• Carregando...
 | Sofia Ulandowski
| Foto: Sofia Ulandowski

Sofia Ulandowski (foto)

Em sua simplicidade, uma toalha de algodão bege transformou-se em símbolo de união da família Ulandowski. Sofia começou a bordar pequenas estrelas no primeiro Natal depois do casamento. Dentro delas colocou seu nome e o de Vicente, seu marido. Com o nascimento dos filhos, as estrelinhas foram sendo bordadas na barra, e por mais de sessenta anos, com a família aumentando, a toalha recebeu uma constelação. Antes de morrer, Sofia presenteou seu "tesouro" para a nora Heloísa e pediu que a tradição fosse mantida, porque a toalha era mais do que uma peça artesanal. Era a história de todos eles. Criatividade e habilidade com as mãos sempre foram a marca de Sofia. Nascida em uma colônia de poloneses, em São José dos Pinhais, descobriu muito cedo o gosto pela produção artesanal. De suas mãos saiam flores, chapéus, guirlandas, toalhas e peças em crochê, além do som do piano. Muito vaidosa, confeccionava os próprios vestidos para frequentar os bailes da Sociedade Juventus. E foi em um desses momentos que seus olhos azuis encantaram Vicente. Casaram-se e por causa do trabalho do marido, na construção da estrada de ferro que cortava o estado do Paraná, formaram uma família itinerante. Entre idas e vindas, Sofia morou em algumas cidades do Paraná, como Alto Paraguaçu e Jandaia do Sul, até voltar definitivamente para Curitiba. Sua história inclui experiências penosas. Chegou a morar em acampamentos, passou por dois incêndios da fábrica de móveis que tiveram no interior, e um de seus filhos morreu prematuramente. Mas Sofia nunca perdeu a alegria. Adorava pintar, de preferência papoulas, porque são de sua cor favorita, o vermelho. Muitas de suas telas – flores, paisagens que eram fotografadas pelos filhos ou copiadas de cartões postais – figuram nas paredes das casas de amigos e familiares. Sorria sempre e nunca se queixava de nada, lembra a nora Heloísa. As festas de família sempre eram ao som da música polonesa "Stolat", que deseja "viva 100 anos". A canção era interpretada por todas as vozes da família, desde os mais jovens até os mais velhos. A "baba" Sofia, como carinhosamente a chamavam os netos e bisnetos, era a voz mais presente, tamanha sua alegria e entusiasmo ao ver a família reunida. Deixa quatro filhos, 15 netos, 18 bisnetos e um trisneto que está para nascer.

Dia 15, aos 94 anos, de falência múltipla dos órgãos.

* * * * * *

Ademira da Silva Santa Clara, 56 anos, do lar, filha de Horácio da Silva e Hersília Gonçalves da Silva. Deixa viúvo Ovídio Santa Clara. Sep. ontem.

Aguinaldo Moraes dos Santos, 21 anos, lavrador, filho de Armando Paulista dos Santos e Cecília dos Reis Moraes dos Santos. Sep. ontem.

Antônia Queirós Ferreira, 66 anos, do lar, filha de João Queirós e Maria dos Anjos Queirós. Deixa viúvo Albertini Ferreira Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, Colombo, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, CIC.

Antônio Gomes de Lima, 60 anos, do lar, filha de João Timóteo de Lima e Ana Gomes de Meneses. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Bocaiuva do Sul, PR.

César Gílson Sestren, 54 anos, motorista, filho de Saul João Sestren e Irma Ezmann Sestren. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Enil Rossi Borguesani, 71 anos, do lar, filha de José Kovalski e Maria Júlia Kovalski. Viúva de Hirio Rossi Borguesani. Sep. às 16 h, no Cemitério de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Ernesto Henrique Laaf, 44 anos, militar, filho de Ernesto Hugo Laaf e Elerica Laaf. Sep. ontem.

Eugênio Hohmann, 80 anos, contador, filho de Hugo Hohmann e Emma Prim Hohmann. Deixa viúva Nair Hohmann. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Felipe Potratz Stefanelo, 6 anos, filho de Dirceu Mezomo Stefanelo e Joice Potratz. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Funerária São Roque, Itapejara d’Oeste, PR.

Guilherme de Souza Prestes, filho de Ademir de Souza Prestes e Maria Raimunda Conceição Cruz de Souza Prestes. Sep. ontem.

Helena Rovigati, 70 anos, do lar, filha de Guerino Rovigati e Maria Aparecida Pereira Rovigati. Sep. ontem.

Isalina Pereira de Morais, 78 anos, do lar, filha de Américo Pereira da Silva e Afonsa Maria Rosa. Viúva de José Cardoso de Moraes. Sep. ontem.

João Barbosa Teixeira, 86 anos, funcionário público estadual, filho de Antônio Barbosa Teixeira e Tereza de Jezuz Teixeira. Deixa viúva Farailda Barbosa Teixeira. Sep. ontem.

João Moraes da Cruz, 73 anos, segurança, filho de Eduardo Alves da Cruz e Maria Alves de Moraes. Deixa viúva Helena Mendes da Cruz. Sep. ontem.

Joel Nunes Rodrigues, 33 anos, pedreiro, filho de Eleno dos Santos Rodrigues e Nely Nunes Rodrigues. Sep. ontem.

José Valdecir dos Santos, 36 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Pedro Raimundo dos Santos e Maria Marques dos Santos. Sep. ontem.

Júlio Martins Ruthes, 79 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de José Pedro Ruthes e Ana Rosa Martins. Sep. ontem.

Justina Ribeiro da Silva Rocha, 72 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Joana Pereira da Silva e Inocêncio Cardoso da Rocha. Sep. ontem.

Luiz Fernando Schneider, 47 anos, pedreiro, filho de José Schneider e Mathilde Schneider. Deixa viúva Alzina Araújo Schneider. Sep. ontem.

Luiz Tadeu de Almeida, 58 anos, agrônomo, filho de Carlos Kramer de Almeida e Marieta Brehm de Almeida. Deixa viúva Maria Goretti de Almeida. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Nossa Senhora Aparecida, Centro.

Márcia do Rocio Casagrande, 50 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de João Casagrande e Zélia Casagrande. Sep. ontem.

Maria Suzue Goya, 84 anos, do lar, filha de Ushi Goya e Uto Goya. Deixa viúvo Yoshinori Goya. Sep. ontem.

Marina Turassa Lima, 58 anos, do lar, filha de Antônio Turassa e Philomena Neves Turassa. Deixa viúvo João Paulo de Lima. Sep. ontem.

Marlene Ramos de Lima, 60 anos, do lar, filha de Leoniro Ramos e Diva Ferreira Ramos. Viúva de Celso de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Miguel Colaço Vieira, 72 anos, representante comercial, filho de João Colaço Pinto e Bregita Vieira. Deixa viúva Júlia Vieira. Sep. ontem.

Milton de Souza Freitas, 63 anos, motorista, filho de Pedro José de Freitas e Emília de Souza Freitas. Deixa viúva Iara da Costa Freitas. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Paranaguá.

Niversina Claro, 78 anos, do lar, filha de Joaquim Claro e Maria Francisca de Jesus. Sep. ontem.

Orlando Borsatto Riguetto, 71 anos, jardineiro, filho de Antônio Riguetto e Maria Borsatto Riguetto. Viúvo de Antonia Maria Rosa Riguetto. Sep. ontem.

Regina Aparecida Silveira Mendes, 47 anos, do lar, filha de José Jonas Mendes e Julieta Silveira Mendes. Deixa viúvo Paulo Sérgio Cardoso. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Sérgio Ribeiro Jaques, 55 anos, operador de máquinas, filho de Marcos Ribeiro Jaques e Ana Ribeiro Jaques. Deixa viúva Cleci Helena Pinto Jaques. Sep. ontem.

Sílvio Andriotti, 34 anos, pedreiro, filho de Gabriel Andriotti e Sebastiana An­­driotti. Sep. ontem.

Sílvio Haluch, 49 anos, químico industrial, filho de Clemente Haluch e Eli Norma Haluch. Deixa viúva Joelma Leitólis Haluch. Sep. às 11 h, no Cemitério Central de Araucária, saindo da capela do mesmo.

Targíbio Juliano Corrêa de Freitas, 32 anos, autônomo, filho de Cícero Justino de Freitas e Juracy Corrêa de Freitas. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina.

Valter Ribeiro Maione, 74 anos, gerente, filho de Ângelo Maione e Odília Ribeiro Maione. Deixa viúva Arlete Cardoso Maione. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]