Elli Gliszczynski (foto)
Por 45 anos, Elli morou no litoral. Em sua casa, em Matinhos, viveu anos felizes, segundo a filha Dirceli. Ajudava o marido na loja de ferragens e, à noite, o filho, na bombonière do cinema que ele administrava. Nas horas vagas, sentava em sua cadeira de balanço para ver as novelas, ouvir os noticiários no rádio e fazer trabalhos manuais. A determinação para assumir tarefas vinha de longe, quando os pais que moravam em Araucária, na região metropolitana de Curitiba vieram tentar a sorte na capital. Após se casar, a chácara que era da família do marido no bairro Abranches acabou servindo para a montagem de uma granja, a "Granja Primavera". Os cuidados com os filhos eram entremeados com a lida na propriedade, que além de galinhas tinha coelhos, vacas e cavalos. Uma de suas tarefas era carimbar os ovos recolhidos e trazê-los para vender no centro de Curitiba, de charrete. Das frutas colhidas, Elli fazia geleias e vinho. Porém, com o advento da Segunda Guerra Mundial, a dificuldade para encontrar ração para os animais levou a extinção do negócio. Mudaram-se para o litoral. Ficou viúva em 1988 e foi morar com o filho que administrou o cinema por 40 anos. Em 2004, aos 89 anos, resolveu vir para Curitiba. Uma queda lhe impôs alguns limites e, em 2005, a família achou melhor instalá-la em uma casa de idosos para que não ficasse sozinha. Elli foi sempre vaidosa: para sair precisava trocar de roupa e sempre as peças que vestia tinham que combinar com o sapato ou com a bolsa. Lúcida, participava de todas as atividades da casa, mas a que mais gostava era a musicoterapia, quando ajudava no teclado. Fazia trabalhos manuais que iam para os leilões que a casa promovia. Nos fins de semana e feriados, a filha e os netos costumavam buscá-la para passeios. Lugares com natureza eram seus preferidos e dizia que era feliz só em poder ver toda aquela beleza e o quanto o mundo era lindo, mesmo que de dentro do carro. Deixa dois filhos, três netos e dois bisnetos.
Dia 13, aos 95 anos, de acidente vascular encefálico isquêmico e broncopneumonia.
* * * * * * *
Antônio Luiz Britto Rodrigues, 53 anos, vendedor, filho de Grácil Rodrigues e Edith de Brito Rodrigues. Deixa viúva Denise de Siqueira Brito Rodrigues. Sep. ontem.
Arlede Bengtsson, 73 anos, do lar, filha de Sigurd Waldemar Bengtsson e Lúcia Bengtsson. Deixa viúvo Christiano Poletto Netto. Sep. ontem.
Arlindo Tofe, 59 anos, motorista, filho de Paulo Tofe e Dolores Flores Tope. Deixa viúva Rosa Fortunato Tofe. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela da Paz.
Carolina Kanutt Hein, 88 anos, do lar, filha de Estephano Kanutt e Maria Kanutt. Deixa viúvo Erno Albino Hein. Sep. ontem.
Celso Júlio de Freitas, 66 anos, militar, filho de Lourenço de Freitas e Jovina Souza de Freitas. Sep. às 15 h, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela do mesmo.
Darcy Klostermann, 73 anos, autônomo, filho de Francisco Klostermann e Adelaide Klostermann. Deixa viúva Maria Klostermann. Sep. ontem.
Denílson Guilherme da Silva, 37 anos, servente, filho de Nélson da Silva e Idelina Ferreira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério de Umbará, saindo da Associação Uberlândia, Novo Mundo.
Donaria Palevoda Becker, 78 anos, do lar, filha de Miguel Palevoda e Catarina Labas. Sep. ontem.
Doroti Orieta da Silva Gomes, 72 anos, do lar, filha de João Alexandre da Silva e Elvira Costa. Deixa viúvo Djalma Francisco Gomes. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Rubi.
Edmundo Olcezeski, 63 anos, motorista, filho de Eduardo Olcezeski e Luciana Truchinski Olcezeski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério de Umbará, saindo da capela São Miguel, Vila Fanny.
Eliana dos Santos, 39 anos, servente, filha de Armindo dos Santos e Jandira Conceição dos Santos. Deixa viúvo Adílson Cícero do Nascimento. Sep. ontem.
Emílson Teixeira, 38 anos, officeboy, filho de Israel Teixeira e Leonor de Carvalho Cavalcante. Sep. ontem.
Ervino Haiduscki, 74 anos, motorista, filho de Miguel Haiduscki e Joana Haiduscki. Deixa viúva Luci Golenski Haiduscki. Sep. ontem.
Gisele Ferreira do Nascimento, 23 anos, vendedora, filha de Valdir Ferreira do Nascimento e Ronete Ferreira do Nascimento. Sep. ontem.
Ilma Aparecida Lemes da Cruz de Oliveira, 76 anos, do lar, filha de Ilda de Jesus Lemes da Cruz. Sep. ontem.
Iracema Bisi Schwarzbach, 90 anos, do lar, filha de Antônio Bisi e Elisa Cunico Bisi. Deixa viúvo Guilherme Schwarzbach. Sep. ontem.
Irza Santos de Lima, 71 anos, do lar, filha de Esmeraldina Vitória dos Santos. Deixa viúvo Manoel Barbosa de Lima. Sep. ontem.
Janice Carol Parnell, 82 anos, do lar, filha de Floyd Hawkins e Mabel Hawkins. Sep. ontem.
Joacir Assumpção Wille, 38 anos, pintor, filho de João Maria Wille e Dirce Assumpção Wille. Sep. ontem.
Joaquim José dos Santos, 82 anos, lavrador, filho de Antônio Rosa dos Santos. Sep. ontem.
Jonas Albinati Padilha, 9 dias, filho de Reginaldo Padilha e Daniele Cristina Albinati Padilha. Sep. às 12 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela 1 do Cemitério do Boqueirão.
Jonatan Dittrich, 59 anos, autônomo, filho de Leocádio Dittrich e Zenira Mayer Dittrich. Deixa viúva Marlene Szczpanski Dittrich. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Municipal da Lapa, PR.
Jones Luiz Francesquini, 58 anos, cabista, filho de Augusto Francesquini e Julieta Fontana Francesquini. Deixa viúva Elena Francesquini. Sep. ontem.
Jorge Francisco Pinto, 52 anos, autônomo, filho de Teodoro Martins Pinto e Delza Martins Pinto. Sep. ontem.
Lilian Rodrigues Salvaro, 61 anos, do lar, filha de Artur Rodrigues e Venina Germano Rodrigues. Deixa viúvo Orlando Salvaro. Sep. ontem.
Lucas Duarte Borchartt, 15 anos, estudante, filho de Neri de Lima Borchartt e Neusa Maria Duarte Antunes. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.
Luciana dos Santos Silva, 42 anos, lavradora, filha de Nélson Ferreira dos Santos e Maria Salete Cosme dos Santos. Deixa viúvo Sebastião Nascimento Silva. Sep. 26 de março, em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Água Boa, MT.
Manabu Egashira, 70 anos, contador, filho de Zituo Egashira e Rue Egashira. Deixa viúva Mitsuko Tokubo Egashira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Maria Ana Catarina Silva, 65 anos, do lar, filha de Domingos Antônio da Silva e Neusa Silvério da Silva. Sep. ontem.
Maria José da Silva, 75 anos, lavradora, filha de Angelino Motta e Ana Pessoa Motta. Deixa viúvo Oliveira da Silva. Sep. ontem.
Mauro José do Nascimento, 59 anos, servente, filho de José Antônio do Nascimento e Luzia Maria do Nascimento. Deixa viúva Vilma de Paulo do Nascimento. Sep. ontem.
Mauro Vieira Leal, 45 anos, sapateiro, filho de José Calixto Leal e Ana de Jesus Leal. Sep. ontem.
Nílson Ricardo dos Santos da Silva, 16 anos, estudante, filho de Nílson da Silva e Vilma Aparecida dos Santos. Sep. às 9 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela do mesmo.
Olinto da Silva, 68 anos, lavrador, filho de Pedro Monteiro da Silva e Ana Maria de Jesus. Deixa viúva Maria da Conceição da Silva. Sep. ontem.
Olívia de Lima, 75 anos, do lar, filha de Leonor Leite. Deixa viúvo Luiz Carriel de Lima. Sep. ontem.
Orlanda Maria Moraz, 78 anos, do lar, filha de Antônio Anastácio Nunes e Maria Júlia da Silva. Sep. ontem.
Oscar Vianna da Silva, 66 anos, pintor, filho de José Vianna da Silva e Eugênia Pereira da Silva. Deixa viúva Maria Lourdes da Silva. Sep. ontem.
Polônia Gurski Fabiani, 76 anos, do lar, filha de João Gurski e Verônica Gurski. Deixa viúvo Albary Sebastião Fabiani. Sep. às 9 h, no Cemitério de Araucária, saindo da capela 2 do Cemitério Boqueirão.
Rudolf Hermenn Windmüller, 73 anos, auxiliar de contabilidade, filho de João Alexandre Windmüller e Cecília Windmüller. Deixa viúva Maria Nelci Windmüller. Sep. ontem.
Salvina Maria da Silva, 48 anos, cozinheira, filha de Adelino José dos Santos e Ana Maria de Jesus. Deixa viúvo José Aparecido Schmidt da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Municipal de Fazenda Rio Grande.
Sebastião Maria Mendes, 67 anos, carpinteiro, filho de Jorgino Luz Fernandes e Zelinda Mendes de Matos. Deixa viúva Odete Mendes. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Thiago César Taborda, 21 anos, autônomo, filho de Marilene do Rocio Taborda. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua Maximiliano Maria Koube, 20, Tatuquara.
Thomas Kugchen, 77 anos, agricultor, filho de João Kuzcheu e Verônica Kuzcheu. Deixa viúva Ruth Mari Kern Kugchen. Sep. às 16 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal de Quatro Barras, PR.
Ubiraci Ferreira da Luz, 45 anos, servente, filho de Vitor Ferreira da Luz e Itália Breda da Luz. Sep. ontem.
* * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas