Eduardo Burkot
A comunidade da paróquia do Espírito Santo, na divisa entre os bairros Centro Cívico e Bom Retiro, e os comerciantes da região devem estar sentindo a falta de Burkot. Ele era membro ativo da paróquia e cantava no seu coral e circulava no comercio do bairro, fazendo amizades com quem trabalha por ali. Burkot era um homem sociável, que gostava de encontrar os amigos e bater papo. Era um contador de histórias, diz o genro Honorio Petersen Hungria Junior. Ao contar qualquer fato, valorizava-o a ponto de exagerar nos detalhes para tornar o relato interessante, o que divertia a família. Nascido em uma grande família de origem polonesa de Contenda, na região metropolitana de Curitiba, Burkot veio jovem para Curitiba fazer um curso técnico na Base Aérea do Bacacheri. Ao contrário do que se previa, a formação não fez com que se direcionasse para a Aeronáutica ou para a aviação civil. Foi trabalhar na Telepar e, mais tarde, na prefeitura de Curitiba, na área de tombamento. Os anos de trabalho na administração municipal fizeram de Burkot um grande conhecedor da capital. Junior costumava fazer uma brincadeira. Quando passava por uma rua cujo nome lhe parecia completamente desconhecido, consultava o sogro. "Achava que ia surpreendê-lo, mas ele sempre sabia dizer onde ficava a rua e tinha mais alguma informação sobre ela", conta Junior. Estava aposentado há 10 anos. Em 2009, Burkot perdeu a esposa, Maria de Lourdes, que ele chamava de Santinha. Há anos ela estava com Alzheimer e o marido cuidava dela. Nos últimos meses de vida de Maria de Lourdes, que ela passou em uma clínica especializada, Burkot a visitava diariamente. Sem a esposa, ele se aproximou ainda mais dos netos, a quem gostava de presentear. Burkot sofreu um acidente de automóvel no ano passado, que acabou por afetar sua saúde. Deixa três filhas e seis netos.
Dia 21 de dezembro, de falência múltipla de órgãos, aos 69 anos.* * * * * *
Adélio Pires de Oliveira, 71 anos, operador de máquinas, filho de Laurinda Pires de Oliveira. Deixa viúva Teresinha de Fátima da Rosa. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Araucária, PR.
Anita Maria Vogel, 74 anos, lavradora, filha de Jacob A. Vogel e Idalina Vogel. Sep. ontem.
Doris Luise Riekes, 81 anos, do lar, filha de Walter Riekes e Irene Tod Riekes. Sep. ontem.
Euclydes Leão Martins, 79 anos, motorista, filho de Osório Martins e Jovelina Dias Martins. Deixa viúva Maria Tereza Martins. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.
Flávio dos Santos, 26 anos, estudante, filho de Sérgio dos Santos e Luzia dos Santos. Sep. ontem.
Gabriel Luciano Mendes, 34 anos, impressor, filho de Maria Aparecida Mendes. Deixa viúva Neusa Lopez Mendes. Sep. às 9h30 em cemitério a ser designado, saindo da Associação de Bairro Nossa Senhora Salete, União da Vitória, PR.
Irene Moki Nadalini, 88 anos, do lar, filha de João Moki e Rosa Moki. Deixa viúvo Alfredo Matias Nadalini. Sep. ontem.
Isabel Silveira, 75 anos, do lar, filha de Guilhermina Silveira. Sep. ontem.
Jair Rodrigues de Oliveira, 60 anos, carpinteiro, filho de Emílio Rosa de Oliveira e Olívia Rodrigues da Mota. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela de São José dos Pinhais, PR.
Joanino Balbino Colaço, 58 anos, comerciante, filho de José Balbino Colaço e Maria Gonçalves Tenório. Deixa viúva Silas Pinto Colaço. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal da Lapa, PR.
Jorge Soares Sobrinho, 59 anos, vigilante, filho de Teolino Soares Ribeiro e Juvelina Rosa Guimarães. Deixa viúva Aglae de Fátima Soares. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da Igreja Evangélica, Rua Paula Freitas, 594, Alto Boqueirão.
José Ramos dos Santos, 26 anos, autônomo, filho de João Gabriel dos Santos e Margarida Ramos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela da Associação de Bairro, Rua João Gustavo da Rosa, Cajuru.
Leori Antônio Müller, 53 anos, motorista, filho de Pedro Ferreira Müller e Maria Lilia Zanona Müller. Deixa viúva Sabina Ogrodowski Müller. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo do Salão de Santana, Cruz Machado, PR.
Livino Balduíno, 88 anos, funcionário publico municipal, filho de João Balduíno e Rufina Maria de Oliveira. Deixa viúva Ana Dias Balduíno. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Wilian Booth, 4.291, Boqueirão.
Lorival Rael Dias, 38 anos, autônomo, filho de Luiz da Conceição Dias e Solange Rael Dias. Sep. ontem.
Luiz César de Abreu Gaiotto, 31 anos, vendedor, filho de Ângelo Gaiotto Filho e Sônia Maria de Abreu Gaiotto. Sep. ontem.
Maiko Tchaikoski, 21 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Marcos Antônio Tchaikoski e Ruth de Paula Tchaikoski. Sep. às 10 h, no Cemitério Bom Jesus, saindo da capela do Cemitério Municipal de Piraquara, Bom Jesus dos Passos.
Marlene Ferreira de Almeida, 64 anos, do lar, filha de Jacinto Ferreira de Almeida e Joana Maria de Almeida. Viúva de Benedito Francisco Pinheiro. Sep. às 13 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da Igreja Deus é Amor, Vila Verde, CIC.
Mercedes Stadler Galvão, 69 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Hoto Stadler e Natália Stadler. Deixa viúvo Durval Lourenço Galvão. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Pilarzinho.
Nilceu Simão, 52 anos, motorista, filho de Italvino Simão e Maria de Lourdes Simão. Sep. ontem.
Orlando Correia Barbosa, 58 anos, motorista, filho de Agenor Correia Barbosa e Nazilha da Silva Barbosa. Sep. ontem.
Osni Martins, 48 anos, carpinteiro, filho de Francisco Martins e Júlia Maria Martins. Deixa viúva Maria do Rocio Martins. Sep. às 11 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Osvaldo Bento de Souza, 74 anos, comerciante, filho de José Bento de Souza e Antônia Alves de Souza. Sep. às 14 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Billy Gamatter, 1.215, Sítio Cercado.
Paulo Thadeu Schuarca, 68 anos, decorador, filho de Miguel Schuarca e Magdalena Ivanowski Schuarca. Deixa viúva Waldivia Hass Schuarca. Sep. às 10 h, no Cemitério Abranches, saindo da capela do mesmo.
Paulo Vieira de Camargo, 85 anos, advogado, filho de Odorico Vieira da Silva e Eulália de Camargo Vieira. Viúvo de Ana Maria Machado de Camargo. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Prever, Maringá, PR.
Pedro José da Silva, 75 anos, auxiliar de produção, filho de Constantino Alves da Silva e Francisca Ferreira dos Santos. Deixa viúva Augustina da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, São José dos Pinhais.
Ronald Ponestki, 48 anos, metalúrgico, filho de Reinaldo Roosevelt Ponestki e Leocádia da Luz Ponestki. Deixa viúva Elisa Márcia Geraldo Ponestki. Sep. ontem.
Silfarne Luís de Quadros, 32 anos, eletricista, filho de Silfarne de Quadros e Ângela Maria Pereira de Quadros. Sep. ontem.
Tereza Ribas, 63 anos, balconista, filha de Estéfano Chepluki e Maria Cherzoski. Deixa viúvo Vicente Ribas. Sep. ontem.
Vergília Machado Bueno, 63 anos, do lar, filha de Marcelino Pereira Machado e Iria Luzia Machado. Deixa viúvo José do Carmo Bueno. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Funerária de Castro, PR.
* * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (41) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.
Deixe sua opinião