Nilson do Amaral Fanini
Era um menino curitibano esperto e dinâmico, que adorava jogar vôlei e futebol. Um dia, aos 12 anos, surpreendeu os pais e os dois irmãos ao dizer que seguiria o caminho de pregador da Igreja Batista. Foi logo após ter ouvido as palavras do pastor David Gomes, durante uma série de conferências em Curitiba. Mas, antes de seguir essa vocação, trabalhou como carroceiro na empresa da família. Tinha a função de entregar calçados. Também passou um tempo no Exército, estudou Direito e Teologia. O primo Davi Schier conta que Nilson resolveu retomar o sonho de ser pastor enquanto estava no Exército, quando se inscreveu no Seminário Menor no Instituto Teológico A.B. Deter, em Curitiba. Frequentou também o Seminário Teológico do Sul do Brasil (STBSB), onde completou o curso de bacharel em Teologia em 1955, aos 23 anos. Foi no Rio de Janeiro que conheceu Helga, com quem casou-se e teve três filhos. Na cidade, gostava de ir ao estádio e acompanhar os jogos. O segundo time do coração era o Vasco. O primeiro, o Atlético Paranaense. Criou e dirigiu por 35 anos o programa Reencontro, pioneiro no Brasil. Foi diversas vezes presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB) e também esteve à frente da Aliança Batista Mundial (BWA, sigla em inglês). Tornou-se o pregador brasileiro batista mais famoso no mundo, mas para isso trabalhou e muito. A família e os amigos se preocupavam com seu bem-estar, mas Nilson dizia sempre que ia se acalmar e começar a se cuidar. No entanto, o primo conta que ele não conseguia desacelerar o ritmo das atividades. Gostava muito de cães e com eles procurava caminhar todos os dias na praia onde morava, no Rio de Janeiro. A Curitiba voltava sempre para rever familiares e amigos. Na última semana, ele e a mulher estavam indo para os Estados Unidos para conhecer a quarta netinha. Foi durante a viagem de avião que ele teve uma pneumonia e, logo após, um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Deixa a viúva Helga, três filhos e quatro netos.Dia 17, aos 77 anos, de derrame cerebral.
* * * * *
Antenor Lambach Falavinha, 75 anos, professor, filho de Manoel Fontoura Falavinha e Amélia Lambach Falavinha. Deixa viúva Reny Helena Falavinha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.
Antônio Cardoso Moreira, 70 anos, lavrador, filho de Jovino Cardoso Moreira e Ana Valente dos Santos. Deixa viúva Maria Renesto Moreira. Sep. às 10h, em cemitério a ser designado, saindo do Sítio Água Azul, Lapa, PR.
Ary Olímpio Ribeiro, 83 anos, agricultor, filho de Balthazar Olímpio da Rosa e Maria Luiza Ribeiro. Deixa viúva Leonor Terezinha Portela Ribeiro. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Beatriz Dias Matozo, 91 anos, do lar, filha de José Dias e Carlota Margalho Dias. Deixa viúvo Emílio Matozo. Sep. ontem.
Bruno Henrique de Oliveira Cordeiro, 12 anos, estudante, filho de Valdir Cordeiro e Sílvia Ribeiro de Oliveira. Sep. ontem.
Cleyton Rodrigo Geraldino de Oliveira, 20 anos, pedreiro, filho de Odir José de Oliveira e Diva Gonçalves Geraldino. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Anibale Ferrarine, 16, Jardim Ipanema, Campina Grande do Sul.
Curt Klein Filho, 81 anos, contador, filho de Curt Klein e Clara Kluge Klein. Sep. às 11h30, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela Vaticano, Rubi.
Damásia de Macedo Zulian, 83 anos, do lar, filha de Gregório P. Macedo e Franceline A. de Chaves. Viúva de Antônio Zulian. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Dinarte Barbosa, 83 anos, agricultor, filho de Rosalina Barbosa. Deixa viúva Alzira de Almeida Barbosa. Sep. ontem.
Djanira Alves Fernandes, 79 anos, do lar, filha de Raymundo Miguel e Tertuliana Alves. Viúva de Cauídes Fernandes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Alexandra, Paranaguá.
Emydio Ferreira da Silva, 74 anos, pintor, filho de Ambrósio Ferreira da Silva e Angélica Vieira da Silva. Deixa viúva Carmen Torres da Silva. Sep. ontem.
Florisval Cornélio Costa, 55 anos, pintor, filho de Setembrino Cornélio Costa e Maria José Costa. Sep. ontem.
Francisca Arantes Milhoretto, 90 anos, do lar, filha de Romão Novak e Zofia Novak. Viúva de Pedro Milhoretto. Sep. ontem.
Gilton Pamplona, 70 anos, escrivão, filho de Francisco Pamplona e Maria Pamplona. Sep. ontem.
Hulda Pfleger Hasse, 92 anos, do lar, filha de José Pfleger e Luiza Henklein Pfleger. Deixa viúvo Alberto Hasse. Sep. ontem.
Ivo Passos Amazonas, 70 anos, filho de Anteorge Amazonas e Clotilde Passos Amazonas. Deixa viúva Darlene Couttin Amazonas. Sep. às 16 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.
Ivonete Aparecida da Cruz, 58 anos, do lar, filha de Reinaldo Rauscher e Donária Paz. Sep. às 9 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Jeanne de Sena Alves, 72 anos, do lar, filha de José Tomaz de Sena e Rita Nunes de Sena. Deixa viúvo Hilío Alves. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela do mesmo.
Jeverson Luís Fagundes, 27 anos, segurança, filho de Alzimira de Lourdes Fagundes. Sep. ontem.
Júlia Galvão de Lima, 69 anos, do lar, filha de Otália Maria Dicenes e Ari Neves de Lima. Sep. às 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da Casa da Comunidade da FAS, Rua Ney Pacheco, Vila Verde.
Jurandir Pacheco dos Santos, 45 anos, militar, filho de Daniel Pacheco dos Santos e Roza de Jesus dos Santos. Deixa viúva Helen Cristina Pacheco dos Santos. Sep. ontem.
Levi Roberto Visnievski, 52 anos, balconista, filho de Affonso Visnievski e Laura Visnievski. Sep. às 15 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Linduína Cândido de Andrade, 57 anos, autônoma, filha de Florentino Cândido Simplício e Sinhorinha Rodrigues Sezário. Deixa viúvo Matosalem Moreira de Andrade. Sep. ontem.
Lúcia Andrejczuk Buganicho, 63 anos, do lar, filha de Nicolau Andrejczuk e Rosinha Moreno Andrejczuk. Deixa viúvo Benjamim Buganicho. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Antônio Quintino de Almeida, s/n, Contenda, São José dos Pinhais, PR.
Luiz Antônio Ribeiro, 49 anos, funcionário público estadual, filho de Eduardo Alves Ribeiro e Durvalina de Freitas Ribeiro. Deixa viúva Ivanilda de Pontes Pedroso Ribeiro. Sep. ontem.
Luiz Felipe Haj Mussi, 64 anos, desembargador, filho de Felippe Haj Mussi Filho e Lilita Mansur Mussi. Deixa viúva Maria Amélia Rodrigues Haj Mussi. Sep. ontem.
Marcelo José Avanço, 26 anos, metalúrgico, filho de Pedro Avanço e Maria Augusta Avanço. Sep. ontem.
Maria da Conceição Martins de Paiva, 67 anos, do lar, filha de Augusto Martins e Evaldina Pacheco Martins. Deixa viúvo Merialdo Jonavir de Paiva. Sep. ontem.
Maria dos Anjos Andrade Zafalon, 91 anos, do lar, filha de João Andrade e Gracilina Capote de Andrade. Viúva de Marcos Zafalon. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.
Maria Júlia Carrão de Souza, 63 anos, do lar, filha de João Ribas de Souza e Maria Carrão. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.
Mercedes de Paula Carlesso, 70 anos, do lar, filha de Antônio Cândido de Oliveira e Maria Paula Cordeiro. Viúva de João Carlesso Sobrinho. Sep. às 16 h, no Cemitério Tranqueira, saindo da capela do Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré.
Miguel Pereira Xavier, 76 anos, agricultor, filho de José Pereira Xavier e Petrolina Martins Xavier. Deixa viúva Aparecida Fernandes Xavier. Sep. ontem.
Ovande Pires Ferreira, 76 anos, motorista, filho de Valêncio H. Ferreira e Adelina Pires. Deixa viúva Elídia
Milczevski Ferreira. Sep. ontem. Rosa de Moura, 84 anos, do lar, filha de Antônio Marcelino Lazarini e Ana Maria de Oliveira e Silva. Viúva de Abílio Paes de Moura. Sep. ontem.
Roseli Terezinha Pereira, 54 anos, do lar, filha de Pedro Moreira de Lima e Ottília Moreira de Lima. Deixa viúvo José das Neves Pereira. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Doutor Waldemiro Pereira, 807, Capão Raso.
Rudinei Soares, 29 anos, autônomo, filho de Madalena Soares. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal da Cidade Dona Francisca, RS.
Saul Oliveira, 54 anos, motorista, filho de Pedro Oliveira e Clementina Lourenço de Oliveira. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.
Selso Nicolodi, 71 anos, representante, filho de João Baptista Nicolodi e Ignes Nicolodi. Deixa viúva Salete Nicolodi. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Rubi.
Therezinha Domaradzki Cassini, 72 anos, do lar, filha de Casimiro Domarazki e Maria Domaradzki. Deixa viúvo Remi David Cassini. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Municipal Santa Helena, Foz do Iguaçu, PR.
Zulmira dos Santos Ribeiro, 66 anos. Deixa viúvo Vitor José Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Associação de Moradores, Jardim Pinheiro.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br - FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324- 9313.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas