Alceu ZauerSobrinho de um "rei", de um "imperador" e de um "príncipe", Alceu era conhecido nos gramados como "Conde". Nascido em uma família com vários nomes do futebol paranaense, ele gostava de recordar seus primeiros chutes ao gol, ainda menino, nas partidas na Rua Itupava. Segundo o amigo Carneiro Neto, fora dos campos Alceu agia assim como quando estava com a bola nos pés: era sempre muito educado e gentil. Foi em um baile de carnaval, na antiga sede social do Coritiba, que conheceu Eunice. A garota acabou encantada com o jovem jogador e foi em um desfile de Sete de Setembro que os dois se reencontraram e começaram a namorar. Muitas viagens para partidas de futebol e anos depois, ela e o então jogador do clube Ferroviário tiveram duas filhas. Alceu era apaixonado pelas meninas, e reclamava com a mulher sempre que as encontrava dormindo quando voltava do trabalho. Com ele, sempre havia um doce ou chocolatinho para mimar as filhas. Nas férias de julho, a família sempre fugia do frio curitibano e passava uns dias ensolarados no Rio Janeiro. Outro destino que Alceu apreciava era Florianópolis, onde curtia o mar e passava horas na pescaria.Em 2002, com a morte da mulher, a família viu Alceu entristecer. Ele mesmo dizia que havia perdido a vontade de viver. A filha Viviane conta que, com a partida da mãe, o brilho também desapareceu dos olhos de seu pai. Ficou desanimado e não cedeu aos encantos das tantas pretendentes que tinha na região do Batel, onde morava. Ele enfrentava a solidão passeando: todos os dias ia ao Shopping Curitiba e lá encontrava alguns amigos enquanto tomava um cafézinho, alguns outros na lotérica e, pelos corredores, ia cumprimentando e puxando papo com seguranças e outros funcionários. A conversa começava de tarde e ia até a hora do Jornal Nacional, quando Alceu voltava para casa. No final de setembro, começou a ter falta de ar e os médicos descartaram aquela que seria sua terceira cirurgia. Alceu não se acostumou com a vida na cadeira de rodas, quando se tornou dependente das filhas. Gostava mesmo era de agir por conta própria e ficava feliz quando, no mercado, pegava o carrinho motorizado e "deslizava" pelos corredores fazendo suas compras. Com o passar dos meses, um Alceu ansioso dizia que logo reencontraria seu grande amor. Deixa duas filhas e três netas.
Dia 9 de janeiro, aos 79 anos, de insuficiência cardíaca.
* * * * *
Alexandro de Matos, 17 anos, estudante, filho de João Carlos de Matos e Adelair da Aparecida de Matos. Sep. às 8 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Colombo, PR.
Antônio Carlos da Silva Natal, 64 anos, supervisor, filho de José Mendes Natal e Ivone da Silva Natal. Deixa viúva Maria José de Lara Natal. Sep. ontem.
Antônio Raimundo de Paula, 74 anos, pedreiro, filho de João Raimundo de Paula e Joana Ferreira Vilas Boas. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Evangélica Casa de Oração. Rua Fortaleza, 1.574 Cajuru.
Dirceu Gabriel da Silva, 59 anos, funcionário público estadual, filho de Alceu da Silva e Divina Cordeiro da Silva. Deixa viúva Emiri Salete da Silva. Sep. ontem.
Douglas Ramos de Oliveira, 1 dia, filho de Nílson Paes de Oliveira e Leila Pereira Ramos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel (Colombo).
Eder Schempp Gonçalves, 22 anos, ajudante, filho de Luiz Soares Gonçalves e Maria Aparecida Schempp Gonçalves. Sep. às 17 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Associação Jardim Dom Bosco. Rua Júlio Pereira Sobrinho Campo do Santana, PR.
Elena Maria Rosa dos Santos, 60 anos, do lar, filha de Sebastião João da Silva e Maria Rosa da Conceição. Deixa viúvo Edízio Marques dos Santos. Sep. às 15 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Evangélica Pentecostal de Jesus Cristo Rua Luiz Tramontin, 83 Campo Comprido.
Elza Antônia de Lima, 54 anos, funcionária pública municipal, filha de Cândido Antônio e Bernardina Rodrigues Antônio. Viúva de José Carlos de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais), saindo da capela no Bairro Novo B.
Erilde Testa Gabbiatti, 67 anos, do lar, filha de Pedro Testa e Serapina Testa. Deixa viúvo Hermes Gabbiatti. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Terra Nova do Norte, MT.
Inar Wollmann, 62 anos, do lar, filha de Antônio Wollmann e Marta Chisco Wollmann. Deixa viúvo Arnaldo Dalzochio. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Santo Ângelo, RS.
Jaqueline Aparecida Ribeiro Conceição, 43 anos, do lar, filha de Nélson Ribeiro e Maria Amélia Ribeiro. Deixa viúvo Rosivaldo Lopes Conceição. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Batista Vila Autódromo.
Jéfferson Bruno Machado, 17 anos, ajudante, filho de Jorge Machado e Luciana Aparecida Borges. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Central de Araucária, saindo da Rua Bernardino Lemos, 387 Costeira Araucária, PR.
Joel Firmo de Oliveira, 85 anos, mecânico, filho de Pedro Firmo de Oliveira e Rosália Firmo de Oliveira. Viúvo de Fernandina Alves de Oliveira. Sep. ontem.
José Eduardo Blum, 61 anos, contador, filho de Domingos Blum e Ludovica Gomulski Blum. Deixa viúva Esly Maria Alves Blum. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal de São Mateus do Sul, PR.
José Geraldo de Lima, 48 anos, impressor, filho de Domingos Pereira Lima e Maria Ieda Lima. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do mesmo.
Kayrala Legner dos Santos, 19 anos, modelo, filha de Vânia Aparecida dos Santos. Sep. ontem no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), PR.
Léo da Rosa Vieira, 60 anos, médico, filho de Lauro Teles Vieira e Laudelina Vieira Teles da Rosa. Deixa viúva Flávia Trindade Pereira Vieira. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Leonilda Schadeck Kmiecik, 85 anos, do lar, filha de Pedro Schadeck e Rosa Schadeck. Viúva de José Kmiecik. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Bateias de Baixo Campo Alegre, SC.
Lizete Pestana, 54 anos, do lar, filha de Pedro Peltz e Jurema Peltz. Deixa viúvo João Adílson Pestana. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.
Lúcia Helena Gonçalves da Silva, 40 anos, doméstica, filha de João Gonçalves da Silva e Ana Aparecida dos Santos Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Anjo da Guarda Almirante Tamandaré, PR.
Luiza Vitória David, filha de Luiz Flávio David e Letícia Trancoso. Sep. ontem.
Márcio Anderle, 31 anos, ajudante, filho de João Anderle e Maria Antônia Anderle. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do Cemitério Parque São Pedro.
Márcio Fernandes, 32 anos, laboratorista, filho de Maurílio Fernandes e Maria Luiza Fernandes. Sep. ontem.
Maria da Conceição Ribas, 88 anos, do lar, filha de José Gonçalves de Quadros e Júlia Biscaia de Quadros. Deixa viúvo Adinival Ribas. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Maria José Lages Lima, 51 anos, filha de Cláudio Pereira Lima e Dimpina Lages Lima. Sep. às 15 h, no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais), saindo da capela 1 do municipal do Boqueirão.
Maria Pires Marquette, 75 anos, do lar, filha de Francisco Alves Pires e Maria Francisco Moro. Viúva de Carlos Marquette. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Marcelino (São José dos Pinhais), saindo da Rua Carlos Marquette, 1.230 Agrau São José dos Pinhais, PR.
Neusa Toniolo Graeser, 93 anos, do lar, filha de Cecílio Toniolo e Julieta Toniolo. Viúva de Ricardo Eugênio Graeser. Sep. ontem.
Osiel Félix de Oliveira, 31 anos, auxiliar, filho de Dermeval Félix de Oliveira e Juracy Siqueira de Oliveira. Sep. ontem no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), PR.
Paulo Roberto Padilha, 25 anos, metalúrgico, filho de Dirceu Padilha e Roseli Ramos Padilha. Sep. ontem.
Pedrolina Viana de Paulus, 73 anos, do lar, filha de Redujério de Chaves Viana e Carolina Benke Viana. Deixa viúvo Ricardo Carvalho de Paulus. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Sandra Mara Cordeiro da Silva, 47 anos, motorista, filha de José Cordeiro da Silva e Sílvia Straube Cordeiro. Deixa viúvo Emídio Benedito Koga. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela Adriana Colombo, PR.
Suemi Suguimoto, 70 anos, comerciante, filho de Takaiti Suguimoto e Kemeno Suguimoto. Deixa viúva Helena Toyota Suguimoto. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Zila Barbosa Carneiro, 67 anos, do lar, filha de Sílvio Rolim Carneiro e Anadil Barbosa Carneiro. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Presbiteriana Carlópolis, PR.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura