| Foto:

Maria Eulina Rodrigues Lisboa

CARREGANDO :)

Entre inúmeras atividades, Maria Eulina tinha uma que a deixou muito conhecida em Guarapuava (Centro-Sul). Ela, a irmã Adélia e a mãe Ramona eram referência, no município, na fabricação de flores de pano. Era das mãos das mulheres da família Lisboa que

saíam os arranjos florais utilizados em festas sociais e religiosas da cidade. Maria Eulina era a terceira de seis irmãos. Solteira, adotou no coração os inúmeros sobrinhos e afilhados. Durante 50 anos, dedicou-se à Legião de Maria, da Igreja Católica. O trabalho consistia no atendimento aos doentes, na visita aos pobres e, entre outras atividades, a contação de histórias para crianças era sua predileta. Tinha preferência pela alfabetização como professora e foi responsável no ensino das primeiras letras a inúmeros soldados e cabos, no quartel da cidade, nas décadas de 40 a 60. Mesmo quando ingressou como professora em escolas municipais e estaduais, anos depois, não deixou de ser alfabetizadora. E o gosto pela leitura repassou para os sobrinhos. Tânia lembra-se das vezes que recebeu das mãos da tia livros e gibis. Tinha pendores para a vida religiosa acostumada, de certa forma, enquanto estudou na escola das irmãs francesas e alemãs que presidiram o Colégio Nossa Senhora de Belém. Não seguiu os votos pela dedicação à família, acredita a sobrinha. Proprietários de uma grande loja na cidade, Maria Eulina dividia seu tempo com os outros irmãos no atendimento do balcão. Porém a ligação estreita com missionários e padres era forte. Até hoje, guardava com carinho os cartões-postais recebidos dos lugares mais distantes do mundo. Unidas a paixão da família e da religião, estavam a música, a leitura, o cinema – que chegava a emendar uma sessão com outra – e os assuntos da atualidade. Há 30 anos, o almoço no primeiro domingo de dezembro era um encontro certo entre os Lisboa. Só faltou duas vezes. Com início dos problemas que o mal de Alzheimeir traz com a doença, Maria Eulina deixou Guarapuava há 17 anos e veio morar com uma das irmãs e a sobrinha, Tânia. Mesmo assim, sempre lembrava que sua última morada deveria ser em Guarapuava na capela construída e mantida com carinho pela família durante tantas décadas.

Publicidade

Dia 14, 91 anos, pneumonia infecciosa.

* * * * *Adão da Aparecida Gomes de Witt, 70 anos, funcionário público estadual, filho de Edmundo Padilha de Witt e Nair Gomes de Witt. Deixa viúva Maria de Lourdes de Silveira de Witt. Sep. ontem.

Ademir José do Amaral, 39 anos, empresário, filho de Nivaldo Amaral e Odalira Amaral. Deixa viúva Denise Vieira da Costa Amaral. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Comunidade Cirstã Manancial de Curitiba. Rua Anne Frank, 1.735 – Hauer.

Alcione José Mielniczek, 16 anos, estudante, filho de João Mielniczek e Emília Mielniczek. Sep. ontem.

Alzira Aparecida de Lima, 33 anos, filha de Virson Carneiro de Lima e Julieta Pedrozo de Lima. Sep. ontem.

Publicidade

Amélia Irene Brusamolin Machuca, 85 anos, do lar, filha de André Brusamolin e Rosa Brusamolin. Viúva de Ayrton Machuca. Sep. ontem.

Anderson Alves de Oliveira, 22 anos, montador, filho de Sebastião Cândido de Oliveira e Claudiomar Alves de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da Rua Campina da Lagoa, 523/139 – Alto Boqueirão.

Antonieta de Lourdes Costa, 77 anos, do lar, filha de João Gabardo e Angelina Chiminacio Gabardo. Deixa viúvo Vitorino Costa. Sep. ontem.

Arcioni Matilde Padilha, 56 anos, do lar, filha de Walter Westerberg e Izabel Marques Westerberg. Deixa viúvo Luiz Carlos Padilha. Sep. ontem.

Carlos Rodrigues de França, 23 anos, pedreiro, filho de Cássia Izabel Rodrigues de França. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão.

Publicidade

Carmem Pereira Ruiz, 78 anos, do lar, filha de José Pereira da Costa e Maria Vichiati. Viúva de Diogo Ruiz Portinho. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Ponta Grossa, PR.

Celcina da Silva Fagundes, 69 anos, do lar, filha de Cesiro da Silva Pinto e Felizolina da Silva Pinto. Viúva de Manoel Theodoro Fagundes. Sep. ontem.

Clóris Domingos Barbieri, 56 anos, zootecnista, filho de Claudino Barbieri e Gemelie Josephina Barboeri. Deixa viúva Amélia Beatriz Barbieri. Sep. em horário a ser designado, no Crematório (Ass. Beneficente J. da Saudade), saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), PR.

Darlan Riesemberg, 41 anos, autônomo, filho de Altivo Riesemberg e Leny Amadio Riesemberg. Deixa viúva Ana Paula dos antos Lamour Riesemberg. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Davino Rodrigues Moreira, 80 anos, motorista, filho de Bemiro Rodrigues Moreira e Maria Conceição da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Evangélica Presbiteriana – Xaxim.

Publicidade

Décio Figueira de Andrade Júnior, 32 anos, filho de Décio Figueira de Andrade e Cleusa Prado de Andrade. Sep. ontem no Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), PR.

Erta Gertrud Henschel Frehner, 73 anos, do lar, filha de Samuel Henschel e Emília Henschel. Sep. ontem.

Eunice Marcondes Lopes, 82 anos, do lar, filha de Fermino Fidêncio Marcondes e Adelina Soares da Silva. Sep. ontem.

Francisco Farioli Pinotti, 90 anos, funcionário público federal, filho de Adolfo Pinotti e Amabile Pinotti. Sep. ontem.

Geise Gabriella Kapp, 8 anos, estudante, filha de Joel Kapp e Neise Barros Garcia. Sep. ontem.

Publicidade

Genoveva Huzar, 90 anos, lavradora, filha de Basílio Bohum e Maria Tarniowicz. Viúva de João Huzar. Sep. ontem.

Gertruda Ratajczak, 86 anos, do lar, filha de Maria Bistula. Sep. ontem.

Giullia Vitória Zapp Horst, 12 anos, estudante, filha de Ilson Horst e Clara Ligiane Zapp Horst. Sep. ontem.

Gladys Aguiar Machado, 77 anos, filha de João Aguiar Machado e Maria da Luz Machado. Sep. ontem.

Hermínia Waltrick Varela, 94 anos, do lar, filha de Antônio Euzébio Branco e Antônia Waltrick Branco. Viúva de Genoval Varela. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Izela Danielewicz Niepce da Silva, 87 anos, funcionária pública federal, filha de Thadeu Danielewicz e Palmira Bouzas Danielewicz. Sep. ontem.

João Squioquet, 74 anos, funcionário público federal, filho de Luiz Squioquet e Paula Mastey Squioquet. Deixa viúva Lúcia Zampieri Squioquet. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Judith Samvays, 82 anos, funcionária pública municipal, filha de Ray Samvays e Pedrina Renetto Samvays. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Lúcia Helena de Freitas Peixouto, 53 anos, do lar, filha de Cristiano José de Freitas e Maria Lina de Dreitas. Deixa viúvo Benedito dos Santos Peixouto. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Rua Gaspar Dutra, 191 – Pinhais, PR.

Luiz Burcoski, 72 anos, agricultor, filho de José Burcoski e Antonina Burcoski. Deixa viúva Ludovica Biernaski Burcoski. Sep. ontem.

Publicidade

Márcio José Augusto, 34 anos, pedreiro, filho de Luiz Ataíde Augusto e Marina da Silva Augusto. Sep. ontem.

Maria Aparecida Costa, 61 anos, auxiliar de produção, filha de Antônio Crispim Costa e Eugênia Alves da Costa. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.

Maria do Carmo Buono, 74 anos, do lar, filha de José Buono e Albina Ferreira do Valle. Sep. ontem.

Maria Madalena Delfina, 73 anos, operadora de máquinas, filha de Pedro Delfino e Ana Maria Francisca. Sep. ontem.

Mirian Teresinha dos Santos Franco, 66 anos, do lar, filha de Ary Pereira dos Santos e Maria Joaquina Mendes dos Santos. Deixa viúvo Constantino Franco Neto. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Publicidade

Odete Vaz Gauderth, 57 anos, do lar, filha de Luiz Vaz e Maria Alves. Deixa viúvo Luiz Atanazio Gauderth. Sep. ontem.

Osíris Santos, 79 anos, filho de Damazio dos Santos e Elvira de Oliveira Santos. Deixa viúva Lauzina Rodrigues de Souza Santos. Sep. ontem.

Paulo Sérgio de Oliveira Cunha, 37 anos, motorista, filho de Oscar de Jesus Cunha e Castorina Mariano de Oliveira. Sep. ontem.

Pedro de Oliveira Vaz, 75 anos, mecânico, filho de Arthur Vaz e Romalina Marques de Oliveira. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.

Pedro de Souza Goinski, 65 anos, eletricista, filho de Pedro Goinski e Elvira Silveira de Souza. Deixa viúva Jurema Alves Goinski. Sep. às 17 h, no Cemitério Bom Jesus (municipal de Piraquara), saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Rafael Antunes, 21 anos, pedreiro, filho de Ednir Antunes e Rose Maria Gonçalves. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Reverson Dionis Tessaro Ferreira, 22 anos, operador de máquinas, filho de Expedito Vergílio Ferreira e Jozane Aparecida Tessaro Xavier. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Rua Ulisses Furtado da Rocha, 77 – Novo Mundo.

Rodrigo Slonik Pereira, 21 anos, servente, filho de Vanderlei José Pereira e Mariana Slonik. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Araucária, PR.

Sônia Martins Beltrão, 87 anos, professora, filha de Laudelino Antunes Martins e Carmen Nascimento Martins. Viúva de João Batista Beltrão. Sep. às 10 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

Terezinha Cecília de Freitas, 69 anos, professora, filha de Daniel Bueno de Freitas e Rita Pires de Freitas. Deixa viúvo José Mariano da Silva. Sep. ontem.

Publicidade

Valmir de Jesus Santos, 50 anos, cobrador, filho de José Marques e Marcília Gonçalves Santos. Deixa viúva Valéria Aparecida Marques. Sep. ontem.

Vicente Woss de Souza, 73 anos, motorista, filho de Joaquim Luz de Souza e Anatacia Woss de Souza. Deixa viúva Terezinha Francisca Neves de Souza. Sep. ontem.

Walkyria Ady Ribeiro de Campos, 80 anos, funcionária pública municipal, filha de Antônio Olhenik e Joana da Silva Olhenik. Sep. ontem.