José Carlos Ferreira
Em 1950, recém-formado em medicina no Rio Grande do Sul, José Carlos foi morar em Campo Mourão depois do convite de um dos irmãos, também médico. O município do Norte do Paraná estava em processo de desbravamento e necessitava com urgência de médicos. Na chegada, junto com a primeira esposa Lygia Maria, ele percebeu que o trabalho seria extenso. Nessa época, as brigas pela posse de terras causavam diversos feridos. O atendimento se fazia em locais distantes, o que levava José Carlos a trafegar de charrete ou a cavalo ora em estradas poeirentas, ora enlameadas. Porém, não desistia. Além das visitas, entregava remédios e muitas vezes, até alimentos. Especialista em clínica geral e obstetrícia, não tinha ideia de quantas pessoas ajudou a vir ao mundo. Por mais de 50 anos, clinicou em um espaço que dividia com um colega. Do pequeno consultório, localizado na Rua Brasil, nasceu o atual Hospital Santa Casa; e na sua residência, ao lado do hospital montou o novo consultório, que é mantido igual há décadas. Adiante, a dupla fundou o Hospital São Pedro. Até os 80 anos, costumava atender os amigos mais antigos, mas somente para uma conversa. Segundo eles, só o fato de ouvir os conselhos do dr. José já aliviava as dores e fazia os amigos sentirem-se curados. Após a viuvez em 1991, casou-se com Terezinha, em 1994. E desde então, aproveitou para viajar ao Rio Grande do Sul e visitar a família que tinha deixado em Soledade. Em 2009, foi escolhido pelo jornal da região como uma das maiores personalidades da história de Campo Mourão. Deixa viúva, dois filhos e nove netos.
Dia 20, aos 91 anos, insuficiência respiratória.
* * * * * *
Adriano Leal da Silva, 32 anos, corretor, filho de Luiz Leal da Silva e Maria Dias da Silva. Sep. ontem.
Alice Gonçalves Casagrande, 74 anos, do lar, filha de José Gonçalves de Quadros e Júlia Biscaia de Quadros. Deixa viúvo Pedro Casagrande Filho. Sep. ontem.
André Luiz de Souza, 79 anos, abastecedor, filho de Joaquim Luiz de Souza e Josefa Rozalina de Souza. Deixa viúva Alaíde Maria da Silva Souza. Sep. ontem.
Arthur Ilheo, 70 anos, lavrador, filho de Sebastião Ilheo e Arcídia Gaspar. Sep. ontem.
Aurora Félis dos Santos, 68 anos, do lar, filha de Abílio Félis e Rosa Maura. Deixa viúvo Nadir dos Santos. Sep. ontem.
Belarmino João Rodrigues, 58 anos, motorista, filho de João José Rodrigues e Dulcelina Maria Rodrigues. Deixa viúva Aurelina Francisca Gonçalves. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do Boqueirão.
Christina Cheiffer Bill, 96 anos, lavradora, filha de Alexandre Cheiffer e Paulina Cheiffer. Deixa viúvo Alexandre Bill Horning. Sep. às 8 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rodovia do Xisto, Km 69, Colônia Passa Dois, Lapa, PR.
Eduardo de Lima, 72 anos, militar, filho de Alfeu Pereira de Lima e Noêmia dos Santos Lima. Deixa viúva Cícera Clotilde de Lima. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré.
Esperança Carmélia de Miranda dos Santos, 80 anos, do lar, filha de Francisco de Miranda e Ermelina Brito de Miranda. Viúva de Lavino dos Santos. Sep. ontem.
Francisca Matias da Silva, 96 anos, do lar, filha de Maria Matias da Silva. Deixa viúvo Euclides Ferreira da Silva. Sep. ontem.
Hiyoshi Sato, 77 anos, comerciante, filho de Hiroo Sato e Tyome Sato. Deixa viúva Tiyoko Yamasaki Sato. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.
Josemir Servino dos Santos, 43 anos, auxiliar de produção, filho de Jonival Servino dos Santos e Therezinha Servino dos Santos. Sep. ontem.
Lauro de Oliveira, 83 anos, marceneiro, filho de João David de Oliveira e Cecília Leonor de Oliveira. Deixa viúva Genoveva Cachuba de Oliveira. Sep. ontem.
Margarida Barbiot Bueno, 76 anos, zeladora, filha de Francisco Barbiot e Vitorina Legar Barbiot. Deixa viúvo Santiago dos Santos. Sep. ontem.
Maria Iracema Gezuíno, 58 anos, ascensorista, filha de Elpídio Gezuíno e Doraci dos Santos Gezuíno. Sep. ontem.
Maria Luísa Pereira, 81 anos, do lar, filha de Manoel Francisco Alves e Joaquina Pereira Martins. Deixa viúvo Antônio Pereira Lopes. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Olga Tachibana Fernandes, 81 anos, do lar, filha de Álvaro Tei Tachibana e Paulina Justina Tachibana. Deixa viúvo José Fernandes Júnior. Sep. ontem.
Osvaldo Gomes Ferreira, 47 anos, mestre, filho de Alexandrina Gomes Pessoa. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Peruíbe, São Paulo.
Renato Marques Espínola, 53 anos, auxiliar de contabilidade, filho de João Espínola e Silanira Vieira Marques Espínola. Sep. ontem.
Rosa de Oliveira Silva, 87 anos, costureira, filha de Pedro de Oliveira e Cidália Brasiliana de Oliveira. Deixa viúvo Vitor Teixeira da Silva. Sep. ontem.
Shirley Rodrigues Sulato, 59 anos, costureira, filha de Antônio Sulato e Izaura Rodrigues. Sep. ontem.
Sue Hellen Sara Soares, 23 anos, do lar, filha de Benedito Soares e Analzira de Lima Soares. Sep. ontem.
Wanda Fernandes, 88 anos, do lar, filha de José Vicente Fernandes e Eugênia Fernandes. Viúva de Noel Mourão Brantes. Sep. ontem.
* * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br. Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313. Texto: Aline Peres.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião