• Carregando...
 |
| Foto:

Fili Farani Mansur Guerios

A matriarca de uma grande família, Mãe Zita como gostava de ser chamada, congregava os 96 membros do clã com mão firme. Por um lado, doce, preocupada, mas sempre enérgica, sabia dar o tom do discurso ao querer saber dos passos de cada um. E gostava, como ninguém, do movimento do entra e sai de crianças e adultos do casarão que morava desde 1948, na Rua Chile. Até os últimos anos, manteve-se na linha: salto alto, unhas pintadas, cabelos arrumados e roupa da moda. Dedilhava o piano sempre quando podia. Foi uma mulher de história. Nascida em uma pequena cidade chamada Manhuaçu (na zona da mata mineira), era filha de imigrantes italianos. O que lhe ensinou a superar os limites, sejam eles geográficos ou físicos. Aos 18 anos, casou-se com um músico alemão refugiado da Primeira Guerra Mundial. E foi com ele que aprendeu a arte de afinar pianos. Profissão que garantiria o sustento da família quando precocemente ficou viúva. Casou-se pela segunda vez. Mas, dessa parte da história pouco Mãe Zita contava; só lembrava-se dos filhos, seus pequenos tesouros. Por ter família em Curitiba, um dia resolveu arrebanhar os quatro filhos e empreender a viagem que lhe renderia 70 anos de permanência por aqui e uma história de amor com o lingüista Rosário Farani Mansur Guerios. Além de excelentes anos de muita aventura. O marido, professor da Universidade Federal do Paraná, entre outras coisas, era estudioso das línguas indígenas. Sendo assim, empreendeu muitas viagens com o marido e o ajudou na coleta de entrevistas, principalmente junto as mulheres indígenas, que não se comunicavam com homens brancos. Quando Rosário aquietou com cargo acadêmico, Zita transformou-se em datilógrafa dos seus manuscritos. Entre o ir e vir das tarefas de casa, ainda tinha tempo de cuidar da cozinha. Priscila lembra-se da avó com as mãos sujas de farinha, cortando com uma faca o macarrão produzido e sovado por ela. Era uma mulher determinada: quantas vezes, enquanto trabalhava como afinadora de pianos, carregou a pé a grande e pesada mala de ferramentas; era ela a responsável por dirigir o carro da família e fazer os pequenos consertos elétricos. O importante era nunca ficar sozinha. Deixa seis filhos, 25 netos, 60 bisnetos, cinco trinetos.

Dia 14, aos 101 anos, de falência múltipla dos órgãos.

* * * * *

Adelino Luiz Malage, 74 anos, motorista, filho de Ângelo Malage e Terezinha Malage. Sep. às 10h30, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais) , saindo da capela do mesmo.

Ademir Cordeiro de Macedo, 29 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro.

Ademir Ferreira Gonçalves, 30 anos, açougueiro, filho de Lincon Ferreira Gonçalves e Ernestina Mariano dos Santos Gonçalves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Faria (Colombo), saindo da capela da Igreja Católica – Monte Castelo, em Colombo.

Adilson Cândido de Ramos, 29 anos, servente, filho de Jorge Batista de Ramos e Loreli Terezinha Cândido. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do Cemitério Municipal do Boqueirão.

Alcides Mazzelli Filho, 62 anos, filho de Alcides Mazzelli e Luzia Cândida Mazzelli. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Alexandro Ferreira Pires, 32 anos, militar, filho de Daniel Pires e Célia Regina de Fátima Ferreira Pires. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela Tarum㠖 Pinhais.

Almir Ricardo Nepomuceno de Lima, 35 anos, filho de Almir Nepomuceno de Lima e Terezinha de Andrade Lima. Sep. ontem.

Antônio Lorens, 70 anos, filho de José Lorens e Maria Cândida Elendrina da Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro.

Bernardo Luiz Biesek, 5 meses, filho de Fernando Luiz Biesek e Carolina Pinheiro Biesek. Sep. ontem.

Carlos Alberto Kffuri, 54 anos, funcionário público estadual, filho de Alberto Kffuri e Tereza Marochi Kffuri. Sep. ontem.

Carlos Roberto Spaker, 54 anos, porteiro, filho de Bárbara Spaker. Sep. ontem.

Cícero Pedro Teixeira, 78 anos, funcionário público municipal, filho de Manoel Pedro de Maria e Maria Pedro da Conceição. Sep. ontem.

Demétrio Fabris, 80 anos, motorista, filho de Pedro Fabris e Maria Júlia Fabris. Sep. ontem.

Diamantino Teixeira do Nascimento, 67 anos, administrador, filho de Acelino Antunes do Nascimento e Dorália Teixeira do Nascimento. Sep. ontem.

Elídia da Silva Lucke, 83 anos, do lar, filha de José Manoel da Silva e Eliza Maria de Jesus. Sep. ontem.

Elis Regina dos Santos, 29 anos, zeladora, filha de Joel Benedito dos Santos e Carmelita Feitosa Lira dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Faria (Colombo), saindo da capela da Igreja Católica – Monte Castelo, em Colombo.

Floripe Gurgel de Souza, 77 anos, do lar, filha de Minervino Gurgel de Souza e Senhorinha Barbosa de Souza. Viúva de Jaime Costa Oliveira. Sep. ontem.

Gabriel de Camargo Borges, 11 anos, estudante, filho de Rogério Borges e Leila Aparecida de Camargo. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Pinheirinho.

Gabriel Faria da Cunha, 11 anos, estudante, filho de Genivaldo Pereira da Cunha e Cristiane Cássia de Faria. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo de São Paulo, SP.

Hélcio Leandro Barilli, 26 anos, comerciante, filho de Haroldo Barilli e Aglair de Jesus Andrade Barilli. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela municipal, em Pinhais.

Heliton da Silva, 26 anos, autônomo, filho de Silvana Souza da Silva. Sep. ontem.

Hugo Creplive, 75 anos, motorista, filho de João Creplive Sobrinho e Arlinda Ferreira Creplive. Sep. ontem.

Isolina Mendes Viana, 77 anos, professora, filha de José Porfírio Mendes e Edvirges Porfíria Mendes. Viúva de Olívio Martins Viana. Sep. ontem.

João Homero Ferreira, 55 anos, pedreiro, filho de Alfeu Santana Ferreira e Benedita Paula Ferreira. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

João Maria de Araújo Souza, 47 anos, bancário, filho de Cirilo Andrino de Souza e Verônica Puja Araújo dos Souza. Sep. ontem.

João Mário Segatto, 51 anos, filho de Onofre Segatto e Olívia Júlia Dalpiva Segatto. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Paroquial São Marcos.

José Martins Gonçalves de Sousa, 64 anos, motorista, filho de Martins Pereira de Sousa e Felisbina Gonçalves de Sousa. Sep. ontem.

José Sabariego Ruiz, 75 anos, marceneiro, filho de Felipe Sabariego e Rosária Linhares. Sep. ontem.

Lídia Ferreira Fabri, 77 anos, do lar, filha de José Ferreira e Marta Bieda Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Lindamir Prestes de Miranda Costa, 50 anos, do lar, filha de Antônio Prestes de Miranda e Amantina Cordeiro de Miranda. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela da Igreja Evangélica Quadrangular Santa Terezinha, em Fazenda Rio Grande.

Luiz Carlos Mariano, 50 anos, carpinteiro, filho de Jair Luiz Mariano e Maria Cândida Mariano. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Dídio Sampaio, 404 – Sítio Cercado.

Maely Therezinha Biesemeyer, 81 anos, assistente administrativo, filha de Hermenegildo Ratacheski e Emma Werner Ratacheski. Viúva de Alberto Carlos Biesemeyer. Sep. ontem.

Manoel Francisco de Oliveira, 41 anos, filho de Francisco de Oliveira e Selma Rosa de Oliveira. Sep. ontem.

Maria José de Almeida Pereira, 72 anos, do lar, filha de Manoel Lourenço de Almeida e Lázara Maria Domingues. Sep. ontem.

Maria José de Oliveira dos Santos, 77 anos, do lar, filha de Almiro Soares Romos e Júlia Antunes Wolff. Viúva de Enoyr Fenelan Santetti. Sep. ontem.

Maurília Marcos da Graça, 91 anos, empresária, filha de Saturnino Joaquim Marcos e Benta Adriana da Conceição. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Milton Aloísio Rodrigues de Souza, 72 anos, lavrador, filho de Francisco Rodrigues de Souza e Rosalina Pereira de Souza. Sep. ontem.

Mirian Lourenço, 40 anos, doméstica, filha de Haroldo Lourenço e Maria Sebastiana Lourenço. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – CIC.

Nelson Cardoso de Miranda, 82 anos, advogado, filho de João Ricardo de Miranda e Maria da Luz Cardoso de Miranda. Viúvo de Carmen Maria Pinto de Miranda. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da capela 1 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

Olívio Baggio, 85 anos, bancário, filho de Fioravante Baggio e Maria Fofone Baggio. Viúvo de Avany Alexandrino Baggio. Sep. ontem.

Paulo Sérgio Paloma, 55 anos, pintor, filho de José Ruiz Paloma e Maria Rita Domingues Paloma. Sep. ontem.

Ricardo Francisco da Silva, 32 anos, soldador, filho de Ângela Maria da Silva. Sep. ontem.

Rita Trombim da Silva, 75 anos, do lar, filha de Luiz Trombim e Tita Elias Trombim. Sep. ontem.

Rozi Pires da Silva Teixeira, 65 anos, do lar, filha de Pedro Pires da Silva e Luiza Sant’Ana da Silva. Sep. ontem.

Sidnei Soares Pereira, 44 anos, pedreiro, filho de José Soares Pereira e Inês dos Santos Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Associação de Moradores – CIC.

Telmo Augusto dos Santos, 66 anos, comerciante, filho de João Bruno dos Santos e Leonilda Eibel. Sep. ontem.

Umbelina da Silva Franca, 86 anos, do lar, filha de José Antônio de Souza e Maria Dionísia. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela Comunitária do Tatuquara.

Valdemir Niclevski, 27 anos, marceneiro, filho de Pedro Niclevski e Benvinda Niclevski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela da Igreja Evangélica Adventista da Cachoeira, em Almirante Tamandaré.

Valdemiro Alves, 71 anos, mestre de obras, filho de Balbino Alves e Maria Maurício. Sep. ontem.

Venício Franco Gino, 55 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro.

Vinícius Augusto Angeli Vanelli, 16 anos, estudante, filho de Waldomiro Vanelli e Vilma Angeli. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da capela Vaticano.

Walter Kuss, 74 anos, funcionário público estadual, filho de José Kuss e Catarina Simete Kuss. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]