dirlei do Rócio Gaida do Nascimento. Sep. ontem.
Waldir de Lara, 70 anos, assistente jurídico, filho de José de Lara e Adelina de Lara. Sep. ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião