Ilza Scofield dos Santos
Os avós de Ilza imigraram dos Estados Unidos para o Brasil após a Guerra Civil americana e instalaram-se em Caravelas, no sul da Bahia. Foi lá que ela e seus 12 irmãos nasceram. Foi aluna interna no Colégio São Francisco, em Teófilo Othoni (Minas Gerais), onde se formou normalista. Aos 24 anos conheceu o paraibano Severino, que trabalhava na construção do aeroporto de Caravelas, usado como base militar norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial. Casaram-se por procuração, em 1946, porque Severino precisou ser transferido para o Rio de Janeiro. Na cerimônia, o irmão mais velho de Ilza representou o noivo no casamento. "Contava-nos mamãe seu medo de desembarcar no Rio e papai não estar à sua espera. Mas lá estava ele, de terno de linho branco", relata a filha Berenice. Esse encontro iniciou 62 anos de muito amor, cooperação e cumplicidade. Muitos anos foram vividos em canteiros de obra de estradas federais do norte ao sul do país. Ilza participou da fundação das Damas de Caridade da Paróquia do Cristo Rei; ajudou a financiar a formação de muitos sacerdotes e incentivou a religiosidade dos filhos. Todos os dias ela recomendava que rezassem pelo menos três Aves-Marias e recorressem sempre a Nossa Senhora. Embalou os netos com sua doçura transmitida através das cantigas de ninar. Dotada de sensibilidade aguçada para as cores, seus tapetes e bordados eram de uma alegria ímpar, característica presente também na culinária quando preparava molhos e comidas baianas. Berenice conta que a mãe deixou um legado de amor, de luta e perseverança nas decisões e escolhas. A pequena mulher, que calçava número 30, partiu um dia antes do seu aniversário de 87 anos. Deixa o viúvo Severino, quatro filhos, 14 netos e 14 bisnetos.
Dia 11, aos 86 anos, de falência múltipla dos órgãos.
* * * * * * * *
Adelair da Fonseca, 65 anos, do lar, filha de Odilon Urbano da Fonseca e Alzira Helena da Fonseca. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 2 do Cemitério Santa Cândida.
Alexandre Stojczan, 70 anos, latoeiro, filho de Wasyl Stojczan e Martha Stocjczan. Sep. ontem.
Andressa Thayanara Vicente dos Santos, 8 anos, filha de Henrique Dione dos Santos e Wanessa Fátima Vicente. Sep. ontem.
Antônio Paramustchak, 76 anos, eletricista, filho de Miguel Paramustchak e Maria Conceição Paramustchak. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Denílson Felipe de Lima, 27, CIC.
Antônio Pelicioli, 71 anos, barbeiro, filho de Guido Pelicioli e Francisco Lizot. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.
Antônio Vilmar Moreira da Silva, 29 anos, filho de Francisco Moreira da Silva e Maria da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Barracão Juscelino K. de Oliveira, 6178, CIC.
Augusto Stelmach, 72 anos, auxiliar administrativo, filho de Zygmundo Stelmach e Rosália Staskowian Stelmach. Deixa viúva Adelina Langaro Stelmach. Sep. ontem.
Bazílio Wolovicz, 74 anos, funcionário público municipal, filho de Pedro Wolovicz e Ana Wolovicz. Deixa viúva Erondina Wolovicz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Bairro Pedreira, Irati, PR.
Carlos Eduardo dos Santos, 19 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Renato dos Santos e Carla Patrícia da Rocha. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do mesmo.
Crescêncio Ribeiro de Miranda, 61 anos, corretor, filho de Itacir Ribeiro de Miranda e Adelaide Ribeiro da Silva. Deixa viúva Terezinha Silveira Miranda. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela do mesmo.
Daiane Viana Franco, 21 anos, vendedora, filha de José Sílvio de Oliveira Franco e Clarice Viana. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo Vila Santana, Rua Aparecida Feliciano Caetano, 431.
Dilacir Estevam de Souza, 50 anos, do lar, filha de Durval Estevam de Souza e Izabel de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel, saindo da capela do mesmo.
Dinorah Barbosa Sotomaior, 96 anos, do lar, filha de Antônio de Barros Barbosa e Ana de Castro Barbosa. Deixa viúvo Manoel Pinheiro Lima Sotomaior. Sep. ontem.
Gabriel Paes de Carvalho, 83 anos, motorista, filho de Antônio Paes de Carvalho e Maria Joana de Oliveira. Deixa viúva Odete Foggiato Carvalho. Sep. ontem.
Hélio Fontes Filho, 64 anos, gerente, filho de Hélio Fontes e Veneranda Francisca Fontes. Deixa viúva Eva Syrlei Dias Fontes. Sep. ontem.
Idelfonso Alves dos Santos, 44 anos, caseiro, filho de Izaltino Alves dos Santos e Izulina Alves dos Santos. Sep. ontem.
Ides Alves dos Santos, 55, anos, metalúrgico, filho de Antônio Alves dos Santos e Nair Fernandes dos Santos. Deixa viúva Adriana Schmidt dos Santos. Sep. ontem.
Ivone Chocair Habib, 80 anos, do lar, filha de Mansur José Chocair e Júlia Assad Chocair. Deixa viúvo Michel Bolos Habib. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério de Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.
Ivone Cordeiro de Souza, 23 anos, do lar, filha de Vítor Cândido de Souza e Leonilda de Oliveira Souza. Sep. ontem.
Izabel Alves de Siqueira, 84 anos, funcionário público estadual, filho de Bento Alves Pereira e Maria Marcelina Ramos. Deixa viúvo Acelyno Pio de Siqueira. Sep. ontem.
João Rodrigues dos Santos, 87 anos, militar, filho de Pedro Rodrigues dos Santos e Joaquina Ferreira Lemos. Deixa viúva Elízia Honório dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Principal, s/n, Centro, Pien, PR.
Joaquim Fermino Gonçalves, 69 anos, servente, filho de João Luciano Gonçalves e Maria Fermina Gonçalves. Deixa viúva Maria do Carmo Gonçalves. Sep. ontem.
Jonathan William de Oliveira Pedro, 16 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Antônio da Silva Pedro e Marli Soares de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Associação Bairro Diadema.
José Gonçalves, 47 anos, filho de Joaquim José Gonçalves e Ordália Gonçalves Branco. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Joseney Batista de Lara, 34 anos, encarregado, filho de José Ernâni de Lara e Zeneide Batista de Lara. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Rua Reinaldo Thá, 15, Cajuru.
Josepha Moreira de Almeida, 91 anos, costureira, filha de Manoel Dias de Oliveira e Maria Moreira de Oliveira. Deixa viúvo João Rodrigues de Almeida. Sep. ontem.
Júlia Duarte da Silva, 77 anos, do lar, filha de Bento Nunes Duarte e Conceição Nunes Duarte. Viúva de Teodoro Bitencourt da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Loriane de Fátima Garcia, 19 anos, estudante, filha de Laurindo Feliciano Garcia e Fraia Martinha Garcia. Sep. ontem.
Ludovico Kamienski, 72 anos, lavrador, filho de Miguel Kamienski e Paulina Kamienski. Deixa viúva Doraci Monfrao Kamienski. Sep. ontem.
Marcionílio da Silva, 86 anos, filho de José Manoel da Silva e Izaura Maria da Conceição. Viúvo de Izaltina Maria dos Santos Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo Igreja Evangélica Apostólica Mundial da Restauração, Pilarzinho.
Maria Cirlei Estella Dissenha, 57 anos, psicóloga, filha de Germano Estella e Amabile Costa Estella. Deixa viúvo Carlos Alberto Dissenha. Sep. ontem.
Maria de Deus Sousa, 65 anos, do lar, filha de Maria Antônia dos Santos. Deixa viúvo Vicente Rosa de Sousa. Sep. ontem.
Maria do Carmo Santiago, 71 anos, do lar, filha de Alveríssimo Martins Santiago e Tereza Maria de Jesus. Deixa viúvo Geraldo Tibúrcio Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Arcézio de Barros Lima, 91, Tatuquara.
Maria Júlia de Almeida Souza, 81 anos, do lar, filha de Amando Gregório de Almeida e Cicília Honório da Silva. Deixa viúvo Bento de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Parque Cemitério Memorial da Vida, São José dos Pinhais, saindo da capela do mesmo.
Maria Rita de Oliveira, 64 anos, do lar, filha de Orlando Rita e Jacinta Gomes. Deixa viúvo Júlio Ferreira de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Alzira Berton Pauletto, 1265, São José dos Pinhais.
Natália Rigoni Pianowski, 79 anos, do lar, filha de José Rigoni e Elisa Rigoni. Deixa viúvo Aloise Pinovski. Sep. ontem.
Natalin Saruva Andrade, 42 anos, servente, filho de Antônio da Silva Saruva e Olinda de Andrade Saruva. Deixa viúva Rosi Pimentel Andrade. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Cemitério Marmeleiro, Almirante Tamandaré.
Nestor Malaquias, 65 anos, lavrador, filho de Maria Aparecida Malaquias. Sep. ontem.
Odenir Portes de Barros, 43 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Osvaldo Rocha de Barros e Oraceli Portes de Barros. Sep. ontem.
Osvaldo Gomes da Luz, 75 anos, comerciante, filho de Manoel Gomes de Jesus e Maria da Luz. Deixa viúva Leondina de Biazio Gomes. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Paranavaí.
Pedro Gimbarski, 82 anos, ascensorista, filho de Nicolau Gimbarski e Nastácia Gimbarski. Deixa viúva Theresa Gimbasrski. Sep. ontem.
Raquel Ramallo de Paiva, 57 anos, professora, filha de Ramon Ramallo e Aída Blanca Nieto. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.
Ruth Loureiro da Costa, 84 anos, professora, filha de Ernesto Loureiro de Melo e Aureolina de Carvalho Loureiro. Viúva de Walter Machado da Costa. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.
Selma Neumeister, 71 anos, do lar, filha de Albino Alberto Joris e Olga Joris. Viúva de Norberto Neumeister. Sep. às 9 h, no Crematório Jardim da Saudade, saindo da capela do Cemitério Vertical.
Thereza Messias de Paula Lanhoso, 79 anos, do lar, filha de João Messias de Paula e Leocádia Schibichesky de Paula. Deixa viúvo Dório Gonçalves dos Santos Lanhoso. Sep. ontem.
Vilmar Borges de Melo, 56 anos, motorista, filho de Sauli Júlio de Melo e Alice Borges Vieira. Deixa viúva Laurita A. Vieira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Anzilheiro, Antônio Prado, RS.
Zeni Santos de Oliveira, 68 anos, manicure, filha de Otávio Fernandes dos Santos e Alzira Fernandes dos Santos. Deixa viúvo Jurandir de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Católica, Barreirinha.