• Carregando...
 |
| Foto:

Marli dos Santos Bascuñán

Após perder o pai aos 17 anos, Marli resolveu deixar a mãe e os irmãos em Santa Catarina para morar em Curitiba. Lá, ela havia trabalhado como vendedora, mas no Paraná resolveu costurar na casa dos clientes, prática comum naquela época. Mais tarde contou aos filhos que adorava aquele ofício e que sua maior satisfação era ver como "sua criação" tinha ficado bonita e sentir que era bem-recebida pelos clientes.

Com os sobrinhos passeava e viajava, tratando-os como se fossem seus filhos. Um dia conheceu um chileno chamado Rene e por ele ficou encantada. Mas logo Rene teve que ir embora para o Chile — sua única chance de ficar no Brasil era se casando com uma brasileira. Na segunda vez que se viram, combinaram o casamento. Sem avisar ninguém da família, Marli se casou no civil, aos 30 anos. Um ano depois teve o primeiro filho, Carlos; engravidou novamente e, um dia antes do aniversário de um ano de Carlos, nasceu a segunda filha, Fabiana. Quatro anos depois, Marli andava chateada por estar se achando gorda. Quando foi ao médico reclamar, ele disse que em seis meses ela emagreceria. Grávida pela terceira vez, teve certeza de que nasceria outro menino e começou a chamar a criança de Joãozinho. Para sua surpresa, no hospital não apareceu o Joãozinho, mas a filha Vanessa.

Trabalhou na construtora que montou com o marido e cuidava dos negócios enquanto ele viajava a trabalho. Mas continuava costurando; dizia que a máquina de costura era como se fosse uma parte do seu corpo.

Há seis anos Rene morreu. Há um ano e meio nasceu Gabriela, a primeira neta. A notícia transformou Marli, que passou a preparar tudo para o novo bebê da família. Assim que ela nasceu, passou a acompanhar o seu desenvolvimento, e todas as coisinhas novas que a neta aprendia (a maioria ensinadas por Marli), a avô contava a todos com orgulho. Com a Cacá, a outra netinha, a atenção era a mesma. Tinha muito prazer em tomar um vinho na companhia da irmã Adarli e adorava contar histórias da sua infância e, principalmente, das aventuras que viveu com o marido. Deixa três filhos e duas netas.

Dia 29 de julho, aos 66 anos, de infarto.

* * * * * * * *

Anderson de Oliveira, 30 anos, encanador, filho de Eduardo de Oliveira e Belina Cordeiro de Oliveira. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.

Denilze Anita Rezende, 48 anos, do lar, filha de Darcy Paim Rezende e Lourdes Cavion Rezende. Sep. ontem.

Edilea de Medeiros Fabrizzi, 55 anos, funcionária pública federal, filha de Alpídio Fabrizzi e Léa Dutra de Medeiros Fabrizzi. Sep. ontem.

Ewaldo Schimitke, 78 anos, desenhista, filho de Ludovico Schimitke e Agustina Schimitke. Deixa viúva Myrian Sadde Schimitke. Sep. ontem.

Fábio Gonçalves, 20 anos, servente, filho de João Gonçalves e Maria do Carmo Gonçalves. Sep. ontem.

Felipe Ronaldo de Oliveira, 1 mês, filho de Luciane Terezinha de Oliveira. Sep. ontem.

Gabriele Vitória de Andrade Luz, 4 meses, filha de Adriana de Andrade Luz. Sep. ontem.

Iago Selmer Friedrich, filho de Anderson Friedrich e Tangriane Selmer Friedrich. Sep. ontem no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais), PR.

Jacy Viegas, 87 anos, professora, filha de José Santos Viegas e Maria do Carmo Viegas. Sep. ontem.

João Alceu Casagrande, 79 anos, motorista, filho de Maximino Casagrande e Eliza Spirandelli Casagrande. Deixa viúva Maria Terezinha Casagrande. Sep. às 10 h, no Paroquial de Campo Comprido saindo da Rua São Sidônio Apolinário, 312 – Fazendinha.

João Alves Ferreira, 68 anos, pedreiro, filho de Júlio Alves Ferreira e Cecília Borcate Ferreira. Deixa viúva Dorvalina Alves Ferreira. Sep. ontem no Paroquial Colônia Orleans.

José Cícero de Oliveira, 85 anos, agricultor, filho de Cícero José de Oliveira e Maria Glória da Conceição. Deixa viúva Balbina dos Santos Oliveira. Sep. ontem no Cemitério São Gabriel (Colombo), PR.

Jovanir Pereira, 71 anos, pintor, filho de Maria Joana Pereira. Deixa viúva Ana Rodrigues. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.

Luana Alice Martins, 21 anos, operadora de caixa, filha de José Amaro Martins e Elidia Aparecida Martins. Sep. ontem.

Manuella Pimentel Becker, 4 meses, filha de Antônio Edenilson Becker e Márcia Regina Pimentel. Sep. ontem.

Márcio José Macioszek, 53 anos, funcionário público federal, filho de João Macioszek e Valéria Kupchak Macioszek. Sep. ontem.

Maria do Pilar, 77 anos, do lar, filha de Manoel Ferreira da Luz e Judite Zalorense da Luz. Sep. ontem no municipal de Campo Largo, PR.

Maria Idelsuite Teixeira da Costa, 82 anos, do lar, filha de Francisco Oliveira de Noronha e Maria Teixeira de Noronha. Deixa viúvo José Henrique da Costa. Sep. ontem.

Pedro Peltz, 77 anos, motorista, filho de Romano Peltz e Maria Gernoff. Deixa viúva Jurema Peltz. Sep. ontem.

Suzana Halucke, 76 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Lourenço Adão e Ana Adão. Deixa viúvo Francisco Halucke. Sep. ontem.

Valdemar Roza da Silva, 51 anos, lavrador, filho de Alvino Roza da Silva e Cleonice Simões Sampaio da Silva. Deixa viúva Maria Lina de Souza Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da Rua Cipriano Ribeiro Cid, 571 – Sítio Cercado.

Wilson Wolski, 56 anos, motorista, filho de Inácio Wolski e Helena Urbano Kolski. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela São João Batista – Almirante Tamandaré, PR.

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324- 9313.

* * * * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313. – Texto: Adriana Czelusniak

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]