Elena Taboada de SanchezMesmo com 49 anos de Brasil, Elena mantinha o forte sotaque portenho. Nascida em Buenos Aires, na Argentina, era uma mulher ao mesmo do lar e cosmopolita. Ao mudar-se para Curitiba, em 1962, sentiu-se em casa: tanto pelo clima, quanto pelo povo. Porém, sentia saudades da mãe e dos irmãos que tinha deixado na Argentina. Lá, o marido era dono de uma loja de calçados. Pela experiência, a família Sanchez adquiriu um imóvel na Rua Carlos de Carvalho e abriu uma das lojas de calçados finos. Era comum ver Elena ajudando na loja, assim como a filha Dora. Elena era uma mulher muito vaidosa. Nunca abandonou as unhas pintadas de vermelho; e entre seus produtos de "toucador" estavam inúmeros cremes e a Colônia Franco Inglesa, que o filho Manuel lhe trazia das viagens ao exterior porque nunca podia faltar. Mesmo com os filhos crescidos e encaminhados, como costuma dizer, mantinha um olho aberto e o telefone sempre à mão. "Sempre estava preocupada conosco", conta Manuel. Nas manhãs de Elena não podia faltar o chimarrão. Mário lembra-se de quantas vezes a mãe levantava cedo para "matear" junto com ele. Aos domingos, era o dia da pizza. E, quando chegava visita, a macarronada era o prato escolhido. Era exímia cozinheira e ficou responsável pelo cardápio até cinco anos atrás. Adorava receber bem e ser bem recebida. Com as amigas de prédio, organizava chás e partidas de buraco e tardes de produção de peças de crochê, bordado e tricô, doadas para instituições de caridade. A "Mamita" como todos a chamavam sentia-se feliz tendo ao redor muita gente. A festa de comemoração aos 100 anos, no último dia 19 de fevereiro, foi uma surpresa. Ao chegar ao salão, encontrou grande parte da família que havia vindo do exterior, e os grandes amigos mantidos durante muitos anos. Deixa dois filhos.
Dia 27 de junho, aos 100 anos, de pneumonia.
* * * *
CURITIBA
Airton dos Santos, 50 anos, eletricista de manutenção industrial, filho de Armando dos Santos e Joséfina Machado dos Santos. Sep. ontem.
Altiva Maria Henning, 66 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Júlio Leite Fragoso e Laudelina Fragoso. Sep. ontem.
Aracy Mello Assumpção, 80 anos, do lar, filha de Miguel Vieira de Mello e Rosalina Antunes. Viúva de Lauro Luiz de Assumpção. Sep. ontem.
Elmas Fatuch Leal, 91 anos, do lar, filha de Rachid Pacifico Fatuch e Maria Fatuch. Sep. ontem.
Elzira Tosin Caborazi, 86 anos, do lar, filha de Marcos Tosin e Maria Casagrande Tosin. Sep. ontem.
Gonçalino do Amarante Santos, 62 anos, mestre de obras, filho de João Ribeiro da Cruz e Maria Lemos dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.
Jacob Micos, 81 anos, motorista, filho de Theodoro Micos e Amélia Micos. Sep. ontem.
Jamil Moreira de Matos, 58 anos, comerciante, filho de Elizeu Moreira de Matos e Maria Corrêa de Matos. Sep. ontem.
Joana Morczinski Skolimoski, 69 anos, do lar, filha de João Morczinski e Ana Morczinski. Viúva de Estanislau Skolimoski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Teixeira Soares.
João Jerônimo Gouveia Lechinhoski, 52 anos, lavrador, filho de Miguel Lechinhoski e Apolonha Gouveia Lechinhoski. Sep. ontem.
José Subinski, 72 anos, funcionário público municipal, filho de Francisco Subinski e Leocádia Subinski. Sep. às 10 h, no Paroquial Abranches, saindo da capela do mesmo.
Luiz Cândido Alves, 59 anos, auxiliar, filho de Joel Cândido Alves e Maria Honorata Alves. Sep. ontem.
Maria Cândida dos Santos, 81 anos, do lar, filha de Maria Josefa Cândida. Sep. às 15 h, no Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.
Maria de Jesus Amaral, 76 anos, do lar, filha de Marciliano Marcos Ribas e Maria das Neves Miranda Ribas. Sep. ontem.
Maria de Lourdes Mildemberger de Oliveira, 47 anos, professora, filha de Martim Mildemberger e Anna Leve Mildemberger. Sep. ontem.
Maria Edith Malucelli de Bona, 82 anos, do lar, filha de Vicente Domingos Malucelli e Palmira Smaniotto Malucelli. Sep. ontem.
Maria Hetzel de Castro, 81 anos, do lar, filha de João Jorge Hetzel e Maria Luiza Hetzel. Sep. ontem.
Maria Pulim de Oliveira de Araújo, 79 anos, doméstica, filha de Joaquim Pulim de Oliveira e Judith Santos de Oliveira. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).
Milton Antônio Bueno, 56 anos, vendedor, filho de Elza Bueno. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela Berti.
Terezinha Catarina Cláudio Bloch, 61 anos, do lar, filha de Ana Claudino. Sep. ontem.
Valdomiro de Moraes, 35 anos, autônomo, filho de Eduardo Expedito de Moraes e Benedita Maria de Moraes. Sep. ontem.
MARINGÁ
Adriana Arruda Dambros, 28 anos. Sep. ontem em Paranavaí
Carmem Morales Borsato, 70 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Ourizona, saindo da Rua Pioneiro Virgílio Acelino Cardoso, 44 Vila Santa Izabel, em Maringá.
Elazir Maria da Silva, 70 anos. Sep. ontem em São Jorge do Ivaí
Maria Aparecida de Matos Silva, 78 anos. Sep. ontem em Sarandi.
Paulo Osmar Vicentine, 48 anos. Sep. ontem em Engenheiro Beltrão.
Ranulfo Leite, 80 anos. Sep. ontem em Califórnia.
Tarcismo Joaquim Da Silva, 43 anos. Sep. ontem em Mandaguari.
FOZ DO IGUAÇU
Altair Ribeiro, 51 anos. Sep. em horário a ser designado no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela 2 do Cemitério São João Batista, Foz do Iguaçu.
Celeni dos Santos Dias, 50 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Ivo Inácio Bieger, 76 anos. Sep. ontem em Santa Helena.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião